Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros de Honra
Postado

Blz Otávio.

Já tô anotando aqui o roteiro que vc fez.

O Salto dos Macacos talvez façamos no primeiro dia, qdo estivermos subindo pela Estrada das Prainhas.

Minha intençao é entrar por Porto de Cima e sair por Borda do Campo.

P/ pegar o Caminho de Itupava vou ter de voltar até o próximo ao Posto do IAP nao é?

Sabe de alguém que fez o Itupava recentemente?

Os assaltos acabaram? Ou nem vale a pena arriscar?

Abcs

• Membros de Honra
Postado

Isso, o Itupava termina/começa na estradinha entre o IAP e Eng. Langue, e os assaltos continuam... :(

Vou fazer um foto-relato no blog da AMC de nosso feriadão no Marumbi, depois posto o link pra você dar uma olhada.

• Membros de Honra
Postado

Olá Augusto!

Eu incluiria o Boa Vista no roteiro pelo Cj. Marumbi, apesar de "proibido" o acesso. Não é tão difícil acessá-lo a partir do Olimpo, pela linha de crista... A visão de lá, com tempo bom, é insuperável.

Itupava, se não conhece, vale a pena fazer. Os assaltos que ocorreram recentemente ocorreram no trecho entre a Casa do Ipiranga e o Alto da Boa Vista (já perto de Borda do Campo - Quatro Barras), trecho em que é bom ficar atento e andar em silêncio. Para iniciar o caminho partindo do Marumbi você terá que descer até a estação Eng. Lange e, pela estrada das prainhas, ficar atento à uma escadaria de madeira (à esquerda de quem desce). É ali. Ou, como já citou o Otávio, seguir pelos trilhos até o Santuário do Cadeado, tomando a trilha ali nas proximidades (escadaria de metal, também à esquerda, só que agora de quem sobe a ferrovia).

Tenho feito o Itupava com certa frequência. Este ano já foram duas vezes. Se precisar de algo estamos aí.

Abraço!

• Membros de Honra
Postado

Blz Otavio.

A garota que é socia da CPM tinha nos alertado disso, sobre os assaltos. É uma pena, porque seria perfeito esse roteiro. Entrar por Morretes, fazer o Marumbi e subir a serra.

Já fiz alguns caminhos coloniais e históricos aqui na regiao sudeste, sempre subindo a serra ou as vezes descendo e nunca tivemos problemas com assaltos.

Agora tô com um pé atras em fazer o Itupava.

Fico no aguardo do seu relato com fotos

Fala Getúlio.

Para fazer o Boa Vista eu teria que pegar a trilha pelo Facãozinho não é?

Descendo pela trilha da crista saindo do Olimpo é tranquilo?

Já para fazer o Itupava, o problema é que em Julho é alta temporada e com certeza os larapios estarão esperando algum mochileiro desavisado passar pela trilha. Será que não?

Vc sempre fez o Itupava fora dos feriados e na baixa temporada?

Abcs

• Membros de Honra
Postado

A trilha do Facãozinho sai direto no Boa Vista, se for pelo Olimpo vai subir a frontal (branca) e seguir pela cumeada até o Boa Vista. Não sei te dizer como estão estas trilhas...

Itupava tá complicado mesmo, pode ser que você leve sorte, ou não... não sei se vale a pena arriscar, ainda mais que vais passar de cargueira, a bandidagem vai crescer o olho. Dá pra fazer um pedaço dela, subir até o Cadeado, ou ainda até a Casa do Ipiranga e depois voltar, passeio prum dia bem legal. E evita a parte de Borda do Campo, que é aonde ocorrem os assaltos.

• Membros de Honra
Postado

Blz Otávio.

Vou conversar melhor com o colega que vai comigo.

Se subir o Itupava, qual o horario menos perigoso?

Passando bem de manhazinha naquele trecho depois da Casa do Ipiranga? Ou já quase fim de tarde?

Abcs

• Membros de Honra
Postado

O último assalto (que ocorreu no Anhangava 25/5) foi no final da tarde. Como você sabe a entrada do Anhangava e do Itupava é a mesma, pelo lado de Borda do Campo.

Acho que se passar dia de semana durante dia (nem tão cedo ou tão tarde) as chances de encontrar os malandros é menor. Mas é puro achismo meu.

Sinceramente, a parte mais legal do Itupava é a que vai da Casa do Ipiranga até o Cadeado, dá pra curtir a trilha histórica sem fazer a travessia. Mas eu estou aqui do lado, e já fiz ela várias vezes...

• Membros de Honra
Postado

Blz Otávio.

Se nao assaltarem a gente no meio da trilha tá muito bom.

Estamos pensando em sair de manhazinha do Marumbi p/ chegar em Borda do Campo até no maximo 12 ou 13 horas, a tempo ainda de pegar onibus de Curitiba p/ SP e chegar aqui no mesmo dia.

Acha um horario bom esse?

Esse assalto aí é bem recente. Me deixou preocupado agora.

Abcs

• Membros de Honra
Postado

Esse foi o último, teve mais três recentemente, dois no Anhangava e um no Itupava. Inclusive o pessoal da AMC estava no Anhangava neste dia, com equipamento de escalada ministrando a aula prática do curso de escalada. Chegaram a ver duas pessoas subindo a trilha pouco antes do assalto (+/-18:00hs), sem mochila, muito suspeito. Escaparam por pouco...

Bom, acredito que neste horário e dia de semana seja mais tranquilo. Todos os assaltos foram praticados nos finais de semana.

Mas é um risco.

Outras opções para você voltar pra Curitiba com mais segurança seria pegar o trem no Marumbi, ou um ônibus em Porto de Cima e voltar pela Estrada da Graciosa.

Uma sugestão: deixe o Salto dos Macacos pro último dia. Desce cedo do Marumbi, vai pro salto e fica até o começo da tarde.

Aqui não consigo abrir o site da Viação Graciosa, mas tem um ônibus que passa por Porto de Cima e sobe a Graciosa, o horário é +/- 15:00hs, dá uma conferida :arrow:http://www.viacaograciosa.com.br/

Ou seja, opinião pessoal minha, deixe o Itupava pra próxima!

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...