Ir para conteúdo

Arquivo - Cidadania Italiana - Procedimentos

Posts Recomendados

• Respostas 1.5k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

• Membros de Honra
Postado

Autor Mensagem

lucasataide

Enviada: 12 Jul 2006 02:01 Assunto: ...

--------------------------------------------------------------------------------

estou no processo de requerer a cidadania italiana, porem o numero de pessoas nas filas dos consulados e inacreditavel . . . ja estou nessa fila, mas tem 10000 pessoas na minha frente e o processo de analise da documentacao toma muito tempo, em outras palavras nem sei quando serei chamado. Provavelmente ate la alguma lei ja mudou com o intuito de dificultar o processo de obtencao da cidadania devido ao numero de pessoas requerendo . . . realmente pelo que ja tenho lido e estudado nao sei ate quando sera possivel ... mas vamos la ! Minha questao e em relacao se eu posso requerer a cidadania em um consulado de outro pais caso esteja morando la (digo, basta o comprovante de residencia?).

ja agradeco a ajuda

um abraco

Lucas

• Membros
Postado

Creio que requerer a cidadania italiana em consulado de outro país seja perda de tempo.

Raciocine: O consulado ou embaixada italiana desempenha o papel de braço do governo italiano nos países em que existem. Se teus documentos são do Brasil, terão obrigatoriamente que passar por um dos consulados italianos daqui ou pela Embaixada da Itália em Brasília para que eles verifiquem a autenticidade dos mesmos.

Não é à toa que verificam a autenticidade até da assinatura dos oficiais de registro civil que emitem as nossas certidões (o tal de "sinal de público" nas certidões) quando da legalização das mesmas junto ao consulado/embaixada.

Se você for para outro país, o tempo será logicamente maior do que se você fosse residir na própria Itália para fazer o processo. Isso porque o consulado desse outro país vai ter que se comunicar com o consulado da circunscrição em que você residia aqui no Brasil para verificar todos os dados, e depois começar a "via crucis" burocrática de enviar os documentos para a Itália e aguardar o retorno dos mesmos. Já pensou na demora?

Contudo, em se tratando de Itália, tudo é possível né, hehehe... :wink:

• Membros
Postado

certidão de nascimento do meu avó(massarossa) tirada em 1990

certidão de casamento do meu avó (viareggio) tirada 1995

certidão de obito 07/2006

certidão negativa de naturalização do meu avó. tirada 1990

certidao de nascimento meu pai 07/2006

certidao de casamento do meu pai 07/2006

certidão de nascimento minha 07/2006

reconheci firma tabeliao de notas capital

traduçao juramentada e reconhecida firma (jundiaí)

como faço para ter o visto do consulado agora????

agora e so ir para a italia??????

as datas de tiragem das certidoes ha problemas?????

tendo a certidao de negativa de naturalizacao ajuda o processo?????

devo tirar xerox e autenticar copia de segurança?????

• Membros
Postado

Vamos usar as palavras certas para você não ter problemas quando for pedir informações ao consulado.

Você não vai pedir "visto", mas sim vai fazer a LEGALIZAÇÃO dos seus documentos junto ao consulado.

Quanto às datas dos teus documentos, você tem que ligar no consulado italiano de São Paulo pra saber. Eu já ouvi dizer em validade de 6 meses para alguns documentos. Mas também já ouvi dizer que não tem nada a ver, que isso é história "pra boi dormir".

A Certidão Negativa de Naturalização é tão importante quanto qualquer outro documento no processo. Ela deve ser traduzida para o italiano e legalizada no consulado também, juntamente com as outras certidões. Como eu disse, ligue no consulado para saber sobre a data de expedição e eventual prazo de validade dessa certidão.

Por fim, tirar cópias não é necessário, pois toda a documentação deve ser apresentada nas vias originais. Mas se quiser...

Espero ter ajudado.

Abraços.

• Membros de Honra
Postado

Sei que o topico esta grande, mas, no começo dele tem muitas infos.

Basta ler o inicio, tem quase tudo ali, ai, as duvidas que ficarem postem aqui!!!!

Duvidas sobre roteiros de processo e documentos acho que ja foram bem discutidas!!

Outra .... è melhor mesmo fazer como o nosso amigo ai em cima falou, è melhor mesmo usarmos os termos Tecnicos para a pratica de reconhecimento da cidadania!!!

Normal trocarmos as palavras como:

- Visto ao invez de Permesso di Soggiorno

- Tirar cidadania ao invez de Requerer o Reconhecimento da Cidadania

Abraços!

• Membros de Honra
Postado

lucasataide

Enviada: 13 Jul 2006 22:01 Assunto: consulado BH

--------------------------------------------------------------------------------

Desde ja agradeço a sua ajuda Marcos Venicio e realmente concordo.

Alguém tem idéia de quanto tempo demora em média para ser chamado no consulado de Belo Horizonte? O mais impressionante é q eu já enviei vários e-mails para eles solicitando a atualização da lista de espera disponível na internet e ninguém responde. A impressão que fica é que eles não estão chamando o pessoal da fila . . . caso alguém tenha alguma info relevante a respeito disso favor retornar a msg.

abraços

• Membros
Postado

Pessoal, alguem já legalizou os documentos pela embaixada em Brasilia ? Eu moro no Mato Grosso e deveria legalizar os docs em São Paulo, mas fiquei sabendo que lá está demorando 6 meses. Como tenho parente em Brasília estou pensando em fazer por lá.

Alguem tem alguma idéia do tempo que está demorando pra legalizar os docs lá no DF ?

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

• Criar Novo...