Ir para conteúdo

Arquivo - Cidadania Italiana - Procedimentos

Posts Recomendados

• Membros de Honra
Postado

Wagner!!

Topico Agrupadoid="red"> è quando eu transfiro o post de algum outro topico ... como nesse caso o usuario ariano abriu um topico novo fazendo esta pergunta.

Eu, com o intuito de deixar sempre o Forum organizado, e cada topico com um determinado assunto, fui la, peguei o post dele e transferi para ca ... e o antigo eu bloqueio e futuramente deleto!!

Mas, como nao tem como eu transferir como sendo ele o usuario, mas somente no meu nome, eu coloco isso para saberem que o topico foi transferido e deixo tb o nome do Autor da Pergunta!!!

Abraços!

• Respostas 1.5k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

• Membros
Postado

Bom dia

Estarei indo para Milão em 11/03/06, qdo vc pretende ir

quote:Originally posted by mborto

GOSTARIA DE SABER SE ALGUÉM ESTÁ INDO PARA A ITÁLIA NOS PRIMEIROS MESES DESTE ANO, E ESTÁ INTERESSADO EM DIVIDIR MORADIA, OU PODERIA INDICAR ALGUÉM POR LÁ QUE AUXILIE QUEM PRETENDE SE ESTABELECER NAQUELE PAÍS.

OBRIGADO.

id="quote">
id="quote">
  • Membros
Postado

Sim, este é o caso da minha mãe. Só sai de imediato se, no momento do nascimento, o filho do italiano é registrado no consulado. Como o meu avô, que é nascido na Itália e ainda é vivo, não fez este procedimento devido ao fato de o consulado de POA estar fechado quando seus filhos nasceram (época da segunda guerra), agora ela está na fila como todos os solicitantes, independente do grau de descendência... No caso de Porto alegre está demorando até 8 anos para chamar os requisitantes após o agendamento do processo.

quote:Originally posted by Rod.Mar

Topico Agrupado

id="red">

Topic author: ariano

Subject: Cidadania

Posted on: 03/01/2006 17:54:15

Filhos de italiano nascido na Itália e que ainda esteja vivo demora muito tempo para a cidadania ser reconhecida no Brasil?

id="quote">
id="quote">
  • Membros
Postado
quote:Originally posted by wagner_rio

quote:Originally posted by Rod.Mar

Topico Agrupado

id="red">

Topic author: ariano

Subject: Cidadania

Posted on: 03/01/2006 17:54:15

Filhos de italiano nascido na Itália e que ainda esteja vivo demora muito tempo para a cidadania ser reconhecida no Brasil?

id="quote">
id="quote">

Rodrigo,

não conheço bem o sistema tópico agrupado, mas como achei que é uma pergunta vamos lá:

No BR, a questão não é se for o caso de filhos de italianos nascidos na IT que ainda esteja vivo.

A questão é:

ALGUNS consulados permitem que filhos diretos de italianos (nascidos na IT ou não independente do fato de o pai ou mãe italiano estiver vivo ou for falecido) apresentem seus documentos pessoais (nascimento e matrimonio) diretamente no setor Stato Civile do consulado sem a necessidado do agendamento, da ficha de requerimento e da espera de 3,5, 10 anos.

(Os filhos menores SEMPRE têm esse direito, afinal é um processo regulamentar: comunicar ao consulado nascimento RECENTE de filhos menores)

Soma-se ao direto dos filhos maiores o fato de que isso é um procedimento administrativo e não normativo (não está previsto em nenhuma circular italiana)

Portanto, acontece o seguinte:

No RJ, em POA e em Recife (pelos sites) o filho maior pode ir direto reconhecer sua cidadania.

SP exige que esse filho tenha menos de 35 anos, seja solteiro e sem filhos.

Curitiba (se estivesse aceitando pedidos) só faz o de filhos menores assim como Brasília e BH.

É isso.

Wagner, RJ.

(Hoje estive no consulado aqui, quem tiver curiosidade em saber alguma dica sobre o atendimento lá pode perguntar)

id="quote">id="quote">

Wagner, vc tem certeza desta informação? Meu avô e minha mãe já estiveram no consulado mais de uma vez... E a informação que eles deram foi a seguinte (bem simpáticos): o senhor está atrasado 58 anos (que é a idade da minha mãe), não podemos fazer nada... Se realmente houver a possibilidade de fazer o reconhecimento sem esta espera toda seria o ideal. Tens mais informações pra me passar referente à esta questão sobre o consulado de POA? Caso sim, vamos correr atrás! Valeu!

• Membros de Honra
Postado

Flama, tenho certeza naturalmente.

Qualquer pode confirmar isso, está no site de cada consulado.

Seu avô e mãe devem ter ido a um consulado que não permite o acesso DIRETO aos filhos, já mencionei acima os respectivos consulados.

Ou talvez foi um vice-consulado desinformado sobre a prática.

No site de POA há esse procedimento para filhos bem explicadinho.www.italconsulpoa.org.br

Para ser atendido por qualquer consulado, lembre-se que você tem que ser residência da área de abrangência dele.

Wagner, RJ.

(Se seu avô é italiano e vivo, ele DEVE e tem o direito naturalmente de atualizar os dados dele junto à IT através do consulado. Diga-o que ele deve apresentar o casamento dele para ser transcrito na IT, diga-o que ele deve também se inscrever no cadastro AIRE.

A atualização dos atos dele será bastante útil depois quando os descendentes dele fizerem suas respectivas cidadanias)

• Membros
Postado

Minha dúvida agora é sobre a certidão negativa de naturalização, como já tenho uma prima que ez o processo de cidadania alguns anos atrás, não sei precisamente ela já tem essa certidão. Tem a possibilidade de utilizar a mesma, já que se trata da mesma pessoa, no caso nosso bisavô?

Obrigada

• Membros de Honra
Postado
quote:Originally posted by mack

Minha dúvida agora é sobre a certidão negativa de naturalização, como já tenho uma prima que ez o processo de cidadania alguns anos atrás, não sei precisamente ela já tem essa certidão. Tem a possibilidade de utilizar a mesma, já que se trata da mesma pessoa, no caso nosso bisavô?

Obrigada

id="quote">
id="quote">

Não tem como usar a mesma, porque se ela fez a prática da cidadania dela, essa certidão está arquivada no processo.

Você terá que repetir o pedido ao Ministério da Justiça. Se ela tiver uma cópia dessa certidão, o que você pode fazer é anexá-la ao seu pedido e explicar que já foi feita a pesquisa sobre o seu atepassado. Isso pode facilitar o processamento de seu pedido e sua resposta pode vir um pouco mais rápido.

• Membros
Postado
quote:Originally posted by wagner_rio

Flama, tenho certeza naturalmente.

Qualquer pode confirmar isso, está no site de cada consulado.

Seu avô e mãe devem ter ido a um consulado que não permite o acesso DIRETO aos filhos, já mencionei acima os respectivos consulados.

Ou talvez foi um vice-consulado desinformado sobre a prática.

No site de POA há esse procedimento para filhos bem explicadinho.www.italconsulpoa.org.br

Para ser atendido por qualquer consulado, lembre-se que você tem que ser residência da área de abrangência dele.

Wagner, RJ.

(Se seu avô é italiano e vivo, ele DEVE e tem o direito naturalmente de atualizar os dados dele junto à IT através do consulado. Diga-o que ele deve apresentar o casamento dele para ser transcrito na IT, diga-o que ele deve também se inscrever no cadastro AIRE.

A atualização dos atos dele será bastante útil depois quando os descendentes dele fizerem suas respectivas cidadanias)

id="quote">
id="quote">

Obrigada pelas informações! Realmente já encontrei o item que fala em cidadania para filhos diretos! Não precisa entrar na fila do agendamento... Ótimas notícias... Valeu!

• Membros
Postado

por acaso alguém sabe a "validade" para que as traduções sejam legalizadas?

existe algum prazo para que haja aceitação das traduções no consulado para serem legalizadas?

e de quebra, alguém sabe como está a "fila" das legalizações em SP?

• Membros
Postado

Pessoal,

Gostaria de saber se as certidoes do Italia(retiradas na Italia) e tb a certidao negativa de naturalização precisam ser legalizadas?

Valeu pela atenção

Jorge

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

• Criar Novo...