Ir para conteúdo

[Arquivo] Roma - Perguntas e Respostas

Posts Recomendados

• Colaboradores
Postado

Renata,

Fiz todos esses trechos em Setembro do ano passado de trem (Roma-Florença e Florença-Veneza) comprando sempre com 2 dias de antecedência em cada cidade, nessa época é tranquilo.

Não sei se no aeroporto vc consegue pegar um trem para Veneza, mas mesmo que vc precise ir para Termini, é muito fácil. Você pega dentro do aeroporto e desce na última estação que é a Termini.

Apenas um toque..fique de olhos bem abertos na Termini...parece que o mundo inteiro está lá...tem gente só esperando alguém dar mole para levar a bolsa ou qualquer outra coisa sua.

Abraços

Alex Santos

• Respostas 1.4k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

• Membros de Honra
Postado

Estive em Veneza ontem e varias dicas foram importantes, contanto, reserve um bom dinheiro pra visitar os espaços visto que se cobra pra tudo ali.

Um dos lugares que nao se cobra é pra visitar a Chiesa di San Marco.

Observei que os valores ja estavam ultrapassados aqui no forum.

O vaporetto està cobrando 6,50€ pelo trajeto no Grande Canale.

O passeio de gondola, se nao for pechinchado custa 100€ podendo ir em atè seis pessoas.

O Palazo Ducale cobra 13€. :o

O museo di Venezia custa 7€...

E por ai vai...

Um dica, se voce estiver sem grana, é levar uns panini e comer sentado proximo ao Grande Canale, ja nos pequenos canais, nao recomendo porque o cheiro nao é la muito agradavel.

Tem ainda, proximo a ponte Rialto o Traghetto, que é a chamada gondola dos pobres, onde voce pode atravessar o Grande Canale e fazer umas fotos, como se tivesse andado de gondola... ::lol4::

Se voce religioso, pode visitar as varias igrejas, inclusive a de Santa Lucia, com a mesma santa exposta pra visitaçao.

Se prepare pra andar bastante pelos canais... é desgastante, mas é Venezia... ::tchann::

• Membros
Postado

Gente, que confusão... até a minha viagem fico doida, vou pra italia em jun de 2010 faremos roma/veneza e sinceramente ainda ñ sei se compro antecipado daqui do brasil ou se deixos pra comprar la? nestes sites trenitalia e raileurope e eurail da um preço do trecho esse preço q da la é 20% mais barato q comprar lá na hora? e quanto sai esse trecho de trem roma/veneza? se eu deixar pra comprar la, é facil de entender as coisas como plataforma, acentos, validação, o tipo de trem, se é dse um empresa ou é dse outra? meu outro trecho é veneza/paris, como faço mais barato, avião ou trem? quanto sai , alguem sabe? gente me ajudem por favor, obrigada desde já

• Membros de Honra
Postado

OI Glenda...

Pois é...muitos tem duvidas similares a sua.

No site da trenitalia tem os valores que mudam dependendo do horario e dependendo do treno.

Exemplo:

1) se for no frecciarossa (o famoso trem bala) o valor è um pouco maior, visto que vc tem comodidades, tais como serviço de bordo e um ganho de tempo consideravel. Este treno vai de Roma a Venezia em media em 4 horas e meia, enquanto o regionale vai em 7 horas.

2) No frecciarossa voce pode reclinar a poltrona e descansar, enquanto no regionale as poltronas mal se movem.

3) tanto o frecciarossa quanto o regionale possuem primeira e segunda classes... O que pode levar no primeiro a uma economia de 30 euro se vc levar um panini consigo... ::lol4::

Aqui a trenitalia esporadicamente faz uma promoçao ou outra, e, de fato, ha um desconto de 20% pra quem viaja com a familia e 5% pra quem compra online. O site é seguro!.

Com relaçao aos binarios, sempre tem na estaçao uma placa informando em qual binario vc deve tomar o trem. Fique atenta ao horario e ao trem... o frecciarossa, como ja diz o nome tem cor vermelha, ja o regionale, em geral, é verde e ja meio velho... ::lol4::

Detalhe importantissimo: jamais esqueça de convalidar os bilhetes... tem varias maquinas pequenas fixadas na parede da estaçao onde vc somente coloca o bilhete e ele marca o dia e o horario... se voce nao fizer isto e ter fiscalizaçao no treno, voce recebera uma multa de 50 euro por pessoa, paga na hora.

Pra sua viagem pra Paris, aconselho voce ver algumas empresas aereas, ja que os valores sao melhores nestes voos pra Europa.

Veja na: http://www.ryanair.com e na www.easyjet.com

Espero ter ajudado a esclarecer algumas duvidas.. qualquer coisa, volte a perguntar.

Bjus

• Membros de Honra
Postado

Muito boas as informações do Michael. Embora não seja adequado nesse tópico, vou só fazer um complemento que é importante também.

Cheque onde são e qual distância dos aeroportos onde essas empresas de vôo low cost operam, pois a maioria leva para um aeroporto mais distante da cidade, o que impacta no tempo e no custo. Compras em cima da hora com essas empresas é pedir para jogar $ no lixo. Um vôo comprado com mais de 1 mês de antecedência chega a custar só 8 EUR, enquanto que, com 1 semana apenas de antecedência, já vi por quase 300 EUR num trecho muito menor.

Beijos!

• Membros de Honra
Postado

Bravo Milena...

Sua colocaçao foi muito sensata... de fato é bom observar isto...

Agora, se voce possue tempo (e paciencia :D ) vale a pena ir de trem e curtir um pouco o cenario italiano, mesmo que a 180 km por hora... ::lol4::

Contudo, de aviao é pratico, porem o deslocamento pode ser cansativo, associado ao tempo de espera. Acho que por este motivo as vezes tem passagem por 0,01 € aqui... ::otemo::::tchann::

• Membros de Honra
Postado

Regazzo, você tá aí? que inveja!

Olha, eu fiz tudo de trem e não me arrependi nem um pouco... Cada foto! O cenário é diferente demais do nosso. ADORO a paisagem e a vegetação.

Ai, que saudade!

Por 1 euro e vou e volto pro lado errado várias vezes, até. Isso é muita barbada! nossa...! ::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'>

Baci, boa viagem! Tome uns Chiantis por mim :)

• Membros de Honra
Postado

Milena...

Bom... voce conhece bem por aqui... enquanto voce paga 40 euro de trem de Milano a Roma, voce pode ter a sorte de achar uma passagem de aviao por uno centèsime (um centavo) como encontrei esta semana aqui.

Sendo assim, é aconselhavel antes de qualquer viagem, nao soh na Italia, mas em qualquer pais da Europa fazer uma simulaçao no site da empresa de trem e nos das de aviao.

Pode ter certeza que um dia tomarei um chianti...eheheh, por enquanto estou apenas nos cabernet sauvignon...

• Membros
Postado

Olà a todos!

Glenda,

Quanto aos trens dentro da Italia, vou dar uma explicada geral com pros e contras pra voces escolherem o que é melhor (falando mais dos que sao os melhores custo-beneficio, na minha opiniao). Existem varias categorias...

Regionale – é o pinga-pinga daqui (mas toto mundo usa)

Vantagens – sem duvida o preço, e o fato de os bilhetes nao esgotarem, pois nao existe lugar marcado.

Desvantagens – este bilhete de uns meses pra ca nao pode mais ser comprado on line, so no guiche ou nas maquinas automaticas das estaçoes, nao existem promoçoes pra este tipo de trem, a viagem é mais demorada (o que nao faz diferença se o trecho é curto, mas pode fazer muita se o trecho for longo), bancos desconfortaveis. Nao tendo lugar marcado existe o risco de viajar de pé, pois voce compra um bilhete que pode ser usado num periodo de ate 6 meses da data de emissao (por isto a necessidade de timbrar sempre os bilhetes Regionale, como disse o Michael), porém superlotaçoes sao situaçoes excepcionais e so acontecem em idas e voltas de feriadoes, o que nao vai ser o caso de voces (2 de junho é feriado aqui, mas cai numa quarta).

Eurostar – junto com o Regionale, sao a grande maioria dos trens italianos. Seria o nosso “executivo”

Vantagens – Existem varias promoçoes pra este tipo de trem. Viajando em 2, a Tarifa Amica é a mais conveniente, com a qual voce obtem 30% de desconto no valor da tabela comprando o bilhete com até 2 semanas de antecendcia e 20% até terminarem as quotas com este valor (às vezes tem até o dia da partida). Os bancos sao reclinaveis (o encosto nao deita, voce tem q puxar o assento) e maiores do que no Regionale, a viagem e mais rapida. Se ele atrasa mais de meia hora ou o ar condicionado nao funciona voce pode pedir o reembolso parcial do valor do bilhete (varia de 30 a 50%). Eu, particularmente, se acho um valor que na promoçao se aproxime do Regionale, opto pelo Eurostar.

Desvantagens – sem promoçao é meio carinho.

Intercity – estilo Eurostar, porém os trens sao mais velhos e a viagem é mais demorada. So vale a pena se custar menos do e o Eurostar (sim, inexplicavelmente – como muitas coisas na Italia :D - as vezes ele custa mais)

Frecciarossa – E’ o trem de alta velocidade, do qual falou o Michael, mas nao cobre ainda muitos destinos, por enquanto so as cidades mais importantes economicamente (tipo Milano, Bologna, Roma), e tem um custo meio alto. Normalmente é usado por quem viaja a negocios e faz ida e volta no mesmo dia, pra economizar tempo.

No site voce pode consultar os preços http://www.trenitalia.it mas nao consegue comprar bilhetes on line com cartao de credito brasileiro. Mas voces se preferirem deixar pra comprar quando chegarem aqui nao terao problemas.

Quanto ao trecho Paris-Venezia, eu ja fiz seja de trem que de aviao (porem de Milao, o que da quase na mesma) e achei bem melhor ir de trem (fiz a viagem noturna em cabine com cama a €45/pessoa o trecho): voce pode viajar sossegado, porque sai do centro de uma cidade e chega no centro da outra, nao tem stress de quantidade de bagagens, liquidos e tudo mais. Ja de aviao low cost, voce tem o trajeto do centro até o aeroporto, que costuma ser longo e caro, tem que fazer check-in, ficar uma hora esperando, e depois da viagem, chegar no aeroporto e fazer mais outra viagem ate o centro da outra cidade... E voce também paga pela bagagem despachada de € 9,00 a 12,00 por volume/trecho. A questao é que se decidirem pelo trem, terao que esperar: os bilhetes começam a ser vendidos 3 meses antes da partida (e pra conseguir os melhores preços é bom calcular o dia em que eles vao entrar em venda). Tentem pegar as camas do “andar” de cima, sao as melhores. Voce pode comprar o mesmo bilhete no site da Trenitalia ou da TGV, sendo que ja usei o meu cartao de credito brasileiro no site da TGV e nao tive nenhum problema. Nao acho que seja um problema esperar pra comparar os preços, pois os bilhetes aereos ainda sao muito baratos se comprados com 3 meses de antecedencia.

Espero que tenha ajudado!

Flama

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

• Criar Novo...