Ir para conteúdo

BOLÍVIA out/nov 2012 Roteiro - E algumas dúvidas...

italloconrado

Posts Recomendados

• Membros

Pessoal, primeiro post por aqui e primeiro mochilão.

Eu e um amigo decidimos fazer somente fazer Bolívia. Temos cerca de 20 dias para a viagem. A princípio a ideia era fazer Peru também... mas achamos que ia acabar ficando corrido e não íamos aproveitar direito .

O roteiro foi feito baseado em posts que li aqui no site e também por meio do guia que comprei (GUIA CRIATIVO PARA O VIAJANTE INDEPENDENTE).

Gostaria que vocês mais experientes dessem uma olhada e me informassem caso algo esteja errado ou qualquer outra coisa (idéias e sugestões também são muito bem vindas).

Ah os preços que eu estimei são sempre para duas pessoas e fiz conversão boliviano-real (4-1).

Vamos lá....

Goiânia - Campo Grande - Corumbá - Puerto Quijarro - Santa Cruz de La Sierra - Sucre – (Potosí ??)- Uyuni - Salar - Oruro (??) - La Paz - Copacabana – La Paz – Santa Cruz de La Sierra - Goiânia

Dia 23/10/12 (terça)

Voo Goiânia – Campo Grande

Passagem mais taxa de embarque : R$ 194,00

chega em Campo Grande às 00:00h

Dia 24/10/12 (quarta)

Táxi do aeroporto à rodoviária: R$ 25,00

Ônibus sai as 06:30 e chega em Corumbá as 13:30 – R$ 180,00

CORUMBÁ – Pegar táxi até a fronteira (entrar a pé mesmo)

PUERTO QUIJARRO – Tomar um táxi para estação de trens (táxi muito barato)

Procurar comprar as passagens do trem da morte para o dia (25/10/2012) será que eu consigo?????

A ideia é sair no trem classe Super Pullman às 16:00h (R$63,50)

Ficar hospedado em Puerto Quijarro (Hostel Tamengo)

Dia 25/10/12 (quinta)

PUERTO QUIJARRO – Às 16:00h partir para SANTA CRUZ DE LA SIERRA no trem da morte.

Chegada: 08:00h (26/10/12)

Dia 26/10/12 (sexta)

SANTA CRUZ DE LA SIERRA

Pegar um táxi para o centro e procurar o Hostel (El Turista) – R$30,00

Passear pela cidade – Feira da Cumave (comprar roupa de frio)

Dia 27/10/12 (sábado)

SANTA CRUZ DE LA SIERRA

Avião para Sucre – 9:55 chegando 12:30 (me parece que ele faz escala em Cochabamba, mas olhando o mapa parece ilógico.. ok) – R$71,50 cia BOA

SUCRE (domingo)

Pegar um táxi do aeroporto para o centro - almoçar

Ir para Estação de Ônibus.

Pegar ônibus para POTOSI ou para UYUNI (eis aqui uma dúvida amigos. Lendo aqui no mochileiros, vi que falaram muito bem das paisagens que o caminho pode trazer e etc... entretanto os horários de viagem não estão agradando. De acordo com o que pesquisei:

SUCRE-POTOSI (4h) + POTOSI-UYUNI (8h)

Já SUCRE-UYUNI direto (6h).

Vale a pena essas (6-7h) a mais de viagem???

Dia 28/10/12 (segunda)

UYUNI

Chegaremos entre 22 – 02h.

Ir para o Hostel (Avenida) R$25,00 – DORMIR

Passar o dia e já ver o passeio do Salar. Fechar com a Colque ou alguma outra que tiver uma boa referencia, ainda vamos ver mais relatos por aqui. O fato é que queremos pagar o mínimo possível hehehe.

Dia 29/10/12 (terça)

UYUNI

Se ainda não tiver fechado o passei fechar antes das 9:30h.

PASSEIO DE 3 dias pelo Salar... Saindo por volta das 10:30h.

SALAR DE UYUNI

Dia 30/10/12 (quarta)

SALAR DE UYUNI

Dia 31/10/12 (quinta)

SALAR DE UYUNI até às 18h.

Voltar para o Hostel dormir tomar banho etc...

Dia 01/11/12 (sexta)

UYUNI

Acordar cedo (10h)

Seguir para estação de ônibus e pegar para La Paz direto (Todo Turismo) R$30,00

Tempo de viagem: 13h

Aqui também fica uma dúvida. Será que compensa tomar o trem até Oruro???? (8h de viagem)

E de lá pegar para La Paz?

CHEGADA em La Paz (22-00h dependendo do trajeto de ida)

LA PAZ – Seguir para o Hostel (Loki)

Dia 02/11/12 (sábado)

LA PAZ

Conhecer a cidade, fechar passeio CHACALTAYA.

Dia 03/11/12 (domingo)

LA PAZ

Passeio (Será que tem o passeio mesmo sendo domingo... caso não tenha podemos fazer quando chegar de copacabana)

Fechar passeio Copacabana (ou esquematizar para ir por conta própria)

Dia 04/11/12

LA PAZ – Copacabana (ver se fecha com empresa ou vai por conta própria)

Hostel (Ambassador) R$40,00

Conhecer a cidade.

Dia 05/11/12

COPACABANA

Ilha do Sol passeio pela manhã

Retornar comprar a passagem para LA PAZ

Hostel

Dia 06/11/12

COPACABANA pegar o ônibus para LA PAZ

LA PAZ

Comprar a passagem de ônibus para SANTA CRUZ DE LA SIERRA – R$80,00 (18h de viagem)

Hostel

Passeio

Dia 07/11/12

LA PAZ – seguir para SANTA CRUZ DE LA SIERRA

Hostel

Dia 08/11/12 LIVRE

Na verdade esse dia extra está sendo deixado por precaução para qualquer eventualidade que possa acontecer, uma vez que a passagem de volta para Goiania já vai estar comprada.

Dia 09/11/12

LA PAZ – GOIANIA

É isso aí pessoal. Esse é o roteiro. Estamos ansiosos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Membros de Honra

Olá!

Sobre Potosí, acho essencial dar uma passada por lá. Se você vai viajar 20 dias só pela Bolívia suponho que queira conhecer bem o país (uma ótima escolha) e Potosí é uma das grandes cidades, tanto em tamanho quanto em importância histórica. Foi de lá que saiu a maior parte da prata da América, que hoje já acabou, mas a cidade depende ainda muito da mineração. A arquitetura do centro é toda em estilo colonial, apesar de ter outras mais bem preservadas em outros países. Não tem muitos pontos turísticos em si, mas é legal conhecer a Casa de la Moneda e dar uma volta nas ruas por ali. Pra isso 1 dia é suficiente. Se quiser conhecer as minas fique mais um dia, eu não fui.

O trajeto de Uyuni para La Paz acho mais interessante fazer noturno, dá tempo de chegar do salar e pegar o ônibus. Confirma isso nó tópico do Salar porque eu não fiz esse trecho, mas já vi outras pessoas falarem que pegaram no mesmo dia.

Em La Paz tem todos os passeios todos os dias, não se preocupe por ser domingo.

Copacabana nem pense em ir com a agência, vá por conta própria com certeza. Primeiro que por conta própria você vai aproveitar muito mais, segundo que nunca uma agência boliviana vai te oferecer tudo aquilo que prometeu na hora de fechar o negócio. Então para evitar surpresas evite as agências, no geral são picaretas profissionais (isso vale também para o Peru quando você for pra lá). Durma na Ilha do Sol! É uma das melhores coisas da Bolívia, não perca essa oportunidade. De preferência no lado norte, que não tem quase energia elétrica, ande na praia de noite e veja as estrelas.

Em La Paz, faça também o passeio a Tiwanaku, apesar das ruínas não serem lá grandes coisas, é um dos pontos mais importantes da história da América pré-colombiana, e um dos maiores povos que surgiram antes dos incas. Gostei mais do museu de lá do que do sítio em si, mas acho importante visitar. Tem também o downhill de Coroico que é bem popular.

Abs!

Link para o comentário

• Membros

Olá samantha. Obrigado pelas dicas.

Então Potosí vale a pena né? hehe acho que vou passar então um dia por lá para conhecer a cidade museus e etc.

Quanto a ida para La Paz direto do Salar achamos que vamos estar cansados demais e precisando de banho quente e uma cama mais adequada. kkkk Por isso nem cogitei partir direto. Melhor passar uma noite em Uyuni e seguir para La Paz no outro dia.

Mas ainda não sei se vamos fazer Uyuni-Oruro-La Paz OU Uyuni-La Paz. Vou dar uma olhada e ver as vantagens e desvantagens.

Ah valeu pelas dicas de Copacabana. Iremos por conta própria então. Mas acho que dormir na ilha sai mais caro (pelo que li por aqui) dai creio que vamos voltar pra Copacabana mesmo. E aproveitar a noite por lá... parece que é animada e tals.

Ah vou dar uma olhada aqui sobre as ruinas de Tiwanaku. Nosso tempo está bem folgado. :)

Obrigado pelas dicas e conselhos.

Ainda to com dúvidas sobre o trem. Se vamos conseguir as passagens para o dia seguinte (ou para o mesmo dia se der).

Link para o comentário

• Membros de Honra
Mas acho que dormir na ilha sai mais caro

Nada na Bolívia sai caro hahahahaha ::lol4::

Minha hospedagem na ilha custou 5 reais

Realmente agito noturno não tem, mas isso você vai ter em todas as outras cidades que vai passar, acho que vale a pena uma experiência diferente nesse caso. Mas gosto é gosto

Link para o comentário

• Membros

Ah então já tinha dado uma olhada no post da maria emilia sim. De lá que eu tirei essa feira que pretendo visitar para comprar os agasalhos.

Agora com relação ao TREM DA MORTE. Alguém aí pode dar uma luz??

Andei pesquisando aqui mesmo e vi os itinerários e também os preços, além do que cada classe oferece.

Entretanto não tem esclarecimento sobre a compra das passagens do trem. Será que consigo comprar para o outro dia??? Um grupo de amigos que foram em 2010 não conseguiram comprar e tiveram que ficar três dias em Porto Quijarro. Mas não é possível....

Tem como comprar antecipadamente pagando o preço justo??

Obrigado

e obrigado samantha pelos esclarecimentos dados até aqui.

pS: conversei com o meu amigo e ele insiste em não pararmos em Potosi. kkkkkkkkkkk

Por outro lado ficou bem animado com o passeio de Tiwanaku :D

Link para o comentário

• Membros

Aqui uma foto do itinerário do trem que o mauro postou no topico do trem da morte... parece que é recente e que estão valendo esses horários e valores. Resolvi trazer pra cá também para eu estruturar a minha ida.

Contando que eu chegue em Porto Quijarro na quarta por volta das 13:30, posso ir direto para Sta Cruz (se conseguir a passagem - mas acho dificil)

Já na quinta tem o trem que sai as 16:00h superPullman (era pra esse que eu queria comprar as passagens) ou um dia antes ou antecipadamente.

20120929221000.jpg

Link para o comentário

• 4 semanas depois...
  • Membros

Amanhã é o dia da viagem (ansioso).

Quero agradecer ao mochileiros.com pela grande ajuda na elaboração do roteiro.

Pra quem acompanhou por aqui (ainda que em silêncio kkkk ) tivemos algumas alterações de horários e passeios a serem feitos. Mas a rota permaneceu essa mesma que fiz na primeira postagem.

Quanto as minhas dúvidas. Decidimos não passar em Potosi. Seguir de Sucre direto pra Uyuni.

Com relação aos passeios de La Paz.. Adicionamos as ruínas e Tiwanaku e o Passeio de bicicleta pela Estrada da Morte (dowhill).

O trem da morte não consegui comprar a passagem antecipada. Entretanto, entrei em contato e soube que nessa época que estou indo que não é alta temporada, é tranquilo conseguir a passagem para o dia seguinte ou ainda para o mesmo dia na mão dos cambistas e também na bilheteria.

Hoje fiz o cambio de reais por dólares, R$2,09 no Banco do Brasil mesmo.

Outra coisa, consultei meu banco e descobri que não compensa utilizar serviço de crédito (as taxas são altíssimas), utilizar lá só o serviço de débito (ainda assim é caro). E para realizar saque, é cobrada uma taxa de R$12 por saque (um absuurdo).

No mais acho que tivemos alguma sorte na pré-viagem: promoção de passagem aérea, ônibus extra em Campo Grande (para não ficar 6 horas na rodoviária), mochilas muito boas em promoção (R$399 por R$99).

Agora é viajar.

Quando voltar vou fazer o relato da viagem por aqui.

Pra ajudar quem ainda tiver dúvidas e etc...

obrigado

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...