Membros Luizgaps Postado Setembro 7, 2012 Membros Postado Setembro 7, 2012 Fala galera, sou novo aqui no fórum e como pretendo explorá-lo bastante para organizar minha viagem a Europa ano que vem, resolvi compartilhar minhas experiências pela América do Sul. Essa viagem eu fiz em dezembro de 2010/janeiro de 2011, saindo de Belo Horizonte com uma turma de 20 pessoas, divididas em 5 carros. Obs: Como ja faz um tempo que fiz essa viagem, não serei capaz de relatá-la com os mais perfeitos detalhes. No primeiro dia rodamos até Londrina, onde passamos a noite. No dia seguinte acordamos cedo para seguir viagem, atravessamos a fronteira Brasil/Argentina por Foz do Iguaçu e pernoitamos em Posadas, uma cidade bem barulhenta, às 3 horas da manhã as ruas ainda estavam bem movimentadas. Terceiro dia: deixamos Posadas e rodamos 1120 km até Salta, conhecida como "La Linda" pelos argentinos, onde ficamos durante 2 dias e passamos o Reveillon. Em Salta: fizemos um city tour com a empresa Silvia Magno Viajes y Turismo e andamos no teleférico da cidade. A vista do teleférico é muito bonita, em breve postarei fotos. Também fomos ao Shopping fazer "aquelas" compras, aproveitando os preços baixos, e fomos ao Museu de Antropologia de Salta, onde estão expostas 3 crianças congeladas, que foram sacrificadas e oferendadas a 6.730 metros de altitude, no topo do vulcão Llullaillaco, na época dos Incas. http://www.antropologico.gov.ar/ninos.htm - site do museu. No dia seguinte fomos a Cafayate, e no meio do caminho paramos para apreciar a "Garganta de Diablo" - "una secuencia de roca sedimentaria, compuesta por materiales que se acumularan durante mucho tiempo". Mais pra frente paramos em uma fazendinha repleta de lhamas, onde os donos deram alguns grãos para dar-mos a elas. Chegando em Cafayate apenas demos uma volta e almoçamos. É povoado de 12 mil habitantes, famoso por seus campos de vinhas. Retornamos a Salta e à noite curtimos a virada do ano do salão do hotel, porém nos recolhemos para nossos aposentos bem cedo, porque iríamos retornar às rodovias na manhã seguinte. 6º dia: Saímos cedo de Salta para seguir viagem pela maravilhosa estrada para San Pedro de Atacama (630 km). A estrada atravessa os andes, e na subida da cordilheira a estrada tem forma de "caracoles", muito bonita. No caminho chegamos a mais de 5 mil metros de altitude, devido ao ar rarefeito muitos da turma passaram mal ou ficaram tontos (meu caso). Uma menina que estava com a gente precisou inalar oxigênio daquelas bombas, na aduana argentina. Após passar pela aduana faltava pouco, logo ja avistamos o belíssimo vulcão Licancabur e outro que tem logo ao seu lado, mas não me lembro o nome. Chegando em San Pedro passamos pela aduana e seguimos para o hotel, o simpático Tulor - http://www.tulor.cl/es/ Deixamos as malas nos quartos e fomos andar pela rua principal e procurar um restaurante. Jantamos no restaurante Blanco - http://www.blancorestaurant.cl/ , estava muito cheio e nosso pedido demorou um pouco, mas comemos uma pizza saborosa. Nos dias seguintes nós sempre comíamos no Adobe - http://www.cafeadobe.cl/, muito bom restaurante. A rua Caracoles (a principal) tem inúmeras lojinhas de artesanato, todas com os mesmos produtos, mas bem bacanas, comprei 2 camisas com símbolos do império Inca. 7º dia: Todos acordamos incomodados com a baixíssima umidade do ar, nos dias seguintes coloquei toalhas molhadas do lado da cama antes de dormir pra ajudar. Tomamos café no hotel e fomos caminhando visitar o Patrimônio Arqueológico Pukara de Quitor, onde existem ruínas do império Inca. O Pukara fica no alto de um morro e la do alto tem uma bela vista. Esse foi o lugar onde ocorreu a batalha que resultou na conquista dos espanhóis sobre os índios do Atacama. Ir a pé exige uma boa caminhada, recomendo que vá de carro ou alugue uma bicicleta. Ficamos 4 dias em San Pedro e não me lembro da ordem dos passeios que fizemos. Um dia fomos à Reserva Nacional Los Flamencos, um deserto de sal muito grande, com pequenos lagos onde ficam vários flamingos. Nesse mesmo dia também fomos à Laguna Cejar, uma lagoa com alta concentração de sal, fazendo com que as pessoas boiem com facilidade, como acontece no mar morto. Em outro dia fomos praticar Sandboard com uma empresa que a galera escolheu -http://www.sandboardsanpedro.cl/en/index-en.html , fomos na van da empresa ouvindo reggae e Marcelo D2 que o instrutor dreadlocks colocou! Fomos praticar em uma duna no Valle de la Muerte, local a 5 km de San Pedro, onde não existe nenhuma forma de vida. Depois de descer a duna umas 10 vezes, nos despedimos da galera da empresa e fomos ao Valle de la Luna, lugar a 12 km de San Pedro, onde existem formações rochosas como as Três Marias: 3 colunas de rochas que se assemelham à 3 mulheres rezando e também uma pequena, porém bacana, gruta. Em outro dia fomos ver os Geisers del Tatio, com uma agência de turismo que nos levou em caminhão com uma espécie de container atrás, com o interior semelhante a um ônibus. Acordamos 4 horas da manhã, tomamos café e rodamos 95 km no caminhão para chegar aos Geisers. A temperatura chegou a -7 graus. Deve-se chegar antes das 7 da manhã para encontrar os geisers ativos (um vapor fica "jorrando" dos geisers). Esse passeio é imperdível. La também tem uma piscina natural com água quente, onde a galera nada para fugir do frio de -7 graus! Da minha turma só eu tive coragem de entrar, rs. Depois os caras da agência nos serviram um café da manhã muito bom, porém depois que todo mundo ja tinha terminado de comer um amigo nos contou uma coisa desagradável, mas que fez todo mundo dar risada: o cara da agência que preparou os sanduíches com as mãos sem usar luva nem nada, estava com a palma da mão PRETA, kkkkkkkkkkkkkkkk... Mas todo mundo superou e deu risada, rs. Depois do café voltamos pro caminhão e fomos rumo ao vilarejo de Machuca, fazendo paradas no caminho para fotografias. Machuca é um vilarejo bem interessante, de longe parece um presépio. Lá tem uma igrejinha muito legal, uma senhora cobrando para tirarem fotos de sua lhama de estimação (quando eu fui era filhote) e crianças brincando. Tem um ônibus escolar daqueles amarelos antigos sem rodas, que aparentemente virou a casa de alguém. Uma fila se formou para comprar o churrasquinho de lhama no espeto, tipo churrasco de gato. Enquanto a falera ficou na fila do churrasco eu fui dar uma volta pelo vilarejo e encontrei atras de uma casa um coração de lhama podre, cheio de mosquitos, e ao lado a pele e algumas partes do antigo corpo. Retornamos a San Pedro almoçamos e dormimos o sono interrompido. Na rua Caracoles tem um pub muito legal, eu não cheguei a entrar, mas sempre que passava na porta eu via o movimento, só galera jovem, tocando violão (teve uma vez que a galera tava tocando Clandestino do Mano Chao, achei bem legal a vibe da galera la). Tem outros passeios legais que eu não cheguei a fazer... Um que eu gostaria muito de voltar la pra fazer é a subida ao vulcão Licancabur. A viagem de volta eu contarei em breve. Valeu galera. Citar
Membros Luizgaps Postado Setembro 9, 2012 Autor Membros Postado Setembro 9, 2012 Continuando... Na viagem de volta foi muito tranquilo em relaçao a altitude da estrada... Saímos de San Pedro para passar dois dias em San Salvador de Jujuy na Argentina. No caminho paramos pra conhecer Purmamarca, tambem na província de Jujuy, um povoado que fica entre belas montanhas coloridas. A praça principal é rodeada de lojinhas de artesanatos, todas basicamente com os mesmos produtos de San Pedro. Enquanto andava pela praça passou um desfile de uma escola, com crianças dançando e tocando flauta, muito bacana, filmei e nunca mais esqueci a musiquinha que eles tocavam, hehe. O que mais chama atençao mesmo sao as montanhas ao redor. Almoçamos em Purmamarca e seguimos viagem. Chegamos em San Salvador no final da tarde. No dia seguinte fomos conhecer uma das mais belas paisagens que meus olhos ja apreciaram: O Cerro de CATORCE Colores! A foto do meu perfil aqui no fórum é em frente a ele ---->. Ele fica próximo a Humahuaca, local que visitamos em seguida. Quem estiver próximo a essa regiao nao deixe de conhecer o Cerro de 14 Colores... Vale muito a pena, recomendo demaisss. Em Purmamarca demos uma volta rápida, conhecemos a praça principal e tiramos fotos na escadaria que leva ao Monumento a los Héroes de la Independencia, uma obra feita de bronze para homenagear o exército argentino do norte que combateram em 14 batalhas em Humahuaca, durante a guerra pela independencia nacional. No dia seguinte seguimos de volta para o Brasil. Bom galera espero, com esse relato, ajudar quem estiver viajando pra esses lugares. Peço desculpas pela falta de detalhes, mas é que já faz algum tempo que fiz a viagem. Valeu galera! Citar
Colaboradores hlirajunior Postado Setembro 9, 2012 Colaboradores Postado Setembro 9, 2012 Opa show de bola a viagem, dia 29/09 sigo para o atacama de carro Coloca umas fotos da viagem no topoico abraço Citar
Membros Luizgaps Postado Setembro 10, 2012 Autor Membros Postado Setembro 10, 2012 Teleférico de Salta Caracoles nos Andes Pukara de Quitor Reserva Nacional Los Flamencos Salar na Reserva Nacional Los Flamencos Tres Marias no Valle de La Luna Laguna Cejar Sandboard no Valle de la Muerte Geisers del Tatio Piscina natural em El Tatio Igrejinha no vilarejo de Machuca Vilarejo de Machuca Cerro de 14 Colores Humahuaca Vulcão Licancabur Purmamarca Igreja de San Pedro Rua Caracoles em San Pedro Valle de la Luna Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.