Ir para conteúdo

Aracaju ganha museu multimídia como atração turística


Posts Recomendados

  • Membros

No centro de Aracaju, um edifício tombado pelo patrimônio histórico conhecido como o Atheneuzinho foi integralmente restaurado e adaptado para abrigar o Museu da Gente Sergipana, maior e mais moderno museu multimídia do Nordeste. Concebido para mostrar as origens, cultura, culinária, hábitos, natureza e folclore do Estado, o museu ocupa mais de dois mil metros quadrados divididos em salas temáticas, auditório, espaço para exposições temporárias, Loja, Café e outras atrações, tudo permeado por muito conteúdo e tecnologia.

Anexo ao prédio principal, foi construído um complexo em arquitetura contemporânea que abriga a administração, laboratórios de artes digitais, e o Café do Museu da Gente Sergipana, que já virou uma referência em gastronomia na cidade. Todos os detalhes do Museu são pensados para apresentar aos visitantes a cultura de Sergipe, seja nos jogos americanos ilustrados do Café da Gente, seja nos murais de azulejo pintados por artistas locais que adornam o estacionamento.

O Museu da Gente Sergipana é um projeto do Instituto Banese em parceria com o Governo Estadual do Sergipe. Foi aberto em 2011, comemorando o cinquentenário do Banese – Banco do Estado de Sergipe, e tem entre seus mantenedores o Banese, Banese Corretora de Seguros e Banese Card.

O projeto arquitetônico e de restauração teve à frente o arquiteto e escritor Ezio Déda, um dos idealizadores do Museu e hoje seu diretor-superintendente. O projeto foi todo desenvolvido por sua equipe multidisciplinar de seu escritório Ágora Arquitetos Associados todo o projeto foi desenvolvido. O conteúdo, incluindo projetos multimídia, ficou sob a responsabilidade de Marcello Dantas, que, entre outros projetos, tem no currículo o Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, e algumas das mais bem-sucedidas exposições realizadas no Brasil.

“Apesar de ter um grande nome assinando a curadoria, Marcello Dantas, é preciso também ressaltar que a participação do povo sergipano, com a consultoria de diversos curadores locais, foi fundamental para conceber tudo que é apresentado no Museu”, explica Ezio Déda.

O Museu funciona de terça a domingo. Das 10 às 17h durante a semana, e até 16h em sábados, domingos e feriados.

Fonte : http://www.jornaldeturismo.com.br/noticias/nordeste/46859-aracaju-ganha-museu-multimidia-como-atracao-turistica

Link para o comentário
  • 3 semanas depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...