Ir para conteúdo

Arquivo - Cidadania Italiana - Procedimentos

Posts Recomendados

• Membros de Honra
Postado
quote:Originally posted by Alexandre Cordeiro

Por favor, algém sabe me dizer como é o procedimento para se adquirir ou transmitir os documentos de meus ascedentes que se encontram no consulado de POA para o consulado de Curitiba. Preciso dessa informação pois como moro em Floripa deve me reportar à Curitiba e é lá que preciso comprovar minha descendencia.

id="quote">
id="quote">

Curitiba está fechado para novos pedidos de cidadania.

Você terá que esperar.

Essa carona em processos anteriores não existe!

Cada processo é um processo separado.

A exitência de processos anteriores só muda em relação ao fato de que você não deverá mais apresentar certidões brasileiras de ancestrais em comum que já foram transcritas na IT.

Isso já é um adianto. Verifique quem requerer antes e vocÊ e confirme o que foi transcrito.

Você, então, começa seu processo apenas com o que falta, até você, para ser registrado na IT e apresenta um Estratto di Nascita do ancestral italiano mais próximo (nascido na IT ou não)

Wagner Maiolino, Rio de Janeiro.

• Respostas 1.5k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

• Membros
Postado

Alguém está em TREVISO? É que pretendo ir para Treviso em fevereiro/2006 para dar entrada no processo de reconhecimento, porém algumas pessoas me falaram que em Treviso nenhum comune está aceitando fazer o processo, isso é verdade??

Outra coisa é quanto a legalização (que novela):

Eu estava esperando ser chamado pelo consulado de Curitiba desde setembro de 2004, porém com essa mudança (aceitar apenas através de pedido de comune), com certeza eu nem serei mais chamado. Então pensei em outro opção. Estou morando em São Paulo desde abril/2005, será que eu tenho direito de legalizar aqui no consulado de SP? Uma outra coisa é que as certidões já foram traduzidas por um tradutor juramentado do PR, será que terei que traduzir novamente aqui em SP?

Quanto tempo tem demorado para a legalização ser feita aqui em SP?

Um grande abraço a todos

• Membros de Honra
Postado
quote:Originally posted by Celi

Olá!

Alguém sabe me dizer:

Uma pessoa já tendo dado entrada no seu processo de cidadania na Comune, tendo pedido a troca de seu soggiorno para atezza, mas ainda não tendo retirado este documento (atezza) pode retornar ao Brasil?

Ela corre o risco de perder seu processo no caso de precisar voltar ao país antes disso??

Obrigada,

Celi.

id="quote">
id="quote">

Sim, ela consegue voltar para o Brasil sim. Mas aconselharia a pessoa esperar e pegar o permesso di attesa, assim quando ela voltasse para a Italia nao teria problema nenhum na entrada, e evitaria qualquer outra futura confusao na questura, pois aqui nada è previsivel ....

Abraços!!

• Membros
Postado

Obrigado Wagner, essa minha duúvida se deve pois quero requerer minha cidadania diretamentena Itália, mas pra isso preciso dos docum. dos meus antepassados que estão no consulado em POA. Todo os demais docs já estão em mãos,...Obrigado

• Membros
Postado

ola estou tentando achar a certidao de nascimento de meu bisavo pra comecar a dar entrada no processo. mas nao estou conseguindo achar este documento. se alguem ja ouviu falar no sobrenome BARTHOLOMEU me avise ou n a provincia de PENGGIA. aguardo respostas obrigado

• Membros
Postado
quote:Originally posted by jfbarro

Alguém está em TREVISO? É que pretendo ir para Treviso em fevereiro/2006 para dar entrada no processo de reconhecimento, porém algumas pessoas me falaram que em Treviso nenhum comune está aceitando fazer o processo, isso é verdade??

Outra coisa é quanto a legalização (que novela):

Eu estava esperando ser chamado pelo consulado de Curitiba desde setembro de 2004, porém com essa mudança (aceitar apenas através de pedido de comune), com certeza eu nem serei mais chamado. Então pensei em outro opção. Estou morando em São Paulo desde abril/2005, será que eu tenho direito de legalizar aqui no consulado de SP? Uma outra coisa é que as certidões já foram traduzidas por um tradutor juramentado do PR, será que terei que traduzir novamente aqui em SP?

Quanto tempo tem demorado para a legalização ser feita aqui em SP?

Um grande abraço a todos

id="quote">
id="quote">

quen nenhuma comune está aceitando pedido realmente nao deve ser verdade, não ouvi nada disso - meu pedido está em treviso, a dois meses - estou esperando o fax de poa e após isso pelo que sei é aguardar o prefeito - a questão é: para mim tem sido razoavelmente fá cil, pois tenho uma pessoas que me ajuda, mas tenho amigos lá a quase um ano, é bem difícil conseguir gente pra te dar residencia, o vigile pode vir em duas semanas ou dois meses, quando tu ve teu visto de turista ja era, dizem que o prefeito tá amarrando muito por causa da historia dos documentos falsos do rio de janeiro - que foi um escandalo, pesquise outras cidades.

• Membros
Postado

Pessoal, uma dúvida: porque é tão complicado conseguir moradia lá? Eu vi vários sites de imobiliárias que pedem 3 meses antecipados... Se fazemos o pagamento antecipado do Brasil teremos uma residência no nosso nome, certo? Ou eles não alugam imóveis para estrangeiros?... Posto letto para alugar existe aos montes, vi realmente muitos anúncios, mas aí é bem mais complicado de conseguir um atestado de residência, pq quem aluga tem que assinar um atestado afirmando que se responsabiliza por você, correto?

Aguardo retorno. Obrigada,

• Membros
Postado

Claro essa é a questão da residencia, tem que ter alguem que te apresente e se responsabilize por você, daí ser dificil arrumar isso então tem que se tomar cuidado se não se gasta os tubos e não se consegue nada.

quote:Originally posted by Flama

Pessoal, uma dúvida: porque é tão complicado conseguir moradia lá? Eu vi vários sites de imobiliárias que pedem 3 meses antecipados... Se fazemos o pagamento antecipado do Brasil teremos uma residência no nosso nome, certo? Ou eles não alugam imóveis para estrangeiros?... Posto letto para alugar existe aos montes, vi realmente muitos anúncios, mas aí é bem mais complicado de conseguir um atestado de residência, pq quem aluga tem que assinar um atestado afirmando que se responsabiliza por você, correto?

Aguardo retorno. Obrigada,

id="quote">
id="quote">
  • Membros
Postado

Olá pessoal!

Depois de uns 5 anos atrás de documentos..... muitas desilusões e muitas alegrias, a hora da verdade está chegando.

Em janeiro vou para Reggio Calabria, vou fazer curso de italiano e entrar com processo de cidadania no comune.

Tenho algumas dicas da legalização no Rio de Janeiro.

Primeiro, está demorando em torno de um mês.

Se tiver documentos de outro estado, pode legalizar no palácio itamaraty, que fica perto da central do brasil, eles nem vão olhar o documento, vão carimbar atrás no mesmo dia, daí o consulado aceita, se o consulado pedir cartão de autógrafo do oficial do itamaraty, diga que eles já tem, eu mesmo levei lá.

Todos meus documentos eram do RS, assim, não tem problema ter docs de outro estado, qualquer coisa dá uma chorada, diz que não tem como comprovar residência em outro estado, que mora no Rio e por isso deve ser feito no Rio....

boa sorte para mim e para todos

Fernando

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

• Criar Novo...