Ir para conteúdo

Arquivo - Cidadania Italiana - Procedimentos

Posts Recomendados

• Membros de Honra
Postado
quote:Originally posted by mack

Olá Pessoal

Estou adorando esse tópico, com informações super interessantes e corretas. Queria expor meu caso e ver se alguém pode tirar minhas dúvidas, ou mesmo se alguém já passou por um processo assim.

Tenho uma prima de segunda grau que já fez a cidadania no Brasil, temos o mesmmo decendente (bisavô). Agora eu quero fazer a minha direto aqui na Itália. A comune que meu bisavô veio é Asolo na região de Treviso.

Minhas dúvidas são as seguintes:

1.Tenho que estabelecer residencia nessa cidade de Asolo ou posso morar em Torino, por exemplo, pois tenho uma prima que mora por lá.

2.O tempo de duraçâo desse processo pode demorar quanto tempo, mais ou menos?

No aguardo de respostas

Muito obrigada!!!

Eliane

id="quote">
id="quote">

Eliane,

vocês têm o mesmo ASCENDENTE e não descendente.

Em que consulado sua prima reconheceu a cidadania dela.

Além do italiano em questão, que outros parentes em COMUM você tem com ela (avós, bisavós etc)?

Esse parente era vivo na época do processo?

Reconheceu a cidadania dele também nessa ocasião?

Você pode dar entrada no Comune onde você for RESIDENTE.

Você pode ser residente em QUALQUER comune.

Verifique antes com o comune em questão de eles fazem a prática da cidadania (há comunes que não fazem).

TORINO não é um paese, é uma cidade grande. Informe-se melhor com quem já foi para lá porque pode ser o caso de cidadania longa e complicada como disse sobre ROMA, MILANO etc.

Você, estando hospedada na casa de familiares, deverá pedir para um deles fazer um documento chamado DICHIARAZIONE DI OSPITALITÀ (documento muito comprometedor entre você e a pessoa que o fizer, confirma que ela o está recebendo na IT).

Só assim você será considerada RESIDENTE.

O tempo não pode ser previsto com certeza porque cada caso é um caso.

Superficialmente, você tem que calcular o tempo necessário para:

- Ingresso e Permesso di Soggiorno na IT.

- Apresentar a DICHIARZIONE de que falei no Comune.

- Ser inscrita no cadastro de RESIDENTES do comune.

- Entrada na cidadania

- Espera das respostas dos consulados brasileiros ao pedido da DICHIARAZIONE DI NON RINUNCIA que o comune faz a todos os consulados em cuja região viveram seus ancestrais (todos, incluindo pai ou mãe).

(Essa é a fase mais complicada, no mínimo, se der sorte, o consulado responde em 1 mês)

Wagner Maiolino, Rio de Janeiro.

• Respostas 1.5k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

• Membros de Honra
Postado
quote:Originally posted by WarFlames

Galera... Alguem poderia me passar o endereço e telefone do 27º Tabelião de Notas da capital de SP ??? E pra reconhecer firma chegando lá no tabelião precisarei pagar alguma taxa ou seilá o quê ??? Eles reconhecem firma já na hora ou tenho que esperar... ???

Grazia.

id="quote">
id="quote">

O telefone deve ser relativamente fácil de encontrar.

Sim, naturalmente, há uma taxa para o reconhecimento da firma.

Reconhece-se no mesmo dia, esperar há sempre o que esperar, deve haver uma pequena fila.

GRAZIE com E.

Wagner, RJ

• Membros
Postado

é rapidinho lá no 27 vc chega lá pede a senha e aguarda

quote:Originally posted by wagner_rio

quote:Originally posted by WarFlames

Galera... Alguem poderia me passar o endereço e telefone do 27º Tabelião de Notas da capital de SP ??? E pra reconhecer firma chegando lá no tabelião precisarei pagar alguma taxa ou seilá o quê ??? Eles reconhecem firma já na hora ou tenho que esperar... ???

Grazia.

id="quote">
id="quote">

O telefone deve ser relativamente fácil de encontrar.

Sim, naturalmente, há uma taxa para o reconhecimento da firma.

Reconhece-se no mesmo dia, esperar há sempre o que esperar, deve haver uma pequena fila.

GRAZIE com E.

Wagner, RJ

id="quote">
id="quote">
  • Membros
Postado

Alguem sabe me dizer se fazer o processo na cidade onde outro parente ja retirou a cidadania agiliza o processo? A cidadania seria na cidade de Beluno, comune de Veneto, algume sabe sobre o processo nessa cidade ou comune? Abraços, Alexandre

• Membros
Postado

o processo em Belluno, mais uma vez, é LENTO.

quote:Originally posted by Alexandre Cordeiro

Alguem sabe me dizer se fazer o processo na cidade onde outro parente ja retirou a cidadania agiliza o processo? A cidadania seria na cidade de Beluno, comune de Veneto, algume sabe sobre o processo nessa cidade ou comune? Abraços, Alexandre

id="quote">
id="quote">
  • Membros
Postado

estou interessado em dar entrada em Milão pois acrdito ter mais emprego e que a permissão sai rapido para poder trabalhar, e como tem muitos brasileiros talvez alguem me ajude. O problema esta sendo alugar uma casa e conseguir a residencia. Alguem conhece alguma pessoa que alugue ou queira dividir moradia

Gracie

• Membros de Honra
Postado
quote:Originally posted by ledomingos

estou interessado em dar entrada em Milão pois acrdito ter mais emprego e que a permissão sai rapido para poder trabalhar, e como tem muitos brasileiros talvez alguem me ajude. O problema esta sendo alugar uma casa e conseguir a residencia. Alguem conhece alguma pessoa que alugue ou queira dividir moradia

Gracie

id="quote">
id="quote">

Leia o que discutimos já na página 42 desse fórum sobre processos em grandes centros (Milano, Roma etc). Não são recomendáveis.

Cuidado com esses 'contatos' de brasileiros, lembre-se que já se formou uma 'máfia' de cidadania. Formada a maioria por brasileiros.

Tentam impor jeitinho (IRREGULAR) pata tudo (Permesso, residência, documentos etc).

No mais é isso.

Só não entendi o que significa: " em Milão pois acrdito ter mais emprego e que a permissão sai rapido para poder trabalhar" ?????

Wagner Maiolino, Rio de Janeiro.

• Membros de Honra
Postado

Galera ....

Importantissimo isto que o Wagner Falou!!!

Cidades como Treviso, Verona, Dueville, Beluno fecharam cidadania pois a quantidade de problemas (a maioria extrema com brasileiros) foi grande demais.

Aqui realmente se formou uma Mafia de Cidadania, onde qualquer um que fez a sua (sozinho ou pagando alguem) se acha no direito de cobrar e fazer tb.

Cuidado com os contatos.

Mas, claro, nao venha para ca sem ao menos ter alguem para te ajudar no começo ...

Abraços!

quote:

Cuidado com esses 'contatos' de brasileiros, lembre-se que já se formou uma 'máfia' de cidadania. Formada a maioria por brasileiros.

Tentam impor jeitinho (IRREGULAR) pata tudo (Permesso, residência, documentos etc).

id="quote">
id="quote">
  • Membros
Postado

Oi, pretendo fazer meu processo em LIVORNO. Alguém tem alguma informação para me dar? Sabem se é complicado por lá? Alguém já teve alguma experiência?

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

• Criar Novo...