Ir para conteúdo

Peru-Bolívia-Chile out/nov de 2012 (!!!) - trajeto um pouco diferente (1o MOCHILÃO)

marcelapbraz

Posts Recomendados

• Membros

Gente,

andei pesquisando aqui os roteiros desta rota que é tão manjada por vcs, mas que, pra mim (primeira viagem sozinha, que é um mochilão também), parece um pouco assustadora. Acontece que não achei um roteiro igual ao meu, com esta ordem dos destinos (mas também não li todos os tópicos). De qualquer forma, gostaria da opinião de vocês nas três frentes: ordem/escolha das cidades, trajetos escolhidos e tempo em cada parada. Pra começar, eu parto e retorno de pontos distintos, pois vou de milhas. Os outros trajetos, mesmo se aéreos, serão pagos à parte.

Roteiro

22 e 23/10 - Lima

24 a 26/10 - Cusco

27 a 30/10 - Trilha Inca + Machu Picchu + Águas Calientes

31/10 - Cusco

1 e 2/11 - Arequipa

3/11 - Puno + Uros

4 e 5/11 - Copacabana

6 e 7/11 - Ilha do Sol

8 a 10/11 - La Paz

11/11 - La Paz/Ururo/Uyuni

12 a 15/11 - Salar de Uyuni

16 a 18/11 - Atacama

19 - Calama/Santiago/São Paulo

PROBLEMA: os únicos dias em que eu posso pegar os melhores trens de Ururo a Uyuni são terça e sexta ou quarta e domingo. Dia 9 é sexta e 11 é domingo. O ideal mesmo era pegar dia 10 pra fazer o trajeto e ficar um dia a menos em Copacabana, porque senão eu ficaria um dia a mais em La Paz (o que as pessoas não me recomendaram). Não sei o que fazer: corto o Pico Áustria e um dia de Copacabana e faço o melhor trajeto de trem (de dia, no dia 9), ou se eu faço como neste plano acima, com pouquíssimo tempo de Atacama. OU faço outro caminho pra Uyuni.

Dúvidas:

• De Lima pra Cusco, achei mais vantajoso pegar um avião, mas as tarifas são salgadas. Calculei R$ 350 reais sem a taxa de embarque. O Lonely Planet diz que, uma vez no país, daria pra pegar a tarifa dos nativos, 50% mais barata. Mas no site da LAN eles dizem que, se vc não é de lá, eles podem te impedir de embarcar e te obrigar a pagar mais 177 dólares. Alguém já tentou esse golpe? Será que o Lonely Planet se arriscaria a sugerir algo que possa dar errado, sem avisar?

De Cusco, devo ir primeiro para Arequipa ou Puno? Pra Puno, a viagem é mais curta, mas, depois, eu teria que "perder" seis horas a mais pra voltar pra Puno antes de ir a Copacabana

Me disseram que a melhor forma de ir de La Paz para Uyuni seria passando por Ururo, onde pego um trem, pois a viagem seria mais tranquila e muito bonita. O que vocês acham?

Pensando em deixar alguns dias de folga no roteiro, por não saber quanto os ônibus vão atrasar, fico apreensiva de Calama não ter voos suficientes. Seria muita loucura não fechar o voo de volta? O que vcs sugerem?

Trajetos

Lima-Cusco - avião: 1 hora e 20, US$ 171 (sem taxa de embarque)

Cusco-Machu Picchu - trilha inca: 4 dias, US$ 430 pela Xtreme Tourbulencia

Machu Picchu-Águas Calientes - ônibus: US$ 8 (não inclusos no pacote)

Águas Calientes-Cusco - trem: incluso no pacote

Cusco-Arequipa - ônibus: 10 horas, US$ 50 pela Cruz del Sur

Arequipa-Puno - ônibus: 6 horas, US$ 30 pela Cruz del Sur

Puno-Copacabana - ônibus: 3 horas e meia, US$ 11 pela Colectur (esse valor não tá correto, na verdade. E eu não achei a informação oficial da melhor empresa de ônibus ou de quanto tempo leva exatamente)

Copacabana-La Paz - ônibus: 3 horas e meia, US$ 5 pela Milton Tours ou Combi Tours

La Paz-Ururo - ônibus: 3 horas, US$ 3 (não achei o nome da empresa)

Ururo-Uyuni - trem: 7 horas, US$ 15 pela Expreso del Sur

Uyubi-Salar-São Pedro de Atacama - 4 dias, US$ 150 (as empresas indicadas que achei foram a Cordillera Tours e Estrella del Sur nos blogs da Lonely Planet)

São Pedro de Atacama-Calama - 1 hora, US$ 6 pela Buses Atacama 2000 ou Buses Frontera

Todos os preços foram arredondados pra cima, com a escolha do serviço mais caro no caso dos ônibus e do trem de Ururo a Uyuni (este, ainda assim, é muito barato!)

Dúvidas:

• Qual a melhor empresa de ônibus pra fazer o trajeto Puno-Copacabana e quais são as dificuldades desse trecho?

Que empresas vocês indicam para o trajeto pelo Salar de Uyuni?

Qual seria a melhor forma de eu voltar pra São Paulo?

Tempo em cada cidade

Lima: 2 dias (1 noite)

Cusco: 4 dias (3 noites)

Arequipa: 2 dias (2 noites)

Puno: 1 dia (1 noite)

Copacabana: ?

Isla del Sol: 2 dias (1 noite)

La Paz: 2 dias (1 noite)

Ururo: -

Uyuni: 1 dia (1 noite)

São Pedro de Atacama: ?

Dúvidas:

• Quantos dias ficar em Copacabana e São Pedro de Atacama?

2 dias são suficientes para conhecer La Paz em um dia, fazer o Pico Áustria em outro e conhecer Tihuanaco?

Agradeço se vcs puderem me ajudar, seria muito bom, já que é minha primeira grande viagem solita.

Beijo!

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Respostas 25
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

• Colaboradores

Olá, marcelapbraz!

Como o roteiro é bem diferente, não irei saber responder tudo. Mais fica com base, para uma pesquisa mais avançada. Ok?

Qual a melhor empresa de ônibus pra fazer o trajeto Puno-Copacabana e quais são as dificuldades desse trecho?

R: Fomos pela empresa "Titicaca". Nenhum luxo e nenhum problema. Não me recordo os valores, mais fico em torno de 15bs.

Que empresas vocês indicam para o trajeto pelo Salar de Uyuni?

R: ColqueTour. Também nenhum problema, 100 dolares o tour de 3 dias, mais 200bs pra entrar nas lagunas coloradas e se preferir mais 20bs pelo saco de dormir para duas noites. Não tenho do que reclamar.

Quantos dias ficar em Copacabana e São Pedro de Atacama?

R: Se possivél chegar em Copacabana e já ir para a isla del sol, último barco sai as 15:30. Curta o por do sol de lá, no dia seguinte atravesse a ilha. Trilha vale muito a pena, não chegamos a conhecer a cidade de Copacabana. Ai fica a sua escolha se fica um dia em Copacabana.

Atacama, depende do que irá fazer lá. Acho que 3 dias são suficientes. Lembrando que tudo é muito, mais muito caro mesmo. No meu caso ficamos somente 2 dois em Atacama, pois alguns tour tipo lagunas e geysers vimos tudo em Uyuni, claro tours diferente mais não teriamos aquela grande surpresa... Ou seja, descartamos e acabamos que fizemos só o Valle de la luna e sandbording. Que vale a pena.

2 dias são suficientes para conhecer La Paz em um dia, fazer o Pico Áustria em outro e conhecer Tihuanaco?

R: Primeiramente NÃO deixe de fazer o Pico Áustria, vale muita a pena.. muito mesmo! Fomos pesquisar Tihuanaco e pelas fotos que nos monstraram ficamos totalmente desanimados e assim ficamos por La Paz. E não se arrependemos. ::cool:::'>

As outras duas perguntas vou deixar em branco, pois não passamos por Ururo e pra voltar de Calama para SP não saberia te informar um trajeto mais "fácil".

Abraços.

Link para o comentário

• Membros

mandou muito umpdy! fiz um mochilao bem parecido em janeiro desse ano e concordo com tudo que vc disse!

unica diferença foi que fiz o passeio do salar e copacabana pela agencia PLATINUM, ao lado do hostel loki, e tambem nao tenho do que reclamar

sobre o atacama vc disse tudo! pra quem ja fez o passeio do salar é bastante repetitivo ver geiseres ou mais lagunas no deserto.. o sandboarding e valle da luna por si só ja valem a parada em san pedro.

sobre calama, passei por essa cidade somente como uma escala nos onibus.. é uma cidade grande, porem nao sei se há aeroporto internacional para voltar para SP direto.. sei que há muitos onibus CALAMA-SANTIAGO (a viagem é longa, acredito ser umas 22h, mas os preços nao sao caros e a estrada é boa) e CALAMA-ANTOFAGASTA.. vale a pena vc procurar passagens de avião pra sao paulo a partir dessas duas cidades tambem!

Link para o comentário

• Colaboradores

Pra isla não contratamos guia. Fizemos a trilha do lado sul para o norte, e voltamos. Aliás, voltamos depois de ser perder. rs Trilhas que era pra dar um total de 16km viraram uns 20km. ::tchann::

Passamos por Calama, a rodoviária de lá é minúsculo, a não ser se tiver outra. ::cool:::'>

Link para o comentário

• Membros

Ops, eu to tentando responder as mensagens específicas, mas fica indo pro perfil das pessoas. Então vou responder aqui embaixo:

_Umpdy: Ai meu deus, vc falou várias coisas que eu já tava pensando:

1. A trilha do lado norte pro lado sul: foi super recomendada por um amigo meu (que sofreu com a mochila das costas). Vc achou muito vazia? Porque eu vou viajar sozinha... se eu me perder, fodeu.

2. Eu tinha ACABADO de cortar o pico Áustria da viagem pra ter mais dias no Atacama e pra conseguir pegar o trem que eu preciso pra Uyuni. Vcs foram pra Uyuni como?

MUITO obrigada!

Pedro: vc tem razão, eu tenho que pegar um avião em Santiago. Antofagasta... vou procurar essa opção!

Outra coisa: será que é mesmo muito repetitivo fazer lagunas no Atacama? Vc ficou quantos dias?

Link para o comentário

• Colaboradores

Fizemos lado sul > lado norte > e voltamos para o lado sul! Agente se perdeu no lado norte, pedimos informação ele falou pra ir reto. Quando percebemos estavamos pisando em plantações. ::lol4:: Sendo assim, como voltamos... levamos só câmera e aguá.

Trilha é de 8km e vale a pena, e não corre risco de se perder, bem demarcado. Tirando a parte norte. ::lol4::

Fiz: Sta Cruz > Sucre > Potosí > Uyuni > Salar > Atacama... e assim foi, 26 dias!

Pico Austria, se tiver o preparo e folego, vale a pena! Depois desse 20km na isla, mesmo tantos dias em cidades alta, sentimos muuuuuuito altitude durante a trilha pro pico. Aquela sensação de não vou conseguir e ao mesmo tempo eu vou conseguir. Experiencia incrível, que até chegar em La Paz eu não conhecia, e agora recomento. (;

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...