Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros de Honra
Postado
Boa tarde,

Minha mãe nasceu na Itália, veio para o Brasil e se "naturalizou" antes de eu nascer, portanto até onde eu sei não tenho direito a cidadania italiana. Mas há uns tempos atrás fuçando na internet, achei uma página do governo brasileiro onde você pode consultar as certidões negativas de naturalização, e fazendo a consulta da minha mãe não consta ela como naturalizada (diferente dos irmãos dela).

Conversei com minha mãe e ela me disse que os documentos de naturalização dela estão com nomes e datas erradas o que pode ter gerado esta falha. Gostaria de saber se devido a esta falha posso entrar com o pedido de cidadania italiana, já que ela não consta como naturalizada, o que seria fácil pois ela tem todos os documentos.

P.S.: Apesar de não constar como naturalizada ela possui todos os documentos brasileiros.

Esta é uma faca de dois gumes, mas que no final cortara apenas de uma lado. Se ela se naturalizou, por mais que tenha letras e datas erroneas, nao deixa de ser sua mae. POde ser que consigas, mas pode ser que voce se incomode futuramente. Nao te aconselharia. Veja possiveis formas de se resolver com um bom advogado civel. Abraços.... ::tchann::

• Respostas 161
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

• Membros de Honra
Postado
Boa tarde!

O Avô paterno da minha Avó é Italiano. É possível que minha avó adquira a nacionalidade? Ela nasceu antes de 1948. Ela adquire? E meu pai nasceu depois de 1948, teria transmitido para o meu pai, e consequentemente, para mim?

OBRIGADO!!!

Sim, voce tem direito a cidadania. Sua avò tambem pode ter direito, visto que quem transmite é um homem, aquilo que faz parte do direito legal italiano.

Os documentos exigidos pela Italia sao sempre certidao de nascimento, casamento e òbito.

Com relaçao ao nomes, se sao apenas os casos indicados, existem comunes que nao exigem retificaçao, enquanto outros alem da retificaçao exigirao a sentença judicial.

Qualquer coisa, estamos ai... ::tchann::

• Membros
Postado

Vlw Michel,

Acho que vou procurar um advogado mesmo. O que me intriga é que no site do governo brasileiro ela não consta como naturalizada, e talvez essa seja a única chance de eu conseguir a cidadania, já que se confirmada a naturalização eu perco este direito.

Abs.

• Membros
Postado

Entendi, Michael... Muito obrigado!!!

Agora vou terminar de ir atrás dos documentos aqui no Brasil.

Com relação ao meu ascendente italiano, ele nasceu e casou também na Itália, você sabe uma forma de buscar essas duas certidões? O melhor jeito é por algum assessorista ou empresa? Ou algum site?

• Membros de Honra
Postado

Olá...

Hoje recebi uma notícia da minha mãe, a respeito de um processo de pedido de cidadania feito a mtos anos atrás (pela minha família). Parece que eu já sou cidadão italiano, basta agora recompor o processo. Alguém sabe me dizer o que é isso? De cidadão para tirar o passaporte demora muito? Vale a pena eu ir direto na Itália para tirar o passaporte?

Abs

• Membros
Postado

Fala Galera tudo certo, cara aqui quem ta falando é o Rodrigo, moro em Balneário Camboriu – SC, e tenho duas duvidas sobre a fila de espera da cidadania Italiana. Fiz Meu requerimento em 2003 no Consulado de Curitiba, e estou aguardando desde então, vão aqui as minha duvidas:

1 – Gostaria de saber se vc tem alguma idéia de como esta a situação da fila de espera no Consulado de Curitiba, que ano que estão, ou se esta demorando muito?

2 – Estive conversando com algumas pessoas, para fazer o meu processo diretamente na Itália, mas fiquei sabendo que a fila de legalização de documentos no Consulado de Curitiba, esta demorando mais ou menos 2 anos, isto e verdade?

Agradeço desde já, Rodrigo Diegoli.......

• 5 semanas depois...
  • Membros
Postado

Boa tarde!

Eu já tenho dupla cidadania e já tenho horário agendado para esse mês fazer o meu passaporte Italiano.

Gostaria de saber: a hora que eu chegar em Paris, qual passaporte eu mostro, o italiano ou o brasileiro?!!!

Obrigada :)

• Membros
Postado

Olá Galera

Sou neto de italiano e todos meus primos(4 ao todo) já tiraram a cidadania

agora recebi uma cartinha em italiano... que entendi muito pouco do q ta escrito e devo me apresentar em 14/11/2011

alguem sabe se tem essa cartinha traduzida na web e como vai funcionar o processo no meu caso?

obrigado

• Membros
Postado

Olá, pessoal.

Tenho uma dúvida bastante específica.

Em 2003 entrei com processo de reconhecimento da cidadania. Na época os requerentes fomos eu e minha mãe num mesmo processo. Eis que finalmente recebi o comunicado de agendamento para apresentação dos documentos. Tudo certo até aí.

O grande problema é que, por problemas pessoais, não tenho mais contato com minha mãe. Tenho os documentos que comprovam a descendência completa, suficientes para o reconhecimento da cidadania italiana. Entretanto a carta do Consulado pede cópia do RG e uma ficha de cadastro assinada para cada requerente.

O que vai acontecer se eu aparecer sozinho no dia agendado apenas com minha cópia do RG e minha ficha de cadastro??? Alguém já passou por situação semelhante???

Na prática significa que minha mãe desistiu de obter a cidadania ou então é como se desde o início do processo somente eu estivesse pedindo o reconhecimento.

O Consulado irá emitir o meu reconhecimento deixando o dela pendente ou simplesmente vai paralisar todo o processo?

Abraço

• 8 meses depois...
  • Membros
Postado

jumartinello

Sempre ao sair ou entrar no Brasil = passaporte Brasileiro

Sempre ao sair ou entrar na Europa = il passaporto italiano

rodrigo rosini

No consulado de Curitiba tu pode acessar o web site do consulado e ver para quando está a data de agendamento. Lá mostra um calendário com as datas disponiveis.

Agora, o processo todo pelo Brasil não sei dizer ao certo, qual ano estão chamando no momento.

sandman

Para fazer o passaporte italiano faça no consulado de sua jurisdição, não precisa ser na Italia. Cidadania italiana não são apenas direitos, tem deveres. Tu fizeste o seu processo no Brasil ou na Italia? Pois se fez na Italia, tu deve transferir sua residencia, caso contrário, os dados estão irregulares.

viniciusso

Para ser concluido o processo deve estar com a documentação solicitada pelo consulado de sua jurisdição.

Tu estando presente na data marcada, com os devidos documentos, não terá problemas. Aproveite e imprima este email ou leve a carta recebida.

rgimenez

Tu sabe qual provincia o italiano nasceu (estado) ? Ou melhor sabe qual cidade (città/comune) ? Sabe o ano de nascimento ? Se não, ao menos aproximado. (este pode ser obtido pelo óbito). Com estas respostas posso orientar-lhe melhor.

Michael Darolt

Com as informações que vc passou não é possivel afirmar se tem o direito. É possivel que tenha direito se na sua linhagem for bisavô (homem).

Porque o raciocínio é pra quando tem mulher na linhagem entra a lei de 48, e vc só disse sobre sua avó. Se for bisavô seu caso é igual o meu, e sim vc tem direito, pois só teriam homens na linhagem, e quando aparece a mulher (sua avó), o filho dela nasceu após 1948. ok ?

O processo diretamente em comuni italiani varia enormemente, seja no tempo do processo, como na documentação exigida. Alguns não pedem as certidões em inteiro teor, outros sim; alguns não ligam para pequenos erros, outros sim; no geral, a orientação consular é que pequenos erros não devem ser retificados como por exemplo Gaetano por Caetano; Giuseppe por José. Porém erros de datas, ou até em nomes, onde pode colocar em dúvida a indentidade do cidadão, devem ser corrigidos.

Att. Diogo

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...