Ir para conteúdo

Cidadania Alemã - Perguntas e Respostas

aloisiobk

Posts Recomendados

• Respostas 267
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

• Membros

oi, meu nome é vanessa, sou de salvador. Estou precisando muito de ajuda! Minha sogra é alema ( carmen schulze), porem ela nao tem a certidao de nascimento, somente a de batismo, dai o consulado alemao aqui em salvador disse q para registrar meu marido (nasceu em 1975) e minha filha na alemanha, a fim de conseguirem passaportes, so com a certidao de nascimento de minha sogra, q disse q nunca precisou dessa certidao para nada, nunca teve ou se perdeu devido a guerra.

O q devo fazer?

atc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Olá,lí todas as mensagens e percebi uma contradição com as informações que obtive no site da embaixada alemã. Vcs falam que uma pessoa não consegue cidadania pelo lado materno se nasceu antes de 1975, mas eles falam que se uma pessoa nasceu antes desta data e sua mãe não era casada legitimamente, então a pessoa tem direito. Vcs poderiam me esclarecer melhor sobre isso? Obrigada

Link para o comentário

• Membros

Colegas, irei relatar como foi o meu processo para a obtenção da Certidão de Constatação da Nacionalidade Alemã, o chamado Staatsangehörigkeitsausweis -

documento necessário para a obtenção do passaporte alemão.

O processo com a documentação foi entregue no Consulado Alemão de São Paulo no mês de maio de 2004 e a certidão ficou pronta em janeiro de 2005.

O primeiríssimo item a ser observado é quanto ao nascimento do requerente. Se for pela descendência do lado materno (avô alemão sendo pai da mãe ou mãe alemã) somente os que nasceram após 01.01.1975 poderão obter a certidão. Quem nasceu por exemplo em 1974 não conseguirá, ao menos que a descendência venha da parte paterna (avô alemão sendo pai do pai ou pai alemão).

No meu caso, meu avô (pai de minha mãe) é alemão e como nasci em 1977, portanto após 1975, estava apto a fazer o requerimento.

A relação dos documentos apresentados foi a seguinte:

Minha certidão de nascimento e da minha mãe,

Certidão de casamento de meus pais e de meus avós,

Certidão de óbito de minha mãe e de meu avô,

Passaporte alemão de meu avô,

Cédula de identidade de estrangeiro (RE) emitido no Brasil de meu avô,

Minha Cédula de identidade brasileira (RG) e de minha mãe,

Demais formulários fornecidos pelo consulado alemão.

Notem que todas as certidões entregues no Consulado devem ser traduzidas para o alemão por um tradutor juramentado (o Consulado fornece uma relação dos tradutores aptos para fazerem este serviço).

No meu caso, o documento mais importante para a obtenção da minha nacionalidade foi o passaporte alemão original de meu avô.

Me lembro que 2 meses após a entrega dos documentos recebi uma carta do governo alemão bem atenciosa e cordial pedindo para eu ter paciência pois haviam muitos processos em andamento e que poderia demorar algum tempo, apesar de não estipularem um prazo. Mas o Consulado de São Paulo já havia dito que o prazo seria de aproximadamente 2 anos.

Confesso que fiquei surpreso ao receber a Certidão 6 meses depois .

Não sei se o fato de um primo meu já ter obtido a certidão há alguns poucos anos atrás facilitou o meu processo. Talvez sim, pois imagino que fique guardado um livro ou uma pasta com os registros da mesma família, seja aqui no Consulado de São Paulo ou na Alemanha. Mas todos os processos são enviados para a Alemanha - no Brasil é feito apenas à conferência.

Outro ponto importante é que uma vez obtida a Constatação de Nacionalidade Alemã, as futuras gerações terão esse direito também.

Se alguém aqui estiver na mesma situação que a minha, espero poder ajudá-los caso estejam com dificuldades ou dúvidas.

Abraço,

André

Link para o comentário

• Membros de Honra

Topico Agrupadoid="red">

Topic author: carlarecker

Subject: Cidadania alemï¿1/2

Posted on: 21/02/2006 18:05:44

Preciso que alguï¿1/2m me ajude.Sou bisneta de alemï¿1/2es (bisavï¿1/2 e bisavï¿1/2), tudo por geraï¿1/2ï¿1/2o paterna, mudando apenas quando chega em mim.A ï¿1/2nica coisa que sei deles sï¿1/2o seus nomes.Pelos meus cï¿1/2lculos, eles devem ter chegado ao Brasil por volta de 1920, 1930.Porï¿1/2m, nï¿1/2o sei se casaram legalmente.Isso influi muito?Tenho direito a cidadania sendo mulher?Os custos com a papelada sï¿1/2o caros?Para complicar, toda a descendï¿1/2ncia do meu pai estï¿1/2 no Rio de Janeiro e eu em Porto Alegre.Por onde comeï¿1/2o?Se os imigrantes nï¿1/2o tiveram passaporte e entraram ilegalmente no Brasil, tbm tenho o direito?Se eu tiver a cidadania, um dia meus filhos poderï¿1/2o adquirï¿1/2-la atravï¿1/2s de mim?

Obrigada!

Link para o comentário

• Membros

Olá Dri, tudo bem? Voce so responde por aqui ou tens algum e-mail para trocarmos ideias? Bom, vou descrever meu caso:

Fui no Consulado Alemao hoje, e me falaram que em principio eu tenho direito à cidadania alemã.

Só que o real problema agora vai ser achar os documentos dos meus antepassados.

Meus bisavós nasceram na alemnha, se mudaram para a russia e da russia vieram para o Brasil. O sobrenome deles é Nürenberg, o que eu acredito ser uma familia meio rara na alemanha. Minha bisavó antes de casar era sobrenome Braun, que é uma familia bem importante da alemanha que eu saiba.

Tambem acredito que, pelo fato de serem Nürenberg, eles tenham nascido na cidade de Nüreneberg.

Acredito que isto facilite um pouco, mas eu só nao tenho a minima ideia de como achar documentos desses meus bisavôs.

quer dizer, ideia eu tenho, mas como começar? Eu nao tenho nenhum documento, o maximo que eu tenho é a certidao de casamento da minha avó, nada mais.

Obrigado a quem puder me ajudar.

adicionando:

Minha vó se perdeu dos meus bisavos, e nunca mais soube o paradeiro deles, onde morreram, em que cidade estavam.

Sao todos do Rio Grande do Sul.

Minha avó faleceu fazem 2 anos e meio.

Ou seja, nao tenho nem ideia de onde posso conseguir copia de certidao de obito dos meus bisavos.

Mauricio

mauriciotrin@yahoo.com.br

Link para o comentário

• Membros

Bom, sobre o meu topico anterior, estou tendo mais esperanças..

Achei o cemiterio onde meu bisavô esta enterrado... so falta achar da minha bisavó.

Pessoal, pergunta importante:

Como eu disse, fui no Consulado e perguntei se teria direito à cidadania e me disseram que sim.

Mas lendo e relendo esse e outros textos, fiquei mesmo assim com uma pulga atras da orelha. Por isso vou descrever minha situação e gostaria que me confirmassem se possivel.

- Meus bisavôs maternos nasceram e casaram na Alemanha.

- Meu bisavô lessionou na Russia por 20 anos e era do exercito Russo, de acordo com historias da minha avó (sera que nao era Prussia?)

- Eles desembarcaram no Brasil, aproximadamente em 1908.

- Minha avó nasceu logo após o desembarque, em 1910.

- Minha mãe nasceu em 43

- Eu nasci em 85.

E aí pessoal, alguem pode me confirmar?

Porque estou prestes a gastar uma boa grana em viagens para correr atras dessa possivel cidadania.

Mauricio

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...