Membros de Honra Augusto Postado Junho 6, 2004 Membros de Honra Postado Junho 6, 2004 Ola pessoal. No mes de Julho estou planejando ir p/ o PE Marumbi/PR fazer algumas trilhas. Sairei de Sampa de onibus até Curitiba. Fiquei sabendo q o valor da passagem de trem de Curitiba até o Marumbi é de $37,00. Caro p/ caramba. Algúém saberia me dizer se existe a opção de ir de onibus até Morretes ou descer um pouco antes e de lá até o Marumbi? Abcs. Augusto Citar
Membros eloir Postado Junho 7, 2004 Autor Membros Postado Junho 7, 2004 Blz Agsts, já fui algumas vezes para o Marumbí, o lugar é bem legal. Sobre os preços, depois que foi privatizado a empresa de trens, ficou caro, coisa pra turista estrangeiro. O trem vai pela Serra do Mar, a vista é muito bonita, mas realmente caro. Tem outras opções, fiz algumas vezes a trilha do Itupava, são umas 6 a 8 horas de trilha (bem light) até o Marumbí, se tiver tempo, vc pode ficar acampado lá (tem banheiros c/ água quente) e não cobravam nada, mas o problema é que não dá pra fazer a trilha e subir o Marumbi no mesmo dia. Outra opção é ir de bus até Morretes (que é muito mais barato) e fazer a trilha inversa, subindo até o Marumbí, aí penso que são umas 2 ou 3 hrs (nunca fiz este trecho a pé), é bem fácil, vc segue o trilho do trem sentido Curitiba. Pra ir de bus até o Marumbí não é possível (pelo menos eu acho). Falow, Eloir. Editado por - eloir on 09/06/2004 06:07:29 Citar
Membros Kel Postado Junho 7, 2004 Membros Postado Junho 7, 2004 olá Agsts... De Morretes ao Marumbi vc deve seguir o rio Nhundiaquara... A trilha começa onde ficam o pessoal q alugam as bóias pra fazer bóia cross, acho q no inverno vc não verá isso, mas qquer um da cidade saberá lhe informar... A trilha começa no lado esquerdo da ponte de quem está vindo do centro de Morretes é bem fácil e leva umas 3 h de caminhada... Chegando na estação de trem abandonada, é preciso atravessar o trilho do trem... vc vai ver uma caixa d'água, e do seu lado há uma trilha... seguindo por ela uns 10 mim vc caira de novo nos trilhos do trem... daí é ir caminhando pelos trilhos uns 5 ou 10 min e verá do lado esquerdo a continuação da trilha q vai ao Marumbi... Parece complicado mas é bem fácil achar não tem erro!!! abraços, Kel Editado por - kel on 07/06/2004 14:44:59 Citar
Membros de Honra Augusto Postado Junho 8, 2004 Membros de Honra Postado Junho 8, 2004 E aí Kel e Eloir. Vcs já visitaram alguma vez o Marumbi? Precisaria saber como tá o camping lá. Se é seguro, é pago, etc... E também, na opinião de vcs qual trilha eu deveria iniciar primeiro. Vale a pena deixar as coisas na barraca e subir os picos retornando no mesmo dia? Augusto Citar
Membros Kel Postado Junho 8, 2004 Membros Postado Junho 8, 2004 Olá... Qdo fui ao Marumbi fiquei em Morretes, não acampei. Estive lá na páscoa deste ano, e pelo q vi o camping estava bom... como o Eloir citou não é cobrado nda... Qto as trilhas.. bom dei um azar enorme... queria subir o Olimpo q é o pico mais alto do complexo... a trilha é punk uma escalaminhada de verdade... mas o tempo não ajudou... depois de mais de 3h morro acima caiu um pé d'água e tive q voltar!! No próprio Pq vc encontra informações sobre as trilhas, elas são bem demarcadas e há trilhas de vários graus de dificuldade. Abraços, Kel Citar
Membros tkt CWB Postado Junho 8, 2004 Membros Postado Junho 8, 2004 E ai na boa, Cara o Marumbi é muito dez, com certeza vale a pena ir. Existem muitas trilha para se percorrer, paredões para escalar e pessoas muito legais para se conhecer. Como é a primeira vez que você vai, vá de trem vale é caro mas a pena(site: serraverdeexpress.com.br) Quanto a trilha do Itupava eu não recomendaria, mesmo dizendo que ela é muito 10, principalmente quando você faz um trecho pelo trilho e passa a São João. O problema é que ela foi marginalizada... você corre o risco de ser assaltado, encontrar muitos baderneiros enfim não vale a pena. O parque conta com uma infra estrutura básica mas muito bem organizada. Existe locais especificos para acampar(bons tempos aquele que você podia acampar no cume) mas da mesma forma o local é legal. As trilha atualmente são bem sinalizadas e nenhuma exige preparo fisico excepcional. Quando você estiver no parque retorne pelos trilhos sentido a ponte de São João, só cuidado com o trem nas pontes e tuneis. o visual de lá é muito legal. Recomendo ainda quando vc for embora do Marumbi descer caminhando até Porto de Cima (se levar sorte consegue uma carona)a estradinha é muito ingrata de chata. Chegando em Porto de Cima desca o rio Nhundiaquara de boia. Só não faça isso sábado e domingo que enche de tigrada. Conhecer Morretes e comer um Barreado no Madalosso(Cuidado é louco de caro) e voltar de Buzão pela Serra da Graciosa. Não deixe de conhecer Curitiba é muito legal. Se tiver alguma dúvida entre em contato pelo meu e-mail jtkatch@pop.com.br Abraços Jeferson. Citar
Membros de Honra Augusto Postado Junho 10, 2004 Membros de Honra Postado Junho 10, 2004 E aí pessoal. A estrada q sai de Porto de Cima, do lado esquerdo do rio Nhundiaquara até o Marumbi é a trilha de Itupava? Essa descida de trem até Paranaguá eu já fiz a cerca de uns 10 anos atras. O visual da Serra é muito legal mesmo. Talvez eu volte do Marumbi de trem, mas eu vou de busão até Porto de Cima e de lá seguir pela estrada q o Kel descreveu. Será q essa estrada apresenta risco de assaltos? Citar
Membros tkt CWB Postado Junho 10, 2004 Membros Postado Junho 10, 2004 E ai na boa, A trilha do Itupava sai de Quatro Barras, a trilha(rua) que segue o rio Nhundiaquara nao apresenta risco algum (pelo menos que saiba) mas e bem chata de se fazer +/- 3 horas de caminhada. Tem o Salto dos Macacos(cachoeira) tambem por essa regiao que e bem legal. qualquer duvida entre em contato Falou Citar
Membros Kel Postado Junho 11, 2004 Membros Postado Junho 11, 2004 Vai tranquilo, fiz essa trilha a pé e de bike... não apresenta risco não...e vc irá encontrar outras pessoas fazendo o mesmo. Só um detalhe q esqueci de escrever... nessa trilha antes de chegar nos trilhos do trem, vc passará por uma bifurcação: lado direito vai para uma usina (se não me engano) e para o Marumbi vc deve sequir pela esquerda. A trilha de Porto de Cima até estação abandonada deve ter se não me falha a memória uns 10km. []'s Kel Citar
Membros Tiu no Postado Junho 12, 2004 Membros Postado Junho 12, 2004 E ai augusto tudo bele?cara ñ tem erro ir para o marumbi, ja fuiautas vezes pralá, ai vai as dicas: se vc for de trem faz a carteirinha (presisa da rg e comprovante de endereço)na Serra verde express, é na faixa e vc so paga meia passagem, o trem sai da rodoferroviaria (q fica atrás da rodoviaria) por volta das 7/8Hs, o lance de ir de trem e q vc vai chegar na estação do marumbi lá por volta das 10:00Hs descansado, ja se for de onibus chega no camping por volta das 13:00Hs como vc ja desceu de trem aconselho ir de onibus ( q sai as 7:30hs, passagem menos de R$9,00) ate porto de cima, q fica 6 Km antes de morretes. De porto de cima ate a estação do marumbi da 12km q vc vai fazer em umas 3 ou 4 hs, só os ultimos 2 km q é uma subidinha cansativa, mas se vc comparar com o PP é fichinha. Na trilha so tem uma bifurcação, pra direita a usina, pra esquerda o marumbi, quando vc chegar na estação abandonada Hugo Lange (ate aqui sobe carro com trasão 4*4)vai ter uma caixa d´agua gigante do lado dela começa uma trilha estreita q em uns 30min te leva ao camping. O unico perigo da trilha são as butucas q atacam de monte no verão, o resto é tranquilissimo. quando vc chegar na estação do marumbi não esqueça de se registrar, lá tem lugar para +/- 20 barracas, q lota nos feriados prolongados, banheirão arregado com água quente, tem guarda volumes, telefone publico e grupo de resgate na selva, o lugar é só arrego.Os caras do IAP q administra o local so deixa subir os picos mais difíceis, com a trilha seca e o clima bom , por isso fica de olho na metereologia, só consegui subir o Olimpo (1.539m) na 3º vez q fui lá. O lugar é ALUSSINANTE. o trem q vai para Curitiba passa 16:00hs a passagem custa R$15,00 e com a carterinha da Serra verde paga meia, agora se vc quiser voltar de onibus, ele passa 15:45 em porto de cima sentido morretes, perdeu o onibus só carona ou 6 Km de pézão, passagem menos de 3,00, em morretes vc compra a passagem para curitiba q vai ficar em torno de 9,00 . Já por Itupava a trilha é bem mais show, mais possui autos indices de roubos, existe um grupo da policia militar q faz essa trilha todo sabado, se vc se interesar me avisa q eu me informo melhor. eu e o pessoal vomos em julho pra la, talves se encontramos. se tiver alguma duvida entre em comtato. obraços Tiu no tiono@ibest.com.br Editado por - Tiu no on 12/06/2004 00:33:22 Editado por - dete on 12/06/2004 22:07:33 Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.