Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• 2 meses depois...
  • Membros
Postado

Olá a todos,

Gostaria de saber se alguém foi nessas últimas semanas para o parque?

É que gostaria de ir para acampar na estação, como o posto está fechado imagino que os banheiros e toda infra deve estar sim fechada, isso não seria problema.. mas teria como acampar mesmo assim? Imagino que como está fechada, não deve ter ninguém por lá para proibir não?

E Thais parabéns pelo relato.. sempre bom quem compartilha as informações...

Obrigado!

• 3 semanas depois...
  • Membros de Honra
Postado

Olá Derso,

A estrutura de camping continua fechada.

Fiscalização do IAP apenas na estrada que sobe pelas prainhas. Eventualmente nos FDS no posto da estação Marumbi há alguém do IAP, então daria para "arriscar", mas por sua conta e risco. Conversando com alguém na vila (algum morador) pode negociar para ficar no quintal de alguém, aí teria água e eventualmente um banheiro. Não sugiro ficar no camping abandonado (primeiro porque está bem sujo) e segundo porque fica exposto e há risco de ter algum pertence furtado.

Qualquer dúvida me demande em PVT. :mrgreen:

Sas,

• 3 meses depois...
  • Membros
Postado

Fala galera! tenho algumas duvidas aqui...

Alguém ai sabe se o acampamento na base do marumbi já tá aberta?

se não, qual a melhor maneira de fazer para subir o abrolhos, no tempo de 1 fds? dormir em morretes? fazer bate-volta?

E alguem tem algum telefone de contato por lá para ter melhores informações?

abraços,

Martin Bock

• Membros de Honra
Postado

O camping do Marumbi está na fase final da reforma, em breve deve ser reinaugurado. Mas como a reforma já dura uns 4 anos, esta fase final deve durar alguns meses.

A melhor maneira seria ficar hospedado em Porto de Cima, local mais próximo do parque (uns 8 km). Sei da Pousada Itupava, que fica à margem do rio Nhundiaquara, na estrada de acesso ao parque http://www.itupava.com.br/, mas tem outras por ali. A famosa Dona Siroba fica na praça de Porto de Cima http://www.pousadadonasiroba.com.br/.

Camping não me lembro se tem ali em prainhas (como é chamada a estradinha que liga Porto de Cima ao Marumbi e margeia o rio Nhundiaquara), mas talvez você consiga alguma coisa chegando lá e perguntando... ou não... :?

O local fica bem agitado nos finais de semana de calor, com bastante gente frequentando o Nhundiaquara. Quanto mais pra cima (em direção ao Marumbi) mais tranquilo.

PS: Acabei de ver no site da D. Siroba que lá tem camping, R$32,00 por pessoa. ::ahhhh::

• 2 meses depois...
  • Membros
Postado

Oi galera,

Nos (um casal aficionados de trekking) queremos fazer o ataque ao Olimpo com Carnaval. O nosso plan era de acampar no camping, mas parece que aínda está fechada. Algum conselho de onde podemos nos hospedar? Se não tem camping (ou outro alojamento) viavel para chegar a pé, qual o ponto mais perto que se consegue chegar em carro? Nos falaram do IAP que tem lugares para ficar a 4 km do camping fechado, mas eu não achei nada assim de perto no internet (e o site da Pousada Itupava está fora do ar, fechou a pousada?).

O nosso plan é de estacionar o carro mais perto possivel, caminhar até estação de trem e pegar o trem até Curitiba. Daí pegamos onibus até Borda do Campo. O dia depois fazemos a trilha da Itupava e chegamos no carro (ou melhor ainda, direitamente no camping). O dia depois fazemos a entrada ao parque de novo e fazemos o circular do complexo, subindo Olimpo. Voltamos ao camping/carro. Somente não sei se isso é viavel fazer, porque não sei qual a distancia minima que se consegue chegar para acampar ou deixar o carro (não é 4x4).

Alguem tem alguma dica sobre onde poder ficar perto do parque para poder fazer o ataque num dia? Ou, alternativa, dica para um lugar de acampada selvagem? É permitido?

• Membros de Honra
Postado

Como falei no post anterior, tem a Dona Siroba, que fica em Porto de Cima, "cidade" mais próxima do Marumbi. "Cidade" porque POrto de Cima é uma localidade do município de Morretes...

Se você vai de carro pode procurar pouso em Porto de Cima, Morretes, perto do rio Nhundiaquara, etc...

A localidade chamada Prainhas fica na margem direita do Nhundiaquara, é a mesma estrada que sobe para as estações de Engenheiro Langue e Marumbi. Ali tem várias pousadas e acredito que campings, mas não lembro de nenhum agora.

Ao lado do posto do IAP em Prainhas tem dois estacionamentos aonde pode-se deixar o carro, talvez conversando com os proprietários eles deixem acampar no quintal.

Se você pretende acampar na Itupava esqueça, é proibido, apesar que algumas pessoas o fazem. Mas se os guardas te pegarem vai ter que desarmar acampamento.

O trem sai de Morretes 15:00 hs todos os dias, passa no Marumbi +/- 16:00 hs, chegando em Curitiba +/- 19:00 hs. Acho melhor dormir em Curitiba, Borda do Campo não tem muitas (ou nenhuma) opções de pouso. Talvez em Quatro Barras (sei que tem um hotel luxuoso na entrada da cidade, tem que pesquisar). Na região da rodoviária de Curitiba tem vários hotéis, só fique esperto que é uma região meio violenta a noite.Coisas de cidade grande.

O ônibus pra Borda sai perto da rodoviária e vai primeiro pra Quatro Barras e depois pra Borda, por isso talvez seja legal dormir em //// :mrgreen:

A Itupava dura de 6 a 8 horas, depende do ritmo, e você vai chegar no meio do caminho entre o IAP Prainhas e a estação de Eng. Langue.

Para fazer o conjunto (subir Olimpo, passar no Gigante, Ponta do Tigre e descer a noroeste - vermelha) leva de 6 a 8 horas também. Coloque mais uma hora pra subir do IAP até a estação do Marumbi e + uma pra descer... se for subir e descer o Olimpo pela mesma trilha (frontal - branca) +/- 5 horas.

Vai caminhar bastante no carnaval, se prepare, a subida do Olimpo é exigente: curta mas bem íngreme.

Boa caminhada!!!

• Membros
Postado

Olá!

Estou com os planos parecidos do Acrofales: querendo passar o carnaval no Marumbi. Mas estou com um certo receio de ter dificuldades em encontrar camping próximo ao Parque, as informações que achei na internet não me deixaram segura, medo de não encontrar onde acampar (pousada nesta época deve estar bem cara!). Acrofales, tem alguma informação sobre isso que possa compartilhar?

Valeu!

• Membros
Postado

Oi Otávio,

Muito obrigado pela resposta. Achei útil! Vamos fazer a Itupava no primeiro dia e daí decidimos se é viável fazer o Olimpo. Em borda de Campo já achamos alojamento. Falamos com o Refúgio 5.13 e alem de espaço para acampar, tem dormitorio (e até luxuoso: um quarto casal!)

Mais uma pergunta: olhei a previsão de tempo, e parece que vai chover muito.

1. Lí que o parque fecha com muita chuva. Quando eles sabem se ficam abertos? Liguei na terça passada e me falaram que estarão aberto para carnaval, mas não sei se posso confiar nessa informação.

2. Se o parque abrir igualmente, qual o aumento da dificuldade da trilha para Olimpo com chuva? Tem partes de via ferrata e suponho que se chover, esse pode virar se muito escorregadio, ainda com botas de montanha. Alguma dica?

@Lela: enviei para seu inbox.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...