Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros de Honra

Qqer cidade do litoral tem uma inflação de preços no final de ano.

Isso é normal.

O que eu considero o pior mesmo são as filas p/ se comprar tudo. Vá preparado p/ isso.

E não é só em Ilhabela. É em todo o litoral.

Na ilha as melhores praias estão no sul. Lá é o point.

São belas praias e por não terem tanto borrachudo.

Lá também estão algumas belas cachoeiras.

Aproveite.

Abcs

Fala galera!

Estou pensando em ir pra ilha bela no final do ano para passar o reveillon, e gostaria fazer umas perguntas.

É muito caro alimentação e bebidas na ilha? (brejas, café da manhã, almoço etc)

Qual o lugar mais movimentado da ilha? Sul ou norte?

Valeu!

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Respostas 303
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

• Membros

Fala Pessoal!

Estive na ilhabela de 24/12 a 29/12 e vou atualizar algumas infos:

1 - Ônibus: Peguei o ônibus da litorânea, que no site consta como "São Sebastião Rodoviária", porém, desci tranquilamente ao lado da balsa.

2 - Cachoeira da Lage. Aqui, estão finalizando a construção de uma espécie de guarita. Quem sabe deve vir alguma taxa de visita por aí. Também interessante lembrar aos caminhantes, que na estrada para a Cachoeira da Lage 2 propriedades particulares colocaram placas indicando 'cachoeira' para fazer as pessoas pagarem R$5,00 ao passar pela propriedade. Não dê atenção para estas bifurcações e siga sempre o caminho principal.

3 - Acampei na cachoeira, logo após cruzar o rio, do lado esquerdo, existe uma pequena gruta que pode abrigar uma barraca 2m x 2m ou umas 4 pessoas no bivaque em baixo da pedra. Dormi ali, armando minha Bivak I em baixo da pedra com muita tranquilidade. O lugar está bem limpo, com uma pequena estrutura para uma fogueirinha. Portanto, aos freqüentadores, vamos conservar o local dessa forma, é uma ótima opção para quem chegar de noite...

4 - No bonete, o sol e as ondas eram fortes, para a alegria dos surfistas. Como se tratava do dia 25, quase tudo estava fechado. Consegui um PF com sacrifício na Pousada da Rosa, atendimento nota 10 e um PF de peixe por R$15.

5 - Campings, só havia um outro acampante no Guapuvuru e num outro ao lado da Pousada da Rosa (esqueci o nome). Ambos estavam por R$15 a diária, e o Guapuvuru me pareceu melhor estruturado e fiquei lá. 3 pias para louças, 2 tanques, uma churrasqueira, 1 fogão a lenha, banheiros frios e oferece sombras bem agradáveis para as barracas. O atendimento foi muito bacana, porém achei o local um pouco sujo, com muitas garrafas espalhadas...

6 – Dia 26 tomei a trilha para Castelhanos. No caminho encontrei o seu Anacreto (com R, hehehe), caseiro da propriedade particular da Praia de Enchovas que também foi muito simpático comigo (ao contrário do que li em alguns sites!). A trilha até lá segue bem tranquila, quase uma estradinha. Como já foi dito aqui, a trilha segue aos fundos da casinha dele, e as pedras desse rio escorregam absurdamente viu... Quase tomei um tombo feio.

7 – De enchovas para Indaiauba o mato avançou bem com a chuva, porém a trilha ainda é óbvia por baixo das folhas que cruzam o caminho. Chegando em Indaiauba, deve-se segui a estradinha de paralelepípedos a frente. O segurança me abordou de quadriciclo, mas também foi extremamente cordial, me indicando o caminho e dizendo que eu poderia aproveitar a praia, o poção, e cruzar a propriedade até a trilha sem maiores problemas, apenas evitando ficar nas edificações do local. No final da estrada de paralelepípedos, existe uma placa, indicando praia a direita, propriedade particular a frente, e trilha para castelhanos a esquerda. Bem claro, sem margem de erro. Achei a praia bonitinha. Tomando a esquerda, passa-se em baixo de um pequeno aqueduto, encontrando um belo poção para mergulho, e a trilha para castelhanos.

8 – Enfim, seguindo a trilha para castelhanos, passa-se pela cachoeira aonde a fazenda Indaiauba capta água. 5minutos a frente, chega-se a uma pequena clareira na mata, ao lado do riozinho. Neste ponto, começam o trecho difícil. Segundo os muitos relatos que eu li, o trecho é conhecido como ‘rio das 7 voltas’, pois é preciso atravessar o mesmo rio 7 vezes. Pois bem, tome subida de morro, e eu passei o rio 3 vezes, com a trilha bem fechada. Depois da terceira passada, perdi o faro da trilha. Toda a mata dessa região está MUITO amassada, com certeza devido a pessoas perdidas, eu não consegui achar a trilha. Fiquei 02h30min me embrenhando que nem louco no mato procurando o traçado, mas a confusão era muito grande. Depois desse tempo todo no mato, fui dar num local sem o menor sinal de trilha, já com o riozinho longe, e sem saber nem como voltar pelo mesmo caminho que me levou até lá. Eu sozinho, não quis arriscar a me perder mais. Dei meia volta, fui atrás do riozinho de ouvido, e me estrepei na mata para voltar. O seu Anacreto me disse que dois dias antes de minha um grupo de 3 pessoas havia passado por lá, e como não retornaram para Enchovas, devem ter conseguido seguir. Não há qualquer indicação nas árvores, fitas, placas, nem trilha batida. A mata é fechada e recomendo aos principiantes que não arrisquem. Eu voltei para o Bonete, com um mau humor federal. Fazer o que. Trekking tem dessas...

9 – Após mais um pernoite no guapuvuru, voltei para a região da balsa, bairro Barra Velha. O dia prometia uma chuva brava, e diante da diária de R$25 do camping palmar, resolvi pegar uma pousadinha, R$90 a diária com café e A/C. Me dei bem, a chuva caiu forte no fim do dia 27 e eu descansei muito, o café da pousada é muito bom. (12) 3895-8293.

10 – Caminhei até a vila, aonde aluguei bicicleta a R$8 a hora. De barra velha até a vila são 3km de ciclovia plana aonde se pode passear tranquilamente. Eu preferi esticar para o lado norte da ilha, e fui até a praia da Pacuíba pedalando, pegando várias subidas e descidas, sem ciclovia. Passeio muitíssimo agradável, o sol batia forte e eu parava para tomar cerveja e mergulhar em todas as praias! Recomendo.

Não motivei fazer bate-volta no castelhanos, praia que pretendo conhecer numa próxima empreitada, passando pela mesma trilha, quem sabe com GPS + bússola e carta topográfica.

É isso!

ps:Sem fotos (não levei camera!)

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Que pena hein Edu.

Mas pelo menos vc aproveitou bem, fazendo o circuito de algumas praias de bike, né.

Pelo que eu entendi, vc não conseguiu sair daquele trecho da captação de agua no aqueduto e pegar a trilha de subida?

Provavelmente vc pegou a trilha bem á esquerda logo que atravessou o riacho onde fica a captação de agua não é?

Ali vc tinha que atravessar o riacho e pegar a trilha um pouquinho à direita e chegar em um enorme bambuzal.

Esse bambuzal é a referencia da trilha p/ iniciar a subida. Eu não cheguei a cruzar 7x o riacho não.

Chegou nesse bambuzal é só contorná-lo pela esquerda e poucos mts a frente inicia a ingreme subida do morro.

Ali vc tinha que pegar o sentido norte, quase a nordeste, sempre subindo.

Tente agora fazer no sentido inverso. A trilha, saindo lá da Praia Vermelha é bem mais demarcada. Vc vai ver.

Abcs e sorte da próxima vez hein.

Link para o comentário
  • Colaboradores

salve edu !!!!!!!!

caraca quase chegou la !!!!! puts igual o augusto disse eu tb não passei por 7rios não e ja fui tres vezes esse trecho indaiauba a castelhanos!! chegou na captação tem tipo uma pontezinha de concreto pela metade onde segura a agua a trilha sobe bem ali no meio e vai indo passando pelo bambuzal e subindo no meio das samambaias e nessa subida tem ainda umas placas bem grandes informando sobre o monitoramento da praia hehehehe !!!!!

mas demoro se programa de novo e manda brasa (tem essa opção de vim por castelhanos passando pelas praias vermelha e mansa e subindo rumo a mata indo a castelhanos)

bem legal a trip !!!!!!

a primeira vez que fui de bike pra la me perdi tambem depois da captação entrei meio a esquerda passei por um bambuzal tambem mas era a trilha errada voltei tudo ate o bonete heheheh

falow

Link para o comentário
  • Membros

Bom relato, pena que não conseguiu ir até o fim. Mas quem sabe na próxima, né? Eu curto muito essa trilha do Bonete, especialmente pelo visú e pelas cachoeiras que refrescam nos pontos estratégicos. O finalzinho é meio chato, porque parece que você vai terminar umas 4 ou 5 vezes, mas aí vem uma curva e você percebe que ainda tem boas pernadas para cumprir. rs

Mas estranhei o preço dos campings. Era bem mais barato alguns poucos anos atrás... sinais de civilização avançando por ali...

Link para o comentário
  • Colaboradores

salve edu !!!!

pior que é isso ai passa o bambuzal e começa subir uma pirambona com essas samambaias nativas que grudam na coisa e la e cima tem 2 a´3 placas indicando que esta em propriedade particular e que esta sendo monitorado

acho que no final de semana do dia 16 vou fazer de novo a travessia qquer coisa od um toque

falow

Link para o comentário
  • Membros de Honra

O caminho era esse mesmo Edu. ::putz::::putz::::putz::::putz::::putz::::putz::

Muito ingreme e cheio de samambaia e capim. Vc só tinha que seguir um pouco para direita.

Se vc voltasse até a praia, acho que até conseguiria ver o trecho dessa piramba.

Depois dessa, seu fosse vc voltava lá só p/ refazer o trecho ::otemo::::otemo::::otemo::::otemo::::otemo::::otemo::

Abcs

Caramba Bruno, placas???? que placas????? QUE RAIVA! Pô não tinha nada!

Depois do bambuzal era só pirambeira morro acima, e aquela mata que enrosca toda na mochila, maior pedreira...

Estava tudo pisado, maior confusão...

grrrr quero ir de novo!

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...