Membros mborto Postado Janeiro 23, 2006 Membros Postado Janeiro 23, 2006 Obrigado pela resposta rápida. Deixem-me aproveitar o embalo e pedir mais algumas coisas: Acessei o site de um escritório especializado em obtenção de cidadania italiana de São Paulo. Lá diz que existem algumas cidades onde não é recomendado iniciar o processo, como Verona, Belluno, Milão e mais algumas outras, pois parece que é mais complicado. Existe algum comune onde seria mais recomendado morar para iniciar o processo? Uma conhecida retornou da Itália no início de janeiro dizendo que o processo de cidadania iniciado por lá também está demorando porque a documentação (o processo todo) tem de retornar ao Brasil. Afirmou que alguns de seus amigos que estão em Verona aguardam a mais de um ano mesmo tendo iniciado o processo naquela cidade com os documentos já legalizados aqui no Brasil. Alguém pode confirmar a veracidade dessas informações? Até onde eu sabia deveríamos levar os documentos legalizados daqui justamente para que os mesmos não tivessem que retornar para os consulados. Que estória é essa, afinal? Agradeço a quem puder dar qualquer informação. Abraços, galera.
Membros rafaelcarletto Postado Janeiro 23, 2006 Membros Postado Janeiro 23, 2006 Oi amigos, sou descendente de italiano e gostaria de tirar umas dúvidas com vocês: Eu consigo tirar cidadania italiana na italia, sendo que meu tataravô veio de lá??? Sou descendente da linha reta de homens(tataravô italiano - bisavô - avô - pai - eu) Estou me desquitando, o fato de ser desquitado e não divorciado interfere em algo no processo de dupla cidadania? obrigado.
Membros de Honra Rod.Mar Postado Janeiro 23, 2006 Membros de Honra Postado Janeiro 23, 2006 mborto!! Verona posso te afirmar que esta com problemas sim ... mas a culpa disto è de alguns brasileiros que fizeram muita coisa errada la ... tipo tentar cidadania com docs falsos, passaporte falso e por ai vai!!! Abraços!
Membros ClaCla Postado Janeiro 24, 2006 Membros Postado Janeiro 24, 2006 Olá, meu namorado vai pra Itália conseguir a cidadania dele e de repente ficar lá por um bom tempo. Gostaria de saber como eu poderia ir pra lá com ele (não tenho cidadania) para estudar, trabalhar... Só casando? E casando eu tenho esses direitos ou preciso me naturalizar italiana (perdendo minha cidadania brasileira né)? []
Membros mborto Postado Janeiro 24, 2006 Membros Postado Janeiro 24, 2006 quote:Originally posted by ClaCla Olá, meu namorado vai pra Itália conseguir a cidadania dele e de repente ficar lá por um bom tempo. Gostaria de saber como eu poderia ir pra lá com ele (não tenho cidadania) para estudar, trabalhar... Só casando? E casando eu tenho esses direitos ou preciso me naturalizar italiana (perdendo minha cidadania brasileira né)? [] id="quote">id="quote"> Você não perde sua cidadania brasileira naturalizando-se italiana. De acordo com a Constituição Federal, só perde a cidadania brasileira quem naturalizar-se em um país que não reconhece a cidadania originária (art. 12, par. 4º, I). Casando-se com um italiano (no caso, o seu namorado com tudo já regularizado) é possível. Naturalizar-se é um processo muito demorado, o que requer anos de moradia em um país. Entre no site de um consulado e você verá. Acesse o de Curitiba: www.concuri.org.br e busque em "cidadania".
Membros bibicaroline Postado Janeiro 24, 2006 Membros Postado Janeiro 24, 2006 Olá, estou querendo tirar a cidadania italiana mas estou com dificuldade de achar a certidao de nascimento do meu bisavo, sei datas e provincias mas nao estou conseguindo.Alguem poderia me ajudar?? Ah me disseram tbm que para requerer a cidadania eu preciso saber falar um pouco de italiano, é verdade? bjos
Membros mborto Postado Janeiro 25, 2006 Membros Postado Janeiro 25, 2006 quote:Originally posted by bibicaroline Olá, estou querendo tirar a cidadania italiana mas estou com dificuldade de achar a certidao de nascimento do meu bisavo, sei datas e provincias mas nao estou conseguindo.Alguem poderia me ajudar?? Ah me disseram tbm que para requerer a cidadania eu preciso saber falar um pouco de italiano, é verdade? bjos id="quote">id="quote"> Se você não souber exatamente onde a pessoa nasceu é mais complicado, pois existem inúmeros comuni em cada província. No caso do meu antepassado, sei que uma prima pagou um pesquisador para conseguir descobrir o local. Só se você tem algum conhecido lá na Itália que se dispõe a fazer isso por você. Quanto a falar o italiano, algumas pessoas já comentaram isso aqui no fórum, e eu pessoalmente li na revista "Insieme" que o Presidente da República da Itália declarou que existe a intenção de rever os critérios para o processo de reconhecimento da cidadania italiana, dentre os quais o de falar a língua daquele País. Temos de convir que é o mínimo que alguém que pretende se tornar cidadão italiano tem que fazer né...
Membros ariano Postado Janeiro 25, 2006 Membros Postado Janeiro 25, 2006 É muito complicado conseguir alugar quarto? Essa carta que o proprietário tem que fornecer, ele tem que se responsabiliar pelo hospede
Membros de Honra wagner_rio Postado Janeiro 25, 2006 Membros de Honra Postado Janeiro 25, 2006 quote:Originally posted by bibicaroline Olá, estou querendo tirar a cidadania italiana mas estou com dificuldade de achar a certidao de nascimento do meu bisavo, sei datas e provincias mas nao estou conseguindo.Alguem poderia me ajudar?? Ah me disseram tbm que para requerer a cidadania eu preciso saber falar um pouco de italiano, é verdade? bjos id="quote">id="quote"> Me diga aí pelos menos os ancestrais masculinos. De que provincia eram, em que ano nasceram e qual nome dos pais? Dependendo do caso, haverá a possibilidade de pesquisar por registros militares deles (Lista di Leva). Wagner Maiolino, RJ.
Membros de Honra wagner_rio Postado Janeiro 25, 2006 Membros de Honra Postado Janeiro 25, 2006 quote:Originally posted by rafaelcarletto Oi amigos, sou descendente de italiano e gostaria de tirar umas dúvidas com vocês: Eu consigo tirar cidadania italiana na italia, sendo que meu tataravô veio de lá??? Sou descendente da linha reta de homens(tataravô italiano - bisavô - avô - pai - eu) Estou me desquitando, o fato de ser desquitado e não divorciado interfere em algo no processo de dupla cidadania? obrigado. id="quote">id="quote"> Sim, tem direito. Não sei exatamente o que você quer dizer com desquite. O que vale é a situação oficial, no papel! Ainda assim, mudaria apenas em relação às certidões a serem apresentadas, o direito ocê terá de qualquer jeito. Se oficialmente é casado, deverá apresentar a certidão de casamento. Se oficialmente é divorciado, deverá apresentar a certidão de casamento com a averbação do divórcio e o processo de divórcio completo desde o início, traduzido página por página. Wagner Maiolino, RJ.
Posts Recomendados