Ir para conteúdo

Cidadania Italiana - Perguntas e Respostas


joycebruja

Posts Recomendados

  • Membros

Olá..pretendo requerer a cidadania na Itália, estou iniciando as buscas de documentos agora, mas me informei no consulado onde moro, Curitiba, e a data para a legalização dos documentos é para 06/2012. Existe a legalização de documentos feitas pelo Ministério de Relações Exteriores no Brasil, tem escritórios em alguns estados. Gostaria de saber se essa legalização feita pelo Ministério, e que leva bem menos tempo que pelo Consulado, é válida lá na Itália, para o processo da cidadania.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 161
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra
Olá..pretendo requerer a cidadania na Itália, estou iniciando as buscas de documentos agora, mas me informei no consulado onde moro, Curitiba, e a data para a legalização dos documentos é para 06/2012. Existe a legalização de documentos feitas pelo Ministério de Relações Exteriores no Brasil, tem escritórios em alguns estados. Gostaria de saber se essa legalização feita pelo Ministério, e que leva bem menos tempo que pelo Consulado, é válida lá na Itália, para o processo da cidadania.

 

Lili...

Quem dera, assim diminuiria a fila, que eh grande em todo o Brasil... ::tchann::

De fato, alguns documentos podem ser traduzidos no Ministerio de Relaçoes Exteriores, mas para efeito de cidadania italiana, o orgao compente no Brasil é o Consulado Italiano.

Outra coisa, o comune italiano ja està treinado para receber somente a documentaçao com a marca da bollo (selo) dos Consulados Italianos.

Infelizmente, a forma ainda mais viavel é agendar e esperar que seja possivel ser atendido antes da data em questao.

Espero te-la ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Olá,

minha dúvida é um pouco diferente do que já foi postado: sei de um primo de meu pai que conseguiu a cidadania no Consulado de Miami, só que ele já morreu e ninguém sabe maiores informações do processo dele.

 

Será que tem como aproveitar a documentação dele em um consulado brasileiro, onde darei entrada na minha documentação ? Me facilitaria muito só precisar apresentar a documentação de nossos ancestrais não comuns (meu avô e pai).

 

Se for possível, como faria isso ? Será que o comune de meu trisavô italiano tem o registro dele e de meu bisavô brasileiro por causa do processo deste primo de meu pai e me daria um comprovante disso ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

E ae Michael tudo blz ???

 

Rapaz o meu caso é meio diferente, meu bisavô veio de Aquileia - Udine...

 

Estou desde 2005 mexendo com isso... mas tem horas que me perco completamente mas informações...

 

Sei que preciso dar a entrada por um circolo tentino...

 

ja esto com a documentação "pronta".... Ja consegui a certidão de batismo na italia...

 

Ja tenho a certidão de desembarque...

 

Ja tenho a certidãod e não naturalização

 

ja entrei na justica e pedi a correção dos nomes...

 

Agora estou perdido...

 

Hahahaha

 

Vc pode me ajudar ????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Tenho uma duvida. Meu sobrenome foi alterado quando chegou no brasil, de Chinellato para Chinelatto, me diceram que preciso alterar meu sobrenome para Chinellato, como era ou é na Italia. Existe algum problema pelo sobrenome estar errado?

Muito Obrigado.

 

Cara, tem sim...

Pra vc ter uma noçao...

O nome do meu bisavô era Giacomo...

Aqui no brasil fizeram uma lambança... colocaram tudo com Jacomo !!!

Algumas certidões diziam que ele era italiano, de Aquileia, outra da Goricia, outra que ele era austriaco..

Tive que entra na justiça e pedir correção, dai a mula da advogada esqueceu um pedido tive que entrar dinovo...

 

Abraco

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Tenho uma duvida. Meu sobrenome foi alterado quando chegou no brasil, de Chinellato para Chinelatto, me diceram que preciso alterar meu sobrenome para Chinellato, como era ou é na Italia. Existe algum problema pelo sobrenome estar errado?

Muito Obrigado.

 

Olà Leonardo...

Pois è... exigencia da Italia que se faça a retificaçao.

Voce terà que contactar um advogado e fazer em juizo esta retificaçao.

Abraço... ::tchann::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
E ae Michael tudo blz ???

 

Rapaz o meu caso é meio diferente, meu bisavô veio de Aquileia - Udine... Regiao de Friuli-Venezia Giulia

 

Estou desde 2005 mexendo com isso... mas tem horas que me perco completamente mas informações...

 

Sei que preciso dar a entrada por um circolo tentino... Quem te disse isto?????

 

ja esto com a documentação "pronta".... Ja consegui a certidão de batismo na italia... De que ano è?

 

Ja tenho a certidão de desembarque... Nao vais precisar no processo!

Ja tenho a certidãod e não naturalização

 

ja entrei na justica e pedi a correção dos nomes... Ja foram feitas as retificaçoes???

 

Agora estou perdido...

 

Hahahaha

 

Vc pode me ajudar ????

 

Olà Tiago...

Para sua felicidade, Aquineia/UD, nao pertence a regiao de Trento, mas sim a Friuli-Venezia Giulia, mesma regiao de onde veio meu bisnonno.

Por que digo felicidade? Por que voce alem de se livrar da burocracia trentina, se livra tambem de ter que dar entrada no maximo este ano, visto que a partir do ano que vem, quem tem o ascendente na regiao de Trento nao poderà mais requerer a cittadinanza.

 

Vc pretende dar a entrada no Brasil ou aqui na Italia???

No Brasil leva em media 20 anos, e na Italia, tendo que esperar pra fazer as legalizaçoes em media 2 anos, voce podera fazer num total de 2,5 anos.

 

Diga-me suas intençoes, assim daremos continuidade nas informaçoes.

Abraço.... ::tchann::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Fala ae Michael tudo blz ???

 

Cara, quem me informou sobre a questão do circolo foi o vice-consuldado de Ribeirão Preto...

Inclusive liguei no Circolo de Piracicaba, a noca que informoir que Aquileia entra na lei 379/00

Todas minhas certidões foram retificadas, agora preciso pedir a emissão das certidões em inteiro teor...

 

Poxa, no Brasil como vc me disse é furada entrar por aqui...

 

Como isso pode ser feito via Italia ???

 

Abraço !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Fala ae Michael tudo blz ???

 

Cara, quem me informou sobre a questão do circolo foi o vice-consuldado de Ribeirão Preto...

Inclusive liguei no Circolo de Piracicaba, a noca que informoir que Aquileia entra na lei 379/00

Todas minhas certidões foram retificadas, agora preciso pedir a emissão das certidões em inteiro teor...

 

Poxa, no Brasil como vc me disse é furada entrar por aqui...

 

Como isso pode ser feito via Italia ???

 

Abraço !!!

 

Tenho que concordar com o que disseste antes...

Pesquisei pra entender melhor, pois de fato pensei na hipotese de Aquineia pertencer ao Imperio Austro-Hungaro, e para minha surpresa, olha o que encontrei:

 

 

Antigas provincias do Império Austro-húngaro

Aiello del Friuli TN

Albiano TN

Aldeno UD

Aquileia TN

Arco TN

Artegna UD

Avio TN

Baselga di Pine TN

Bondo TN

Borgo Valsugana TN

Caldonazzo TN

Calliano TN

Cavedine TN

Cortesano di Meano TN (Atual Comane di Trento)

Fai della Paganaella TN

Fiumicello UD

Fornace TN

Garniga Terme TN (Garnica)

Grado GO

Grigno TN

Grumes TN

Lasino TN

Mattarello TN

Meano TN

Mezzocorona TN

Mori TN

Ospedaletto TN

Pergine Valsugana TN

Romagnano TN

Roncegno TN

Ronchi Dellegionari GO

Samone TN

San Canzian d'Isonzo GO

Strigno TN

Telve TN

Terlago TN

Turriaco GO

Vallarsa TN

Vigolo Vattaro TN

Villesse GO

Visco UD

 

Infelizmente a cidade pertencia ao Imperio Austro-Hungaro, neste sentido, vc tem que fazer conforme determinaçoes do Circolo Trentino.

Para fazer a cidadania italiana, vc tera que seguir os seguintes passos (penso que nao seja novidade pra vc):

Está aberta no CTSP a temporada para atendimento de novos processos de Cidadania Italiana, com base na Lei 379/2000 que expira em Dez/2010. Depois disto nao serà mais possivel requerer a cidadania!

A área de abrangência do CTSP para atendimento é a mesma do Consulado Geral da Itália em São Paulo, que compreende todos os municípios dos Estados de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Acre.

Os interessados (requerentes) deverão solicitar o agendamento de um horário de atendimento através do e-mail cidadania@ctsp.org.br, informando:

* Dante Causa (que nasceu na Itália) – nome, data de nascimento e comune;”

* Quantidade de requerentes;

* Relação de documentos disponíveis para montagem do processo, incluindo os formulários do CTSP (clique aqui).

Para mais informaçoes, acesse o site do proprio Circolo: http://www.ctsp.org.br/cidadania.php

Tiago, veja certinho no Circolo, pois o processo é diferente dos demais, e podera ser inclusive mais rapido. Abraçao e boa sorte... ::tchann::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...