Colaboradores SonyFrozi Postado Março 6, 2015 Colaboradores Postado Março 6, 2015 Bom Leo... Primeiro traduzir, se no seu caso não precisar retificar nenhuma certidão. Depois agenda na www.vfsglobal.com/italia/brasil , e espera marcar a data para legalização no consulado. Depois que o consulado devolver as certidões, ai que você está livre para ir. Tem inúmeros assessores bons e eficazes. Não vou citar nomes aqui, porque no face tem um grupo que já tem vários assessores ótimos. O grupo: https://www.facebook.com/groups/arealivrecidadania/ Tem tudo que você precisa. Os assessores mais procurados estão citados no grupo, mas, vale muito a pena pesquisar, até mesmo dentro do grupo, pois você consegue muitas vezes um diferencial de 1000 euros. Buona Giornata! Citar
Membros gallo Postado Março 26, 2015 Membros Postado Março 26, 2015 Olá..... Estou BEM perdido em relação à cidadania italiana...... sei que cada caso é um caso, porém gostaria da ajuda de vcs para que eu possa ver o melhor meio possível para conseguir minha cidadania. Tenho tios e um primo que já conseguiram suas cidadanias faz uns 10 anos atras..... Tenho o protocolo da famosa pasta da família e não tenho muita idéia de que rumo seguir... Será que esta "pasta" vai me facilitar em alguma coisa, sendo solicitada a extensão para mim e minhas filhas? Qual o tempo médio para conseguir minha cidadania aqui em São Paulo (levando em consideração a pasta. Para pedir minha cidadania terei que juntar todos os documentos novamente desde meu ancestral nascido na Itália? Será que vale a pena pegar toda a documentação e fazer o processo diretamente na Itália? Mas neste caso daria preferencia para contratar um advogado pois o meu italiano é ZERO!!!! Fico aguardando a ajuda de vcs... um grande abraço Gallo Citar
Colaboradores fatimartini Postado Março 26, 2015 Colaboradores Postado Março 26, 2015 Gallo, a maioria dos consulados não aceita mais a reutilização de pastas, e São Paulo é um deles. Precisa juntar novamente todos os documentos, legalizar no ERESP ou MRE, traduzir. Para dar entrada você precisa só da certidão de nascimento do italiano, o resto dos documentos você pede quando te chamarem, daqui a muitos anos. Em SP tem levado de 10 a 12 anos. Se for para a Itália, entre 1 e 3 meses. Se for para a Itália não precisa de advogado e sim de assessor. Ele precisa te fornecer um endereço. Não dá para fazer sem falar italiano e sem um assessor ou pelo menos um intérprete, mas para ter só um intérprete, você precisaria entender muito sobre as leis e todo o processo que envolve o reconhecimento da cidadania, o que parece não ser o caso. A maioria dos assessores cobram entre 3 e 5 mil euros. Se tiver no Facebook entre no grupo "Cidadania Italiana Área Livre", comece lendo o tópico fixo e o Sagabook. Lá você vai entender tudo. Citar
Membros gallo Postado Março 27, 2015 Membros Postado Março 27, 2015 Fátima... Obrigado por sua ajuda..... Já entrei no grupo e comecei a ler o saga!!!! Está me tirando muitas dúvidas mesmo... Beijos... Citar
Membros ronise Postado Abril 1, 2015 Membros Postado Abril 1, 2015 Olá. Gostaria de uma ajuda, se possível: tenho pesquisado exaustivamente sobre fazer a cidadania italiana diretamente na Itália e já tinha me decidido a tentar sem ajuda de assessor. No entanto, vou com minha filha de 5 anos e o pessoal que iria me hospedar não conseguiu alugar apartamento maior, sendo que onde eles moram não dá para fazer o pedido de residência em função da metragem exigida por pessoa. Pois bem, até poderia locar um imóvel próximo ao deles, mas o custo total da empreitada seria semelhante ao do assessor, já que pagaria 550 euros por mês + comida x (talvez) 6 meses. Como acho muito dinheiro para pagar por um serviço (3300 euros me pediram) e estava ainda tentada a fazer sozinha, mas morro de medo de não conseguir residência ou dar algum problema na documentação ou demorar demais ou o Comune ser despreparado. Minha documentação já está legalizada e, pelo que entendi da resposta do Comune onde pretendo fazer o processo, falta apenas ver os originais para saber se não são falsos. Alguém me dá dicas? Obrigada! Citar
Colaboradores fatimartini Postado Abril 1, 2015 Colaboradores Postado Abril 1, 2015 Se você entende bem da legislação sobre isso e fala bem italiano, dá pra ir sozinha. Mas se o valor for ficar tão próximo ao de um assessor, eu iria de assessor. Eles já tem experiência, sabem como sair dos problemas, conhecem bem o esquema de trabalho do comune onde trabalham etc. Citar
Colaboradores SonyFrozi Postado Abril 13, 2015 Colaboradores Postado Abril 13, 2015 Algum membro conhece um brasileiro que alugou uma casa ou apartamento recentemente para o processo de cidadania? Estou na mesma situação que muitos, pensando em fazer sozinho, já tenho todos docs, falta só o imóvel. Creio que deixaremos de gastar 50% do valor que gastaríamos com assessor... Citar
Membros 9914c177a7 Postado Abril 15, 2015 Membros Postado Abril 15, 2015 Olá, Alguém sabe me dizer se posso ir para a italia e tirar a minha cidadania e mais de outros da família? Ou tem que todos comparecer? Com relação ao idioma estou estudando ainda, alguem é fluente e pode me dar dicas ou conhece algum italiano que fala português? Citar
Colaboradores fatimartini Postado Abril 16, 2015 Colaboradores Postado Abril 16, 2015 Não pode, cada um deve fazer seu processo Citar
Membros 9914c177a7 Postado Abril 16, 2015 Membros Postado Abril 16, 2015 Não pode, cada um deve fazer seu processo Bom dia, Entendi, obrigado! Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.