Membros de Honra Augusto Postado Dezembro 24, 2009 Membros de Honra Compartilhar Postado Dezembro 24, 2009 Qqer cidade do litoral tem uma inflação de preços no final de ano. Isso é normal. O que eu considero o pior mesmo são as filas p/ se comprar tudo. Vá preparado p/ isso. E não é só em Ilhabela. É em todo o litoral. Na ilha as melhores praias estão no sul. Lá é o point. São belas praias e por não terem tanto borrachudo. Lá também estão algumas belas cachoeiras. Aproveite. Abcs Fala galera! Estou pensando em ir pra ilha bela no final do ano para passar o reveillon, e gostaria fazer umas perguntas. É muito caro alimentação e bebidas na ilha? (brejas, café da manhã, almoço etc) Qual o lugar mais movimentado da ilha? Sul ou norte? Valeu! Citar Link para o comentário
Membros edubisan Postado Janeiro 4, 2010 Membros Compartilhar Postado Janeiro 4, 2010 Fala Pessoal! Estive na ilhabela de 24/12 a 29/12 e vou atualizar algumas infos: 1 - Ônibus: Peguei o ônibus da litorânea, que no site consta como "São Sebastião Rodoviária", porém, desci tranquilamente ao lado da balsa. 2 - Cachoeira da Lage. Aqui, estão finalizando a construção de uma espécie de guarita. Quem sabe deve vir alguma taxa de visita por aí. Também interessante lembrar aos caminhantes, que na estrada para a Cachoeira da Lage 2 propriedades particulares colocaram placas indicando 'cachoeira' para fazer as pessoas pagarem R$5,00 ao passar pela propriedade. Não dê atenção para estas bifurcações e siga sempre o caminho principal. 3 - Acampei na cachoeira, logo após cruzar o rio, do lado esquerdo, existe uma pequena gruta que pode abrigar uma barraca 2m x 2m ou umas 4 pessoas no bivaque em baixo da pedra. Dormi ali, armando minha Bivak I em baixo da pedra com muita tranquilidade. O lugar está bem limpo, com uma pequena estrutura para uma fogueirinha. Portanto, aos freqüentadores, vamos conservar o local dessa forma, é uma ótima opção para quem chegar de noite... 4 - No bonete, o sol e as ondas eram fortes, para a alegria dos surfistas. Como se tratava do dia 25, quase tudo estava fechado. Consegui um PF com sacrifício na Pousada da Rosa, atendimento nota 10 e um PF de peixe por R$15. 5 - Campings, só havia um outro acampante no Guapuvuru e num outro ao lado da Pousada da Rosa (esqueci o nome). Ambos estavam por R$15 a diária, e o Guapuvuru me pareceu melhor estruturado e fiquei lá. 3 pias para louças, 2 tanques, uma churrasqueira, 1 fogão a lenha, banheiros frios e oferece sombras bem agradáveis para as barracas. O atendimento foi muito bacana, porém achei o local um pouco sujo, com muitas garrafas espalhadas... 6 – Dia 26 tomei a trilha para Castelhanos. No caminho encontrei o seu Anacreto (com R, hehehe), caseiro da propriedade particular da Praia de Enchovas que também foi muito simpático comigo (ao contrário do que li em alguns sites!). A trilha até lá segue bem tranquila, quase uma estradinha. Como já foi dito aqui, a trilha segue aos fundos da casinha dele, e as pedras desse rio escorregam absurdamente viu... Quase tomei um tombo feio. 7 – De enchovas para Indaiauba o mato avançou bem com a chuva, porém a trilha ainda é óbvia por baixo das folhas que cruzam o caminho. Chegando em Indaiauba, deve-se segui a estradinha de paralelepípedos a frente. O segurança me abordou de quadriciclo, mas também foi extremamente cordial, me indicando o caminho e dizendo que eu poderia aproveitar a praia, o poção, e cruzar a propriedade até a trilha sem maiores problemas, apenas evitando ficar nas edificações do local. No final da estrada de paralelepípedos, existe uma placa, indicando praia a direita, propriedade particular a frente, e trilha para castelhanos a esquerda. Bem claro, sem margem de erro. Achei a praia bonitinha. Tomando a esquerda, passa-se em baixo de um pequeno aqueduto, encontrando um belo poção para mergulho, e a trilha para castelhanos. 8 – Enfim, seguindo a trilha para castelhanos, passa-se pela cachoeira aonde a fazenda Indaiauba capta água. 5minutos a frente, chega-se a uma pequena clareira na mata, ao lado do riozinho. Neste ponto, começam o trecho difícil. Segundo os muitos relatos que eu li, o trecho é conhecido como ‘rio das 7 voltas’, pois é preciso atravessar o mesmo rio 7 vezes. Pois bem, tome subida de morro, e eu passei o rio 3 vezes, com a trilha bem fechada. Depois da terceira passada, perdi o faro da trilha. Toda a mata dessa região está MUITO amassada, com certeza devido a pessoas perdidas, eu não consegui achar a trilha. Fiquei 02h30min me embrenhando que nem louco no mato procurando o traçado, mas a confusão era muito grande. Depois desse tempo todo no mato, fui dar num local sem o menor sinal de trilha, já com o riozinho longe, e sem saber nem como voltar pelo mesmo caminho que me levou até lá. Eu sozinho, não quis arriscar a me perder mais. Dei meia volta, fui atrás do riozinho de ouvido, e me estrepei na mata para voltar. O seu Anacreto me disse que dois dias antes de minha um grupo de 3 pessoas havia passado por lá, e como não retornaram para Enchovas, devem ter conseguido seguir. Não há qualquer indicação nas árvores, fitas, placas, nem trilha batida. A mata é fechada e recomendo aos principiantes que não arrisquem. Eu voltei para o Bonete, com um mau humor federal. Fazer o que. Trekking tem dessas... 9 – Após mais um pernoite no guapuvuru, voltei para a região da balsa, bairro Barra Velha. O dia prometia uma chuva brava, e diante da diária de R$25 do camping palmar, resolvi pegar uma pousadinha, R$90 a diária com café e A/C. Me dei bem, a chuva caiu forte no fim do dia 27 e eu descansei muito, o café da pousada é muito bom. (12) 3895-8293. 10 – Caminhei até a vila, aonde aluguei bicicleta a R$8 a hora. De barra velha até a vila são 3km de ciclovia plana aonde se pode passear tranquilamente. Eu preferi esticar para o lado norte da ilha, e fui até a praia da Pacuíba pedalando, pegando várias subidas e descidas, sem ciclovia. Passeio muitíssimo agradável, o sol batia forte e eu parava para tomar cerveja e mergulhar em todas as praias! Recomendo. Não motivei fazer bate-volta no castelhanos, praia que pretendo conhecer numa próxima empreitada, passando pela mesma trilha, quem sabe com GPS + bússola e carta topográfica. É isso! ps:Sem fotos (não levei camera!) Citar Link para o comentário
Membros de Honra Augusto Postado Janeiro 4, 2010 Membros de Honra Compartilhar Postado Janeiro 4, 2010 Que pena hein Edu. Mas pelo menos vc aproveitou bem, fazendo o circuito de algumas praias de bike, né. Pelo que eu entendi, vc não conseguiu sair daquele trecho da captação de agua no aqueduto e pegar a trilha de subida? Provavelmente vc pegou a trilha bem á esquerda logo que atravessou o riacho onde fica a captação de agua não é? Ali vc tinha que atravessar o riacho e pegar a trilha um pouquinho à direita e chegar em um enorme bambuzal. Esse bambuzal é a referencia da trilha p/ iniciar a subida. Eu não cheguei a cruzar 7x o riacho não. Chegou nesse bambuzal é só contorná-lo pela esquerda e poucos mts a frente inicia a ingreme subida do morro. Ali vc tinha que pegar o sentido norte, quase a nordeste, sempre subindo. Tente agora fazer no sentido inverso. A trilha, saindo lá da Praia Vermelha é bem mais demarcada. Vc vai ver. Abcs e sorte da próxima vez hein. Citar Link para o comentário
Membros edubisan Postado Janeiro 5, 2010 Membros Compartilhar Postado Janeiro 5, 2010 Fala Augusto! Não, eu passei do Bambuzal sim... Depois do bambuzal, vem a 'tirlha das 7 voltas'... Todo o povo que me informei por lá me disse que é preciso cruzar o rio 7 vezes depois do bambuzal... Mas o saldo foi bem positivo sim! O passeio de bike foi muito bom... Abraço! Citar Link para o comentário
Colaboradores ROTA da AVENTURA Postado Janeiro 5, 2010 Colaboradores Compartilhar Postado Janeiro 5, 2010 salve edu !!!!!!!! caraca quase chegou la !!!!! puts igual o augusto disse eu tb não passei por 7rios não e ja fui tres vezes esse trecho indaiauba a castelhanos!! chegou na captação tem tipo uma pontezinha de concreto pela metade onde segura a agua a trilha sobe bem ali no meio e vai indo passando pelo bambuzal e subindo no meio das samambaias e nessa subida tem ainda umas placas bem grandes informando sobre o monitoramento da praia hehehehe !!!!! mas demoro se programa de novo e manda brasa (tem essa opção de vim por castelhanos passando pelas praias vermelha e mansa e subindo rumo a mata indo a castelhanos) bem legal a trip !!!!!! a primeira vez que fui de bike pra la me perdi tambem depois da captação entrei meio a esquerda passei por um bambuzal tambem mas era a trilha errada voltei tudo ate o bonete heheheh falow Citar Link para o comentário
Membros Raulz!to Postado Janeiro 6, 2010 Membros Compartilhar Postado Janeiro 6, 2010 Bom relato, pena que não conseguiu ir até o fim. Mas quem sabe na próxima, né? Eu curto muito essa trilha do Bonete, especialmente pelo visú e pelas cachoeiras que refrescam nos pontos estratégicos. O finalzinho é meio chato, porque parece que você vai terminar umas 4 ou 5 vezes, mas aí vem uma curva e você percebe que ainda tem boas pernadas para cumprir. rs Mas estranhei o preço dos campings. Era bem mais barato alguns poucos anos atrás... sinais de civilização avançando por ali... Citar Link para o comentário
Membros edubisan Postado Janeiro 6, 2010 Membros Compartilhar Postado Janeiro 6, 2010 Caramba Bruno, placas???? que placas????? QUE RAIVA! Pô não tinha nada! Depois do bambuzal era só pirambeira morro acima, e aquela mata que enrosca toda na mochila, maior pedreira... Estava tudo pisado, maior confusão... grrrr quero ir de novo! Citar Link para o comentário
Colaboradores ROTA da AVENTURA Postado Janeiro 6, 2010 Colaboradores Compartilhar Postado Janeiro 6, 2010 salve edu !!!! pior que é isso ai passa o bambuzal e começa subir uma pirambona com essas samambaias nativas que grudam na coisa e la e cima tem 2 a´3 placas indicando que esta em propriedade particular e que esta sendo monitorado acho que no final de semana do dia 16 vou fazer de novo a travessia qquer coisa od um toque falow Citar Link para o comentário
Membros de Honra Augusto Postado Janeiro 9, 2010 Membros de Honra Compartilhar Postado Janeiro 9, 2010 O caminho era esse mesmo Edu. Muito ingreme e cheio de samambaia e capim. Vc só tinha que seguir um pouco para direita. Se vc voltasse até a praia, acho que até conseguiria ver o trecho dessa piramba. Depois dessa, seu fosse vc voltava lá só p/ refazer o trecho Abcs Caramba Bruno, placas???? que placas????? QUE RAIVA! Pô não tinha nada! Depois do bambuzal era só pirambeira morro acima, e aquela mata que enrosca toda na mochila, maior pedreira... Estava tudo pisado, maior confusão... grrrr quero ir de novo! Citar Link para o comentário
Membros edubisan Postado Janeiro 11, 2010 Membros Compartilhar Postado Janeiro 11, 2010 Hahahaha eu não desisto assim tão fácil... Vamos ver quando eu consigo de novo dar uma chegada lá!! Citar Link para o comentário
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.