Ir para conteúdo

Arquivo - Cidadania Italiana - Procedimentos

Posts Recomendados

• Membros
Postado
quote:Originally posted by pauloldc

Olá a todos.

Entrei em contato com o Comune onde pretendo tirar cidadania e eles me informaram que nunca realizaram este processo. Gostaria de saber de vocês se é uma boa eu ir mesmo assim. Seria melhor pra mim, pois como tenho família por lá, eu iria economizar uma boa grana. Mas estou com receio de que eles se "atrapalhem" e compliquem todo o processo. Meu processo é "relativamente simples", pois herdarei a cidadania de meu pai.

O que vocês podem me ajudar sobre isto.

id="quote">
id="quote">

Paulo,

A chance de você dar com os burros n'água é enorme. Se os os caras já falaram que nunca fizeram, é óbvio que ou vão aprender nas suas costas, com aquela gana de atender bem que todo funcionário público tem ou simplesmente vão lhe cozinhar em fogo brando e, claro, o barato sairá caríssimo.

Se você é filho o trâmite é diferente. Já lhe falaram isto em tópico anterior.

Então seja objetivo e diga de onde é, qual o Consulado no qual seu pai ou mãe é registrado na AIRE e quantos anos tem.

• Respostas 1.5k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

• Membros
Postado
quote:Originally posted by Gasparotto

Paulo,

A chance de você dar com os burros n'água é enorme. Se os os caras já falaram que nunca fizeram, é óbvio que ou vão aprender nas suas costas, com aquela gana de atender bem que todo funcionário público tem ou simplesmente vão lhe cozinhar em fogo brando e, claro, o barato sairá caríssimo.

Se você é filho o trâmite é diferente. Já lhe falaram isto em tópico anterior.

Então seja objetivo e diga de onde é, qual o Consulado no qual seu pai ou mãe é registrado na AIRE e quantos anos tem.

id="quote">
id="quote">

Então... Eu sei que sendo filho direto é bem mais fácil. Mas acontece que com o tanto de processos que estão no Brasil, esta regra só está se aplicando aos menores de 18 anos, e eu já estou com 21. Por isso, se eu entrasse na fila aqui no Brasil, a demora seria a mesma de um bisneto. Foi o que me disse o consulado de Belo Horizonte. Eu sou de SP mas moro atualmente em MG, por isso o consulado de SP nem quis me ouvir... Então todo o meu processo de tradução e regulamentação foi feito em Belo Horizonte.

• Membros
Postado
quote:Originally posted by mborto

TOMAGNINI, anota aí:

CONSOLATO D'ITALIA A MONACO (PRINCIPATO)

Avenue de l'Annonciade,17 - 98000 Monte Carlo

Monaco

TEL: +377 93502271 - FAX: +377 93500689

Email: consolat@imcn.com

Acho que vc vai ter um pouco de trabalho, mas, sinceramente, já demorô pra pedir a certidão do teu bisavô hein!!

No ano passado, quando eu pedi a do meu bisavô na Itália, ela chegou em cerca de 1 mês e meio. Creio que em Mônaco também não seja demorado. Use o google, e sempre que possível use a língua italiana nas pesquisas.

Abraços,

Marcos.

id="quote">
id="quote">

MBorto,

Obrigadão por ter conseguido as informações!!!

O que você me aconselha, pedir as certidões e esperar elas serem entregues aqui, ou ir para Mônaco, buscar a certidão e legalizar no consulado?

Vlw,

Rodrigo

• Membros
Postado

TOMAGNINI

Olha, as certidões têm que ser legalizadas obrigatoriamente no país em que foram expedidas. Você sabe que tá a maior função pra legalizar essas certidões hoje em dia né, mas tem que fazer, senão corre o risco de ficar esperando "ad eternum" lá até elas voltarem para a Itália (se vc naum sabe, os documentos que não estão legalizados o comune manda de volta para o consulado aqui no Brasil legalizar, e só Deus sabe quando vão voltar para lá). Meu conselho: NEM SAIA DO BRASIL SEM TER TEUS DOCUMENTOS LEGALIZADOS (as certidões expedidas aqui no Brasil).

A certidão de Mônaco você vai ter que solicitar. Envia uma carta. Não perca tempo. Quanto a legalizar, você vai ter que perguntar quanto tempo leva para fazer ligando ou enviando um e-mail para o consulado da Itália lá em Mônaco mesmo. Quem sabe você já não faz isso quando vai para a Itália. Dá um pulinho em Mônaco e legaliza na ida. Só não vai me escrevê pro consulado lá de Mônaco em português né, hehehe...

Valeu.

• Membros
Postado

Paulo

Eu consegui minha cidadania na cidade do meu avo que e muito pequena com mais ou menos 1000 habitantes no sul , na Sicilia.

eles foram otimos comigo e por ser pequena a cidade eles conheciam minha prima e assim foi tudo muito rapido.Nao se preocupe , eles se informam e conseguem fazer tudo direito e o melhor e que eles fazem rapido pois nao tem fila.Esse e o melhor lugar pra vc fazer a sua , pois vc estara c seus familiares e isso ajuda muito em todos os aspectos.Quero estar te animando , pois o seu caso se parece c o meu .Aproveite!!!

Eleusa

• Membros de Honra
Postado

Vi algumas pessoas aqui descendentes de TRENTINOS!!!

Atenção, a cidadania para esses descendentes SÒ pode ser reconhecida até DEZ deste ANO.

Corram!!

• Membros de Honra
Postado

Topico Agrupadoid="red">

Topic author: renatosoares

Subject: Certidão de Nascimento do Italiano

Posted on: 11/09/2005 02:56:58

Já sei onde meu bisavô nasceu e ja tenho até a cópia da certidão de nascimento dele, mas o original se perdeu,e ouvi falar que você só consegue tirar uma vez essa certidão( a original) e gostaria que me tirassem essa dúvida!!!

• Membros de Honra
Postado
quote:Originally posted by wagner_rio

Vi algumas pessoas aqui descendentes de TRENTINOS!!!

Atenção, a cidadania para esses descendentes SÒ pode ser reconhecida até DEZ deste ANO.

Corram!!

id="quote">
id="quote">

Ola!!!

Isto que o Wagner falou è Verdade!!

Descendentes de italianos da regiao de Trento (trentinos) tem ate Dezembro de 2005 para poder requerer o reconhecimento de sua cidadania Italiana.

Abraços!

• Membros de Honra
Postado
quote:Originally posted by Rod.Mar

Topico Agrupado

id="red">

Topic author: renatosoares

Subject: Certidão de Nascimento do Italiano

Posted on: 11/09/2005 02:56:58

Já sei onde meu bisavô nasceu e ja tenho até a cópia da certidão de nascimento dele, mas o original se perdeu,e ouvi falar que você só consegue tirar uma vez essa certidão( a original) e gostaria que me tirassem essa dúvida!!!

id="quote">
id="quote">

Olá Rod,

isso é mais um MITO!!

Vc deve preparar um requerimento (em todos os sites de consulados tem um modelo) para q te enviem um Estratto dell' Atto di Nascita de seu bisavô. Ligue para o Comune e mande um FAX logo em seguida, OU mande por carta mesmo.

Eles te enviam para sua casa, MAS convém ligar para eles saberem q vc está interessado MESMO.

Acho q esse MITO se deve ao fato de q NAO convém ficar pedindo uma certidão atrás da outra. Se eles lembrarem de vc ou tiverem algum registro de q vc requereu há pouco tempo, realmente eles vão perguntar a finalidade do pedido. Vc se explicando tudo bem!

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

• Criar Novo...