Membros fabioorkut Postado Agosto 2, 2005 Membros Postado Agosto 2, 2005 quote:Originally posted by Caiom Legal Pessoal, obrigado pela ajuda, Tenho mais algumas duvidas, uma delas é quanto a alugar um lugar para ficar. ontem um amigo que fala super bem italiano e tem cidadania disse que quase se deu mau por nao conseguir alugar um lugar olhem o que ele me escreveu: "Para alugar apartamentos cá é uma coisa bem complicada, pelo menos comigo foi. Exigiram-me sempre uma 'fidejussione bancaria', isto é, uma garantia bancária: tens que ter uma conta em Itália, deixas o correspondente a 1 ano de renda congelado na conta (não lhe podes tocar), pagas juros sobre esse dinheiro e o proprietário da casa tem acesso a esse dinheiro caso tu faltes ao pagamento ou simplesmente te atrases. Cá eles são mesmo muito desconfiados, principalmente tratando-se de estrangeiros. Mesmo eu que quase que passo por italiano vi-me aflito para superar todas as burocracias que eles exigiram. Para além desta garantia, a maior parte dos senhorios (mas não todos) ainda exigem a declaração de rendimentos do ano anterior. Como eu, no ano anterior, não tive rendimentos, todas essas casas eu tive que pôr de parte. Foi por isso que eu cheguei cá em Janeiro e só em Março arranjei casa. Para qualquer aluguer ou compra que fizeres, eles exigem o código fiscal, mas isso é mais fácil de obter, pelo menos para os italianos, para os estrangeiros não sei, tenho que me informar. Vais ter que te habituar, Itália é o país das burocracias. Na verdade, o maior problema que eu defrontei quando vim para cá, foi que, para alugar casa tinha que ter garantia bancária, para ter garantia bancária tenho de ter conta em Itália, para ter conta tenho de ter um endereço onde vivo, e para ter o endereço tenho que ter conta... No dia em que me dei conta disso fiquei desesperado! " alguem pode comentar e dar umas dicas? vai ser tao dificil assim? olhei varios imoveis para alugar nesse site www.casa.it mas sera que vou ter tantas dificuldades assim? partindo do ponto que vou ter permisso. id="quote">id="quote"> Caio, tudo bem? Cara, é dificil, mas nem tanto... Pra alugar um apartamento na Italia o que precisa, de verdade, é pagar uma "caparra", tres meses de aluguel que tu dà para o proprietario, mas que, em teoria, quando tu devolver o apartamento em bom estado pra ele, tu recebe de volta. Alem do mais, se tu for alugar o apartamento por uma imobiliaria, tambem tem que pagar, pra imobiliaria, o equivalente a um mes de aluguel. Entao, na hora de fechar o contrato, tu tem que ter disponivel o equivalente a 5 alugueis (um pra imobiliaria, tres pra "caparra" e um que é o adiantamento do primeiro mes). Alem disso, disponibiliza ai uma grana pra religar agua, luz, gas e lixo. Essas taxas variam de cidade pra cidade. Ficam em torno de: agua (80 euros), luz (100 euros), gas (100 euros), lixo (80 euros). E, pra terminar, ainda tem que pagar o registro do contrato, mais ou menos uns 100 euros. Mas, atençao, toda esa grana sò vale quando tu for fazer o contrato atraves de uma imobiliaria, tudo dentro da lei. O que a maioria das pessoas fazem é comprar os jornais (ver classificados) ou pesquisar nos murais de pequenos supermercados, telefonicas ou outros lugares frequentados por extracomunitarios, pra achar alugueis que sao oferecidos diretos pelos proprietarios, sem intermedio de imobiliarias. Nesses acordos diretos com os proprietarios, nao precisa pagar o valor da imobiliaria, nao precisa pagar "religaçao" de luz, agua, lixo e gas e, muitas vezes, nao precisa pagar 3 meses de caparra (as vezes sò dois, um ou até nenhum)... è tudo uma questao de entrar num acordo com o proprietario (claro que falar bem italiano é essencial pra isso), nao esquecendo que ele tambem esta ganhando por alugar o seu apartamento sem o intermedio da imobiliaria (afinal, o proprietario tambem paga uma taxa pra imobiliaria alugar o apartamento dele). Ah, isso tudo vale pra aluguel de apartamento, ok? Aluguel de quartos é bem mais facil e muito, mas muito mais economico...
Membros Dalabarba Postado Agosto 2, 2005 Membros Postado Agosto 2, 2005 bem, vou precisar de algumas informações!! finalmente chegou as certidões da italia do bisavô de minha esposa. mas como a maioria dos casos (acho eu) existem alguns erros nos sobrenomes! como devo proceder a partir de agora? a quem devemos recorrer para solucionar esses problemas? bjos e abraços!!
Membros mborto Postado Agosto 2, 2005 Membros Postado Agosto 2, 2005 Olá, pessoal. A poucos dias alguém mencinou aqui a possibilidade da exigência de um diploma em curso de italiano, por parte de quem deseja obter a cidadania italiana. Alguém pode dar alguma informação atualizada? Obrigado.
Membros paraopelo Postado Agosto 2, 2005 Membros Postado Agosto 2, 2005 Olá Pessoal! Estou com uma pequena dúvida. Meu tataravô, o imigrante, casou no Brasil em 1905, porém só no religioso. Como é após 1889, eles não são obrigados aceitar isso. Alguém sabe se eles aceitam o documento do religioso, se não aceitam ou se tem algum procedimento aqui no Brasil pra contornar isso? Aguardo resposta Fernando email: paraopelo@gmail.com
Membros fabioorkut Postado Agosto 3, 2005 Membros Postado Agosto 3, 2005 quote:Originally posted by Caiom pretendo alugar alguma coisa no interior da Italia. Pretendo ficar em Perugia pois os cursos de italiano e as coisas sao mais baratas do que roma outra outra cidade grande. Queria ter uma ideia de preço no primeiro mes vou com minha esposa entao preciso de um pouco mais de espaço! depois do 1 mes posso ficar num quartinho mesmo! pela net achei esses: http://search.casa.it/se1/s4-2.aspx?inparam=2^1^11^54^54039^OA^100^450^^^^^^^^CIT^c^^^^ mas nao faco a minima ideia se viu conseguir aluga-los, se sao bons ou se sao caros ou baratos. id="quote">id="quote"> Oi, Caio Tenta esse site: www.affitto.it ... os alugueis de apartamentos na Italia giram em torno de 450/500 euros, as vezes se conseguem alguns apartamentos na periferia ou nas pequenas cidades por atè 350 (menos que isso, desconfie)... Claro que esses preços nao valem pras grandes cidades como Roma e Milano... um aluguel na cidade de Milano custa em média 900 euros... pra alugar quartos, fica mais barato, mas nao sei te precisar o preço (mas acho que em média 200 euros)... Outra coisa: tu nao vai conseguir alugar nada por apenas um mes e depois trocar de apartamento... os contratos de alugueis na Italia sao feitos para 4 anos, e se tu quiser sair antes desses 4 anos, tem que dar um aviso de 3 ou 6 meses, dependendo do que estiver estipulado no contrato... Claro que essa regra nao vale se for pra cidades turisticas, onde tu pode alugar apartamentos por semanas ou dias, mas em Perugia, pra onde tu quer ir, acho dificil encontrar essa modalidade de aluguel...
Membros Giu Postado Agosto 3, 2005 Membros Postado Agosto 3, 2005 Inicialmente parabéns pelo fórum, realmente muito esclarecedor. Tenho uma dúvida que acredito não ter visto neste fórum sobre união civil, aí vai. Sou filho de italiano, ja tenho a cidadania e no final de setembro estarei me mudando pra itália de mala e cuia, juntamente com a minha esposa. Ao que pude verificar no consulado de SP, basta que eu leve a certidao de casamento,a tradução juramentada e cópias de tudo, para que o registro seja avalizado e posteriormente as informações sejam enviadas à Itália. Segundo a pessoa do consulado minha esposa requisitará (já na Itália) o permesso de soggiorno e com isso poderá permanecer na Itália comigo sem maiores problemas. Pergunta 1 : É realmente só isso ? Pergunta 2 : Ela terá o direito de trabalhar na Itália. Poderia esclarecer estas dúvidas no consulado se não fossem tão burocráticos. Desde já agradeço qquer ajuda. Abraços Giu
Membros de Honra Dri Parra Postado Agosto 4, 2005 Membros de Honra Postado Agosto 4, 2005 Giu, Vou te dar a minha opiniao pessoal, baseada nas minhas experiências aqui na Alemanha. Venha você primeiro. Alugue um lugar para ficar, melhor um quarto e arrume um emprego. Quando tiver grana para o caucao de um ap e todas as demais despesas, aí sim sua esposa vem, recebe o permesso di famiglia e pode procurar um emprego. O motivo pelo qual acho que no comeco você deve vir sozinho é simples: No comeco se está gastando em euros o que se ganhou em reais, e o dinheiro vai embora!!! É tudo caro e sendo só um pessoa gastando, a dispensa é pela metade, concorda? Como disse, essa é minha opiniao pessoal, eu faria assim, mas cada um é cada um. Boa sorte, Dri.
Membros giborduchi Postado Agosto 4, 2005 Membros Postado Agosto 4, 2005 Oi Rodrigo! Ja estou na Europa ha 10 meses e no final de agosto irei pra Salerno ou Trento (a decisao nao depende apenas de mim), pra iniciar meu processo. Ja tenho todas as certidoes em ordem e tenho a mesma duvida do Don Juan: -Sou bisneta de italianos e os descendenetes do irmao do meu avo obtiveram a cidadania em um processo realizado no Brasil (a certidao do meu avo ficou na pasta do Consulado de Sao Paulo). Portanto, meu caso seria de inclusao e teoricamente eu nao necessitaria a certidao do meu bisavo, certo? Em relacao a negativa de naturalizacao (acompanhei toda a polemica...), preventivamente tenho uma (original sem traducao), mas como requerente consta minha mae, sera que vale? -O processo de inclusao eh mais rapido ou eh a mesma coisa? -E a ultima pergunta: alguem sabe me falar alguma coisa sobre SALERNO ou TRENTO? Vai ser um tiro no escuro... Obrigada Giseli
Membros fabioorkut Postado Agosto 4, 2005 Membros Postado Agosto 4, 2005 quote:Originally posted by Giu Inicialmente parabéns pelo fórum, realmente muito esclarecedor. Tenho uma dúvida que acredito não ter visto neste fórum sobre união civil, aí vai. Sou filho de italiano, ja tenho a cidadania e no final de setembro estarei me mudando pra itália de mala e cuia, juntamente com a minha esposa. Ao que pude verificar no consulado de SP, basta que eu leve a certidao de casamento,a tradução juramentada e cópias de tudo, para que o registro seja avalizado e posteriormente as informações sejam enviadas à Itália. Segundo a pessoa do consulado minha esposa requisitará (já na Itália) o permesso de soggiorno e com isso poderá permanecer na Itália comigo sem maiores problemas. Pergunta 1 : É realmente só isso ? Pergunta 2 : Ela terá o direito de trabalhar na Itália. Poderia esclarecer estas dúvidas no consulado se não fossem tão burocráticos. Desde já agradeço qquer ajuda. Abraços Giu id="quote">id="quote"> Giu, viemos pra Italia na mesma situaçao que a tua (minha esposa tinha cidadania italiana e eu nao)... o pessoal do consulado me orientou da mesma forma que tu... fiz exatamente o que eles disseram pra ti fazer... cheguei na italia, peguei o permesso de turismo, e uma semana antes de acabar a validade do permesso de turismo, passei na questura, pra eles marcarem o appuntamento pra eu entregar os documentos solicitados e ganhar o permesso de soggiorno definitivo, que te permite trabalhar e viver legalmente na Italia... sò que na hora de marcar o appuntamento, SURPRESA, o pessoal da embaixada no Brasil "esqueceu" de dizer que a questura marca o appuntamento pra até UM ANO depois... Ou seja, fiquei quase um ano, ja tendo todos os documentos necessarios pra fazer o permesso, sem poder trabalhar... e é isso que vai acontecer com a tua esposa... tu, claro, vai poder trabalhar sem problema... alias, essa tatica da Dri parece ser a mais sensata... tu vem antes, e pede o ricongiugimento familiar, tua mulher vem depois e faz o ricongiugimento familiar... mas atencao: pra fazer permesso de famiglia por ricongiungimento tambem tem que marcaro appuntamento... sò nao sei te dizer qual o prazo medio deste appuntamento (pode ser o mesmo UM ANO ou pode ser menos)...
Membros carlaps Postado Agosto 5, 2005 Membros Postado Agosto 5, 2005 Oi, Pessoal! Em primeiro ligar queria dar os parabens pela qualidade e precisao das info trocadas aqui. Meu avo paterno é de Oderzo, Provincia de Treviso, e já tenho td retificado, só falta traduzir, legalizar e juntar varios Euros... Minhas pergs sao: 1- Alguem tem alguma informaçao sobre o naipe dessa cidade (Oderzo) e sobre a eficiencia da sua Comune (pq pensei em ir pra lá mesmo)? 2-Como provo q "fixei residencia"? Posso alugar um quarto baratissimo e furreca e sair viajando ou isso sempre representa jogar mta grana fora? Muito obrigada pela atencao, Carla.
Posts Recomendados