Membros elis.com Postado Setembro 29, 2006 Membros Postado Setembro 29, 2006 Oi pessoas que estão querendo ir prá Itália...........SEGURO SAÚDE-IMPORTÂNTE!! Usufruí de um direito que temos e nem todo mundo sabe.Podemos fazer um seguro saúde antes de ir pra Itália. É simples demais e o governo Brasileiro jamais divulgou! É assim :Vc tem que ter pago ou pagar agora três parcelas do INSS. Ir até o Ministério da Saúde mais próximo e fazer o requerimento,que em alguns dias fica pronto(leve duas cópias de seus documentos,passaporte,carteira de trabalho se tiver,cópia do pagamento de três últimas parcelas do INSS,identidade,título,tudo) Procure o setor : Previdência Social Internacional. Esse seguro é um direito dos Brasileiros assegurado num acordo que a Itália fez com o Brasil que se chama IB2. Com esse documento vc na Itália vai até o ULSS(assistência de saúde na Itália),da região que vc mora e solicita a sua Tessera Sanitaria(que é uma carteirinha de saúde).Eles vão dar pra vc uma guia até que a Tessera fique pronta.E é valido por três meses. Vc não paga nada lá,pode se consultar quando quiser,no médico da sua cidade,comprar remédios a 2 euros cada caixa,independente do remédio,pode ser hospitalizado,internado,qualquer coisa....E mais guardando as notas fiscais,ao retornar ao Brasil ou enviar pra um parente as notinhas,vc tem o direito de ser reembolsado das despesas médicas no próprio ministério de saúde. E isso é importânte no momento de ir na Questura pra pedir o visto de Turismo,pois eles vão exigir que vc faça um seguro saúde de no mínimo uns 30.000euros(valor do seguro e não valor a ser pago) entre outros documentos. E afinal de contas se temos o direito,então vamos ser cidadãos brasileiros antes de italianos!!! Essa lei foi assinada por Castelo Branco se não me engano!!!Olhem no site do Ministério das Relações Exteriores Do Brasil e vejam quantos acordos têm o Brasil com Itália.
Membros thiago_suppa Postado Outubro 4, 2006 Membros Postado Outubro 4, 2006 por favor, esclareçam essa minha dúvida... comecei a reunir toda a minha documentação no final de 2004. tenhos todas as certidões em mãos, com firma reconhecida e tradução feita. OK. agora na hora de legalizar, a atendente de uma agência consular (que fica em Poços de Caldas - MG) vem me dizer que NÃO PODE mandar legalizar meus documentos pq passou da "data de validade para o processo na Italia", que segundo ela é de 6 meses. em 6 meses vc tem que pedir a certidão no cartório, reconhecer firma, traduzir e legalizar. é mole? na hora não sabia se ria da cara dela ou se mandava a bastarda p/ aquele lugar... enfim... alguém sabe algo sobre esse absurdo? *PS. é uma coisa um tanto contraditória, já que só a fila para legalização em SP é de 9 meses. então na fila os documentos já teriam perdido sua "validade".
Membros Priscila Almeida Prestes Postado Outubro 5, 2006 Membros Postado Outubro 5, 2006 Estou com todos meus documentos legalizados e pretendo ir em Janeiro mas estou com certas duvidas, sabado vou comprar a passagem e gostaria de saber se eu comprar para 3 meses não terei problema na alfandega, pois a mulher da agência me aconselhou marcar a volta de um mês e que depois eu posso remarcar a data da volta, mas minha duvida é se eu comprar a passagem de um mês eu terei problema para tirar o permesso de soggiorno e se eu comprar com retorno de três meses me preocupo com a alfandega, gostaria de saber se na alfandega eles irão me perguntar pq 3 meses quem souber me responder eu agradeço.
Membros MARCOS VENICIO Postado Outubro 5, 2006 Membros Postado Outubro 5, 2006 bem... conheci um ragazzo brasiliano em Milao que me disse que levou 2 semanas pra legalizar em Minas Gerais. Acho que esse lance de ficar procurando agencia consular e vice-consulado é friagem... Para Priscila: Por favor leia todas as paginas do forum. Ja abordei esse assunto antes. Esse povo de agencia de viagem nao entende bulhufas de estadia na Italia... O que interessa pra tirar o permesso di soggiorno é a carta di ospitalità e mostrar grana ou carto de credito na mao. Em Verona, por exemplo, a questura exige que voce abra uma conta no banco e apresente uma "fidejussione bancaria" (se le fideiussione).
Membros dgallo Postado Outubro 18, 2006 Membros Postado Outubro 18, 2006 Fala galera. Bom, estou na italia faz um pouco mais de uma semana e vou falar sobre o permesso di soggiorno. Fiz em Milano, com carta de ospitalita, das pessoas que encontrei na fila ninguem estava fazendo com comprovante de hotel ou albergue entao nao sei como esta. Bem, cheguei na fila as 4hs da manha e ja tinha umas 25 pessoas, inclusive brasileiros guardando lugar (por alguns euros). Recomendam chegar a partir das 3hs. A questura abriu as 7h30 e comecaram a distribuir as senhas. Sao 60 por dia, se tiver mais gente na fila fica para o dia seguinte. Peguei a senha e voltei as 14hs. Fui atendido as 15hs, como ja falo um pouco italiano nao tive problemas com o atendimento, o cara nao foi uma simpatia, mas educado, longe de tudo que ja tinha ouvido falarem mal. Percebi q os outros dois atendentes tambem eram educados. Retirei o permesso perto das 16hs. Veio com o divieto di lavoro e residenza. Ah, uma dica, na via turati 3 existe uma agencia de turismo que faz a polizza sanitaria por 67 euros por 3 meses. Todas os 4 brasileiros que estavam la conseguiram, menos um, que nao levou cartao internacional. O atendente o aconselhou a fazer um deposito em conta (nao sei se na italia, nao entrei em detalhes) e levar um comprovante que ele liberava o permesso. Enfim, è isso. Simples mas chatinho, uma friaca na fila. E prestem atencao q sempre tem gente tentando furar fila. Abs Daniel
Membros MARCOS VENICIO Postado Outubro 19, 2006 Membros Postado Outubro 19, 2006 Saudações a todos. Só passei por aqui pra dar um alô pra vocês. Consegui fazer a cidadania italiana "anch'io"!!! Saiu super rápido porque trouxe todos os papéis do Brasil. Agradecimentos ao povo que me ajudou, principalmente o Rodrigo Momente, que me deu muitas dicas quando da minha chegada. Abraços a todos e boa sorte!!!
Membros dgallo Postado Outubro 20, 2006 Membros Postado Outubro 20, 2006 Parabens Marcos, Estou saindo de milano para outra cidade, onde vou comecar a pratica. Depois pretendo voltar a Milano, podiamos nos encontrar, tambem queria conhecer o Rodrigo. Talvez um aperitivo, happy hour italiano. rs... Bom, vou mandar meu fone por msg privada. Abs Daniel
Membros thiago_suppa Postado Outubro 20, 2006 Membros Postado Outubro 20, 2006 (editado) MARCOS VENICIO tanti auguri!!! olha, saiu rápido mesmo... mas esse rápido foi exatamente qto tempo? outra coisa... vc tbm já levou a non rinuncia do Brasil? Editado Outubro 23, 2006 por Visitante
Membros MARCOS VENICIO Postado Outubro 22, 2006 Membros Postado Outubro 22, 2006 Iniciei minha residencia em 12/09/2006 e o processo terminou em 18/10/2006. Trouxe o "certificato di non rinuncia" em maos, sim.
Membros marcela k. Postado Outubro 22, 2006 Membros Postado Outubro 22, 2006 Oi, Marcos Primeiro, parabens pela tua cidadania!!! Deixa eu te perguntar uma coisa. Sei que fez o teu permesso em Padova. Pra isso, vc apresentou as recivutas de albergue, hotel, ou alguma declaracao junto??? To com essa duvida, e vou fazer o meu permesso na terca feira. Outra coisa, onde vc conseguiu pegar esse certificado de non-rinuncia??? Tentei me informar a respeito no brasil, mas nao consegui nada... Obrigada. um abraco Marcela
Posts Recomendados