Ir para conteúdo

Caminho do Itupava


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Caminho do Itupava é interditado por 90 dias

Local oferece riscos a turistas, em razão das fortes chuvas

05/04/11 às 13:33 | Redação Bem Paraná, com SEMA

 

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) informa que o Caminho do Itupava – localizado entre os municípios de Quatro Barras e Morretes, região da Serra do Mar – será interditado a partir desta terça-feira (05) por um período de, no mínimo, 90 dias. A medida deve-se aos riscos que o local oferece aos turistas, após as fortes chuvas ocorridas no mês de março e que causaram a queda de árvores ao longo do caminho, interrompendo vários trechos do passeio.

 

“A interdição é temporária e se deve aos grandes riscos de acidentes, assim como à dificuldade da caminhada e a possibilidade de os visitantes se perderem na Serra do Mar”, disse o presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Tarcísio Mossato Pinto.

 

Segundo ele, pelo menos 26 árvores estão caídas no trecho entre a Casa do Ipiranga e o término do trajeto. Em muitos pontos também ocorreram deslizamentos de terra, encobrindo as pedras e a trilha com lama e deixando o percurso escorregadio. Para garantir a segurança e a revitalização do local, o IAP vai contratar uma empresa especializada na retirada de árvores caídas e retirada de lama.

 

Na íntegra:

 

http://jornale.com.br/portal/parana/54-01-parana/13855-caminho-do-itupava-esta-interditado.html

 

http://correiodolitoral.com/index.php?option=com_content&view=article&id=5675:iap-interdita-o-caminho-do-itupava&catid=37:territorio&Itemid=57

 

http://www.bemparana.com.br/index.php?n=176776&t=caminho-do-itupava-e-interditado-por-90-dias

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 229
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros de Honra

 

Caminho do Itupava é interditado por 90 dias

Local oferece riscos a turistas, em razão das fortes chuvas

05/04/11 às 13:33 | Redação Bem Paraná, com SEMA

 

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) informa que o Caminho do Itupava – localizado entre os municípios de Quatro Barras e Morretes, região da Serra do Mar – será interditado a partir desta terça-feira (05) por um período de, no mínimo, 90 dias. A medida deve-se aos riscos que o local oferece aos turistas, após as fortes chuvas ocorridas no mês de março e que causaram a queda de árvores ao longo do caminho, interrompendo vários trechos do passeio.

 

“A interdição é temporária e se deve aos grandes riscos de acidentes, assim como à dificuldade da caminhada e a possibilidade de os visitantes se perderem na Serra do Mar”, disse o presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Tarcísio Mossato Pinto.

 

...

 

 

Pois é Otávio,

 

Eu me questiono até onde esse pessoal do IAP é sério... Interditar o Caminho?! PQP... ::putz::

Já aconteceu em passado recente coisa muito pior na região em termos de chuva e quedas de árvores e agora vêm esse povo interditar o Itupava porque oferece "riscos" aos turistas... ::lol3:: Parece piada. ::lol4::

Quer dizer que umas árvores tombadas e um pouco mais de lama que o normal podem fazer o povo se perder na Serra... Kkkkk!!! E quando nem trilha limpa e pontes existiam, como é que o pessoal chegava em Porto de Cima? Sorte?

Quando revitalizaram o Caminho do Itupava pensei que a situação seria outra, haveria um centro de apoio, policiamento, guias e algo mais bem estruturado, não que para mim isso faça falta, aliás gostava muito mais como era nas antigas. Só que me enganei, foi só marketing político e promoção pessoal que rolou, além de um dinheirinho extra na mão de algum "chegado" que construiu aquelas estruturas de madeira ao longo da trilha. Assaltos continuam ocorrendo (em menor número), gente continua se perdendo e o IAP fazendo de conta que administra aquilo...

 

O próximo capítulo dessa novela: vão dispensar licitação para contratar a tal empresa "especializada" no corte e remoção de árvores alegando urgência para poder "reabrir" a trilha. Nessa alguns vão botar a mão no jarro...

 

E assim caminha o ecoturismo no Paraná!

 

Abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

A trilha está interditada, mas quem vai te impedir de fazê-la? A coisa mais fácil é entrar e sair da Itupava sem o IAP saber...

Mas vejo um lado positivo desta interdição: depois da "revitalização" da trilha muito turista que não é trilheiro, e por isso não conhece nada de trilha/mato, se aventura por lá. Para esse povo é melhor interditar, pois é capaz deles se perderem se um arbusto cair na trilha... :mrgreen:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
A trilha está interditada, mas quem vai te impedir de fazê-la? A coisa mais fácil é entrar e sair da Itupava sem o IAP saber...

Mas vejo um lado positivo desta interdição: depois da "revitalização" da trilha muito turista que não é trilheiro, e por isso não conhece nada de trilha/mato, se aventura por lá. Para esse povo é melhor interditar, pois é capaz deles se perderem se um arbusto cair na trilha... :mrgreen:

 

Olá Otávio!

 

Eu sei. O controle do IAP é uma piada. Aliás depois que soube que interditaram me deu uma vontade louca de descer! ::quilpish::

Eu vejo o viés negativo do que você achou positivo, não me leve a mal. Aqui o pessoal busca adaptar os caminhos ao homem (nerd e banana) que se fabrica hoje em dia, aos montes, ao invés de adaptar o homem ao caminho e fazer gente melhor para o mundo! Isso acaba retroalimentando esse "sistema", se é que vc me entende.

 

Guiei muito grupo escoteiro (não sou escotista, antes que me perguntem) pela nossa Serra do Mar no passado. Quando o grupo era ruim (no sentido treinamento, índole, etc), fazíamos um intensivão e buscávamos compensar antes os possíveis problemas, aí o povo aprendia alguma coisa. Hoje a filosofia mudou. Se estiver difícil, ao invés de preparar melhor, facilitam-se as coisas... ::putz::

 

Abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros de Honra

Olá Pessoal!

 

 

E já está vencendo o prazo de 90 dias previsto inicialmente pelo IAP para a liberação do Caminho do Itupava após a sua interdição em 05/04. Recentemente entrei em contato com o IAP e a resposta que obtive foi de que o processo de contratação de empresa para a limpeza e reabertura do caminho sequer foi iniciado. Uma lástima! ::toma::

 

É assim que nosso órgão ambiental, infelizmente, gere o nosso patrimônio natural. Um completo abandono...

 

Saudações,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

É uma pena mesmo isso!

Eu e meus colegas fomos ao Anhangava(começo do Itupava) e o IAP ainda estava la.

Pelo menos isso eles não tiraram ainda.

Não cheguei a ler todos os posts.

Mas uma dica que eu deixo, é tentar não descer o Itupava com menos de 3 ou 4 pessoas.

Pois até o Ipiranga é meio complicado, pricipalmente Sextas e Sabados, onde vai bastante 'maconheiros' até o Ipiranga!

 

Tentem também no ipiranga pegar a trilha por tras da casa, nunca seguindo a antiga que segue o rio ate a roda d'gua.

 

Mas no mais tudo é marravilhoso!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros de Honra

Olá Moçada!

 

Os trabalhos de recuperação no Caminho do Itupava já iniciaram há alguns dias, no mês de agosto, após quase 5 meses de burocracia e falta de interesse de empresas participarem da licitação e seguem em ritmo de tartaruga com sono. Segundo informações dos responsáveis pelo IAP e pelo Parque Estadual do Marumbi os trabalhos se estenderão ainda por mais de 30 dias, o que fatalmente manterá o caminho fechado até o feriado de 12/10. Aguardemos... :evil:

 

Abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Estive dando uns pulos lá no anhangava domingo (04/09) e a tiazinha do estacionamento e a galera do trailer do IAP informaram que as obras tão intensas e tal...só q com as chuvas dificulta um pouco...mas a previsão é que até final de setembro, no máximo início de outubro o caminho abra novamente...

 

abrços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

falando nisso, esses dias fiz o itupava. Muito barro mesmo, mas as arvores que estão caídas são insignificantes, e não alteram em nada o percurso. Apesar de estar com as fitas amarelas, passamos pelo IAP e ninguem falou nada. Acampei no ipiranga e segui pelo trilho até a segunda ponte, onde peguei carona com o trem de manutenção dos trilhos. Saltei no cadeado e terminei apé o restante da trilha. Sem nenhum problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olá Pedro,

 

Então, já havia tido notícias disso. As árvores caídas com as chuvas de verão não fizeram assim tanto estrago como foi divulgado... Mas prá quê voluntariado, prá quê liberar a trilha se existe dinheiro público para gastar? Vamos então fazer licitação cortar as arvorezinhas = mentalidade do nosso serviço público! Tudo em prol da coletividade...

 

Abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...