Ir para conteúdo

Arquivo - Cidadania Italiana - Procedimentos

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Muito Obrigado pela reposta Wagner!

Tomara que nao demore tanto para o Consulado de Belo Horizonte responder. Pode deixar que eu aviso a todos desse forum quando tudo ficar pronto. Vou ate tirar uma foto com a funcionaria do Ufficio Stato Civile quando ela me ligar e disser que ta tudo pronto, ha ha ha.

Uma coisa estranha que aconteceu:

Eu cheguei na Italia e fui no proximo dia na Questura pedir meu Permesso, e eles ja me deram o "Attesa di Cittadinanza" (mas tive que esperar 1 mes pra ficar pronto). Eu nem precisei de pegar o de Turista primeiro, nao sei por que.

Esse Permesso é valido por um ano, mas eu fui em algumas agencias procurar emprego e eles me disseram que eu nao tinha permissao pra trabalhar com aquele Permesso (eu achava que tinha). Entao eu liguei pra Questura pra confirmar, e o pessoal da Questura disse que eu nao podia trabalhar, que tinha que esperar a Cidadania ser reconhecida.

Outra coisa foi na hora de fazer a residencia, depois que os policiais foram me visitar na minha casa, eles disseram: daqui 2 dias vai à Anagrafe fazer sua Carta d'Identità. Entao eu fui meio confuso por que eu achava que so fazia a Carta d'Identità depois que ja tivesse a Cidadania reconhecida, mas o pessoal na Anagrafe fez uma pra mim, igualzinha a que os italianos tem, a unica diferença è que diz Cittadinanza Brasiliana. Isso é normal? é assim pra todo mundo?

Um abraço,

Aloysio Junior.

• Respostas 1.5k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

• Membros de Honra
Postado
quote:Originally posted by amajunior

Muito Obrigado pela reposta Wagner!

Tomara que nao demore tanto para o Consulado de Belo Horizonte responder. Pode deixar que eu aviso a todos desse forum quando tudo ficar pronto. Vou ate tirar uma foto com a funcionaria do Ufficio Stato Civile quando ela me ligar e disser que ta tudo pronto, ha ha ha.

Uma coisa estranha que aconteceu:

Eu cheguei na Italia e fui no proximo dia na Questura pedir meu Permesso, e eles ja me deram o "Attesa di Cittadinanza" (mas tive que esperar 1 mes pra ficar pronto). Eu nem precisei de pegar o de Turista primeiro, nao sei por que.

Esse Permesso é valido por um ano, mas eu fui em algumas agencias procurar emprego e eles me disseram que eu nao tinha permissao pra trabalhar com aquele Permesso (eu achava que tinha). Entao eu liguei pra Questura pra confirmar, e o pessoal da Questura disse que eu nao podia trabalhar, que tinha que esperar a Cidadania ser reconhecida.

Outra coisa foi na hora de fazer a residencia, depois que os policiais foram me visitar na minha casa, eles disseram: daqui 2 dias vai à Anagrafe fazer sua Carta d'Identità. Entao eu fui meio confuso por que eu achava que so fazia a Carta d'Identità depois que ja tivesse a Cidadania reconhecida, mas o pessoal na Anagrafe fez uma pra mim, igualzinha a que os italianos tem, a unica diferença è que diz Cittadinanza Brasiliana. Isso é normal? é assim pra todo mundo?

Um abraço,

Aloysio Junior.

id="quote">
id="quote">

Aloysio,

você provavelmente disse na Questura que tinha chegado à IT para dar entrada na prática da cidadania, por isso eles já te deram o "Attesa di Cittadinanza". O mais recorrente é a pessoa COMPROVAR que já deu entrada na prática da cidadania, para ter esse Permesso.

Sem problemas. Na verdade as pessoas fazem o Permesso Turistico antes, porque quanto menos se falar de cidadania ANTES de ter dado entrada na prática se corre menos risco de ser sabatino por exigências do Aeroporto, Questura, etc.

Realmente, NÃO é permitido trabalhar. Você vai ouvir muitos casos de pessoas que conseguiram trabalhar, algumas empresas desconhecem tal Permesso e acabam contratando sobretudo se deixam de carimbar o proibido trabalhar no verso do Permesso. Mas não conte com isso, é ilegal trabalhar com ele.

Quanto à Carta d'Identità, isso NÃO teve a ver com a cidadania, pois ela pode ser expedida a estrangeiros, DESDE QUE ele seja RESIDENTE no Comune. O vigile disse pra você fazer (não sei se de fato é obrigatório possuir a Carta d'Identità, vou pesquisar) pois com a visita dele, ele comprova que você é residente.

"Ai cittadini stranieri può essere rilasciata la carta d'identità non valida ai fini dell'espatrio che avrà una durata limitata alla validità del permesso di soggiorno e della carta di soggiorno."

FONTE: informação que está na maioria dos sites de Comunes

O que temos que apurar (vá ao Comune) é se após o reconhecimento da cidadania, você poderá requerer uma nova Carta d'Identità onde conste a nacionalidade italiana.

Isso é FUNDAMENTAL, porque você com uma Carta d'Identitá de brasileiro NUNCA vai conseguir explicar em nenhum lugar que você JÁ tem sua cidadania italiana.

E até provar que fucinho de maiale nao é tomada .....vai parecer fraude SUA.

Então, veja isso com o Comune e nos dê notícias.

Wagner, Rio de Janeiro.

• Membros
Postado

Aloysio

AS coisas estão acontecendo muito bem prá vc.A carta d`Identità está certa , depois eles te darão a de italiano , não se preocupe!

E quanto ao consulado de B.H , eu te aconselho à pedir alguém de sua família para ligar ou passar um fax prá eles , pois resolve . No meu caso foi assim e eles responderam no outro dia que meu marido fez contato .Não deixe eles à vontade , senão eles te esquecem.

Um abraço

• Membros
Postado

Oi Wagner,

Brigadao pela resposta tao detalhada.

Assim que tiver mais noticias e detalhes, coloco aqui nesse forum pra todos ficarem sabendo.

Um abraço,

Aloysio Junior.

• Membros
Postado

Oi Eleusa!

Muito obrigado pela sua ajuda e pelas suas dicas.

Eu queria saber por favor:

1. Se eu mesmo posso ligar la pro Consulado de BH e pedir pra eles responderem ao Comune daqui. Mesmo estando na Italia, eu posso comprar um cartao internacional (5 Euros) e assim falar 1h 39min com o Brasil.

2. Se eu nao posso ligar, pode ser a minha tia de Vitoria-ES? Ou tem que ser alguem que esta incluido no processo? Por que eu sou a unica pessoa viva da minha linha hereditaria (Meus bisavòs, meus avòs e meu pai ja faleceram)

3. Quais os detalhes que eu devo passar pelo telefone? Sò o meu nome e o nome do meu antepassado italiano ja basta? Ou eles pedem algum documento por fax?

Muito obrigado pela sua disposiçao de ajudar.

Um abraço,

Aloysio Junior.

• Membros
Postado

Oi Wagner , meu nome é Daniel eu tenho uma duvida, chegou hoje a certidao negativa de naturalizaçao do meu avõ que foi pedida através de um advogado, só que no nome do requerente está o nome dele e nao o meu... Outra coisa posso legalizar os dcmts que já tenho e depois legalizar o resto.. Muito obrigado e aguardo uma resposta .

• Membros
Postado
quote:Originally posted by neviani

Oi Wagner , meu nome é Daniel eu tenho uma duvida, chegou hoje a certidao negativa de naturalizaçao do meu avõ que foi pedida através de um advogado, só que no nome do requerente está o nome dele e nao o meu... Outra coisa posso legalizar os dcmts que já tenho e depois legalizar o resto.. Muito obrigado e aguardo uma resposta .

id="quote">
id="quote">

Na certidão negativa de naturalização oq importa é o conteúdo da mesma, isto é, a resposta negativa provando que o italiano não se naturalizou brasileiro. o requerente não importa.

a legalização pode ser feita separadamente sim, porém perece que tem uma data de validade para que se possa dar entrada no processo na italia. ouvi falar 6 meses, mas não posso afirmar isso com certeza.

vamos esperar outros membros (pois esse fórum tem muita gente que sabe das coisas) darem sua opinião, e em conjunto conseguirmos solucionar seu problema.

um abraço e boa sorte.

• Membros de Honra
Postado
quote:Originally posted by amajunior

Oi Eleusa!

Muito obrigado pela sua ajuda e pelas suas dicas.

Eu queria saber por favor:

1. Se eu mesmo posso ligar la pro Consulado de BH e pedir pra eles responderem ao Comune daqui. Mesmo estando na Italia, eu posso comprar um cartao internacional (5 Euros) e assim falar 1h 39min com o Brasil.

2. Se eu nao posso ligar, pode ser a minha tia de Vitoria-ES? Ou tem que ser alguem que esta incluido no processo? Por que eu sou a unica pessoa viva da minha linha hereditaria (Meus bisavòs, meus avòs e meu pai ja faleceram)

3. Quais os detalhes que eu devo passar pelo telefone? Sò o meu nome e o nome do meu antepassado italiano ja basta? Ou eles pedem algum documento por fax?

Muito obrigado pela sua disposiçao de ajudar.

Um abraço,

Aloysio Junior.

id="quote">
id="quote">

Olá, Aloysio.

Bom, não se preocupe com tanta formalidade sobre quem vai ligar. Você mesmo pode, trata-se de uma "pressão" digamos assim, não existe procedimento para isso.

Apresente-se e explique que se possível, que eles enviem o quanto antes a Non Rinuncia. Você deverá informar seu nome, o nome do Comune em questão e os nomes dos ancestrais que viveram por MG (o documento é sobre eles) que ajuda a localizar.

Abraços.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

• Criar Novo...