Ir para conteúdo

SP-Paraguai-Bolivia-Peru (onibus) 15 a 16 dias

Davi_arrebola

Posts Recomendados

• Colaboradores

Galera!

Eu e mais um pessoal estou planejando uma Trip.

sairiamos de SP, e iriamos até Assuncion, de lá onibus para Sta Cruz de la sierra ou La Paz, de lá Lima e enfim macchu picchu.

Gostaria de saber se esse é o melhor caminho lembrando que iremos de onibus.

contando a passagem, hospedagem, alimentação e passeios pretendemos gastar estourando uns 2000.

o que acham?

é possivel? não é possivel? este é o melhor roteiro? tem algum jeito de fazer o mesmo caminho gastando menos do que isso ainda?

deveriamos cortar algum pais da Lista para ver se o dinheiro da para tudo?

Agradeço a ajuda de todos os Brothers!

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Colaboradores

Oi Davi, vários problemas aqui:

sairiamos de SP, e iriamos até Assuncion, de lá onibus para Sta Cruz de la sierra ou La Paz

Tem certeza? Olhou o mapa? Assunção já fica longe de São Paulo... mas fica mais longe ainda de La Paz e de Santa Cruz!!!

O trajeto SAO-ASS de onibus demora 17 horas. E chegando em Asuncion vc dispara pra La Paz? Asuncion-La Paz demora mais de 45 horas! E suspeito que a empresa que fazia o trajeto já parou há muito tempo e vc vai ter que fazer baldeação em Santa Cruz de La Sierra. Então você começará sua viagem com um belo percurso de, no mínimo, 62 horas de viagem. Quase 3 dias dentro de um ônibus. Sem contar que vc vai atravessar SP, PR, o Paraguai e o norte da Argentina todo e não ver absolutamente nada a não ser Assunção (considerando que vc vai parar lá). E em questão de custos, os gastos SAO-ASU-SCR equivalem -ou passam- uma passagem aérea SAO-SCR. Eu já fiz trajetos de mais de 40horas, mas era fim de viagem e confesso que foi bem cansativo e entediante. No começo de viagem, então, com toda a ansiedade comum a inícios, vai ser um pé no saco.

de lá onibus para Sta Cruz de la sierra ou La Paz

É uma coisa q vc precisa definir também. Essas cidades ficam em pontos opostos da Bolívia. Ir para uma ou para outra é bem diferente, apesar de, com esse esquema, eu achar que vc necessariamente vai passar nas duas.

de lá Lima e enfim macchu picchu.

De novo a pergunta: olhou no mapa? Se vc estiver em La Paz e for viajar só de ônibus, Cusco fica no meio do caminho pra Lima, então a rota é LP-CUS-LIM, e não Lima na frente.

Gostaria de saber se esse é o melhor caminho lembrando que iremos de onibus.

Não, não é. Não sei quanto vc tem de tempo, mas se quer andar mesmo de onibus, é preferível cortar Asuncion e ir direto pra Corumbá do que fazer uma volta grande só pra parar em Asunção. Ou se Assunção for importante pra vcs, considere parar pelo caminho, pq há uma infinidade de coisas pelas quais vc vai passar que, sinceramente, são desperdício de serem simplesmente ignoradas. Curitiba, Foz do Iguaçu, as Missões, o noroeste argentino....

contando a passagem, hospedagem, alimentação e passeios pretendemos gastar estourando uns 2000. o que acham?

Não dá pra saber pq vc não especificou o que pretende fazer nessa viagem. Monte o roteiro, pq apenas o trajeto é insuficiente. Exemplos: La Paz. Pode ser que vc vá fazer "La Paz, 2 dias, city tour" que é bastante barato, ou que vá fazer "La Paz: 20 dias, city tour+Tiwanaco+Chacaltaya+Huayna POtosi+Illimani", que fica muito mais caro." Defina a cidade que vc vai ficar, quantos dias, o que pretende fazer, o tipo de hospedagem, o número de pessoas. Aí podemos ter uma noção dos gastos e te orientar melhor.

deveriamos cortar algum pais da Lista para ver se o dinheiro da para tudo?

Pelo que vc escreveu, eu cortaria o Paraguai, aliás, Assunção, e iria direto para a Bolívia. Ir encavalando capitais para acumular países pode arruinar roteiros e tornar sua viagem bastante cansativa.

Fico à disposição para ajuda. Mas monte seu roteiro primeiro e, principalmente, trace num mapa seus objetivos, imagino que vá facilitar até mesmo pra vcs planejarem essa viagem.

Abraços!

Link para o comentário

• Colaboradores

Só um adendo. Mesmo que vc parta para MS diretamente de onibus, e de lá atravesse pra Bolívia pro Trem da Morte, ainda assim começará a viagem com muito tempo em transporte (apesar de que a viagem no trem da Morte é muito menos entediante do que uma viagem de onibus com a mesma duração). O trajeto Sao Paulo - Campo Grande dura 15 horas, + 7 horas Campo Grande-Corumbá, + de 20 a 26 horas no trem da Morte + ~14 horas Santa Cruz-La Paz.

56 horas! Considere MESMO parar em alguma cidade boliviana no caminho.

Isso ajudará inclusive na aclimatação.

Link para o comentário

• Colaboradores

Fala Brother..

Olhei novamente o mapa, e pensei em uma nova Rota, vê o que acha:

SP - Corumbá - Santa Cruz de la Sierra - Oruro- La Paz - Copacabana - PUNO(Sillustani)- Cusco - Macchu picchu

voltando por Corumbá

1 dia em Sta Cruz, Algumas horas em Oruro, 1 City Tour em La Paz (de preferencia sem necessidade de pousar na cidade,apenas conhecer um pouco e ir...

1 dia em Copacabana

2 dias em Puno (1 para o Lago e outro para se conhecer Sillustani

(viagem direta a Cusco trem até Aguas Calientes e de lá macchu picchu pela trilha inca.

Calculo então uns 3 dias na Bolivia e uns 6 no peru, os demais eu passaria em viagem de ida e de volta.

gostaria de pegar o caminho mais curto na volta ( a grana deve estar no Limite a essa altura)

o que acha?

Cortei o Paraguai e Argentina, pois a argentina eu já conheço e pretendo ir naquela região ano que vem para um mochilão até o chile.

na Bolivia eu gostaria de pelo menos passar pelos salares, não necessariamente ficar um dia em alguma cidade perto.

e na volta o que me sugere?

atravessar novamente a bolivia até corumbá?

subir até lima e pegar um onibus direto até SP?

consigo onibus facilmente nas localidades que listei para poder ir me deslocando sem perder muito tempo?

2 mil reais... da para essa trip ? alimentação, passagens, hospedagem?

o que acha do novo roteiro?

Grande abraço!

Link para o comentário

• Colaboradores

Achei aqui tambem passagens de Guarulhos para Sta Cruz De avião por 484 reais em um avião com 2 escalas..compensa?

7 horas e 40 de viagem...economizaria uma boa pernada, e o custo creio que seria equivalente ao que eu gastaria de onibus entre Sp - Corumbá - Santa Cruz..Além de economizar um dia..o que acha?

Link para o comentário

• Membros de Honra

Davi,

A passagem de avião é infinitamente melhor na relação custo x benefício.

Oruro ? ? ? Você quer fazer algo específico lá, se a resposta é não, a melhor opção é seguir direto de Santa Cruz de la Sierra para La Paz e depois Copacabana, Puno e Cuzco.

A volta é pelo mesmo caminho.

Ou para ser mais economico, poderá fazer asssim, de Cuzco até Puno (ônibus comum). Em Puno, você chegará no Terminal Terrestre, de lá seguir até o Terminal Zonal (um terminal popular onde encontrará poucos gringos, a grande maioria é população local) e de lá pegar um minibus ou van até Desaguadero (cuidado nessa fronteira - falo sobre ela no meu relato de 2008) chegando em Desaguadero já tem vans esperando para seguir até La Paz (você gastará menos da metade da viagem comum e mais comoda - lógico)

Quando fiz essa viagem, saí de Cuzco por volta das 8 horas da manhã e chegamos em La Paz perto das 23 horas.

Outra opção para baratear custo é dividir a viagem entre La Paz e Santa Cruz em duas partes. Sair de La Paz pela manhã, até por volta das 10/11 horas e comprar passagens até Cochabamba, onde chegará no final da tarde e terá zilhõesssssss de vendedores de passagens para Santa Cruz, aí escolher o melhor custo x benefício e seguir viagem para chegar em Santa Cruz no começo da manhã.

Espero que estas ideias lhe ajude.

Maria Emilia

Link para o comentário

• Membros

E aí pessoal, boa noite! Estou acompanhando os posts também!

Tenho umas dúvidas! Sobre o trajeto de ônibus para Asunción e depois para a Bolívia, ele gasta mais tempo mesmo, mas no caso de tempo disponível...sai um pouco mais barato né?

Estava cotando, a passagem até Foz do Iguaçu sai por R$85, e aí o ônibus para CDE é barato (chutando alto uns R$5,00). O de CDE até Asunción li num tópico aqui no mochileiros...era algo em torno de R$30. De Asunción para Santa Cruz a passagem de ônibus fica em torno de US$50.

Então de SP para Santa Cruz fica uns R$220 e de SP para Corumbá já fica uns R$240 somados com a ida até Santa Cruz (pelo trem da morte, uns R$40).

O tempo de viagem que pega...porque realmente é mais demorado pelo Paraguai, só que no meu caso, tenho uns amigos lá (já fui duas vezes lá) e aí não gastaria com hostel, e também já aproveitava pra ver os amigos paraguaios.

Minhas dúvidas começam agora:

Meu plano é conhecer o Salar Del Uyuni, então o esquema é ir de bus de Santa Cruz para Uyuni, certo?

De Santa Cruz para Uyuni, quais os valores dos ônibus?

E o preço do turismo no Salar? Vi algo em torno de US$85.

Depois, qual o valor do bus de Uyuni até La Paz?

Chegando em La Paz, se couber no roteiro, quero fazer o Huayna Potosi! Vi uns posts que colocaram um preço de mais ou menos US$120

Aí em La Paz, agora em julho estavam vendendo passagem de ônibus para Lima por 400 Bs. (um amigo que fiz na viagem comprou por esse preço).

E para voltar...ainda tenho que ligar na Expresso Ormeño do terminal tietê para saber como são as partidas de lá pra cá. Se desse pra voltar diretão pela Ormeño seria muito massa!

Obrigado!

João Paulo

Link para o comentário

• Colaboradores

Oi Davi! Voltei! haha

Sua nova rota parece muito mais apropriada e com menos desvios, te fará perder muito menos tempo com deslocamentos e dará mais tempo pra conhecer os lugares.

1 dia em Sta Cruz, Algumas horas em Oruro, 1 City Tour em La Paz (de preferencia sem necessidade de pousar na cidade,apenas conhecer um pouco e ir...

Um dia em Sta Cruz eu realmente acho desperdício. Sta Cruz não é lá uma cidade turistica, é muito mais um centro empresarial. As poucas atividades lá podem ser feitas em um rápido passeio pelo centro ou mesmo ser ignoradas pq vc vai ver coisas semelhantes em termos históricos e arquitetonicos em qualquer das outras grandes cidades bolivianas. A única razão para se ficar lá seria a visita a alguma das atrações da província, como a missão de Chiquitos ou o sítio pré-inca de Samaipata, mas se isso não for exatamente seu objetivo, vá direto pra próxima cidade.

Oruro cai no mesmo de Santa Cruz, o acervo historico é bonito, mas nada único que vc não verá em La Paz, Sucre, etc... Eu gosto muito de Oruro, acho a cidade bonitinha toda vida, mas o melhor de lá não é exatamente a arquitetura, mas as subidas ao Vulcão Sájama, e os tours no Salar de Coipasa, segundo maior do mundo - que só fica atrás do de Uyuni mesmo. Por isso, concordo com Maria Emília: se não for fazer alguma das atividades do Sajama ou do Coipasa, melhor seguir direto. Gaste o dia para uma aclimatação em La Paz.

Uma ressalva que faço é que, caso sua viagem seja no início de Fevereiro, a partir do dia 02/02 acontece o Carnaval de Oruro, isso sim, algo imperdível se vc estiver na Bolívia, pq é, em termos culturais, FENOMENAL!

Bom, considerando que vc economize o dia de Santa Cruz, gaste ele no Salar de Coipasa (Oruro) ou em algum dos tours paceños, que apesar de serem um "lugar-comum" na maioria das viagens, pode ser interessante pra quem visita a Bolívia pela primeira vez, como Tiwanaku, Chacaltaya, Illimani, etc...

1 dia em Copacabana. 2 dias em Puno (1 para o Lago e outro para se conhecer Sillustani

1 dia no lago de Puno, eu acho desperdício (mesmo!). As paisagens vistas da Ilha do Sol na Bolívia, ou de Sillustani e Taquile no Peru superam em muito as de Puno, além do que o lago lá fede e é bem sujo. O ponto de interesse em Puno são as Islas Flotantes de Uros, mas esse é um passeio que vc pode fazer em menos de 4horas.

Gostaria de pegar o caminho mais curto na volta ( a grana deve estar no Limite a essa altura)

Além da opção da Maria Emilia, há um outro caminho mais barato também. O terminal regional de Puno é chamado, por eles, de Terminal Yunguyo, e dá pra ir a pé desde o terminal principal. Lá, é só pegar um dos microonibus que vao para a cidade de Yunguyo - 2h de viagem 6,50 soles (já deve ter aumentado...). Em Yunguyo, vc pega um triciclo até Kasani (já na Bolívia) por 2 soles, e de lá mais 3 pesos bolivianos numa van até Copacabana. De Copa, super barato pra ir até La Paz.

Os triciclos de Yunguyo ficam esperando o pessoal no ponto de onibus.

As vans em Kasani ficam alguns metros depois da Migração.

na Bolivia eu gostaria de pelo menos passar pelos salares, não necessariamente ficar um dia em alguma cidade perto.

Bom, Uyuni fica no sul do país, vc nao vai passar nem perto com esse roteiro. Por isso, se há o desejo de conhecer mesmo um salar, com sua rota eu sugiro o Salar de Coipasa em Oruro. Claro, não é tão grandioso e cheio de variações como Uyuni, mas já é uma boa amostra.

e na volta o que me sugere? atravessar novamente a bolivia até corumbá?

Sim. Fica mais barato, apesar do tempo gasto. Considere, na viagem, ir olhando os preços de avião. Se valer a pena, volte de Campo Grande. Mas se for voltar tudo por terra, talvez seja mais barato voltar de Santa Cruz.

subir até lima e pegar um onibus direto até SP?

Eu nunca indicaria isso. Atravessas a AS do Pacifico ao Atlantico direto num onibus? :o Se for um aviao, vai depender das tarifas que vc vai encontrar, impossível prever.

consigo onibus facilmente nas localidades que listei para poder ir me deslocando sem perder muito tempo?

Sim. À exceção de Copacabana, são todas capitais provinciais, tem onibus pra todo lugar. Só pras proximidades de Sillustani que tem poucos, mas vc pode integrar tours, vai depender do seu bolso.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...