Ir para conteúdo

Arquivo - Cidadania Italiana - Procedimentos

Posts Recomendados

• Membros de Honra
Postado
Há muitos comuni que fazem isso? Ou é melhor fixar residência na Itália e pedir para alguém legalizar no Brasil e depois dar entrada?

Obrigado!

Carlos

Nao tem muitos comunes fazendo isto mais nao, pois eles perceberam a enrolaçao que è e estao "passando a bola" para o interessado ... ou seja, vc fixa residencia, pega o comprovante de residencia e envia tudo para o consulado .... Qualquer erro ou extravio è responsabilidade sua!!

Aconteceu com um conhecido, do comune enviar e a Posta Italiana perder os doc's!!!

Eu vou ser sincero ... Infelizmente nao da para confiar muito na Posta Italiana ... ja sei de 4 pessoas que perderam correspondencias (alguns nao eram documentos, apenas fotos e outras coisas enviadas para o Brasil .... mas perderam) ... Caso tenha q enviar, faça contaçao tb na DHL que è uma empresa privada como os correios, e è mais garantido!

Abraços

• Respostas 1.5k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

• Membros
Postado

DBaggio,

veja bem... suponhamos que vc tenha apenas 1 mês para voltar pra frança.

mas se vc comprovar que tem condições financeiras ou apresentar uma carta de hospitalidade, vc tbm tem o direito de permanecer legalmente na Italia. acho que uma coisa não tem nada a ver com a outra, concorda? (relação: visto francês/permanencia na italia)

provavelmente na hora de pegar o permesso eles vão se importar mais com a sua situação financeira doq esse problema da passagem e seu visto francês.

outro detalhe, espero que o rod.mar nos auxilie nessa:

mesmo que o permesso di soggiono vença seu prazo, se vc tiver feito a residência e der entrada na cidadania, vc pode trocá-lo pelo attesa. não pode?

• Membros
Postado

Valeu thiago_suppa, entendi teu ponto de vista. Obrigado pela resposta.

Quanto a questão de pedir o permesso "attesa" com o permesso turismo vencido, pelo o que eu li não pode não... pelo menos em teoria.

é isso, abraços.

• Membros
Postado

GALERA. ME DEEM UMA LUZ. SITUAÇÃO: ANTEPASSADO ITALIANO: TATARAVO MATERNO (BISAVÔ DO MEU AVO MATERNO). MEU AVO MATERNO JA CONSEGUIU A CIDADANIA NO CONSULADO EM POA EM 2001. (JA TEM IDENTIDADE, PASSAPORTE). EU ENCAMINHEI A MINHA, DA MINHA MAE (FILHA DELE) E DO MEU IRMAO EM 2002. E ATE AGORA NADA. ESTOU INDO EM DEZEMBRO P/ IT E NAO SEI O Q FAZER. O QUE ME INDICAM: FAÇO O PROCEDIMENTO PREVISTO NO CONSULADO PARA RECONHECIMENTO DE FILHO DIRETO DE CIDADÃO ITALIANO? É O CASO? ALGUEM SABE SE ISSO DEMORA? OU JUNTO TUDO DENOVO AS CERTIDÕES E VOU P/ IT ENCAMINHAR LÁ? GALERA, NAO SEI O QUE FAZER...

• Membros
Postado

Ola pessoal.

Meu bisavô era italiano e no Brasil nao temos quase nada de documentacao dele. E pra ajudar registraram o nome errado no Brasil, na Italia é Casaburi e no Brasil virou Cassapula.

Alguém já foi a Napolis a procura de documentacao?

Meu pai já enviou uma carta pedindo a documentacao via Sao Paulo, mas pensei que indo diretamente seja mais rápido.

Aceito qualquer dica ou sugestao. Estou indo a Italia nessa sexta-feira e passarei uma semana por aí.

Muito obrigada desde já.

• Membros
Postado

Preciso tirar a cidadania, já tenho tudo pronto, legalizações, traduções tudo OK. Mas só posso ficar na Itália 1 mês o que posso fazer? Existe alguma possibilidade?

• Membros
Postado

danilofg01...

Pelo que sei é impossível, pois o procedimento demora em torno de 6 meses e você prescisa manter residência na itália nesse período, pois a questura pode passar p/ verificar....mas você tem todas as certidões traduzidas e legalizadas?????

• Membros
Postado

Não tenho certeza, me parece que se a pessoa que te hospedar disser que vc está lá e depois vc comparecer ao comune o processo continua... Alguém sabe disso?

• Membros
Postado

danilofg01....

Não tenho conhecimento disso. Parece que em alguns comune a questura nem passa...aí já não sei te dizer.....mas parece q tem uma questao do visto. quando vc inicia o processo de reconhecimento de cidadania, vc recebe o "permesso in atesa"....e se sair da italia...como volta depois? como turista? complicado, não sei o que te dizer...mas olha bem, se tu vais ficar 1 mes so na italia...é sinal que tu nao tens muita urgencia na cidadania...ja pensou na viabilidade de encaminhar o processo pelo consulado? é bem mais barato...se tu nao tens pressa.........

abraço!

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

• Criar Novo...