Membros Carlos Dotta Postado Abril 17, 2007 Membros Postado Abril 17, 2007 Oi elis.com!!! Tudo bem aí? Bom, espero que sim... Estou com uma dúvida... tu conseguiu dar entrada ao "Attesa Riacquisto Cittadinanza"????? Em quanto tempo saiu? Bom, como estou quase que de malas prontas e ainda tenhos algumas dúvidas gostaria de saber como as coisas realmente estão procedendo por aí na Itália. Obrigado e aguardando ancioso!!!
Membros Umberto Cerasoli Postado Abril 26, 2007 Membros Postado Abril 26, 2007 Alguém sabe como ficou afinal o texto aprovado do PL? Ele resolve o vazio jurídico? O que eu sei é que com base na lei aprovada o Consulado aqui de SP está bloqueando a legalização de todas as certidões (mandaram inclusive que eu fosse retirar a documentação entregue). Alguém sabe como está a situação? Abaixo o informe do Consulado de SP, justificando sua posição. Alguém que está na Itália não quer me contratar temporariamente não? Ainda mais esta... A situação está vergonhosa, pois a meu ver, estão fazendo de tudo para impedir a entrada de aspirantes a cidadãos na Itália! A promulgação do Decreto-Lei n. 10 de 15 de fevereiro de 2007, normativa publicada no Diário Oficial n. 38 na mesma data, modifica a precedente disciplina da imigração e da condição do estrangeiro na Itália. Com base em tal normativa, tornaria-se portanto inaplicável a Circular do Ministéiro do Interior n. 28/2002, que sanciona a obrigação do Comune de proceder à inscrição em seus próprios registros dos descendentes de cidadãos italianos que possuem uma válida permissão de estadia, independente da "duração da mesma" e da finalidade para a qual é concedida. De fato, concretamente, os estrangeiros que se encontram na Itália por motivos de turismo não podem mais obter a permissão de estadia por fins de reconstrução da cidadania. No aguardo da conversão em Lei do Decreto-Lei n. 10/2007 e de eventuais novas instruções, o Ministério do Exterior informa portanto àqueles que estão interessados em obter o reconhecimento da cidadania diretamente na Itália que não será possível apresentar pedido de inscrição nos registros do Comune italiano, a não ser para os que ingressam na Itália com visto consular válido superior a três meses. Em atuação de tal indicação, este Consulado Geral suspende portanto, em via cautelar e com efeito imediato, a legalização de documentos para o reconhecimento da cidadania na Itália, com ressalva para aqueles que ingressam com visto superior a três meses. Essa medida visa a zelar os cidadãos brasileiros de origem italiana, que já se dirigiram a este Consulado lamentando a não obtenção da permissão de estadia na Itália e, conseqüentemente, a recusa dos oficiais do Comune do completamento de pedidos para o reconhecimento da cidadania.
Membros Fred222 Postado Abril 28, 2007 Membros Postado Abril 28, 2007 me disseram q se vc tiver um esquema de trabalho la vc pode ir tranquilamente e pedir para seu empregador te dar alguns documentos comprovando que esta trabalhando.dai vc enviaria p o Brasil e p consulado..eles sao obrigados a ceder um documento regularizando vc com visto de trabalho..que vc levaria na questura
Membros elis.com Postado Abril 30, 2007 Membros Postado Abril 30, 2007 Oi elis.com!!! Tudo bem aí? Bom, espero que sim... Estou com uma dúvida... tu conseguiu dar entrada ao "Attesa Riacquisto Cittadinanza"????? Em quanto tempo saiu? Bom, como estou quase que de malas prontas e ainda tenhos algumas dúvidas gostaria de saber como as coisas realmente estão procedendo por aí na Itália. Obrigado e aguardando ancioso!!! Ciao!!! Eu estou aqui desde fevereiro,e tres dias depois mudaram-se as leis.Tive que correr atras de informaçao,pois aqui é cada um por si e Deus pra todos...Bom,depois de fazer permesso de turismo que hj nao vale mais fui na comune e com todos od documentos necessarios pra fazer a cidadania o senhor responsavel pela anagrafe ou seja que faz a cidadania me deu uma carta dizendo que eu era neta de italiano e que pela lei tenho direito a cidadania e que posso haver o permesso de atesa de cidadania.Porem tenho que esperar chegar esse permesso.E nao sei quando vai chegarMas eu posso trabalhar legalmente ,a comune faz uma carta e pede pra prefeitura dar um permesso de trabalho,mais ou menos assim....as coisas aqui mudam muito rapido....e temos que ficar atentos sempre.Nao sei onde vc esta,mas se pretende vir pra Italia se informe,pois ja ouvi muitas coisas que mudaram a respeito de fazer documentos aqui na Italia.Enfim,tudo muito dificil,mas no fim vitoria pois temos o direito. Um abraço e boa sorte.Elis.com
Membros Myla Postado Maio 19, 2007 Membros Postado Maio 19, 2007 Oi Elis! Eu e meu marido tambèm estamos na Italia e ja enviamos o pedido do permesso per attesa di cittadinanza mas nao recebemos.Estamos aqui desde fevereiro e vimos que vc conseguiu um papel que o comune deu para vc poder trabalhar. Gostariamos de saber como se faz para pedir este papel ou como se chama. Como vc conseguiu? Precisamos muito trabalhar (ou pelo menos um de nos dois) para podermos continuar aqui. Aguardamos resposta. Abraço Myla
Membros de Honra Rod.Mar Postado Junho 18, 2007 Membros de Honra Postado Junho 18, 2007 Ola a Todos... Estou de volta ... Se meu vizinho nao resolver me bloquear na net, pois estou pegando o sinal dele ... heheh bom.... vai demorar um pouco para eu colocar aqui tudo o que vi sobre cidadania nos ultimos meses, e ja adianto que nao sei tudo, que tudo esta mudando a cada semana (como disse nossa colega ai de cima) e que cada comune esta trabalhando de uma forma!!! A Teoria continua a mesma, vc faz um permesso quando chega na Italia, faz a residencia e pede o reconhecimento da sua cidadania .... O problema esta bem ai no começo, Qual Permesso pedir, ja que o de Turismo ja nao serve mais para nada, pois ele simplesmente virou um recido da Posta Italiana (Correios daqui). Entao a alternativa è ir no comune e requerer a Carta de Juris Sanguinis para poder pedir o permesso di Attesa a Citadinanza direto (que da o direito a trabalhar). Acontece que tem umas variaveis ai no meio, como disse, tudo depende dos comunes .... Tem comune que esta dando esta carta de Juris Sanguinis, vc leva seus documentos la, a pessoa analisa (na hora ou marca para vc voltar outro dia), te da a carta e vc pede o permesso na Posta ... Na hora te dao uma "recivuta" que alguns comunes ja estao aceitando para pedir a residencia. tem outros comunes que nao te dao a carta Juris Sanguinis, eles te dao uma carta "semelhante", dizendo que vc tem o direito a cidadania, e que vc esta ja morando naquele comune, pedindo assim que o permesso seja dado!!! Claro, existem os comunes que so aceitam fazer a residencia depois que o permesso chega!! Vou citar como exemplo o rapaz que mora aqui no apto. ele requereu o Permesso na Posta dia 18 de dezembro de 2006, no dia 15 de maio de 2007 a questura enviou um sms para ele marcando um "apuntamento" para ele comparecer na questura para fazer a "fotosegnalizazione" (que è tirar fotos e digitais) ... ele foi la, fez tudo e marcaram para ele voltar la e pegar o permesso (que agora parece um cartao de credito) depois de dois meses, ou seja, no final de julho de 2007. A sorte è que ele esta fazendo em um destes comunes que aceitou requerer a residencia so com a recivuta da Posta. Bom galera è isto ... ao poucos vou lendo o forum e vendo o que ja foi repondido (provavelmente isto q eu escrevi tb ja tenha sido discutido) Um abraço a Todos é bom estar de volta!!
Membros Umberto Cerasoli Postado Junho 18, 2007 Membros Postado Junho 18, 2007 Matéria do www.oriund.net Cidadania Italiana: extinção do soggiorno não é mais problema Sexta-Feira - 15/06/2007 O Ministério do Interior da Itália, divulgou, na última quarta-feira (13), a Circular Nº 32, de 13/06/2007, autorizando que o recibo de declaração feito na questura passe a ser utilizado na Inscrição Anagrafica, para fins do reconhecimento da cidadania italiana “jure sanguinis”. Sendo assim, dá-se por encerrada a situação decorrente da extinção do permesso soggiorno turismo, instrumento legal, até então, utilizado pelos requerentes da cidadania diretamente na Itália para o registro de residência. A partir de agora, bastará o recibo de declaração na questura para, com ele, encaminhar o registro de residência na Itália e dar prosseguimento ao processo de reconhecimento da cidadania. O protocolo emitido na questura consentirá, assim como era com o permesso di soggiorno turismo, a permanência legal do estrangeiro na Itália por um período de até 03 meses. No link, abaixo, o texto da Circular. Leia, também, outras informações na seção Cidadania Italiana do site Oriundi. http://www.oriundi.net/files/circolarediscendenti.doc
Membros Umberto Cerasoli Postado Junho 18, 2007 Membros Postado Junho 18, 2007 Veja o roteiro que uma amiga fez com o passo a passo para quem vai dar entrada na cidadania direto na itália, com todas as circulares e o que é preciso saber, muito bom! http://cidadaniaitaliana.ath.cx/index.php/Roteiro
Membros Mauricio_Scotton Postado Julho 18, 2007 Membros Postado Julho 18, 2007 Ola pessoal!! Bom, Pessoal, eu preciso saber como eu poderia conseguir uma certidão de nascimento do meu bisavô, que é da itália... eu sei todas as informações... Datas, Locais, Pais, e ETC... Só preciso saber como conseguir esta certidão... Depois disso eu termino tudo que precisa... Já tenho todas as datas, é só buscar os documentos e Trocar alguns nomes! Bom bom Obrigado galera! Um forte abraço! Ciao
Membros emb Postado Julho 20, 2007 Membros Postado Julho 20, 2007 Olá Pessoal, Estou indo pra a Italia em Outubro, presciso de dicas de onde ficar, e como obter a carta de ospitalita, se alguém tiver indo no mesmo perído e estiver interessado em dividir despesas e fazer a cidadania juntos, entre em contato. eder.boaretti@hotmail.com
Posts Recomendados