Membros carlos.henrique Postado Março 6, 2015 Membros Postado Março 6, 2015 Nossa 6.000mm no sobre-teto também ? A barraca deve ficar quente, condensar. Mais um motivo então pra eu trocá-la mesmo... Se tivesse grana pegava a QuickHiker... haha! Mas fiquei na duvida sobre a medida da impermeabilidade dela, enquanto as outras vem em mm de coluna d'agua, essa QuickHiker é 200 litros/hora/m²... Se eu entendi bem, ela suporta até 200 litros d'agua por m² em 01 hora de chuva. Isso não seria pouco? Citar
Membros de Honra Otávio Luiz Postado Março 9, 2015 Membros de Honra Postado Março 9, 2015 O que faz a barraca esquentar ou condesar é a falta de circulação de ar entre o quarto e sobreteto. A maior impermeabilização não a tornará mais quente, apenas mais pesada. A Quechua usa este método que ninguém entende, acho que nem eles... mas dizem que funciona, que aguenta bem a chuva. Citar
Colaboradores Rodrigo e Gí Postado Março 9, 2015 Colaboradores Postado Março 9, 2015 O que faz a barraca esquentar ou condesar é a falta de circulação de ar entre o quarto e sobreteto. A maior impermeabilização não a tornará mais quente, apenas mais pesada. Valeu Otávio !!! Então nesse caso vale avaliar se essa impermeabilidade e peso extra são realmente necessários. Afinal estamos comprando uma barraca e não um barco. A Quechua usa este método que ninguém entende, acho que nem eles... mas dizem que funciona, que aguenta bem a chuva. Pelo que tenho notado atualmente a coluna é padrão para todas as barracas QUECHUA, desde as mais baratas até as mais técnicas. Tem um post aqui no mochileiros mostrando certinho como funciona esse cálculo da QUECHUA para coluna de água. Mensagempor rataiczyk » 19 Mar 2012, 23:11 Sandman escreveu: O site da decathlon fala que essa barraca suporta 450 litros/h/m² (seriam 450mm de coluna? ou estou convertendo errado?). Se a chuva que voce pegar for fraca, ela até aguenta bem o dia inteiro, mas se cair um pé dágua mesmo (sabe aquelas chuvas que alagam SP em janeiro? Algumas registram média de 500mm - 50l por metro quadrado - em menos uma hora!), vai estar tudo molhado. 450 litros/h/m² é o equivalente a uma coluna 4,5 dm (ou seja, 450 mm) de chuva numa área de 1 m² a cada hora mesmo... bem pouco Tentando esclarecer um pouco sobre estes dois métodos para teste de impermeabilidade de barracas: Quando falamos de mm de coluna d'água, estamos tratando da pressão da água sobre o tecido da barraca. Por exemplo, se uma barraca aguenta 2000mm de coluna d'água significa que o tecido dela aguenta uma pressão equivalente a uma coluna de água de 2 metros de altura sem vazar. O problema é saber com qual pressão os pingos de chuva vão bater sobre a barraca quando chove... por isto esta informação não quer dizer muita coisa na prática. Isso só nos dá a noção de que quanto maior este valor mais forte pode ser a chuva.... e com a experiência sabemos que um valor acima de 2000mm é um valor adequado para a maioria das situações no Brasil. Por outro lado quando falamos de litros/h/m² estamos tratando da quantidade de água em uma hora por metro quadrado que a barraca aguenta. Ou seja, 200 litros/h/m² significa dizer que pode cair 200 litros de água em cada m² da barraca em 1hora que ela aguenta (teoricamente). Este método pode ser considerado mais realístico, pois não testa apenas o tecido, mas a barraca inteira de uma vez, portanto costuras e afins também estão sendo testados e atendem à especificação. Mas não é possível converter um valor no outro. Não dá pra dizer que 200 litros/h/m² equivalem a 1873mm de coluna d'agua, por exemplo. Isso depende de cada tecido. Duas barracas que aguentam a mesma coluna d´água podem não ter a mesma resistência em litros/h/m². Mas em geral quanto maior a resistencia em um dos métodos de teste, maior será no outro também, só tem que tomar cuidado com isso: Por exemplo, uma barraca que diz que aguenta 200 litros por hora por m² pode não aguentar esta quantidade se a chuva cair com muita força e tiver muito vento, mesmo que a quantidade de agua seja inferior aos 200 litros por hora por m². Isso pq a pressão com que os pingos batem no tecido pode ser maior que a pressão que o tecido aguente. Ja uma barraca que aguente 2000mm de coluna de água pode nao aguentar uma chuva muito volumosa, mesmo que a pressao com que os pingos atingem o tecido seja inferior aos 2000mm, pois pode entrar agua pelas costuras, ziperes e etc. Por isso o ideal seria se as duas medidas fossem fornecidas pelo fabricante. E só pra dar uma noção, 200 litros/h/m² equivale a uma chuva de 200mm como costuma aparecer nos jornais (nada a ver com pressao de coluna d'água, é que 200 litros em 1 m² fica com 200mm de altura) é uma chuva muito intensa, digna de uma daquelas chuvas de verão de final de tarde que alagam a cidade toda. Pra se ter uma idéa, a média de chuvas para todo o mês de janeiro em são paulo é de 240mm aproximadamente. Agora imagine isso tudo em 1 hora!!! Espero ter esclarecido um pouco mais sobre o assunto! Pelo que tenho notado a coluna é padrão para todas as barracas QUECHUA, desde as mais baratas até as mais técnicas. Citar
Membros otavio_moraes Postado Abril 10, 2015 Membros Postado Abril 10, 2015 Pessoal, Estou planejando uma RTW, via carona, CS e em alguns casos acampando tbm. Gostei da Minipack pois ela é leve e cabe a mochila dentro tbm, porem o fato de ter q fincar as estacas imagino q possa ser um problema, pois algumas vezes imagino q posso acampar em cimento ou asfalto... Existe alguma barraca estilo a minipack (leve, espaçosa e resistente) mas que nao precise de fincar as estacas (nao sei o termo tecnico)? ou É possivel dormir na barraca sem estes fincos? Citar
Colaboradores Rodrigo e Gí Postado Abril 10, 2015 Colaboradores Postado Abril 10, 2015 Pessoal, Estou planejando uma RTW, via carona, CS e em alguns casos acampando tbm. Gostei da Minipack pois ela é leve e cabe a mochila dentro tbm, porem o fato de ter q fincar as estacas imagino q possa ser um problema, pois algumas vezes imagino q posso acampar em cimento ou asfalto... Existe alguma barraca estilo a minipack (leve, espaçosa e resistente) mas que nao precise de fincar as estacas (nao sei o termo tecnico)? ou É possivel dormir na barraca sem estes fincos? As barracas desse tipo se chamam auto-portantes. Na verdade, para que fiquem realmente bem montadas e esticadas o ideal é fixar as estacas e cordeletes sim. Mas se necessário é possível montá-la sem, porém em condições de chuva e vento pode ter problemas. Existe uma infinidade delas, porém as mais leves são importadas e caras. A mais leve e barata disponível aqui no Brasil é a Nautica Falcon 2. Porém não é das melhores. Para uma RTW eu compraria uma mais técnica e resistente, já que você vai passar por EUA ou Europa imagino. Abraço !!! Rodrigo Citar
Membros Thuran Postado Abril 16, 2015 Membros Postado Abril 16, 2015 Gostaria de agradecer a todos que participaram deste tópico. Pelo que já tinha pesquisado estava inclinado a comprar a Nepal e, lendo esse post (e mais alguns aqui no fórum) decidi fechar a compra. Rodei todos os sites de revendedores listados pela Azteq e mais uma pesquisa pelo google. Os preços variam de 599 (wallmart) à 1.043 (bivak) ...o Wallmart, somado frete dá o mesmo preço que o Orientista (630). Aí vai do gosto do freguês! Citar
Colaboradores Dalvan03 Postado Maio 7, 2015 Autor Colaboradores Postado Maio 7, 2015 Puts, muito legal essa Quechua QuickHiker Ultralight Otávio, gostei mesmo dela, acho que vou até adquirir para fazer um teste nela. Achei ela muito semelhante à Nepal de diversas formas. Quanto a condensação dentro da Nepal, é realmente muito elevada! O motivo eu não sei exatamente, mas acho que é por causa da sua "saia" que dificulta a circulação de ar. Para resolver o problema eu sempre deixo uma lateral meia aberta, mesmo quando chove (fraco) e isso reduz em 50% a condensação. Citar
Membros Adriano Corrêa Maia Postado Maio 20, 2015 Membros Postado Maio 20, 2015 Estou com um dúvida cruel: Quechua QuickHiker Ultraligh ou nepal 2. Qual as vantagens e desvantagens, pois o preço é quase o mesmo? Citar
Membros de Honra Otávio Luiz Postado Maio 20, 2015 Membros de Honra Postado Maio 20, 2015 A Nepal é maior e mais ventilada, a Quickhiker UL aguenta mais vento. Pra montanha Quickhiker, pra praia Nepal. Citar
Membros mug Postado Maio 24, 2015 Membros Postado Maio 24, 2015 Legal esse post, pois estou na missão de comprar uma barraca nova e depois de ter pesquisado pra caramba estava mesmo inclinado a escolher a Nepal. Depois desse forum aqui, não tenho mais dúvidas: é Nepal 2 AZTEQ na cabeça! Obrigado a todos e desculpe se publiquei de forma incorreta. Embora eu já tenha tomada muita decisão baseado em textos daqui, nunca havia publicado nada, essa é minha primeira contribuição. Abraço a todos Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.