Ir para conteúdo

[Arquivo] Roma - Perguntas e Respostas

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Juliana,

Eu acabo de voltar da Europa e também fiquei só um dia em Veneza (e adorei a cidade). Como estávamos com malas de rodinha e Veneza era um dos pontos no meio do roteiro, e depois iríamos de Veneza a Paris de avião (pelo aeroporto Marco Polo), decidimos reservar um hotel em Mestre, bem perto da Estação de trem (já que iríamos chegar em Veneza de trem, vindos de Florença). O hotel também ficava peto da parada de ônibus que ía para Veneza (Linha 4L). É um hotelzinho bem simpático, novo e limpinho. Fomos muito bem atendidos pelo pessoal do hotel., tanto é que em nossa diária nem estava incluído o café da manhã, mas na saída para o aeroporto, no dia seguinte, o gerente insistiu em nos oferecer capuccinnos. O nome do hotel é Ca' dei Barcaroli. Um quarto triplo saiu por 109 Euros o pernoite (o que deu 36 Euros por pessoa - estávamos em 3). Foi uma sábia decisão, porque os hotéis de Veneza eram todos mais caros e mais caindo aos pedaços, e teríamos o transtorno de levar as malas pelos canais nos vaporettos, pontes e escadarias .....

Abs,

Cris

• Respostas 1.4k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

• Membros
Postado

Vou a roma em dez e fiz meu roteiro. Em um dias deles vou conhecer o vaticano. Depois eu fui ver que vai cair num domingo e dizem que não abrem os museus... a capela sistina fica comprometida... to meio boiando ainda.. hehehe

• Membros
Postado

Fala galera!

Juliana, eu por minha vez fiquei em um hotel na calle Fiubera (logo atrás da Piazza de San Marco) e paguei EUR 36,00 a noite... é o Hotel Astoria! Mas vale comentar que especificamente o quarto em questão é compartilhado (eu dividi com uma australiana, mas dei sorte pq foi uma das pessoas mais bacanas que conheci na viagem) e a qualidade do quarto beeeeem meia-boca (banheiro compartilhado tbm - fora do quarto)! Mas se for pela questão localização (o que eu procurava), aí é fantastica... pô, eu e a australiana saímos para jantar, passear e voltamos ao hotel por volta das 00:30 e Veneza á noite sem o formigueiro humano têm o seu charme e sair rodando á esmo pelas vielas (até sinistras á noite) sem ter que se preocupar com o relógio não têm preço!

Ah e só para registro para aquele que ler e está na duvida se vai, Veneza é uma das cidades mais lindas que já conheci, está no meu Top 3 da Europa (Veneza, Paris e Roma), voltarei com certeza no futuro!

• Colaboradores
Postado

Olá pessoal!! Antes de falar qualquer coisa, gostaria de falar que ja li TODO o arquivo de perguntas e respostas sobre Roma, e esse aqui também.

Dito isso, estou planejando a minha primeira viagem a Itália (e para a Europa tbm) para março de 2012. Já fiz meu roteiro, mas ainda sim, me ficaram algumas duvidas, que eu vou precisar da ajuda de vocês.

Primeiro gostaria de saber o que acham do meu roteiro, e as demais perguntas estarão grifadas em negrito:

Roma - 20/03

13:20h - Chegada ao aeroporto Fiumicino (Pegar o bus de 8,00 euros para a estação termini http://www.sitbushuttle.com e na estação termini comprar o Roma pass)

15:00h - Liberada para explorar a cidade

15:30h - Fontana de Trevi

16:00h - Pantheon

17:00h - Piazza Spagna

18:00h - Piazza Navona

(Se der tempo: Piazza dei popolo e Galeria borghese - para entrar tem que agendar pela internet)

Roma - 21/03

09:00h - Coliseu e Arco Constantino

12:00h - Foro Romano e Foro Palatino

14:30h - Monumento a Vittorio Emanuelle

15:30h - Campidólio

Vale a pena trocar um desses pontos para terminar mais cedo e ir ate o outlet Castel Romano? Shuttle na Via Marsala sai as 15:00h e retorna as 20:00h - 12,00 euros e o bilhete compra direto no ônibus segundo o site do próprio outlet.

Roma 22/03

08:30h - Basilica São Pedro e Subida a cupula de elevador (Ainda custa 7,00 euros?)

10:30h - Museus do Vaticano e Capela Sisitna (Comprar antecipado pela internet - site: )

Parte da tarde/noite para fazer alguma coisa que não tenha dado tempo em outros dias.

23/03 - manha bem cedo - Vôo Roma Veneza com alguma cia low cost

Algum sabe como chegar no aeroporto Ciampino de maneira barata??

24/03 - veneza

25/03 - manhã bem cedo - trem veneza milão

26/03 noite - vôo milão - Rio

Fiquei preocupada de me hospedar próximo da termini, algumas pessoas disseram ser perigoso, e como não tenho cartão de crédito internacional só trenho como levar o meu dinheiro em espécie, então, sei que essa pergunta não tem muito haver com Roma, mas algum sabe como se chama e onde se compra aquela mini bolsinhas que dá pra esconder o dinheiro dentro da roupa?

Alguém saberia dizer como fica o cliema em março? chove muito? muito frio? anoitece cedo? muitas filas?

Agradeço desde já quem puder ajudar...

• Membros
Postado

Debizinha,

Vou dar só uns toques meio soltos:

- São meio complicados esses roteiros com hora marcada. Tá parecendo mais agenda de consultório. Se solte mais.

- No dia 20, o Pantheon fica no meio do caminho entre a Trevi e a Navona. Pra encaixar a Spagna, é melhor vc ir da Trevi pra lá e depois voltar. E a Spagna fica a meio caminho entre a Trevi e a Poppolo...

- Eu nunca troco um passeio por um shopping, a não ser que seja daqueles passeios pega-turista e eu não tenha mais nada pra ver. Mas isso sou eu e cada um é cada um.

- Vc deve ter lido aqui que o elevador da B. São Pedro só te poupa coisa de 1/3 das escadas, né? A parte mais longa, a mais estreita, a mais empinada e a mais cansativa vc vai ter de fazer de qualquer jeito.

- Qualquer loja que venda malas vende as bolsas pra levar dinheiro junto ao corpo. Algumas lojas de material esportivo, também.

- Se vc não tem Cartão de Crédito internacional, considere levar um Cartão Visa Travel Money - procure informações aqui no fórum, mesmo. Rápido de fazer, prático de usar.

• Membros
Postado

Debizinha,

Já estive duas vezes em Roma e vou aqui concordar com as dicas do André em relação aos passeios: no dia do Pantheon, Piazza Navonna, etc., inverta a ordem de visitação entre a Piazza di Spagna e a Fontana di Trevi, pois como o André falou, a Navonna, o Pantheon e a Trevi ficam no mesmo caminho, quase em linha reta no meio das ruazinhas estreitas do centro histórico. Você não leva mais de 10 minutos para e deslocar entre esses três pontos turísticos. Depois da Trevi vá então a Piazza di Spagna e ainda vai dar tempo para ir na Piazza del Popolo.

Eu acho que nesse dia não vai dar para você ir até a Galleria Borghese, porque aí já vai estar mais tarde e provavelmente já vai estar fechada. A única solução que eu vejo seria marcar o ingresso para a Borgehese para a ultima hora do dia em que você for no Vaticano. Se você chegar cedo no Vaticano, entre 8h ou 8h30, da tempo de sobra de você ver a basílica, a cúpula, os museus e ir ao Castel Sant'Angelo, que fica próximo ao Vaticano. Nesse ritmo, ainda te sobraria tepor para você ir a Borgehese com hora marcada para as 17h, por exemplo. Mas também terias um prejuízo porque talvez não de tempo para apreciar o parque maravilhoso onde fica a galeria.

Sobre se hospedar perto da Termini: eu digo e repito, não tem problema nenhum, especialmente se você escolher algum hostel ou hotel que fique mais próximo da entrada principal da estação. Claro que tem um clima um pouco mais esquisito, tem alguns moradores de rua dormindo no chão, tem muitos imigrantes e ambulantes por perto, mas digo e repito que não tem nada de assustador ou perigoso ali. Basta estar atenta aos batedores de carteira que existem em qualquer cidade turística do mundo e não ficar distraída com seus pertences, um cuidado que qualquer brasileiro tem em qualquer cidade do Brasil, turística ou não. A região da Termini serve de forma excelente principalmente para quem vai se deslocar de Roma para outras cidades da Itália de trem ou mesmo para quem quer usar o transporte publico em Roma, pois no subsolo da estação tem as duas linhas de metro e na frente da Termini tem um terminal de ônibus com final e inicio de linha para vários pontos da cidade, inclusive o Vaticano (linha 64) e a Galeria Borghese (linha 910). Nas duas vezes que eu fui a Roma, eu fiquei na região da Termini e deu tudo certo, inclusive na primeira vez, quando eu fui totalmente sozinha!

Sobre você não ter cartão de credito internacional, eu também te recomendaria fazer um Visa Travel Money, mas tente fazer um que tenha chip ( como os da Confidence Cambio), pois com esse você consegue até comprar passagens de trem e passagens aéreas nas empresas low cost. Eu fiz um e foi muito útil nesse sentido e foi aceito sem problemas na minha viagem. De qualquer forma, também seria útil você levar uma quantia do dinheiro em cédulas, pois podem te requisitar na imigração o comprovante de meios de subsistência (nunca me pediram, mas sempre estou prevenida), além do que você pode precisar para as despesas miúdas. Não tem problema em levar as cédulas naquelas "pochetes" (minha operadora de cambio sempre me fornece uma quando eu compro uma certa quantidade de euros). Eu levo o meu VTM e cédulas nessa pochete e nunca tive problemas, e eu considero um método seguro.

Qualquer duvida, estamos aí!

Abs,

Cris

• Membros de Honra
Postado

Com relação à cúpula, eu fui de elevador e teria me arrependido se não fosse. São MUITAS escadarias e com pouquíssimas paradas, se eu tivesse que subir mais 10 degraus, sei não. O lugar é abafadíssimo e estreito. Não achei que compensou, foi dos poucos passeios que me arrependi de ter feito. A subida de elevador custou 7 euros no final de setembro.

Mais uma coisa sobre a Basílica de São Pedro e a cúpula. Nós programamos um intervalo parecido com o seu, 2 horas para a Basílica e a subida e em seguida o museu. Não deu tempo. Você perde tempo demais subindo aquelas malditas escadas, pois toda hora "engarrafa" quando alguém para pra descansar. Chegamos com mais de uma hora de atraso no Vaticano, mas não teve problema. O sujeito nem olhou a reserva e saiu confirmando. Como não sei se isso é de praxe, acho melhor adiar a reserva um pouco e, se chegar mais cedo, tentar entrar.

Com relação aos horários, creio que ajude você organizar um roteiro com horários para as mega atrações, como Museu do Vaticano, Coliseu/Forum/Palatino e por aí vai. Mas pro resto, como disse o André, é melhor não colocar horários rígidos. Tudo é muito perto e não necessariamente gastará uma hora lá. Poderá ficar 5 minutos, como até mais de uma hora.

De toda a Itália (estivemos em mais de 15 cidades), eu e minha esposa achamos Veneza a cidade mais legal. Ver só um dia pra ela é de doer, mas é só a minha opinião. Eu no seu lugar deixaria pra ir a Milão só no dia 26. Basicamente, é o Duomo, talvez o Castello Sforzesco (dispensável, na minha opinião) e, se você gosta de comprar ou ver coisas de marca, a Galeria Vittorio Emanuelle (tudo caro). Isso tudo você faz em poucas horas.

De Roma para Veneza eu iria de trem (frecciarossa). Comprando antecipado você pega as tarifas mini, que são baratas. Parece que a partir de algum dia de dezembro você já pode comprar, fique de olho. São pouco mais de 3h de trem, mas eu acho que vale a pena. Fui de Veneza para Roma de avião e acabei gastando bem mais do que 3h nessa brincadeira, pois você tem que chegar cedo pro check-in, perde um tempasso esperando suas malas (numa mesma esteira eles botam a bagagem de até 6 vôos diferentes), tem que se deslocar até o aeroporto de Roma e depois do aeroporto de Veneza até o hotel. O onibus demorou muito no trajeto aeroporto-Roma, é tudo engarrafado e não é muito perto. De trem, você já sairá dali da Termini e saltará dentro de Veneza. Vale ressaltar que os aeroportos italianos são famosos por seus péssimos funcionários, ocorrendo casos de bagagens danificadas e até extraviadas. Uma das nossas veio com aquele ferro de puxar a mala amassado. Na minha opinião é melhor evitar vôos por lá o quanto possível.

Por fim, faço coro com os demais - leve o VTM (Visa Travel Money). Levei a maior parte da grana em espécie, mas é bom contar com o VTM, pois se faltar dinheiro alguém pode depositar pra você. Além disso, você divide mais a grana e não corre o risco de perder tudo, se acontecer qualquer coisa você liga pro Brasil e manda cancelar o cartão.

• Colaboradores
Postado

Ola André,

Na verdade os horários não são fixos não, rs... São mais para ter uma noção de quanto tempo "talvez" eu gaste nesses lugaresm... assim, pra não ficar totalmente perdida e levar tanto tempo, que acabe perdendo a próxima "atração".

Olá Criskeune,

Obrigada pela dica de transferir a Galleria Borghese para outro dia, mesmo que não de tempo de visitar o parque, eu entendo que as vezes a temos que abrir mão de algumas atividades em prol de outras, e como não terei mais tempo para ficar em Roma... O parque vai ficar pra próxima!

Oi Nomesemuso,

Obrigada pela dica do tempo gasto na Basilica e o museu, vou agendar o mesmo para um pouco mais tarde.

Com relação a Veneza, na verdade ficarei dois dias por lá, pois como no dia 23 minha idéia é sair de Roma bem cedo, ficarei em Veneza todo o dia 23 e o dia 24 tbm, partindo para Milão somente no dia 25.

Quanto as informações que vc colocou sobre ir de trem e avião, pra mim foi fundamental, pois minha idpeia inicial era ir de avião justamente para poupar tempom, mas vou preferir o trem mesmo, visto que é mais prático e menos compplicado.

Já sobre Milão, tenho que estar lá obrigatoriamente no dia 25, pois nesse dia o meu esposo vai querer ver um jogo de futebol entre o Milan e Roma que vai rolar no San Siro Homens!!

No mais agradeço a todos pelas dicas e coments e volto assim que surgirem novas dúvidas, rs.

Beijos.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

• Criar Novo...