Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Olá, em Julho estou pensando em fazer o Pico Marumbi, e gostaria de aproveitar e ir pro Pico Paraná... Alguém sabe qual a melhor maneira de chegar até lá? E também queria saber se alguém sabe se o pessoal dá carona do Marumbi para Morretes, ou se tem que ir trem qual a melhor forma de chegar? Valeu!

• Membros
Postado

Não sei de ninguém que faça transporte de Porto de Cima até uns 5 km pra dentro da estrada que vai até a estação Eng. Lange. Antes até tinha, mas pararam com o serviço. Assim, a única solução que conheço fora o caríssimo trem é ir de busão até Porto, e de lá dar uma pernada até a Estação Eng. Lange. Até lá tem estrada. Aí, pega uma trilha até a Estação Marumbi, faz um pit stop e sobe o morro. Não sei como está a situação pra usar o camping lá atualmente, pois ouvi dizer que iam fechá-lo pra reformas, mas não sei o fone de lá.

• 1 mês depois...
  • Membros de Honra
Postado

Olá Pessoal!

Dando um "up" no tópico... Assuntos na verdade afeitos ao Marumbi e Itupava (reproduzirei nos 2 tópicos).

1) O camping do Marumbi continua fechado (em obras). As obras recentemente foram paralisadas por problemas na licitação e não há previsão de sua conclusão.

2) Para quem precisa de transporte até Eng. Lange (indo pro Marumbi) ou até Porto de Cima (normalmente quem desce pelo Caminho do Itupava) a melhor opção hoje é o serviço de táxi de Morretes. Ficam aí os nrs. de telefones de um taxista muito gente boa e geralmente mais barateiro que os demais (lá não há taxímetro, a tarifa é no "olhômetro"):

:arrow::: Sr. Lourenço: 41-9638-6194 e 41-8891-5767

:arrow: Nas últimas vezes que usei o seu serviço (jul/2012) paguei R$ 20,00 desde o recanto "Santuário Nhundiaquara" até o centro de Morretes (outros têm cobrado até R$ 40 pelo mesmo trajeto). Rateando o valor em 3-4 pessoas fica uma bagatela.

OBS.: Os taxistas da região normalmente não levam e nem buscam ninguém até o posto do IAP na "estrada das prainhas" pois reclamam das condições da estrada. O máximo que fazem é te deixar (ou te pegar) cerca de 2 a 2,5 Km abaixo, na altura do recanto particular chamado "Santuário Nhundiaquara", até onde a estrada é mais conservada e área na qual também se consegue pegar sinal de celular da maioria das operadoras.

3) As condições da estrada, subindo em direção à estação Eng. Lange depois do posto do IAP "Prainhas" (Porto de Cima para alguns) são ruins. Carros de baixa altura e sem tração 4x4 eventualmente passam mas com bastante sofrimento e risco de danos na parte inferior. Recomendo a subida apenas com veículos 4x4 e altos (picapes, jipes, SUVs de suspensão mais elevada).

4) Referência de distâncias aproximadas:

:: Estação Eng. Lange até a Estação Marumbi = 900m

:: Estação Eng. Lange até a "escadinha" - saída da trilha do Itupava = 800m

:: Eng. Lange até o posto do IAP "Prainhas" = 3,2 Km

:: IAP "Prainhas" até o recanto "Santuário Nhundiaquara" (restaurante) = 2,4 Km

:: IAP "Prainhas" até a ponte de ferro, início do asfalto = 4 Km

:: Ponte de ferro até o "centrinho" de Porto de Cima (D. Siroba) = 600m

:: Ponte de ferro até o centro de Morretes (Rodoviária) = 7,6 Km

É isso! Abraços!

• 1 mês depois...
  • Membros
Postado

Olá Pessoal!!!!

Eu e alguns amigos estamos planejando de no fim do ano acampar no Marumbi. Desceremos de trem, ficaremos de duas a tres noites la, depois desceremos para Morretes e depois Ilha do Mel. Já sanei muitas duvidas pelos relatos deste site, mas ainda tenho uma.

Queria saber se a condições, algum mapa, coisa do tipo, para se ir do camping Marumbi para o Salto dos Macacos e o Véu da Noiva? É longe? da pra ir e voltar no mesmo dia?

Quem puder por favor me de algumas dicas neste sentido, gosto muito de rios e cahoeiras, por isso meu interesse por esses lugares.

Valeu Galera!!!!!!

• Membros
Postado
Olá Pessoal!!!!

Eu e alguns amigos estamos planejando de no fim do ano acampar no Marumbi. Desceremos de trem, ficaremos de duas a tres noites la, depois desceremos para Morretes e depois Ilha do Mel. Já sanei muitas duvidas pelos relatos deste site, mas ainda tenho uma.

Olá amigo,

O camping na estação Marumbi está fechado e não deixam acampar por lá.

Fiz o conjunto no dia 7 e no retorno à Porto de Cima tinham vários mochileiros na estação Eng Lange se preparando pra acampar. O rapaz do IAP (muito gente boa por sinal) que estava descendo conosco deu uma bronca na galera e mandou desarmarem as barracas.

Pra baixo do posto do IAP tem vários campings particulares que podem servir vocês.

Queria saber se a condições, algum mapa, coisa do tipo, para se ir do camping Marumbi para o Salto dos Macacos e o Véu da Noiva? É longe? da pra ir e voltar no mesmo dia?

Nunca fiz a trilha pro Salto dos Macacos, mas a "entrada" é logo acima do posto do IAP. O Véu da Noiva é um pouco mais longe, acredito que você terá que ir pelo caminho do Itupava.

Seguem alguns mapas que poderão lhe ajudar.

https://maps.google.com/maps/ms?msa=0&msid=212946762548033425695.00046c6c93365844a08f8 - Mostra a entrada do Salto dos Macacos

https://maps.google.com/maps/ms?msa=0&msid=201085749688126763079.0004bc1a000b692815854 - Mostra a estação Véu de Noiva. A cachoeira fica não muito distante.

https://maps.google.com/maps/ms?msa=0&msid=201085749688126763079.0004c9349bef64641c8db - Conjunto Marumbi, realizado no feriado.

[]s

Jonatas

• Membros de Honra
Postado

O acesso a cachoeira Véu de Noiva é pela estrada de ferro, alguns km acima do Santuário de N.S. do Cadeado.

Pra quem não conhece é difícil achar, é uma entradinha bem discreta que provavelmente deve ter fechado, pois é proibido andar pelos trilhos, logo pouca gente vai pra lá.

E cuidado, é uma cachoeira perigosa, com uma lage de pedra lisa que se escorregar vai parar 150m pra baixo...

• 4 meses depois...
  • Colaboradores
Postado

Fala galera...

Alguem sabe como está a situação do camping na Estação do Marumbi, se está liberado ou pelo menos quando será liberado?

Valeu, abraços!!

• Membros de Honra
Postado

O camping continua "em reforma"... ::vapapu::

E agora a estrada até Eng. Lange também está interditada, todos os veículos só podem ir até o IAP, o restante a pé.

E pra variar, não se sabe quando será liberada...

• Colaboradores
Postado

Fala Otavio.

Valeu pela resposta, estou planejando ir pra lá no primeiro fds de maio, vamos ver se até lá as noticias melhoram e caso contrário, acho que a opção é fazer o abrolhos saindo do inicio da trilha e voltando no final da tarde..... acho que não consigo fazer o Olimpo subindo os quase 5km até a estação e depois montanha a cima..... seria uma pegada de umas 13hrs mais ou menos né?

Abraço!

• Membros de Honra
Postado

IAP->Estação do Marumbi +/- 2hs

Estação->Olimpo->Estação +/- 5hs (depende do condicionamento do grupo)

Estação- )

O circuitão completo IAP-Olimpo-IAP chuto umas 9~10hs de caminhada intensa...

Em maio é bem melhor, menos chuva, mais frio, menos mosquito, mais chance de pegar tempo aberto. ::cool:::'>

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...