Ir para conteúdo

Arquivo - Cidadania Italiana - Procedimentos

Posts Recomendados

• Respostas 1.5k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

• Membros
Postado

Ola pessoal! Primeiro gostaria de dizer q o pessoa esta sendo 10 em tirar as duvidas sobre a dupla cidadania, mto legal mesmo!

Bom, eu pretendo tirar minha dupla cidadania na italia, ja tenho todos os documentos legais aqui no brasil. Gostaria de saber, se tem uma cidade q seja mais rapida o processo para obter a cidadania? Meu bisa era de Aieta, na provincia de Consenza, na calabria...eu nao conheco a cidade, mais parece ser pequena...seria mais rapido obter a dupla cidadania em cidades pequenas, como a do meu bisa, ou seria melhor ir para grandes capitais, como Roma? Agradecido, Pedro.

• Membros
Postado

Olá, sei que ja venho postando algumas perguntas sem respostas, Rodrigo momente, me ajude

estou querendo legalizar meu diploma da faculdade, acontece que não descobri, com e encontrar uma informação pedida pelo consulado

ESta frase

" Confirmação da validade do diploma/histórico junto à Faculdade, através de pedido fornecido por este Consulado Geral: imprimir os dois formulários diploma/histórico (estas confirmações não necessitam de firma reconhecida nem de tradução)"

como consigo isso?^

POr favor venho colaborando com todos

• Membros
Postado

ledomingos,

Você já tentou falar com o consulado a respeito disso? Procure informações diretamente lá, porque são poucos os que têm experiência pra te dizer como se faz. Vou te falar o que eu fiz em Curitiba.

Seguindo instruções do "setor cultural" do consulado (quando vc ligar pro consulado peça para eles transferirem a ligação para esse setor), eu fui atrás do histórico escolar do 2º grau no colégio onde me formei, depois tive que ir no núcleo estadual de educação para obter um carimbo de validade do histórico, depois no cartório para reconhecer a assinatura da diretora do colégio que expediu o histórico, depois reconhecer a assinatura da pessoa que apôs o carimbo do núcleo de educação.

Com relação à documentação da faculdade, tive que pedir a emissão de um histórico escolar junto à instituição na qual estudei, e depois reconhecer firma do responsável pela emissão junto ao cartório. O mesmo tive que fazer com rel. ao diploma - reconhecer a firma do reitor, NO PRÓPRIO DIPLOMA (alguns ficam com pena de colocar o carimbo e selo do cartório no próprio diploma, mas o consulado exigiu. Mas fica tudo no verso).

Depois de fazer tuuuudo isso, vc envia para o tradutor juramentado ou patronato e faz a tradução de tudo. Depois de pronto, envia para o consulado para que eles emitam uma "dicchiarazione di valore" e aponham o carimbo deles em todos os documentos (inclusive no diploma também, hehehe...), e daí tive que viajar até Curitiba só pra assinar um livro de protocolos. A informação que eu tive no dia em que fui lá, é que tudo tem que ser feito através do consulado. Se você vai para a Itália, quando vc tratar com a universidade de lá, automaticamente vc e a universidade terão que se comunicar com o setor cultural do consulado aqui.

Você retira toda a documentação no dia em que vai assinar o livro.

Não postei nada antes pq me parece que o consulado de São Paulo exige algumas coisas diferentes do de Curitiba, e pensei que não fosse ajudar muito.

Abraços e buona fortuna!!!!

• Membros
Postado

Puts cidadania italiana nem me falem, nossa a minha nem saiu mas nem tenho pressa nao to precisando.. mas da minha familia nossa deu muito problema mas tbm saiu dentro de um ano e 2 meses mais ou menos, ocorreram muitos problemas na italia, por exemplo as leis de la ki mudam toda hora, vc leva uma coisa eles pedem outra vc leva a outra e eles pedem a outra coisa.. um saco... mas pra quem estiver indo tirar a cidadania, vao va sem todos e mais documentos, completos e sem nenhum erro pois isso eh muito importante, o nosso processo atrasou uns 5 meses simplesmente por causa de um numero errado... bom... mas tudo acabou bem mas ki foi um saco foi eita lugarzinho complicado igual a italia.. puts.. mas isso aew... fuis

• Membros
Postado

por acaso alguém pode me ajudar a esclarecer uma coisa?

tipo, TODOS os documentos TÊM que ter a data de 6 meses de emissão para que tenham validade na italia ou isso é papo furado?

• Membros
Postado

RAWPUNK

já passei pelo mesmo dilema - e no final entendi que os documentos depois de legalizados é que tem validade de 6 meses - quanto a validade das certidoes ninguem me deu uma resposta definitiva - atéporque na italia eles não conhecem algo como resposta definitiva é tudo relativo - então informe-se junto ao comune que irá encaminhar - mas creio que não tem validade.

• Membros
Postado

muito obrigado!

quote:Originally posted by crtrad

RAWPUNK

já passei pelo mesmo dilema - e no final entendi que os documentos depois de legalizados é que tem validade de 6 meses - quanto a validade das certidoes ninguem me deu uma resposta definitiva - atéporque na italia eles não conhecem algo como resposta definitiva é tudo relativo - então informe-se junto ao comune que irá encaminhar - mas creio que não tem validade.

id="quote">
id="quote">
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

• Criar Novo...