Membros enir13 Postado Dezembro 1, 2006 Membros Postado Dezembro 1, 2006 Oi pessoal. Estou indo para a Itália dia 28 de janeiro. Pretendo ficar uma semana em Milão para tirar o permesso de Soggiorno e depois ir para Treviso. Estou com todos os documentos prontíssimos, até com o xerox para a documentação do soggiorno.'ALGUÉM SABE COMO ESTÁ FUNCIONANDO EM TREVISO? TÁ DEMORANDO MUITO? ALGUÉM INDICARIA ALGUM OUTRO? MINHA FAMÍLIA É DE MANSUÉ (PROVINCIA DE TREVISO). ALGUÉM VAI ESTAR ESSA ÉPOCA POR LÁ??? Abraços e parabéns por todas essas dicas. Espero colaborar quando estiver por lá. Abraços Ola, eu estou em Treviso, vc tem que vir preparado para esperar uns 6 meses, tambèm deve ter um lugar pra morar, alguèm que te receba, te de uma carta de hospitalidade sò pra garantir, depois è sò esperar... Pro pessoal de Milano sei naum, deve estar lotado...
Membros DBaggio Postado Dezembro 1, 2006 Membros Postado Dezembro 1, 2006 Salve Mochileiros ! Estando na Italia faz dois meses (desde o final de setembro) em busca do reconhecimento de minha cidadania, retribuo as muitas informações que consegui nesse fórum publicando aqui um resumo de como andou e esta andando minha pratica: Como muitos, decidi pedir o permesso de turismo em Milano, onde em geral sai no mesmo dia... Repetindo o que já foi dito antes, os documentos necessários são: a “ricevuta” (nota fiscal) do albergue da juventude; o comprovante de meios financeiros (serviram as copias de uma carta de crédito francesa e outra brasileira); a passagem de volta (no meu caso era de volta pra França, onde moro; o funcionario que me recebeu nao entendeu bem como não tinha passagem pro Brasil e perguntou se estava na Italia pra tirar a cidadania; respondi que não e ele acabou me dando o permesso; entretanto, um amigo na mesma situação teve que voltar no dia seguinte com uma passagem de volta para o Brasil... ou seja: loteria); o comprovante de entrada no territorio italiano ha menos de 8 dias (me serviu a passagem de trem, sem carimbo no passaporte que eu não tinha...) o atestado de seguro social italiano ;fotos formato tessera (acho que são quatro, mas não lembro com certeza...). Essa primeira etapa é simples, apesar de cansativa. Falar um pouco de Italiano e, sobretudo, entender é muito importante. Conheci muitos brasileiros durante os dias que estive em Milão, tanto no albergue como na fila da Questura. Fiquei impressionado de ver tantos brasucas que além de não falar nada de italiano não tinham a menor idéia da pratica de cidadania nem dos vistos, mas entendi como tantos “agentes” cobram uma fortuna por coisas que são gratuitas como, por exemplo, fixar a residência em um Comune ! A fila na Questura começa a se formar as 11h00 da noite do dia anterior; as sete/sete e meia começam a receber todo o mundo; pra quem quer tirar o permessso de turismo eles dão uma senha pra voltar as 14h (da tempo de voltar pro albergue tomar café da manhã...); cheguei umas 4h da matina e consegui numa boa pegar a senha pra voltar as duas; o único problema é vir do albergue até a questura (com mais dois brasucas eu peguei um taxi, que custa uns 12 euros ; mas tem tambem um onibus que começa umas 3h30)... Com meu permeso de turismo na mão vim pra o albergue da juventude de Padova; demorei uns dez dias até encontrar uma casa em um comune vizinho; tive sorte porque não precisei gastar com as formalidades: ligar a luz, o gas, pagar o imposto do lixo e do contrato de aluguel... Com mais dois amigos alugamos uma casa sem contrato (mas tive que fazer a carta de hospitalidade – que é um documento exigido pelo estado italiano pra lutar contra o terrorismo! – e a “comunicazione di cessione di fabbricato” – que é um documento dizendo que o proprietario cede o apt ou casa). Duas semanas depois da minha chegada em Milano (ou seja, meio de outubro) pedi minha residência no pequeno Comune onde estou; o vigile (policial municipal), passou alguns dias depois. Demorei mais duas semanas (final de outubro) pra conseguir dar entrada no meu pedido de reconhecimento da cidadania; essa foi a pior parte da pratica, pois o funcionario do anagrafe do comune nunca tinha ouvido falar na possibilidade de reconhecimento da cidadania a descendentes de cidadãos italianos. Ele demorou um certo tempo até aceitar se informar, e sempre dizia que isso demoraria meses e tal... Acabei encontrando na internet um formulario do comune de Bologna pra pedidos de reconhecimento da cidadania por descendencia; modifiquei o nome do Comune e entreguei pra ele... No começo de novembro o funcionario em questão mandou o fax pro consulado de São Paulo pedindo o atestado de não renuncia a cidadania italiana... (um dos meus amigos vem de Minas, onde o consulado esta entregando diretamente ao interessado esse documento; no meio do mes de novembro o prefeito (sindaco) assinou o documento reconhecendo sua cidadania e ele ja esta voltando para o Brasil...). O próximo passo foi pegar o documento atestando que havia entrado com o pedido de cidadania e ir pra Padova pedir o permesso “Attesa Cittadinanza” (pra quem vier até Padova, esse permesso deve ser pedido na questura principal, Via Chiara; tem que chegar umas 8h da manha e esperar o policial chamar todos que ja tem hora marcada; no dia que fui, consegui dar entrada so 12h!). Em três semanas ficou pronto o permesso “attesa”; atualmente (dois meses depois da minha chegada) estou esperando a bendita “nao renuncia” do consulado de SP... É isso... Abraços e auguri a tutti !!! dbaggio.
Membros luizhbedin Postado Dezembro 7, 2006 Membros Postado Dezembro 7, 2006 Olá DBaggio, Esto indo no ano que vem para a Itália para fazer o meu processo de reconhecimento de cidadania, eu sou de sao paulo, mas tenho possibilidadade de ir para BH para pedir a carta de nao renuncia, minha dúvida é: Eu pedindo este documento aqui eu preciso mandar legalizar no consulado?? ou mandar traduzir junto com os outros documentos ou é só pegar aqui e levar junto com os outros documentos (que já estarao traduzidos e legalizados pelo consulado)?? Sei que este documento ajuda muito na valocidade do processo, por isso quero me adiantar no máximo que puder daqui do Brasil. Valeu, e boa sorte com seu processo!!
Membros falcon2006 Postado Dezembro 12, 2006 Membros Postado Dezembro 12, 2006 Atençao: N vou ser muito especifico, porém a partir de ontem 11/12/2006, aqui na Italia (ou pelo menos em Torino) o pedido de permesso é feito através da posta, n tem mais aquele negocio de sms etc... Devo me informar melhor depois escrevo mais...
Membros DBaggio Postado Dezembro 13, 2006 Membros Postado Dezembro 13, 2006 ola luizhbedin, se vc puder pegar a "não renuncia" em BH otimo, vai sim adiantar tua pratica na Italia; se entendi bem vc vai legalizar teus documentos em SP e pedir a "nao renuncia" em BH; é possivel fazer isso ? senao, nao precisa legalizar a "nao renuncia" pois ela ja vem em italiano... abraços Dbaggio
Membros falcon2006 Postado Dezembro 13, 2006 Membros Postado Dezembro 13, 2006 confirmando o que eu disse, hà varios sites que falam sobre essa mudança no pedido de permesso. Uma delas é uma taxa de 60 euros... Um roubo né... Um dos sites que achei sobre isso é este... http://www.amisnet.org/it/5224 N procurei direito, porem esses sites abaixo tb devem falar algo... Eu li a noticia ontem 12/12/2006 em um jornal gratuito aqui de Torino chamado CITY. www.city.it www.leggo.it
Membros luizhbedin Postado Dezembro 14, 2006 Membros Postado Dezembro 14, 2006 alguma informação sobre esta carta? Por favor, quem tiver alguma informação poste aqui ! Valeu galera.. abraço
Membros dgallo Postado Dezembro 26, 2006 Membros Postado Dezembro 26, 2006 Galera, o permesso agora eh solicitado na posta (correio). http://www.poste.it/azienda/ufficipostali/eli2/soggiorno/index.shtml O link acima explica tudo e o valor eh da marca da bollo 14.62 mais 30.00.
Membros marcela k. Postado Dezembro 26, 2006 Membros Postado Dezembro 26, 2006 Ola, tambem quero tentar retribuir um pouco o tanto de informacoes que peguei no forum. Estou na Italia desde meio de outubro. Ja passei por quase todas as etapas, agora so estou aguardando a resposta do Brasil. O fax foi enviado ha 1 mes atras. Quando cheguei tive um problema pra fazer o permesso, pois chegando na Europa, minha conexao foi em Paris, ninguem carimbou o meu passaporte. O oficial ate olhou, mas nao me fizeram nenhuma pergunta, nada. Nao me preocupei, pq achei que daria pra comprovar a minha entrada pela passagem, mas isso nao aconteceu. O que tive que fazer, ir ate a Suica e pegar o bendito carimbo. Detalhe que eu tive que pedir para os oficiais, pq mais uma vez eu ia passar batido!!! Eh um detalhe pequeno... agumas questuras exigem, outras nao, mas por via das duvidas... nao saiam da imigracao sem esse carimbo. Pode complicar um pouquinho a vida de voces. A minha permesso demorou 15 dias pra ficar pronta, nao me pediram a passagem de volta para o Brasil, e o resto sao os documentos que ja estao no forum. Agora tudo vai mudar um pouco, ja que o correio que vai ser o responsavel em encaminhar todo o processo pra questura. Fazer o Codice Fiscale eh muito simples. Eh so ir na Agenzia Delle Entrate, apresentar passaporte, permesso di turismo (o protocolo tambem serve) e formulario preenchido (que voce encontra la mesmo). O numero ja sai na hora, e o cartao eh enviado pelo correio. O meu demorou 1 mes para chegar. Como varias pessoas ja falaram, falar italiano eh fundamental, e eu tive bastante dificuldade em encontrar residencia. Muita gente pode nao concordar comigo, mas baseando na minha experiencia, soh venham para a Italia sozinhos, se falarem muito bem italiano, e tiverem uma boa grana disponivel. Se nao, eu ainda indico contratarem o trabalho de uma consultoria. O custo/beneficio pode ser muito melhor!!!! Bom, eh isso, assim que tiver a minha pratica finalizada (o que se Deus quiser, vai acontecer logo!!!), falo com vcs de novo! Feliz Natal!!!
Membros rafaelcarletto Postado Dezembro 26, 2006 Membros Postado Dezembro 26, 2006 Oi amigos, tudo bem? Gostaria que me tirassem uma dúvida? Que é a non rinuncia? é a mesma coisa que a negativa de naturalização que é pedida em Brasilia? Obrigado!
Posts Recomendados