Membros MARCOS VENICIO Postado Setembro 8, 2006 Membros Postado Setembro 8, 2006 Para locs1 Amigo, entre esse pessoal das agências de turismo, assim como muitas outras empresas de prestação de serviço no Brasil, tem muito incompetente em se tratando de Europa. Sem desmerecer os bons, mas tem muito picareta por aí. Antes de sair do Brasil passei numa agência de turismo onde eu morava e, pasme, sequer tinham ouvido falar no tal "permesso di soggiorno". Não sabiam os procedimentos básicos que se deve tomar aqui dentro da Europa. O único carimbo que vem no passaporte é o da data de entrada no Espaço Schengen (se não sabe o que é, pesquise na net, pois é importante ter noção disso). No meu caso, como eu comprei passagem com uma empresa holandesa, tive que fazer conexão em Amsterdam. Foi lá na Holanda que carimbaram o meu passaporte. Se o teu vôo vem direto para a Itália, vão fazer a mesma coisa aqui. Agora, NÃO EXISTE ISSO DE CARIMBAR A DATA DA VOLTA NO PASSAPORTE. Caso fosse verdade, qual seria a finalidade do permesso di soggiorno? Essa era a dúvida que eu tinha antes de sair do Brasil e nem na agência de turismo sabiam. Me falaram a mesma coisa, que o meu passaporte seria carimbado com a data de validade de minha estadia, e que eu "devia comprar o tal do seguro-viagem porque daí os funcionários da alfândega vendo as etiquetas do seguro na bagagem não me barrariam na entrada". Blefe total. Repetindo: se o vôo é direto para a Itália, vão carimbar o passaporte na Itália. Se o vôo for para outro país do Espaço Schengen, é lá que será carimbado. Lá na Holanda o funcionário da imigração, um molecão de uns 22 anos que ficava dentro de uma cabine me disse em inglês: "Então vc vai para Milão" - "Sim, vou pegar minha cidadania italiana" - "Humm, fica mais fácil para viajar" - "Sim", respondi. Essa foi a pequena conversa, e carimbou meu passaporte na hora. Eles fazem esse controle das pessoas, mas não logo que vc desce do avião. Essa parte pega pessoas de várias nacionalidades. Portanto, não sei dizer se o cara saberia falar português, mas eles são obrigados por lei a ter um intérprete no aeroporto. Quando desci em Milão, na hora de passar do saguão onde se pega as malas para a parte de fora do aeroporto, o controle de imigração me parou, pediu meu passaporte e perguntou se eu estava entrando na Itália a passeio ou a trabalho. Respondi que tinha alguns amigos aqui e que gostaria de visitá-los, falando em italiano. Me liberou na hora. Taí ó, esse é o procedimento. Não acredite no que falam nas agências pq a maioria só entende de EUA e outros países anglo-saxões. Espero ter ajudado. Para Rodrigo: acho que achei algo. Abraços a todos.
Membros locs1 Postado Setembro 11, 2006 Membros Postado Setembro 11, 2006 MARCOS VENICIO! Muito obrigado pela sua ajuda, realmente esclareceu. Agora vou procurar saber o que é espaço Schengen. Obrigado mesmo.
Membros de Honra Rod.Mar Postado Setembro 12, 2006 Membros de Honra Postado Setembro 12, 2006 Ola Senhores!!! Volto a lembra.los que o Mochileiros.com è um forum gratuito que nao permite qualquer tipo de propaganda, seja para empresas ou pessoas fisicas!!! Abraços!
Membros MARCOS VENICIO Postado Setembro 12, 2006 Membros Postado Setembro 12, 2006 (editado) A quem interessar possa: Gracas a Deus meus apelos na internet foram ouvidos e sai da regiao do Veneto. Pra quem conseguiu algo por ai, OTIMO. Pra quem esta vindo sem ter contatos, como foi o meu caso, desaconselho. Vai gastar grana e perder tempo, como eu. Eu insisti em ficar no Veneto porque queria me reembolsar das despesas que tive, E QUE A REGIAO DO VENETO PAGA, desde que voce fixe a residencia em algum de seus comunes. Pra quem ainda nao sabe, existe uma lei regional do ano de 2003 que esclarece bem essa situacao. Pra quem é descendente, a lei favorece até a terceira geracao. Se voce nao acredita, acesse esse site: http://www.regione.veneto.it/Servizi+alla+Persona/Veneti+nel+Mondo/ Por favor, vasculhem todo o site. Ali tem toda a legislacao e circulares aplicativas (atos normativos inferiores) que especificam a aplicacao da lei. Quem conseguiu fazer a residencia, tem dois anos a contar da data da residencia para pedir o reembolso das despesas para o comune da regiao do veneto onde o fez, lembrando que deve ser a primeira residencia da pessoa, e na regiao do Veneto. Eu, por exemplo, me ferrei. Estou em outra, mas muito melhor e mais agil do que no Veneto. Entao, se voce ja fez residencia ou esta fazendo, guarde tudo quanto é comprovante de gastos, seja o que for. "Quod abundat non nocet", ja se dizia em latim. E por favor... METAM O FERRO NESSES COMUNES, e pecam o reembolso de suas despesas!!! O comune onde vc pede o reembolso nao pode xiar nem um pouquinho, pq no ano seguinte ele se reembolsa da regiao; é ela quem na verdade paga o reembolso das tuas despesas. Abracos a todos. Editado Setembro 13, 2006 por Visitante
Membros dgallo Postado Setembro 12, 2006 Membros Postado Setembro 12, 2006 fala galera, Utilizo este forum ha alguns meses para colher informações que já me ajudaram muito. Agora estou na reta final com tudo já traduzido, legalizado. Passagem comprada. enfim..... Depois de reler novamente vários tópicos fiquei com algumas dúvidas. Talvez até tenham sido esclarecidas antes, mas isoladamente. Se for possível gostaria que analisassem meu caso. Bateu um desespero na reta final. rs... Bom, vou dia 10 de outubro. vou enumerar as dúvidas para ficar mais fácil. 1 - No aeroporto, quando me perguntarem pq estou indo devo omitir a questão da cidadania ou não tem nada a ver? afinal os documentos estarão na mala. 2 - Permesso di sogiorno. É para pegar o de turismo certo, não devo comentar nada sobre a cidadania? Esse vai ser válido para o processo de cidadania? 3 - Vou chegar em Milão, tenho uma amiga que mora lá e que pode me receber por algumas semanas. Pensei em ficar na casa dela, inicialmente, e aproveitar e dar entrada no permesso di sogiorno, a dúvida é, posso dar entrada no permesso colocando o nome dela no atestado de residencia e depois dar entrada na cidadania em outra comune de outra região? ou seria melhor ficar em albergue mesmo? 4 - Para o permesso, a pessoa que me hospedará tem que ir pessoalmente junto comigo à questura? Muito obrigado. Daniel
Membros MARCOS VENICIO Postado Setembro 12, 2006 Membros Postado Setembro 12, 2006 1 - bem, depende do aeroporto. Acho que se for no aeroporto italiano é melhor nao tocar no assunto. Pra mim ele perguntou qual o objetivo da minha vinda, e eu disse que tinha alguns amigos na Italia e iria visita-los. Vc tem que mostrar firmeza quando fala; 2- quando fui fz o permesso di soggiorno em Padova a policial que me atendeu perguntou se era para a cidadania e eu confirmei. Ela foi muito simpatica e seguiu os procedimentos, pediu para que eu contasse o dinheiro e fez as outras coisas; esse permesso turistico vale sim para o processo de cidadania; 3- se vc tem uma amiga que esteja em situacao regular, ela pode assinar a carta di ospitalita pra vc. Agora, residencia é ooouuutra historia. Onde vc fizer a residencia vc tem q fz o processo de cidadania. Foi por isso que eu me ferrei. Fiquei procurando onde eu poderia fz a residencia; quando eu achava ia no comune pra ver se naum dava galho. Eram duas variantes, e sempre uma das duas dava problema. 4- Vou citar o meu caso: fomos no comune e pegamos um formulario para fazer a carta di ospitalita. Depois de preenchida, levamos novamente no comune (ou policia municipal, naum me lembro) para carimbar e depois fui sozinho na questura para dar entrada no permesso di soggiorno.
Membros dgallo Postado Setembro 12, 2006 Membros Postado Setembro 12, 2006 Fala Marcos, ogrigado pela resposta. O que não estou entendendo bem é o seguinte, vou tirar o permesso di sogiorno, ele me da direito a ficar na Italia legalmente. Agora, posso tirar o permesso, levando a nota do hotel/albergue em que estiver, depois com calma contatar outros amigos, por ex em torino e aí sim preencher a residencia e entrar com a documentação para reconhecimento da cidadania em torino? Minha dúvida maior é o quanto dependem o local do permesso, onde vou morar e onde vou requerer a cidadania. Obrigado Daniel Editando: Depois de ver mais algumas páginas percebi que o soggiorno não tem nada a ver com a residencia. Agora, para o permesso di sogiorno de turismo, ficando na casa da minha amiga e ela fazendo uma carta de hospitalidade ta tudo certo? Não é nesse momento que o vigile vai passar na casa dela e sim depois, correto?
Membros MARCOS VENICIO Postado Setembro 13, 2006 Membros Postado Setembro 13, 2006 O permesso di soggiorno turistico tem alguns aspectos meio controvertidos. Alguns dizem que o permesso expedido em Milao nao é aceito em alguns comunes. Particularmente, nao conheci ninguem que tenha passado por essa situacao. Talvez os mais experientes aqui do forum saibam de algo. Quanto ao lance de levar a nota do albergue/hotel pelo que sei em Milao eles expedem. Mas conheci uma pessoa aqui onde estou que teve problemas por la. Inclusive hoje ele viajou novamente para Milao para tentar resolver a parada. A carta de hospitalidade é necessaria so pro permesso di soggiorno, e em tese nao te obriga a fazer a residencia onde foi obtida. Eis o meu caso como exemplo: fiz o permesso em Padova e estou fora da regiao do Veneto. Em relacao a visita do vigile, isso se da quando voce fixa a residencia. "Residencia", no sentido estrito da palavra aqui significa informar onde voce mora, como se faz na declaracao do imposto de renda brasileira, que se for falsa da o maior rolo, processo na Justica Federal ai do Brasil e tudo mais. Em sintese é a mesma coisa por aqui, so que mais serio, porque passam pela casa da pessoa pra ter certeza de que é verdade. Bem, acho que temporariamente me despeco do forum. Agradeco particularmente ao Rodrigo Momente, que desde que eu estava no Brasil sempre tem ajudado, e me recebeu muito bem em Milao. Abracos a todos. Assim que eu tiver uma resposta definitiva aqui eu dou noticias. Até!...
Membros de Honra Rod.Mar Postado Setembro 14, 2006 Membros de Honra Postado Setembro 14, 2006 Ae Marcos!!! Nao deixe de mandar noticias, e sempre que possivel algumas dicas .... Foi um prazer te.lo conhecido, espero que possamos nos encontrar outras vezes para realmente tomar uma cerva gelada hehehehe Abraços
Membros dgallo Postado Setembro 14, 2006 Membros Postado Setembro 14, 2006 Valeu Marcos, começo a entender. Rodrigo, estou com dúvida com esses vário permessos!! - Se eu levar a carta de hospitalidade, pedir o permesso (Milano), devo pedir o turistico, caso me perguntem se é para cidadania devo dizer que não? O meu receio é pq só vou poder ficar na casa dessa minha amiga por uns 10 dias, no máximo. E não tenho intenção de morar em Milano, não quero que este permesso me "obrigue" a fixar residencia na casa dela, só pq ela está me fornecendo a carta de hospitalidade. Obrigado Daniel
Posts Recomendados