Ir para conteúdo

Arquivo - Cidadania Italiana - Procedimentos

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Obrigado pela resposta rápida. Deixem-me aproveitar o embalo e pedir mais algumas coisas:

Acessei o site de um escritório especializado em obtenção de cidadania italiana de São Paulo. Lá diz que existem algumas cidades onde não é recomendado iniciar o processo, como Verona, Belluno, Milão e mais algumas outras, pois parece que é mais complicado. Existe algum comune onde seria mais recomendado morar para iniciar o processo?

Uma conhecida retornou da Itália no início de janeiro dizendo que o processo de cidadania iniciado por lá também está demorando porque a documentação (o processo todo) tem de retornar ao Brasil. Afirmou que alguns de seus amigos que estão em Verona aguardam a mais de um ano mesmo tendo iniciado o processo naquela cidade com os documentos já legalizados aqui no Brasil. Alguém pode confirmar a veracidade dessas informações? Até onde eu sabia deveríamos levar os documentos legalizados daqui justamente para que os mesmos não tivessem que retornar para os consulados. Que estória é essa, afinal?

Agradeço a quem puder dar qualquer informação.

Abraços, galera.

• Respostas 1.5k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

• Membros
Postado

Oi amigos, sou descendente de italiano e gostaria de tirar umas dúvidas com vocês:

Eu consigo tirar cidadania italiana na italia, sendo que meu tataravô veio de lá??? Sou descendente da linha reta de homens(tataravô italiano - bisavô - avô - pai - eu)

Estou me desquitando, o fato de ser desquitado e não divorciado interfere em algo no processo de dupla cidadania?

obrigado.

• Membros de Honra
Postado

mborto!!

Verona posso te afirmar que esta com problemas sim ... mas a culpa disto è de alguns brasileiros que fizeram muita coisa errada la ... tipo tentar cidadania com docs falsos, passaporte falso e por ai vai!!!

Abraços!

• Membros
Postado

Olá, meu namorado vai pra Itália conseguir a cidadania dele e de repente ficar lá por um bom tempo. Gostaria de saber como eu poderia ir pra lá com ele (não tenho cidadania) para estudar, trabalhar... Só casando? E casando eu tenho esses direitos ou preciso me naturalizar italiana (perdendo minha cidadania brasileira né)?

[:)]

• Membros
Postado
quote:Originally posted by ClaCla

Olá, meu namorado vai pra Itália conseguir a cidadania dele e de repente ficar lá por um bom tempo. Gostaria de saber como eu poderia ir pra lá com ele (não tenho cidadania) para estudar, trabalhar... Só casando? E casando eu tenho esses direitos ou preciso me naturalizar italiana (perdendo minha cidadania brasileira né)?

[:)]

id="quote">
id="quote">

Você não perde sua cidadania brasileira naturalizando-se italiana. De acordo com a Constituição Federal, só perde a cidadania brasileira quem naturalizar-se em um país que não reconhece a cidadania originária (art. 12, par. 4º, I). Casando-se com um italiano (no caso, o seu namorado com tudo já regularizado) é possível. Naturalizar-se é um processo muito demorado, o que requer anos de moradia em um país. Entre no site de um consulado e você verá. Acesse o de Curitiba: www.concuri.org.br e busque em "cidadania".

• Membros
Postado

Olá, estou querendo tirar a cidadania italiana mas estou com dificuldade de achar a certidao de nascimento do meu bisavo, sei datas e provincias mas nao estou conseguindo.Alguem poderia me ajudar??

Ah me disseram tbm que para requerer a cidadania eu preciso saber falar um pouco de italiano, é verdade?

bjos

• Membros
Postado
quote:Originally posted by bibicaroline

Olá, estou querendo tirar a cidadania italiana mas estou com dificuldade de achar a certidao de nascimento do meu bisavo, sei datas e provincias mas nao estou conseguindo.Alguem poderia me ajudar??

Ah me disseram tbm que para requerer a cidadania eu preciso saber falar um pouco de italiano, é verdade?

bjos

id="quote">
id="quote">

Se você não souber exatamente onde a pessoa nasceu é mais complicado, pois existem inúmeros comuni em cada província. No caso do meu antepassado, sei que uma prima pagou um pesquisador para conseguir descobrir o local. Só se você tem algum conhecido lá na Itália que se dispõe a fazer isso por você.

Quanto a falar o italiano, algumas pessoas já comentaram isso aqui no fórum, e eu pessoalmente li na revista "Insieme" que o Presidente da República da Itália declarou que existe a intenção de rever os critérios para o processo de reconhecimento da cidadania italiana, dentre os quais o de falar a língua daquele País. Temos de convir que é o mínimo que alguém que pretende se tornar cidadão italiano tem que fazer né...

• Membros
Postado

É muito complicado conseguir alugar quarto? Essa carta que o proprietário tem que fornecer, ele tem que se responsabiliar pelo hospede

• Membros de Honra
Postado
quote:Originally posted by bibicaroline

bjos

id="quote">
id="quote">

Me diga aí pelos menos os ancestrais masculinos.

De que provincia eram, em que ano nasceram e qual nome dos pais?

Dependendo do caso, haverá a possibilidade de pesquisar por registros militares deles (Lista di Leva).

Wagner Maiolino, RJ.

• Membros de Honra
Postado
quote:Originally posted by rafaelcarletto

Oi amigos, sou descendente de italiano e gostaria de tirar umas dúvidas com vocês:

Eu consigo tirar cidadania italiana na italia, sendo que meu tataravô veio de lá??? Sou descendente da linha reta de homens(tataravô italiano - bisavô - avô - pai - eu)

Estou me desquitando, o fato de ser desquitado e não divorciado interfere em algo no processo de dupla cidadania?

obrigado.

id="quote">
id="quote">

Sim, tem direito.

Não sei exatamente o que você quer dizer com desquite.

O que vale é a situação oficial, no papel! Ainda assim, mudaria apenas em relação às certidões a serem apresentadas, o direito ocê terá de qualquer jeito.

Se oficialmente é casado, deverá apresentar a certidão de casamento.

Se oficialmente é divorciado, deverá apresentar a certidão de casamento com a averbação do divórcio e o processo de divórcio completo desde o início, traduzido página por página.

Wagner Maiolino, RJ.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

• Criar Novo...