Membros de Honra Augusto Postado Junho 6, 2013 Membros de Honra Postado Junho 6, 2013 Blz Otávio. Já tô anotando aqui o roteiro que vc fez. O Salto dos Macacos talvez façamos no primeiro dia, qdo estivermos subindo pela Estrada das Prainhas. Minha intençao é entrar por Porto de Cima e sair por Borda do Campo. P/ pegar o Caminho de Itupava vou ter de voltar até o próximo ao Posto do IAP nao é? Sabe de alguém que fez o Itupava recentemente? Os assaltos acabaram? Ou nem vale a pena arriscar? Abcs Citar
Membros de Honra Otávio Luiz Postado Junho 6, 2013 Membros de Honra Postado Junho 6, 2013 Isso, o Itupava termina/começa na estradinha entre o IAP e Eng. Langue, e os assaltos continuam... Vou fazer um foto-relato no blog da AMC de nosso feriadão no Marumbi, depois posto o link pra você dar uma olhada. Citar
Membros de Honra gvogetta Postado Junho 7, 2013 Membros de Honra Postado Junho 7, 2013 Olá Augusto! Eu incluiria o Boa Vista no roteiro pelo Cj. Marumbi, apesar de "proibido" o acesso. Não é tão difícil acessá-lo a partir do Olimpo, pela linha de crista... A visão de lá, com tempo bom, é insuperável. Itupava, se não conhece, vale a pena fazer. Os assaltos que ocorreram recentemente ocorreram no trecho entre a Casa do Ipiranga e o Alto da Boa Vista (já perto de Borda do Campo - Quatro Barras), trecho em que é bom ficar atento e andar em silêncio. Para iniciar o caminho partindo do Marumbi você terá que descer até a estação Eng. Lange e, pela estrada das prainhas, ficar atento à uma escadaria de madeira (à esquerda de quem desce). É ali. Ou, como já citou o Otávio, seguir pelos trilhos até o Santuário do Cadeado, tomando a trilha ali nas proximidades (escadaria de metal, também à esquerda, só que agora de quem sobe a ferrovia). Tenho feito o Itupava com certa frequência. Este ano já foram duas vezes. Se precisar de algo estamos aí. Abraço! Citar
Membros de Honra Augusto Postado Junho 7, 2013 Membros de Honra Postado Junho 7, 2013 Blz Otavio. A garota que é socia da CPM tinha nos alertado disso, sobre os assaltos. É uma pena, porque seria perfeito esse roteiro. Entrar por Morretes, fazer o Marumbi e subir a serra. Já fiz alguns caminhos coloniais e históricos aqui na regiao sudeste, sempre subindo a serra ou as vezes descendo e nunca tivemos problemas com assaltos. Agora tô com um pé atras em fazer o Itupava. Fico no aguardo do seu relato com fotos Fala Getúlio. Para fazer o Boa Vista eu teria que pegar a trilha pelo Facãozinho não é? Descendo pela trilha da crista saindo do Olimpo é tranquilo? Já para fazer o Itupava, o problema é que em Julho é alta temporada e com certeza os larapios estarão esperando algum mochileiro desavisado passar pela trilha. Será que não? Vc sempre fez o Itupava fora dos feriados e na baixa temporada? Abcs Citar
Membros de Honra Otávio Luiz Postado Junho 7, 2013 Membros de Honra Postado Junho 7, 2013 A trilha do Facãozinho sai direto no Boa Vista, se for pelo Olimpo vai subir a frontal (branca) e seguir pela cumeada até o Boa Vista. Não sei te dizer como estão estas trilhas... Itupava tá complicado mesmo, pode ser que você leve sorte, ou não... não sei se vale a pena arriscar, ainda mais que vais passar de cargueira, a bandidagem vai crescer o olho. Dá pra fazer um pedaço dela, subir até o Cadeado, ou ainda até a Casa do Ipiranga e depois voltar, passeio prum dia bem legal. E evita a parte de Borda do Campo, que é aonde ocorrem os assaltos. Citar
Membros de Honra Augusto Postado Junho 10, 2013 Membros de Honra Postado Junho 10, 2013 Blz Otávio. Vou conversar melhor com o colega que vai comigo. Se subir o Itupava, qual o horario menos perigoso? Passando bem de manhazinha naquele trecho depois da Casa do Ipiranga? Ou já quase fim de tarde? Abcs Citar
Membros de Honra Otávio Luiz Postado Junho 10, 2013 Membros de Honra Postado Junho 10, 2013 O último assalto (que ocorreu no Anhangava 25/5) foi no final da tarde. Como você sabe a entrada do Anhangava e do Itupava é a mesma, pelo lado de Borda do Campo. Acho que se passar dia de semana durante dia (nem tão cedo ou tão tarde) as chances de encontrar os malandros é menor. Mas é puro achismo meu. Sinceramente, a parte mais legal do Itupava é a que vai da Casa do Ipiranga até o Cadeado, dá pra curtir a trilha histórica sem fazer a travessia. Mas eu estou aqui do lado, e já fiz ela várias vezes... Citar
Membros de Honra Augusto Postado Junho 11, 2013 Membros de Honra Postado Junho 11, 2013 Blz Otávio. Se nao assaltarem a gente no meio da trilha tá muito bom. Estamos pensando em sair de manhazinha do Marumbi p/ chegar em Borda do Campo até no maximo 12 ou 13 horas, a tempo ainda de pegar onibus de Curitiba p/ SP e chegar aqui no mesmo dia. Acha um horario bom esse? Esse assalto aí é bem recente. Me deixou preocupado agora. Abcs Citar
Membros de Honra Otávio Luiz Postado Junho 12, 2013 Membros de Honra Postado Junho 12, 2013 Esse foi o último, teve mais três recentemente, dois no Anhangava e um no Itupava. Inclusive o pessoal da AMC estava no Anhangava neste dia, com equipamento de escalada ministrando a aula prática do curso de escalada. Chegaram a ver duas pessoas subindo a trilha pouco antes do assalto (+/-18:00hs), sem mochila, muito suspeito. Escaparam por pouco... Bom, acredito que neste horário e dia de semana seja mais tranquilo. Todos os assaltos foram praticados nos finais de semana. Mas é um risco. Outras opções para você voltar pra Curitiba com mais segurança seria pegar o trem no Marumbi, ou um ônibus em Porto de Cima e voltar pela Estrada da Graciosa. Uma sugestão: deixe o Salto dos Macacos pro último dia. Desce cedo do Marumbi, vai pro salto e fica até o começo da tarde. Aqui não consigo abrir o site da Viação Graciosa, mas tem um ônibus que passa por Porto de Cima e sobe a Graciosa, o horário é +/- 15:00hs, dá uma conferida http://www.viacaograciosa.com.br/ Ou seja, opinião pessoal minha, deixe o Itupava pra próxima! Citar
Membros de Honra Otávio Luiz Postado Junho 12, 2013 Membros de Honra Postado Junho 12, 2013 Augusto, fiz um foto relato com vários detalhes, dá uma olhada lá http://blogdaamc.blogspot.com.br/ Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.