Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Depois de mais de um ano e meio resolvi postar a minha primeira viagem internacional e sozinha. Como foi aventura do começo ao fim e acho que a minha viagem foi bem diferente das dos meus demais colegas mochileiros então lá vamos nós.. rsrs

ps.: no final do texto tem algumas fotinhas dessa crazy travel.

Qualquer mochileiro que se preze irá escolher sua viagem para o Peru de duas maneiras (pelo menos as mais conhecidas) ir para o Peru de avião ou pegar o famoso trem da morte.

Eu quis fazer diferente dos "padroes" fui de BUSAO, isso mesmo! Peguei um busão que sai do Tiete (Sao Paulo) direto para o Peru, são quatro dias de viagem, paguei na época em torno de R$375,00, somente ida.

Pensei que não iria sobreviver aos quatro dias, mas estou aqui contando a história para vocês! ::otemo::

Se um dia alguém falar que esse onibus é onibus dos mochileiros, já adianto: É MENTIRA!

Nunca vi tanto peruano junto em um busão, só tinha eu e mais dois brazuca, do restante só peruano. Como a linha não era muito conhecida na época peguei dois bancos só pra mim e fui de buenas, deitava nos dois bancos e como não sou muita alta, me encolhia nos assentos e praticamente fazia uma cama para durmir.

Os motoristas (peruanos) não tem muita regra de parada, no primeiro dia eles pararam em um restaurante estilo frango assado, da hora e ainda fui pensando, bom nesses quatro dias com certeza vou ter que tomar banho e os caras vão cobrar uma bica pra tomar 5 minutos de ducha... que nada, tomei banho na faixa e como fui em Janeiro um puta calor, a água tava quentinha muito sussa. (à água do banheiro dos restaurantes, pelo menos os que eu fui é temperatura ambiente, mas com calor que tava a àgua era bem quentinha).

O trajeto que o busão faz é: Mato Grosso - Rondonia - Acre, passa por mais algum estado mas nem lembro mais.

No terceiro ou segundo dia, passamos por vários restaurantes estilo Frango-assado, porém os motoristas resolveram parar num restaurante nem falo botequim de esquina, porque até o butequim era mais limpo e mais aconchegante que esse que paramos, a galera jantou, no entanto, eu fiquei de boa na minha não ia comer naquela espelunca (mal sabia que iria comer coisa pior no decorrer da viagem e iria dar graças à Deus pelo rango que comi rsrs).

A paisagem saindo de sampa até o Acre não varia muito, são sempre: campo, vaquinhas e boi, ou boi, vaquinhas e campo. Duas partes da viagem que achei muito mais muito da hora. não sei em qual estado que eu tava, no entanto, o onibus passou em uma ponte que cruzava um rio durante o por do sol, galera que pena que a minha maquina nao estava ligada, foi uma cena sensacional!

Outra cena que curti pra caramba é que tem uma hora que acaba a estrada e o busão para continuar viagem precisa ir em uma balsa e atravessamos o rio de Rondonia para o Acre.

Como recomendação de uma amiga que tem agência de viagem level uns US$ 800,00 (dollares americanos - R$ 1.4000 reais) era tudo o que tinha pra viajar, havia lido em vários blogs para fazer o cambio na fronteira porque poderia comprar o tal do soles (moeda peruana) mais em conta.

Não sabia uma palavra em espanhol, comprei um livrinho para me ajudar e quem disse que peguei no livro durante a viagem? que nada, fiquei lendo outros livros, fazendo outras coisas, menos lendo o livro de espanhol.

No terceiro dia já tinha feito amizade com os peruanos e pedi ajuda para uma garota (Alicia) um amor de pessoa e ficou me ensinando espanhol durante a viagem. O que eu acho mais fascinante não é somente o fato de viajar mas é essa troca sem interesse, essa curiosidade de conhecer, aprender outra cultura e simplesmente conhecer pessoas de bom coração (vocês vão entender o porque estou falando isso daqui a pouco).

Após passar pelo Acre estando em terras peruanas, passei pela imigração e fui pegar o din din para cambiar, no entanto, iriamos pegar mais uma balsa e tinha horário, foi quando os motoristas aceleram a galera e não consegui trocar a grana.

Depois que entramos no Peru, tomei o meu primeiro "choque" cultural, galera, que lugar feio, a nossa favela é mais bonitinha que aquelas casas, isso se é que posso chamar de casa, eu olhava pela janela e pensava meu Deus do céu! O que estou fazendo aqui ???

Chegamos bem mais bemmmmm tarde, não conseguimos pegar a balsa e tivemos que esperar o dia seguinte. Eu estava morrendo de fome, tinha somente 10 reais e notas de 100 dollares, onde estávamos era um lugar muito pobre, mesmo que quisesse comprar comida, o pessoal nao ia ter troco.

Expliquei para a Alicia que nao tinha soles e já me vi no meu primeiro perrengue, ia ter que pedir grana emprestada para os peruanos do busão porque eu tava com muita mais muita fome, quando olho pro lado, a Alicia estava pedindo dinheiro emprestado pro pessoal do busão para comprar lanche para mim. Eu fiquei pasma, juro para vocês, ela mal me conhecia e fez um gesto muito amável comigo.

Hora de comer... (o drama), nesse "porto" tinha uma barraquinha, estilo de cachorro quente em que eles vendiam "comida" em um plastico desses de festa de aniversário, até hoje não sei que gororoba era aquela que comi, porém descobri que na hora da fome você come o que tiver mesmo na frente, era galinha (mas só tinha osso), tomate picado, ervilha, milho e nao lembro mais o que, não era ruim mas também não era ohhhh comida dos deuses.

A Alicia comprou um refrigerante peruano e me deu toda feliz perguntando se tinha achado gostoso e eu com a minha sinceridade ao extremo, falei sem pensar: Isso não é bom não! (se vocês vissem a cara da garota tipo de decepção, aí que dó viu rsrs, eh eu sei Karina sem noção ::putz:: )

Como falei, fui em Janeiro e estava muito quente, não tinha como ficar no busão e a galera resolveu ir pro "centrinho" dessa cidade do interior, as balsas para pedrestres estavam funcionando de boa, só a balsa para onibus que não, para atravessar a balsa tinha que pagar 2 reais mais ou menos, no entanto, eu não tinha um puto da moeda deles no bolso, fui e voltei sem pagar (sim eu fiz isso!). Os peruanos me pagaram cerveja, sorvete, lanche, tudo sem eu gastar uma nota e ainda tomei café da manhã com eles no dia seguinte.

Vou deixar bem claro, não agi de má fé, era a minha primeira viagem internacional, não tinha conseguido trocar dollar por soles, o lugar era precário, nem máquina de cartão tinha, tive mesmo que viver por uma noite na solidariedade do ser humano.

O restante da viagem era feio demais e resolvi durmir já que a paisagem não mudava... quando acordei, nunca vi uma paisagem tão linda em toda a minha vida! A estrada era no meio da montanha, de um lado a montanha enorme toda imponente na sua frente e do outro lado o rio contornando toda a montanha. Sem falar quando o onibus subia até o topo da montanha e você via a neve pela janela (lindo demais).

Eu sou a pessoa mais criteriosa do mundo quando se fala em viagem (posso ser atrapalhada) mas reservo tudo com antecedência, faço inumeros roteiros, leio tudo sobre o lugar.

Dessa vez quis fazer diferente, não reservei hotel, não agendei passeio, estava há Deus dará e pela sorte. Cheguei no albergue a moça disse que nao tinha mais vagas, aí disse que tinha mandado um email querendo fazer reserva e como eles não tinham respondido aí resolvi ir até lá, daí a moça me arrumou um quarto.. vai entender esse povo.. rsrs.

Fiquei em Cuzco, é uma cidade turista do Peru e bota turistica nisso, tudo muito, muito barato, principalmente coisas para trilha, fiquei tão empolgada nas compras que a mala para fechar eu tinha que literalmente sentar em cima dela.

Fiz vários roles pela região e fui finalmente para Machu Picchu, o lugar é mágico! Para ir pra lá você tem que pegar um trem turístico, muito loco, peguei a classe economica, que para mim era um luxo só, se a econômica é assim, fico imaginando a classe luxo.. rsrs, enquanto a galera tirava foto e admirava as montanhas com os picos cheios de neve, eu ficava imaginado que eu tinha pegado a estrada com o busão passando entre os picos nevados.

O parque é muito legal, cheio de guias turísticos e você pode ficar o tempo de quiser, tirar uma porrada de foto e explorar ao máximo.

Até aqui tudo lindo, a viagem perfeita! E aí que começa o pesadelo :evil::evil::evil:

O meu ponto alto da viagem era a Bolivia, porém a Bolivia estava em crise política e os bolivianos estavam quebrando tudo lá em La Paz (capital da Bolivia) vários blogs dizendo para não ir porque a situação estava preta, por isso que decidi ficar pelo Peru e depois descer até a Bolivia.

Alguns brasileiros que tinha encontrado no meio do caminho lá no Peru, haviam me alertado sobre a Boliivia (La Paz) e tinha dito que não era um lugar tão lindo quanto o Peru, porém o feio que eu pensei não era tão feio quanto eu vi rsrs.

Devia ter tirado uma foto lá, mas eu estava totalmente desesperada porque ao chegar na primeira cidade que faz fronteira com o Peru, tinha descoberto que haviam me roubado!!! Isso mesmo minha gente, me roubaram la no albergue e eu vacilona nem tinha percebido, assim o vacilo foi totalmente meu e o bom que aprendi a lição, não me roubaram muito, tinha sei lá, na época uns R$300,00 reais só que em dollar, não era muito, mas era o que tinha para terminar a minha viagem e R$300 reais na bolivia é muita grana, era o suficiente para fazer o restante dos meus passeios e voltar pra casa.

Enfim, como tinha sei lá, uns R$30 reais em moeda boliviana era o suficiente para ir até a capital e passar no banco para pegar uma grana, porque tinha deixado uma reserva no banco para emergência.

A paisagem era a mesma, sobe toda a montanha até o topo e de lá de cima você visualiza um vale com a cidade, quando vi La Paz, pensei comigo: a favela do Rio de Janeiro é mais bonita do que isso! Entrei em desespero total, aquela vontade de voltar pra casa, estilo, "quero a minha mãe, quero a minha casa" rsrs, estava nesse naipe.

Consegui ir no banco e retirar uma grana, fui numa agencia estilo cvc e comprei alguns pacotes como descer a estrada mais perigosa do mundo de bike (sim só gosto de passeio maluco, sou mochileira né galera, nao tinha de ser diferente do povo daqui rsrs).

Tava tudo certo, quandoooo não sei por qual motivo no dia seguinte não consegui mais sacar dinheiro, eu tinha grana, mas não estava conseguindo. Entrei em desespero total até que cheguei à conclusão que não tinha mais grana, fui na agência expliquei a situação e eles devolveram o meu din din.

No final das contas eu tinha bastante dinheiro, não ia mais fazer os roles, já tava deprimida, chateada pra caralho, o que eu fiz ??? Fui as compras!!!! ::otemo:: Está triste, deprimido? Vai as compras! Comprei até não querer mais, feliz e contente resolvi voltar pro Brasil.

Erros: Nunca, maissssss nuncaaaaa compre passagem área direta do Guiche no aeroporto você paga uma bica! Quando a mulher falou o valor e o meu cartão de credito passou, sinceramente não sabia se ficava feliz por voltar ao Brasil ou se chorava pelo valor que passou. Graças a Deus que eu trampava numa boa empresa e que eu tinha um cargo de chefia (nao ganhava mal) porque senão eu tava fuuuu...

Outro Erro: Aqui no Brasil você compra a passagem já com a taxa de embarque inclusa e lá você só compra a passagem, a taxa de embarque você paga à parte e eu já não tinha mais din din. Fui até um caixa eletronico que tinha na frente do guiche e fiz a seguinte oração: SENHOR! EU QUERO VOLTAR PRO MEU PAIS, ME ABENÇOE PARA QUE EU POSSA RETIRAR 50 BOLIVIANOS PARA EU VOLTAR AO MEU PAÍS), saquei a grana, uma felicidade sem fim, mal sabia que eu tinha grana de sobra no banco, no entanto, quando bate o desespero até o mais racional dos mortais fica literalmente irracional rsrs.

Como a moça disse que o avião já estava partindo, imaginei que ele já estava na pista de pouso, pronto pra decolar, sai correndo com minha mala feito uma louca!! passei pelo sensor de metais correndo e a polícia toda do aeroporto correndo atrás de minha pessoa...kkkk (lembrem-se era a minha primeira viagem). No final consegui me explicar com o meu pobre espanhol e tudo ficou resolvido.

De La Paz fiz escala em Lima (capital do Peru) ,SETE horas esperando a conexão para São Paulo, uma fomee desgraçada, sem din din e tudo em qualquer aeroporto do mundo é uma bica né. com vergonha de pedir dinheiro emprestado ficou a tonta lá, morrendo de fome e essas sete horas que não passava.

Por fim, resolvi dar uma volta e tinha um shopping dentro do aeroporto onde tinha chocolate para o pessoal degustar. Advinhem onde e o que eu fiquei comendo sem parar?????? ::lol3::

Finalmente peguei o avião Peru -> São Paulo, comi feito gente grande no avião na hora do jantar, ainda vim na janelinha, desfrutando o restante da viagem!

Assim no final da viagem eu me ferrei literalmente, mas na boa galera! Faria exatamente tudo, tudo novamente, foi a minha primeira viagem sozinha, fui de busão, sem falar uma palavra em espanhol, me virando nos trinta com o meu inglês (que não época não era muito bom, mas era o que eu tinha, pelo menos me virava) e acho que mesmo fazendo outras viagens internacionais, esta será a minha melhor aventura.. rsrs

Bom é isso! Apesar do texto muito grande, espero que tenham curtido ^.^

20120831022056.JPG

20120831022603.JPG

20120831022925.JPG

20120831023051.JPG

20120831023350.JPG

20120831023434.JPG

20120831023516.JPG

• Colaboradores
Postado

Caracaaa já ouvi um relato dessa viagem de bus, realmente deve ser uma experiência e taaaaaaaanto! HAHA

parabéns pela viagem mas ficar 4 dias dentro de um ônibus é para os fortes, quer dizer...MUITO fortes ::xiu::

• Membros
Postado

Meu Deus ehehehhee, que viagem hein!

Primeira coisa 4 dias de ônibus não é para qualquer um. Parabéns! Eu pessoalmente não resistiria a isso, primeiro pq a viagem torna-se muito cansativa, e acaba mais tempo em estrada do que conhecendo as coisas. Mas o bom foi que você viu imagens espetaculares na estrada lá na divisa Brasil - Peru.

Outra coisa que luta essa viagem hehehehe, acho que vc deu mole em diversos momentos, nem falo do momento que vc foi roubada, pq ninguém imagina que isso vai acontecer com a gente né. Isso pode acontecer COM QUALQUER UM.

Tipo viajar com 8 notas de 100 dolares é meio complicado hehehehehe. :shock:

Mas em geral, fico feliz em ler o relato que me pareceu bem trágico, deu para conhecer lugares fantásticos e ser um grande aventura para você :D

• Membros
Postado

kkkkkkkkkkkkkkkk nem me fale Perio, é que nos meus planos eu ia ficar uns 15 dias fora, já que ia perder 4 dias da viagem só no busão.

Eu deveria ter feito um cartão internacional para levar, ou ter usado o meu mesmo do banco lá no Peru para nao ficar andando com muita grana no bolso. Pelo menos quem for marinheiro de primeira viagem terá algumas dicas do tipo "o que não fazer" kkkkk... mas valeu sim muito a pena e agora to mais ligeira "bom eu espero estar" kkkkk

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...