Ir para conteúdo

Serra do Tepequém – Roraima – RR – Super subida, de Biz!!!!

A.Montelo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Oiiiii, essa é a minha primeira postagem e espero q curtam. O meu passeio foi aqui mesmo no meu estado e como tem pouca coisa sobre ele vim aqui contar minha primeira aventura, foi aqui no estado de Roraima, RR (e não é Rondônia, é q o pessoal confunde) ::putz:: , moro aqui faz uns dez anos e nunca tinha parado pra apreciar as belezas dessa terra linda, agora q já tô trabalhando, pé na estrada, e desde já estendo o convite a todos que forem passar pelo norte do país a dar uma parada aqui em RR.

Bom, fiz esses dias esse passeio, em uma serra que se chama Tepequem, aproveitado um feriado q teve por aqui no final de semana das eleições, fui com os amigos do curso de formação que estou fazendo, eles são Natan, Paulina, Batista e o Kenedy com a família dele, ao total foram 9 pessoas.

Então nossa aventura incluía 9 pessoas, sendo q 1 era criança, 6 motos, 4 eram Modelo Biz, as bichinhas sofreram muuuuuuito, se tornaram verdadeiras Biz de Rally... hahahaha. Mas deram conta do recado...

Combinamos de nos encontrar na saída da cidade às 6 da manhã em um posto de gasolina, eu tava tão ansiosa q fui dormir quase uma da manhã e acordei antes das 5... Na noite anterior tava arrumando minhas coisas, com uma leve impressão q tava exagerando na bagagem, mas td bem, antes pecar pelo excesso... aprendi nessa viagem que tenho muito q aprender.. hahahaha começando a levar só o essencial....

As 6 e pouco todos no posto, olha nós aí...

20121010231154.jpg

No caminho na BR174 foi bem tranquilo, pista boa e tal. Enfim saímos do nosso município, Boa Vista, e entramos no Amajari...

Eu tava bem contente, pq eu gosto tanto de novidades e aquele ventinho na moto tava muito bom...

Primeira parada no Km 100, quase 2h depois, pra lanchar. Esse lugar é bem conhecido por aqui, pq quem vai pra Venezuela de carro geralmente dá uma parada por lá...

Daí fomos atrás de gasolina, lá pela BR achamos um cara q na casa dele não podia acender nenhuma chaminha de fogo sequer por causa do estoque dele de gasolina, mas salve! salve! o estoque do cara pq não tem nada de posto por lá. Motos devidamente abastecidas e roda na estrada novamente...

20121010233226.jpg

No caminho uma parada no rio Amajari pra fotos, claro...

20121010234519.jpg

Mais 50Km de estrada e chegamos na sede do município do Amajari... A meio caminho entre a capital Boa Vista e o Tepequém está o Amajari, mais conhecido por Vila Brasil.

Fomos procurar mais gasolina, precisavamos abastecer sempre, por que na Biz o tanque só cabe 4l... pequeno detalhe... No postinho da cidade tava em falta, então fomos procurar na clandestinidade 8) ... hahahaha só q nessa o meu colega Natan, se deu mal tadinho, ele tava muito preocupado com a gasolina então comprou lá do cara e colocou logo na moto, eu completei com a q eu já tinha no baú de reserva e por precaução, comprei 1 litro e meio, mas coloquei na garrafinha e guardei no baú, ainda bem pq a gasolina dava até pra beber de tanta água q tinha, sei lá na hora a gente nem ligou... rsrs mais depois a moto do Natan começou a falhar de mais, e até o fim da viagem ficou ruim, mas deu pra viajar...

De lá da saída da sede já dava pra ver a serra, linda, bem de longe...

20121010235136.jpg

E lá vamos nós mais 50km pra chegar na serra. Gente aqui a viagem na moto parecia uma montanha russa, cheia de descida, curvas e muitas, mais muitas subidas, até que eu vi uma placa dizendo pra tomar cuidado q o trecho teria uma subida muito íngreme, e era indicado todos os veículos subirem de 1ª marcha... até a minha bizinha... ela nunca tinha sido tão forçada quanto naquele dia, estralava, tremia, fumaçava dizendo o Natan neh, ele tava atrás, a Biz dele é só 100cc, ah pelo ao menos a minha é 125... hahahaha

Serio q eu pensei em ir empurrando, mais pelo amor de God neh, empurrar uma moto numa super subida não rola mesmo... lapada nela... tadinha... ::quilpish::

A subida

20121011001759.jpg

Quando tava lá violentando minha moto, e com muito medo de cair num abismo, de repente olho pro lado uma paisagem tão linda, dava pra ver um monte de outras serras de cima e comecei a sentir q a aventura ia ser boa mesmo... rsrs

20121011002307.jpg

Na entrada do vilarejo da serra do tepequém...

20121011002509.jpg

Em fim chegamos à mini, mais mini cidadezinha mesmo, q só tem um telefone q quase sempre tá quebrado e só tem duas ruas... hahahaha mas pra mim tava td ótimo, isso é o de menos...

Então, fomos atrás de onde ficar, lá tem as seguintes opções, tem a pousada do Sesc 80,00 pila por pessoa, tem uns galpões pra armar rede que é 10,00 por pessoa e por dia, e tem áreas pra camping que é 5,00 por barraca, por dia... como tds tinham levado rede, ficamos no galpão e armamos nossas redes que era super bem posicionada de frente pra Serra...

20121011002941.jpg

Lá a sra, q logo os meninos apelidaram de ‘a véia’, com todo respeito é claro, rsrsrs foi passando as ordens, não podia beber, fumar, andar nu pelo jardin dela,(ainda bem q ela avisou :D ) hahahahhahaa ela disse que já aconteceu, nem mexer nas plantas.... deu até vontade de perguntar, ‘e respirar pode?’ hahahahahahaha mas de boa, a gnt tava tranquilo, só q tínhamos levado um vinhozinho pra beber de noite q ninguém queria ir pedir dela pra deixar lá no freezer gelando, mais o marido dela era gente boa e a gente pediu pra ele... hahahahaha E fomos atrás de bóia, 10 pila o prato, um bifizinho lá, como dizem a fome é o melhor tempero... tava gostoso...

A tarde devidamente alimentados, fomos pra primeira cachoeira a cachoeira do paiva, a 1ª das 3 vezes em dois dias q fomos lá... rendeu história essa cachoeira... fica bem perto de lá, segue direto entra numa rua empoeirada vai dá lá... fomos nas motos... não dá 10 min..

No começo a gente anda por um caminho cheio de pedras e começa a descer uma escada, o Natan contou são 256 degraus, é muita coisa pra fazer, sabe... hahahaha é que a gente passou na escada 6 vezes neh, daí deu a curiosidade...

20121011004324.jpg

20121011004518.jpg

Quando terminamos de descer a escada, damos de frente com a cachoeira, aí foi só alegria...

20121011004837.jpg

20121011005203.jpg

Bom demais! Depois de me molhar, fui logicamente conhecer o restante do local. Lá tem muita pedra, pra poder chegar em um abismo que tem lá, tem q pular, se pendurar, se esfregar em um monte de pedras enoooooormes, mais td foi curtição... e depois de passar pelo monte de pedra, num lugar escondidinho que é só uma pontinha, uma paisagem ma-ra-vi-lho-sa!!!

20121011005429.jpg

Depois, no mesmo dia, fomos conhecer a outra a cachoeira da Barata, super linda tbm, como era destino contrário da do Paiva, passamos no alojamento pegamos água e mais merenda! E opneu da moto do Batista furou aí o Natan ainda foi colocar um spray super potente q além de fazer o remendo no pneu instantaneo, ainda enche... Pra essa o percurso é maior, e a estrada de piçarra e descida, nas descidas eu só apertava o freio, a moto descia deslizando... Só fui ter noção do perigo quando já na volta soubemos que o pessoal que tava saíndo quando nós chegamos, capotou o carro q foi parar num buraco, dizem que tava em alta velocidade... todos ficaram bem, só a sra que quebrou o braço, era um humilde Renault zerado, com airbag e td... no outro dia qnd a gente tava acordando passou o guicho do seguro levando os resto do carro...

Então continuando... cachoeira da barata, lá é bem relaxante pq dá pra mergulhar, lá no Paiva não dava, só queda de água mesmo, então logo o pessoal achou essa melhor...

20121011010912.jpg

Tava ficando escuro e voltamos pra casa... tínhamos que descansar pq ainda íamos atrás do guia e descansar pra poder ir pro Platô da Serra no outro dia cedinho...

Como o almoço tinha saído bem salgado pra nós, resolvemos acender uma fogueira e fazer um churrasco com a carne que a namorada do Keneddy levou, até o arroz fizemos na Brasa... hahahaha Ficou uma delícia... e com o vinhozinho, fechamos a noite... salve! Salve! O vinho da Paulina...

Fui dormir... Tava tudo muito bem, tudo muito bom... e eu ouço um barulho... quando acordo desesperada pra olhar, geeeente era um cavalo comendo o lixo que tava do outro lado da cerca, ela tava chutando o saco pra abrir, mastigando os copos descartáveis, tava tocando o TERROR, barulhão mesmo! Daí eu muito paciente fui lá, fiquei olhando pra ele, era um cavalo bem bonito... e espantei ele e lá se foi... foi só o tempo de eu chegar na rede o infeliz tava lá de novo, peguei minha lanterna e foquei a luz nele, ele com a maior cara de acusado saiu correndo, isso foi acho que uma hora o cavalo me perturbando e ainda era 1 da matina, e achando pouco ainda trouxe mais uma égua pra fazer a farra no lixo também... aí eu pirei oh... tá, acho q venci eles no cansaço e eles foram embora... E o pior de tudo é q os colegas estavam no maior sono, eles nem se incomodaram, mas eu simplesmente não tava conseguindo desenvolver o sono...acho q umas meia hora depois, aparece não sei de onde um monte de vaca... e elas foram fazer furdunço no lixo tbm... ei, parecia brincadeira... tá, a natureza ganhou, levantei, sentei na porteira e fiquei lá olhando o céu que tava lindo e lua bem redondinha... ainda procurei a máquina pra tirar foto dos cavalos e das vaquinhas, mas o pessoal tava usando e cm eu fui dormir primeiro não encontrei... lá pelas 2 e meia fui dormir... qnd deu 4 horas o celular de alguém tocou, era hora de tomar remédio!!!!!!!!!!! E mais uma vez meu soninho se foi...

Depois disso, eu tava td disposta as seis... enquanto o pessoal tava se acordando eu, o natan e a Paulina fomos andar lá pela frente, q tem uma pista de pouso, um aviãozinho ia pousar e o natan queria filmar a td custo... foi bem legal, o sol tava dando as caras...

20121011011603.jpg

Tomamos café, e o Natan foi pegar o guia...

Enquanto isso, eu perguntei se alguém ia levando um kit de primeiros socorros, é ninguém levava, daí eu falei ‘ ah, mais todo guia tem um kit, ele deve trazer...’, td mundo tbm pensou o msm, doce ilusão, qnd o natan chegou... ow my God! Era um rapazinho q só levava um facão amarrado por uma liga preta, q era ao mesmo tempo o cinto dele... hahahahahaha quase me acabo de rir!!!! Mais vamo que vamo, não era isso q ia nos parar! E graças a Deus não precisamos de nada...

A SUBIDA NO PLATÔ

Pra mim, esse era o ponto alto do passeio, a subida foi tranquila, levamos cerca de 2h subindo e um pouco menos na volta, este é o ponto mais alto do Tepequém, que chega a 1022m de altitude... as fotos da subida...

20121011011852.jpg

20121011012156.jpg

20121011012414.jpg

No topo

20121011012540.jpg

20121011012655.jpg

20121011012810.jpg

Voltando

20121011013038.jpg

A tarde íamos pra uma outra cachoeira a do Funil, mas só ia até uma parte de moto e depois era 30min de caminhada pra chegar lá, e tava td mundo cansado, então depois do almoço, que foi churrasco de novo, delicioso... fomos relaxar na Cachoeira da Barata, voltamos cedo pq parte da galera ia embora, só íamos ficar eu, o natan e a paulina... qnd eles foram fomos correndo pra Cachoeira do Paiva, (2ª vez), ver o pôr do sol, own gente foi lindo sabe, lá a gente lanchou, conversamos um pouco sobre nossas dores de cotovelo e ficou escuro era hora de voltar... ou pelo ao menos tentar... hahahahahaha :roll:

20121011013203.jpg

Natan, levou a lanterna dele, eu a minha... subimos um monte de pedra no escuro mais foi tranquilo, só na escada q quando a gente estava subindo parecia filme de terror... deu medo... :shock:

Mais medo deu quando terminamos de subir a escada e não achamos o caminho até as motos, tava tudo escuro, e não encontrávamos as placas de orientação :arrow: e só viámos as nossas pegadas. Ei foi sinistro, o Natan tentou acalmar a gente, mas eu tava mooooooorreeeeendo de medo! Tava a cena toda de um filme de terror e isso não saía da minha cabeça.... ahahahahhahaha até que resolvemos voltar tudo q a gente tinha andado e demos de frente com uma placa, graças a Deus ::mmm: ... e fomos pras motos...

Quando a gente chega lá, que eu vou pegar meu óculos da cabeça, qm disse q tava? Passei a a mão na blusa, lugar mais limpo! Vixe, ferrou, esqueci meu óculos lá no abismozinho ::putz:: , falei pro Natan ele perguntou logo, mais é daqueles de 10,00? Hahahahahaha teparece neh... isso num existe no Brasil... hahahahaha ::lol4::

É, o bichinho não foi de 10,00 reais, foi bem mais caro, era Chilly Beans q eu amo, tá q não é a marca top das top, mais eu gosto de mais do meu óculos... fiquei tão aflita...

Até q eu acho q ele percebeu meu desapontamento e disse q voltaríamos no outro dia cedinho antes de partirmos, oba! Oba! Voltei pro barracão feliz, na esperança do reeecontro com o meu óculos no outro dia...

Jantamos uns biscoitos lá, fomos atrás de comprar uma gasolina sem água pra poder voltar e fomos dormir pra sair cedinho no outro dia...

Acordamos, merendamos e aquele clima de fim de festa... Deixamos tudo nas mochilas, e fomos fazer o resgate... eu um pouco sem graça de fazer eles irem mais uma vez lá :roll: , até pedi pra ir sozinha e eles me esperarem, mais quiseram ir comigo... e lá fomos nós...

Olha a gente no resgate... a água tava muito gelada... WOOOHOOOU encontrei o óculos, graças... Última olhada e fomos...

20121011013323.jpg

Voltamos, pra pegar as mochilas e fomos, mas ainda tinha uma parada...

Fomos dar uma olhada na pousadinha do Sesc... muito charmosa, mais não me arrependo de ter ficado no barracão pq tinha uma vista linda tbm...

20121011013832.jpg

E depois rumo pra Boa Vista, casa...

Bom, foi isso... bjinhos, espero q tenham gostado... Tchau...

• 2 meses depois...
  • Membros
Postado

Massa!

Estou querendo ir pra lá agora em janeiro.

Sabe me dizer se tem ônibus de Boa Vista até o Tapequém? Sei que tem até Vila Brasil, mas não sei se eles sobem até o Tapequém!

E o guia, é caro? As cachoeiras dão pra ir a pé a partir do camping?

Valeeu,

• Membros
Postado

Oi Juliano, me perdoe pela demora.... Olha, não tem ônibus não pra Tepequem... de Boa Vista direto, só se for de taxi, e sai caro... mas acho q se vc for de ônibus até a Vila Brasil e por lá pagar alguém, deve sair mais em conta... O guia é 50 reais... A do Paiva dá pra ir a pé sim, tranquilo... A da Barata é um pouco mais longe... mas dá pra ir a pé... agora a do Funil que foi justamente a que eu não fui, acho q fica mais cansativo, é mais longe... Own me perdoe mesmo pela demora... Vc vai amar o passeio, é lindo... E não perca o por do sol no Paiva pelo amor de Deus....

• 4 meses depois...
  • Colaboradores
Postado

Parabéns, a muito tempo eu procuro essas informações da Serra e nunca achava alguém que pudesse me ajudar.

Moro em Manaus/AM e pretendo conhecer Tepequem ainda esse ano, tu sabe de dizer se as cachoeiras de secam em alguma epoca do ano?

• Membros
Postado

Oi Soares, então, quando eu fui tava bem no meio do verão e as cachoeiras estavam meio seca cm tá na foto do Paiva... mas só diminuem o volume da água msm, não secam totalmente... Dá pra curtir... Mas, só pra garantir vou procurar me informar, depois posto aqui... Ei e eu embarco pra conhecer sua city amanhã, passar esse feriadão por aí... Pois é, precisando, é só chamar...

• 3 meses depois...
  • Membros
Postado

Relato ótimo. Parabéns. Embarco dia 24/10/13 para a Serra do Tepequem. Vou basear minha programação em seu relato. Obrigado mais uma vez pelas dicas.

• 2 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...