Ir para conteúdo

Arquivo - Cidadania Italiana - Procedimentos

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Blz Faveri (ou alguém que possa ajudar)

Mas como devemos fazer: pedir o soggiorno turistico na questura, conseguir algum lugar para morar, depois disso pedir para alguém aqui do brasil tentar legalizar em curitiba??

Ou seja, podemos ir pra itália sem levar documento algum de somemente depois alguém nos enviar??

Outra coisa.. será que não é possível conseguir este "certificado ou certidão de NON RINUNCIA" antes de irmos pra itália (consulado de SP e CTBA)?

Obrigado

• Respostas 1.5k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

• Membros
Postado

Pessoal, tem uma coisa que eu ainda não entendi muito bem: eu chego na itália e primeiro peço o permesso di soggionrno turistico. Depois que eu fixar residência faço a richiesta de cittadinanza e troco o permesso pelo de attesa di cttadinanza. É isto? E aquela questão do prazo de 8 dias? Eu tenho que fazer esta troca antes dos 8 dias ou pode ser nos três meses que estiver valendo o permesso di soggiorno per turismo?? Fico preocupada de ter que chegar lá e precisar ter uma residência fixa em 8 dias. Ou eu é que não entendi bem?? Alguém pode me esclarecer?

• Membros
Postado

MAMMA MIA!!! Que confusão!!!

Ow povo! Desculpe o mau jeito, mas vocês não andaram lendo as páginas do fórum né. Mas td bem, antes de vocês lerem vou tentar ajudar um pouco:

1 - RESIDÊNCIA NA ITÁLIA para a legalização em Curitiba o certo é tentar contato com o consulado para saber como fazer prova da residência por lá. Não faça nada sem saber como eles querem.

2- Dicchiarazione di non rinuncia - esse documento é interno da administração italiana. Traduzindo: só é expedido pelo consulado a pedido do comune onde você der entrada no processo. Não adianta pedir no consulado porque eles não dão. Eu já tentei e foram bem claros quanto a isso.

3- Os 8 dias: Quando você chega na Itália, você tem 8 dias para procurar uma "questura" (delegacia polícia fed. italiana) para obter o "soggiorno" de turista. Depois você vai atrás do resto.

• Membros de Honra
Postado

Novamente!!

O Mborto tem razao galera!!

Sei que o Forum esta muito grande e tals ... muitas paginas e è dificil ficar lendo ... Mas, as primeira paginas tem muita info ultil e mastigada ... estas duvidas "iniciais" estao todas ali!!!

Abraços

• Membros
Postado

Obrigada pelo retorno! E vou dizer: já li umas duas vezes todas as páginas, mas isto ainda não tinha ficado muito claro para mim.... Depois então de conseguir esta declaração aí eu tenho o restante dos três meses do permesso turistico pra fazer a troca pelo di attesa di cittadinanza. Certo? Valeu!

• Membros
Postado

galera sei q ñ tem muito haver no topico,mais queria uma resposta acho de que tá na italia seria melhor.queria saber ce a escolha de primeiro ministro vai mudar alguma coisa em relaçao a nos descendentes em relação a requerer a cidadania?o que eles estão dizendo nas campanhas em relação a isso?

obrigado desde já...

matheus!!!

• Membros de Honra
Postado

Flama ... que declaraçao vc diz? de residencia??

è o seguinte:

Digamos que vc chegue na italia ... vc tem, por lei, o prazo de 8 dias para requerer o Permesso di Soggiorno Turistico, pois sem ele vc nao pode fazer nada alem de passear por aqui.

Depois que vc estiver com o permesso em Maos (O Permesso, e nao a Recivuta que algumas questuras dao), ai sim vc pode ir no comune e requerer a sua residencia. Depois que vc requereu a residencia no setor Anagrafe do comune o atendente vai te dizer quanto tempo +/- vai demorar para o Vigile passar na casa onde vc esta para confirmar sua residencia ... Vc espera o vigile ... depois que ele vier (uns dias depoois) vc volta no comune, no setor onde vc requereu a residencia, para confirmar se seu nome ja entrou no sistema. Se seu nome ja entrou ali, vc ja pede uma DECLARAçAO DE RESIDENCIA, com esta declaraçao vc vai no setor de Cittadini e faz o Requerimendo do Reconhecimento de sua Cidadania Italiana. Quando vc fizer este requerimento a pessoa vai te dar uma Recivuta (um recibo dizendo que vc deu entrada na pratica de reconhecimento de sua cidadania), ai com esta recivuta vc volta na questura (com os doc's exigidos) e pede a troca do permesso de turismo para o de Attesa a Cittadinanza.

é isso.

Ps.: Este è um roteirinho basico de como funciona na maioria dos comunes. Quero lembra.los que Nem Todos funcionam assim.

Ps2.: Aconselho a vc ir imediatamente na questura requerer o permesso, pois pode te faltar algum doc e expirar o tempo ... ai complica tudo!

• Membros
Postado

Rodrigo, agora sim!!! Pode ter certeza que este "roteiro" me ajudou bastante a esclarecer o processo... Uma última dúvida: no caso de eu ter o visto de estudante o meu prazo para fazer estas alterações, comprovação de residência, troca do permesso, etc, é a validade do meu visto, não os 90 dias do permesso turistico, correto?

Valeeeu!!! Abraço!!!!

• Membros de Honra
Postado

Uma coisinha ... Acima eu disse para ir logo na questura e requerer o permesso .. MMMAAASSSSS ... existem comunes (Como Treviso cidade), que se vc for no comune e fazer um "appuntamento" o permesso sai mais rapido ...

Ou seja, informe.se antes ...

Flama:

Sim, o prazo è do seu permesso .. se o seu permesso de estudante for de um ano, vc decide se vai trocar pelo de Attesa ou nao ... nao è obrigatorio .. o Importante è vc ter um permesso valido!!

A diferença è que o de Studio te da direito de trabalhar 20hs por semana, e o de attesa tempo integral!!

Abraço!

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

• Criar Novo...