Ir para conteúdo

Trabalhar no Exterior - Relato de Experiência

Ever

Posts Recomendados

• Membros de Honra
Postado

oi!

eu n pensei q comecar a escrever como au pair ia assustar tanto! foi mal! eu so tenho a intecao de contar com eh aqui, o q eu tenho q fazer e tal... n quis falar mal nem nada, so q eu me conheco e sei q qdo comeco a escrever me perco e posso passar o q to sentindo... e, principalmente esses dias to triste, com saudades de casa e tal!

dri, eu n acabei de chegar n! ja tem 4 meses! eu acho q o problema maior eh q ja morei nos eua c outro esquema e acaba q a gente sempre compara ne? eu comparo o salario, como morava, a cidade, os amigos... e p mim la foi sempre melhor!

o q ta me incomodando eh a cultura diferente mesmo, o jeito de pensar, agir e tal... morar na casa da familia eh q ta me incomodando... eh LOGICO q eu sabia q ia morar na casa da familia e q a cultura era diferente, mas n sabia q era tanta diferenca q isso ia me magoar tanto!

dri, eu sei os deveres e direitos de uma au pair sim! so q eh sempre complicado entrar em conflito toda hora por coisas pequenas q acontecem no correr dos dias, mas valeu a preocupacao e por passar o endereco onde eu posso ler e mostrar p a familia aqui caso a situacao fique critica!

bom, esse foi o ultimo post p falar q to c problemas, eu quero eh contar como fiz p conseguir chegar aqui e como eh a rotina pq algumas pessoas sempre me perguntam e mandam mensagens... so isso!

• Respostas 46
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

• Membros de Honra
Postado

bom... vou agora fazer o q eu tinha planejado!

qdo decidi aprender alemao tinha em mente vir p a alemanha atreves de convenio q a minha universidae tem c universidaes aqui! percebi, no curso, q so ia mesmo aprender essa lingua dificil se eu moreasse num pais q tivesse alemao como lingua materna! p mim a maneira mais em conta de vir p a alemanha era como au pair pq so teria q pagar a passagem aerea e n teria, teoricamente, gastos aqui com casa, comida e escola! depois de ser au pair eu voltaria por mais 1 ano atraves da universidade!

tomada a decisao, comecei a procurar na internet como isso funcionava, o q foi um pouco dificil pq so encontrava sobre os eua! mas achei um site em q eh possivel se inscrever e entrar em contato c as familias diretamente! me inscrevi e comecei a ler os perfis das familias la inscritas p com elas comecar a me comunicar!

meu segundo passo foi ligar p o consulado para saber DE VERDADE os requisitos para ser au pair pq em cada lugar q lia encontrava uma informacao dierente! fui informada dos documentos: carta-convite da familia e contrato, fotos, copia de passaporte e um teste de conhecimentos de alemao no goethe.

no goethe vc pede p fazer o teste p au pair e agenda o dia. nesse teste eu fiz 20 questoes objetivas de A,B,C, sendo 5 de interpretacao de texto e 15 de gramatica! olha so, vou ser sincera, n eh mto facil n, estuda antes p ve se vc tira uma nota legal. depois vc faz o teste oral p saber sua capacidade de comunicacao em alemao e o meu foi mto facil c perguntas do tipo: como eh seu nome? qual sua profissao? onde mora? qtos anos vc tem? o q vai fazer na alemanha? essas coisas bem basicas q quem fez pelo menos 1 semestre sabe responder! a pessoa q fez o teste comigo me deu o resultado na hora mas eles n te dao isso p vc levar no consulado, eles mandam por email qdo vc chega no consulado o papel do resultado eh impresso p anexar c os outros docts q vc leva.

• Membros de Honra
Postado

n sei se devo, mas vou colocar mesmo assim, o site q eu me inscrevi foi www.aupair-world.net. nesse site (depois descobri q existem varis outros, mas esse foi onde vi maior qtde de familias alemaes inscritas) vc se inscreve preenchendo 3 etapas de informacoes sobre vc, sua experiencia e uma carta direcionada as familias explicando o motivo de sua intencao de ir p a casa deles como au pair!

vc n precisa pagar p se cadastrar n, mas para entrar em contato com as familias pelo menos 1 das partes precisa ter pag a taxa cobrada pelo site. normalmente as familias pagam a taxa pq normalmente as au pairs nao pagam! hehehe

a fase mais emocionante eh a do contato com "milhoes" de familias! algumas sao otimas por email, outras te ligam s vc esperar e vc fica muda no telefone e outras vc ve logo q eh uma furada! eu acabei fechando com uma familia com 3 criancas: 8 e 5 anos e 8 meses qdo cheguei (agora ja tem 1 ano). ha tb familias c 1 crianca so, n se assustem, mas tb c mto mais eh o mias comum! a gente pensa q eh so brasileiro q tem mto filho... aiai! aqui na cidade q estou coisa ANORMAL eh ter SO 2!!!!! imaginem!

depois q a gente acerta c a familia, ela deve mandar uma carta-convite q eu ja falei e o contrato p vc ir no consulado tirar o visto. a familia pode fazer os documentos todos por ela mesma ou entao contratar uma empresa p fazer isso. a segunda opcao foi o q aconteceu comigo, mas eu n tive q pagar por isso n, foi decisao da familia pq, segundo a "mae", eh a certeza q os documentos estarao tds certos p o governo e c isso o processo andará mais rapido!

reunidos tds os documentos, teste feito... consulado... mas conto isso outro dia!

• Membros de Honra
Postado
quote:Originally posted by loremattos

oi!

eu n pensei q comecar a escrever como au pair ia assustar tanto! foi mal! eu so tenho a intecao de contar com eh aqui, o q eu tenho q fazer e tal... n quis falar mal nem nada, so q eu me conheco e sei q qdo comeco a escrever me perco e posso passar o q to sentindo... e, principalmente esses dias to triste, com saudades de casa e tal!

dri, eu n acabei de chegar n! ja tem 4 meses! eu acho q o problema maior eh q ja morei nos eua c outro esquema e acaba q a gente sempre compara ne? eu comparo o salario, como morava, a cidade, os amigos... e p mim la foi sempre melhor!

o q ta me incomodando eh a cultura diferente mesmo, o jeito de pensar, agir e tal... morar na casa da familia eh q ta me incomodando... eh LOGICO q eu sabia q ia morar na casa da familia e q a cultura era diferente, mas n sabia q era tanta diferenca q isso ia me magoar tanto!

dri, eu sei os deveres e direitos de uma au pair sim! so q eh sempre complicado entrar em conflito toda hora por coisas pequenas q acontecem no correr dos dias, mas valeu a preocupacao e por passar o endereco onde eu posso ler e mostrar p a familia aqui caso a situacao fique critica!

bom, esse foi o ultimo post p falar q to c problemas, eu quero eh contar como fiz p conseguir chegar aqui e como eh a rotina pq algumas pessoas sempre me perguntam e mandam mensagens... so isso!

id="quote">
id="quote">

O choque cultural é normal ainda mais para quem não é decendente de alemães ou não viveu isto antes...Eu tambem ja morei nos EUA e depois fui para a Alemanha...gostei mais da Alemanha...

Mas continue postando..

• Membros de Honra
Postado

eu sabia q o choque cultural ia acontecer, mas to preferindo eua... ja vivi isso antes mas parece q aqui eh mais intenso... talvez pq eu estou morando c uma familia alema, la nos eua n tava n! e vc jonas? morou sozinho , c amigos ou c familia alema?

hj n vou postar mais nada sobre ser au apir n pq etava em outros foruns e ficou tarde... fica p depois!

• Membros de Honra
Postado

Lore,

O que é exatamente que você nao gosta na cultura alemä? O fato deles serem diretos e sem rodeios? Talvez seja muito válido você relatar claramente as suas dificuldades.

Quando perguntei se você já conhecia as regras, foi justamente porque cada lugar tem suas regras. Aqui uma au pair nao ganha salário e sim mesada de 205 euros ( 260 a partir de 1 de janeiro de 2006). Tem um quarto só pra ela e seguro de saúde pago pela família. A au pair tem direito a 4 noites livres, 1 dia livre por semana, sendo que 1 vez ao mês esse dia tem que ser no fim de semana. A au pair tem a obligacao de cuidar da criancas por 30 horas por semana e fazer leves servicos de casa. O curso de alemao nao é obrigacao da família. O principal é isso.

Dri.

• Membros de Honra
Postado

A cultura alemã é muito comentada mesmo!!

Poucos dizem que se adaptaram facilmente!!!!

Realmente Lore, eu também gostaria que, se possivel, você descrevesse para nós suas dificuldades, assim as futuras Au-Pair´s (Nem sei se tem plural esta palavra .. hehehe) poderiam escolher melhor!!!

Bjos!

• Membros
Postado

Oi, gente!

A expressão "au pair" é francesa e tem plural, sim: au pairs. Mas a pronúncia é a mesma, no singular e no plural. :)

(Desculpem-me, é que eu estudo línguas, sempre acabo dando essas informações)

Lore, conta tudo pra gente! Você tem se sentido mal por que a família não te trata bem, com respeito? Ou é só saudade daqui, de se sentir em casa?

Vi no seu flog que você foi até Londres... Dá pra fazer muitas viagens durante o programa?

Beijocas!

• Membros de Honra
Postado
quote:Originally posted by Kretina

Oi, gente!

A expressão "au pair" é francesa e tem plural, sim: au pairs. Mas a pronúncia é a mesma, no singular e no plural. :)

(Desculpem-me, é que eu estudo línguas, sempre acabo dando essas informações)

id="quote">
id="quote">

Olá!!!

Valeu pela Dica!!!

E nem tem o que se desculpar ... eu pedi a informação!!!

Grazie Tante!

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

• Criar Novo...