Ir para conteúdo

Viagem Carro Uruguai/Argentina/Foz NOVEMBRO 2012

Felipowski

Posts Recomendados

• Membros

Olá a todos,

Sou novo no fórum, e iniciante em viagens pelo mercosul. Como já li vários relatos nesse fórum, caso alguns colegas queiram me dar mais luz sobre os fatos ficaria enormemente agradecido.

Em novembro de 2012, eu e minha esposa, faremos nossa viagem de férias, começando por Garibaldi e Rio Grande para visitarmos parentes.

No dia 10/11 iremos para Chuy, seguindo Montevideo. Quero fazer uma rota pela R9, passando em Castilho, Costa Azul (rota 10), voltando a Rocha, San Carlos, Maldonado, seguindo por Punta del Leste, e indo pela Inter Balneária até chegar em Montevideo. A dúvida, alguém já fez esse trajeto recentemente? Quais as condições da estrada? Quanto aos policiais?

Pela documentação, o carro esta no nome da minha mãe. Estou levando a autorização registrada em cartório. É necessário algo a mais? O seguro carta verde, aonde posso conseguir? Direto com a minha atual seguradora?

A declaração de bens ocorre ao atravessar para o Chuy?

Pelo dia 15/11 pretendemos atravessar pela colonia del sacramento para Buenos Aires. Já li bastante sobre a balsa. Alguma orientação? É aconselhavel comprar antecipado ou é tranquilo comprar na hora.

Quais as orientações para rodar com o carro na Argentina? Já estou assustado de tanto que leio sobre os policiais rodoviarios. Ate porque nossa rota vai de buenos aires até porto iguazu para cruzar de volta a Foz do Iguaçu.

Qualquer orientação ficarei agradecido.

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Membros de Honra
Olá a todos,

Sou novo no fórum, e iniciante em viagens pelo mercosul. Como já li vários relatos nesse fórum, caso alguns colegas queiram me dar mais luz sobre os fatos ficaria enormemente agradecido.

Em novembro de 2012, eu e minha esposa, faremos nossa viagem de férias, começando por Garibaldi e Rio Grande para visitarmos parentes.

No dia 10/11 iremos para Chuy, seguindo Montevideo. Quero fazer uma rota pela R9, passando em Castilho, Costa Azul (rota 10), voltando a Rocha, San Carlos, Maldonado, seguindo por Punta del Leste, e indo pela Inter Balneária até chegar em Montevideo. A dúvida, alguém já fez esse trajeto recentemente? Quais as condições da estrada? Quanto aos policiais?

As estradas, em geral, são melhores que as brasileiras, quanto a isto não há muito a que se preocupar. A policia também é tranquila, obedeça os limites de velocidade e trafegue sempre com faróis baixos acesos que você não terá maiores problemas.

Pela documentação, o carro esta no nome da minha mãe. Estou levando a autorização registrada em cartório. É necessário algo a mais? O seguro carta verde, aonde posso conseguir? Direto com a minha atual seguradora?

É conveniente visar (legalizar) a autorização nos consulados destes países que vc pretende visitar. Para argentina são exigidos ainda: cambão p/reboque, 2 triângulos, kit de primeiros socorros, verifique a validade do extintor de incêndio e, ainda, se o veículo possuir engate p/reboque tipo bola e não for rebocar nada deverá ser retirado. O seguro carta verde vc consegue junto a sua seguradora mesmo. Verifique também a extensão de perímetro do seguro do seu veículo, porque o carta verde é contra terceiros.

A declaração de bens ocorre ao atravessar para o Chuy?

Sempre que vc estiver mudando de país deverá fazer dois procedimentos que são a imigração (pessoas) e aduana (veículo) mas são procedimento simples e rápidos.

Pelo dia 15/11 pretendemos atravessar pela colonia del sacramento para Buenos Aires. Já li bastante sobre a balsa. Alguma orientação? É aconselhavel comprar antecipado ou é tranquilo comprar na hora.

Nesta época da sua viagem não é necessário compra antecipada. Existem dois tipos de barcos o rápido e o lento. No rápido a travessia dura cerca de 1 hora e no lente leva mais de 3 horas. Lógico, o rápido custa mais caro.

Quais as orientações para rodar com o carro na Argentina? Já estou assustado de tanto que leio sobre os policiais rodoviarios. Ate porque nossa rota vai de buenos aires até porto iguazu para cruzar de volta a Foz do Iguaçu.

Ter todos os equipamentos exigidos (na maioria das vezes nem serão inspecionados), trafegar de farol aceso e respeitar os limites de velocidade. Abaixo tem uma relação que o consulado Argentino de Porto Alegre fornece com a lista completa do que é exigido para trafegar por lá

20120904145544.jpg

Link para o comentário

• 2 meses depois...
  • Membros

Fizemos a viagem (novembro de 2012) de Curitiba a Mendoza e Buenos Aires em 10 dias e nos surpreendemos muito. Primeiro, em relação à dúvida do amigo acima quanto aos policiais, fomos parados diversas vezes (aproximadamente 10). Em todas as paradas os policiais nos trataram muito bem, com muita educação e em nenhum momento sequer comentaram sobre propinas. Nas fiscalizações próximas à fronteira com o Brasil, exigiram dois triângulos, extintor válido e seguro carta-verde. Em apenas uma das paradas perguntaram sobre o cambão e maleta de primeiros socorros, mas o policial não exigiu vê-los. Já, nas paradas no interior da Argentina, só olhavam a documentação do veículo e do motorista.

Quanto à fiscalização, elas são feitas debaixo de viadutos com o auxílio de um posto móvel em alguns locais. Há radares fotográficos móveis no trecho entre Paso de Los Libres (fronteira com Uruguaiana) e Buenos Aires e aos arredores de Buenos Aires são fixos. Os radares móveis ficam em pickups fechadas brancas nos entroncamentos onde se tem que reduzir para 80 km/h. Encontramos duas na viagem, uma em cada sentido próximas a Gualeguaychu.

Uma outra dica é não confiar somente em um mapa. Leve um GPS com mapa atualizado e um guia rodoviário impresso também atualizado. Planeje seu roteiro com antecedência. Prováveis hotéis para se ficar no trajeto. Ficamos no terceiro hotel planejado, após Rosario, em Roldán.

Quanto às estradas elas são melhores que a do Brasil, em regra. Algumas pedagiadas parecem estradas europeias, com três faixas e acostamento e limites de até 130 km/h. Quanto aos valores separe uns 250 pesos aproximadamente para esse roteiro. De Buenos Aires a Paso de Los Libres foram em torno de 30 pesos. Os valores variam conforme o dia da semana, se for sábado, domingo ou feriado pode ser mais barato em algumas praças.

Quanto aos costumes, foi surpreendente. Fomos tratados muito bem pelos argentinos e havia uma preocupação deles se havíamos gostado das cidades visitadas, fato que não esperávamos. Em duas oportunidades, em semáforos, pararam ao lado do nosso veículo em Buenos Aires para perguntarem gostamos da cidade e nos desejarem boa viagem.

Quanto à viagem, gostamos muito. No entanto, é algo pessoal. Algumas pessoas podem não gostar. Uma coisa é certa: é cansativa. Se quiseres uma viagem de descanso, pense em ficar em casa ou em um hotel fazenda, caso contrário, faça a mochila e pé na estrada.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...