Ir para conteúdo

Paraty e Trindade

Junior W.

Posts Recomendados

• 2 semanas depois...
  • Membros
Postado
Pra quem quiser organizar uma viagem econômica para Paraty, segue abaixo o Guia para Pão-Duros de Paraty ::otemo:: :

http://bicicletaetc.blogspot.com.br/2013/09/especial-paraty-um-guia-para-pao-duros.html

Boreiajr, sobre essa baldeação que vc menciona lá no post, vc sabe quanto tempo leva pra chegar em paraty? Vc acha que pra uma mulher indo sozinha nesse esquema de baldeação é perigoso? Digo, nao conheço os lugares que vou descer e pergunto porque vou estar com bagagem e tal. Tem algum trecho que deva ser feito a pé?

Mais alguém que ja tenha feito esse esquema de baldeação se sinta livre pra dar dicas.

• Membros
Postado

Oi, brighstar!

Então, em condições normais esse trajeto demora em torno de 4 a 5 horas, saindo do Rio. Não mais do que isso. Lembrando que você vai praticamente sempre descer nos pontos finais (com exceção de Angra, onde você deve saltar no trevo). Em Campo Grande é tranquilo, Itaguaí muito mais (na rodoviária!) e em Conceição de Jacareí também, em um ponto de ônibus cheio de gente. O lugar talvez mais "isolado" é o ponto do Trevo de Angra mesmo, mas é em frente à rodovia e ao acesso principal de Angra, sempre tem alguém por perto.

O único lugar onde você talvez tenha de andar um pouco é em Campo Grande, se for de trem. Mas é um trecho de 250m, atravessando a rua e indo pra escada rolante do calçadão. É um bairro bem tranquilo, sem histórico de violência. Peça indicações aos transeuntes e todos lhe ajudarão a encontrar o "ônibus que vai pra Mangaratiba".

Não acredito que seja um roteiro perigoso para mulheres sozinhas, inclusive minha esposa já fez sozinha quando pedalei até Paraty e ela foi me encontrar. Eu só não recomendaria o trajeto a noite, mas só por precaução mesmo.

Boa sorte e boa viagem!

::otemo::

• Membros
Postado
Oi, brighstar!

Então, em condições normais esse trajeto demora em torno de 4 a 5 horas, saindo do Rio. Não mais do que isso. Lembrando que você vai praticamente sempre descer nos pontos finais (com exceção de Angra, onde você deve saltar no trevo). Em Campo Grande é tranquilo, Itaguaí muito mais (na rodoviária!) e em Conceição de Jacareí também, em um ponto de ônibus cheio de gente. O lugar talvez mais "isolado" é o ponto do Trevo de Angra mesmo, mas é em frente à rodovia e ao acesso principal de Angra, sempre tem alguém por perto.

O único lugar onde você talvez tenha de andar um pouco é em Campo Grande, se for de trem. Mas é um trecho de 250m, atravessando a rua e indo pra escada rolante do calçadão. É um bairro bem tranquilo, sem histórico de violência. Peça indicações aos transeuntes e todos lhe ajudarão a encontrar o "ônibus que vai pra Mangaratiba".

Não acredito que seja um roteiro perigoso para mulheres sozinhas, inclusive minha esposa já fez sozinha quando pedalei até Paraty e ela foi me encontrar. Eu só não recomendaria o trajeto a noite, mas só por precaução mesmo.

Boa sorte e boa viagem!

::otemo::

Muito obrigada Boreiarj, ajudou muito!! Vou tentar sair da z. sul às 6am, mas durante a semana... acho que ainda dá tempo de almoçar em Paraty, né.. hahaha. Não devo ir de trem, mas sim de ônibus... então nem será necessário andar em Campo Grande né? No ônibus que vai para Campo Grande, tem que parar no ponto final ou peço ao motorista para descer no Calçadão de Campo Grande? Ou é o mesmo ponto, rs.

Desculpe-me tantas perguntas. =P

• Membros
Postado

Oi, brighstar!

Que nada, fique a vontade para fazer perguntas.

Esse ônibus que você se refere é o "frescão" de R$12? Se for, não sei onde é o ponto final dele, mas acredito que passe perto do calçadão sim, é só perguntar. Além do mais, Campo Grande é um ovo, tudo é muito próximo.

Detalhe importante: É provável que esse ônibus te deixe em um lado do calçadão (onde tem um MC Donald's), mas os ônibus pra Mangaratiba ficam do outro lado da linha do trem, no calçadão menor. Não tem erro, é só atravessar a passarela ou - melhor ainda - descer pelas escadas rolantes e seguir em frente, os ônibus ficam por ali.

Qualquer dúvida, entre em contato! Abs.

• Membros
Postado
Boreia,

Seu post sobre Paraty no blog é muito bom, parabéns!

Muito obrigado! Me inspirei nos relatos aqui do fórum, inclusive a sua sequência de posts sobre a Europa, que é sensacional e vem me ajudando muito para alguns planos futuros! :D

Abs.

• Membros
Postado

Galera,

pretendo ir para Paraty/Trindade sozinho entre os dias 02 a 06 de dezembro. Inicialmente eu ia ficar em Paraty e passar um dia em trindade (bate-volta), mas depois dos relatos desse tópico aqui, decidi equilibrar mais as coisas, passando mais tempo em Trindade. Acho que é mais minha vibe, mais pacato e fiquei frustrado porque em paraty as praias próximas são poluídas.

DÚVIDA HOSPEDAGEM:

Minha principal dúvida é em relação a hospedagem (hostel) de ambos. Em paraty priorizo ficar mais próximo do centro e em Trindade mais perto da praia. Eu sei que tudo é muito perto, mas na dúvida entre algumas, esses seriam meus indicadores de prioridade. Dentre as opções que pesquisei, as melhores foram: Em Paraty - Chill Inn Hostel , Geko Hostel ou Che Lagarto. Em Trindade - Che Lagarto, Samblumba Hostel , Kaissara Hostel, Sea and Florest Hostel.

Sempre fico com um pé atras do che lagarto, pois volta e meia ouço relatos de problemas, sejam eles furtos, falta de higiene e etc. Talvez por ser o hostel mais famoso seja mais visado.

DÚVIDA ROTEIRO:

chego em paraty as 16hrs e ficarei pelo menos uma noite. No dia seguinte minha dúvida é se faço o passeio de escuna, o jeeptur ou vou logo para trindade.

Em trindade, vou reservar um dia para a praia do Sono a Ponta Negra. É tranquila fazer sozinho? existe algum meio mais seguro e não tão custoso de acesso a essas praias?

No outro dia teria opção : Praia do Rancho, de Fora e Cepilho ou Praia do Meio, do Cachadaço e Piscina do Cachadaço. Posso fazer as duas se eu não ficar em Paraty para fazer o passeio de escuna ou Jeeptur.

ALIMENTAÇÃO:

Pretendo fazer pelo menos o Almojanta no hostel, mas queria opções vegetarianas se possível em ambos locais.

é isso, se alguem quiser se juntar...é so gritar! :D

obs: grato pelas postagens da "nnaomi", me ajudaram muito.

• Membros
Postado

DÚVIDA HOSPEDAGEM:

Minha principal dúvida é em relação a hospedagem (hostel) de ambos. Em paraty priorizo ficar mais próximo do centro e em Trindade mais perto da praia. Eu sei que tudo é muito perto, mas na dúvida entre algumas, esses seriam meus indicadores de prioridade. Dentre as opções que pesquisei, as melhores foram: Em Paraty - Chill Inn Hostel , Geko Hostel ou Che Lagarto. Em Trindade - Che Lagarto, Samblumba Hostel , Kaissara Hostel, Sea and Florest Hostel.

O Che Lagarto de Paraty fica no meio do Centro Histórico, já esses outros são bem em frente à Praia do Pontal. Mas do Centro Histórico pra Praia do Pontal não é só perto... é MUITO PERTO, coisa de 5 minutos andando. Acho que vale a pena pelo visual e café-da-manhã caprichado o Chill Inn, já o Che deve ter uma estrutura melhor, além da piscina.

Não conheço os hostels de Trindade por dentro, mas posso te garantir que todos são próximos da praia - como aliás, tudo em Trindade.

DÚVIDA ROTEIRO:

chego em paraty as 16hrs e ficarei pelo menos uma noite. No dia seguinte minha dúvida é se faço o passeio de escuna, o jeeptur ou vou logo para trindade.

Em trindade, vou reservar um dia para a praia do Sono a Ponta Negra. É tranquila fazer sozinho? existe algum meio mais seguro e não tão custoso de acesso a essas praias?

No outro dia teria opção : Praia do Rancho, de Fora e Cepilho ou Praia do Meio, do Cachadaço e Piscina do Cachadaço. Posso fazer as duas se eu não ficar em Paraty para fazer o passeio de escuna ou Jeeptur.

Acho que valeria a pena você fazer esse passeio de escuna para ver que Paraty não tem só praia poluída, não. Você vai se surpreender com as belas paisagens do caminho. Por um outro lado, vale lembrar que esse programa é típico de casal, então você pode ficar meio "deslocado", apesar de sempre haver mochileiros também na embarcação e sempre dá pra fazer amizades. O Jeeptur tende a ser um passeio mais pacato, visitando cachoeiras e alambique de cachaça, pode ser uma boa pedida também. Em relação a visitar a Praia do Sono e Ponta Negra, eu reservaria ao menos um pernoite na Praia do Sono pra fazer com mais calma.

O caminho para a Praia do Sono passa pela mesma serra que leva a Trindade, há uma bifurcação na estrada. Você pode pegar um ônibus de Trindade em direção a Paraty (R$3,40) e descer nessa bifurcação, e dessa bifurcação pegar um ônibus para Laranjeiras (R$3,40) e seguir a trilha até a Praia do Sono, que é bem tranquila de se fazer sozinho. Ou, para facilitar, você pode pegar esse último ônibus direto de Paraty para Laranjeiras mesmo e ir para o Sono antes de Trindade. Fica a seu critério. Só lembrando, esses ônibus tem um horário bem espaçado entre si, então considere levantar o dedo pra pedir carona. ::otemo::

Quanto a opção das praias de Trindade, acredite, você vai conseguir ir em TODAS tranquilamente em um só dia, inclusive passando pela Piscina Natural. Não se limite a só algumas.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...