Ir para conteúdo

Caminho do Itupava


Posts Recomendados

  • Membros

Dia 05 de Novembro 2010 fizemos o Caminho do Itupava e o percurso foi feito neste tempo:

1º) Saída do posto do IAPI em Borda do Campo às 8:17hs passando por Boa vista às 9:14hs;

2º) Chegamos na Casa do Ipiranga às 10:25hs, visitamos a cachoeira próximo da casa e fizemos um lanche;

3º) Saímos da Casa do Ipiranga às 11:05hs e chegamos N.S. do Cadeado às 13:40hs, curtimos o visual e almoçamos por lá. Me esqueci de marcar o horário de saída;

4º) Chegamos na estradinha bifurcação, Morretes (esquerda) Marumbi (direita) ás 15:10hs;

5º) Finalmente a chegada no Centro de Visitantes foi às 15:40hs

Para chegar até porto de cima foram mais 4Km que não acabavam nunca!! :shock:

 

Para quem for prepare-se para escorregões e tombos pois devido ao caminho, após Boa Vista, ter sido calçado com pedras do rios próximos e com a mata fechada o caminho se torna muito escorregadio, tendo que se ter atenção para não cair por quase todo o caminho. O resultado no final da trilha foi o dedinho do pé esquerdo detonado com a unha a cair e o cotovelo esquerdo inchado após um tombão!! :D

Passado um mes estou recuperado para fazer novamente, mas antes gostaria de saber qual o solado mais adequado para aquelas pedras escorregadias? :?:

Abraço ::otemo::

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 229
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • 1 mês depois...
  • Membros

TRILHA DO ITUPAVA.....VALE A PENA CONFERIR...ELA FICA LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE QUATRO BARRAS..NAÕ TEM ERRO É DE FACIL CHEGADA EXISTEM PLACAS INDICANDO O COMEÇO DA TRILHA...LOGO NA ENTRADA EXISTE UM POSTO DO IAP QUE FICA ABERTO 24 HRS..DETALHE ...VC TEM QUE SE CADASTRAR ANTES DE SE AVENTURAR..SEU NOME COMPLETO,,,TEL. PRA CONTATO TEL.FIXO...E O DESTINO A SER PERCORRIDO...JA QUE A TRILHA DA ACESSO AO MORRO PAÕ DE LÓ... RODA D'AGUA..CASA DO IPIRANGA..QUE INFELISMENTE FOI ESQUECIDA NO TEMPO...TOTALMENTE DESTRUIDA....MORRO DO CADEADO...!!!SEMPRE QUE VOU AO PICO DO MARUMBI FAÇO ESSA TRILHA CHEGANDO ATÉ A CASA DO IPIRANGA,SIGO O TRECHO DA LINHA FÉRREA E FAÇO O PERCURSO ATE LÁ...SEI QUE É PROIBIDO E MUITO ARRISCADO DEVIDO AS PONTES ESCORREGADIAS E TUNEIS ...MAIS VALE...O VISUAL É DE TIRAR O FOLEGO E VALE TODO CAMINHO ANDADO...VALE RESSALTAR ...CUIDADO COM FURTOS E ASSALTOS EXISTENTES NESSA TRILHA...LAMENTAVEL ..MAIS É VERDADE..3 AMGOS MONTANHISTAS FORAM RENDIDOS..E ASSALTADOS...PREJUÍZO EM EQUIPAMENTO..E DOCUMENTOS....OUTROS AMIGOS TIVERAM A MESMA EXPERIENCIA..ENTÃO VALE RESSALAR..ANDAR EM GRUPO E ATENTO É A MELHOR OPÇAO!!!!A CAMINHADA PODE VARIAR DE 6 Á 8 HRS...COM VARIOS PERCURSOS...PONTES DE MADEIRA...MUITA DESCIDA E PEDRAS ESCORREGADIAS...LEMBRE~SE ''TUDO QUE DESCE ,TEM QUE SUBIR'', A VOLTA É SOMENTE SUBIDA TESTE DE RESISTENCIA...VALE CONFERIR...!!!BOA CAMINHADA!!!

20110210175052.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Olá Juliano,

 

Estava lendo sobre o caminho tanto aqui como em outros lugares, achei que é uma opção muito bacana e com lugares lindo pra se ver e curtir, porém, estava pensando em sair de SC e fazer o caminho sozinha, uma vez que a galera por aqui anda um tanto parada.

Podes me passar um contato teu para trocar alguma ideia?

 

Grata,

Cris

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Olá Juliano,

 

Estava lendo sobre o caminho tanto aqui como em outros lugares, achei que é uma opção muito bacana e com lugares lindo pra se ver e curtir, porém, estava pensando em sair de SC e fazer o caminho sozinha, uma vez que a galera por aqui anda um tanto parada.

Podes me passar um contato teu para trocar alguma ideia?

 

Grata,

Cris

 

Olá Cris,

 

Quanto a fazer o Itupava sozinha, não aconselho. O lugar é bacana, muitas paisagens bonitas e a dificuldade é moderada, ideal para curtir num FDS, se conjugar com Morretes/Antonina ou for subir o Marumby. Porém o início da trilha é em área urbana, em uma região que, infelizmente, possui um índice de criminalidade elevado. Não quero amedrontar ninguém (não gosto disso), nunca aconteceu nada comigo ou com pessoas próximas a mim em mais de 20 anos frequentando a região, mas são comuns os relatos de pessoas que foram assaltadas, especialmente no trecho inicial, saindo do município de Quatro Barras. Mesmo com a revitalização da trilha em 2006 e com o aumento no policiamento e fiscalização ainda persistem estes problemas. Talvez alguns lembrem do episódio recente (ago/set/2010) da montanhista Denise Ciunek (vide: http://www.mochileiros.com/montanhista-perdida-no-caminho-do-itupava-e-resgatada-t47079.html) que ficou 17 dias perdida após ter fugido de um ataque na Trilha do Itupava... Houve ainda um episódio trágico em fev/2002, onde duas jovens foram violentadas e mortas na parte inicial da trilha.

 

Assim, o recomendável é arregimentar alguns amigos para te acompanharem na empreitada.

 

Abraço,

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
A cachoeira grande é a Véu de Noiva, e o canyon é da Serra da Farinha Seca, que fica entre o Marumbi e a serra da Graciosa.

Nos tempos da RFFSA era proibido andar nos trilhos entre o Véu de Noiva e Marumbi, existia até o Guarda-Trilho, se te pegassem voltava pra Curitiba no primeiro trem. A proibição era devido ao perigo das pontes neste trecho.

E naquele tempo era liberado acampar no mato, em qualquer lugar. O Véu era um lugar muito frequentado. Lembro a cara de espanto dos turistas quando a galera descia na estação com o mochilão.

AH! Lembrei de uma história (véio é assim mesmo... :mrgreen: ), nos tempos da RFFSA o trem parava em todas as estações (Piraquara, Roça Velha, Banhado, Véu, Marumbi. etc.). As estações tinham vários funcionários, gente morando nas casas da RFFSA. Em Banhado tinha um chafariz com o famoso "jacaré de Banhado". Todo novato era batizado lá. A história era assim "você conhece o jacaré de Banhado? Não?! Ele vive no chafariz, é mansinho, dá pra por a mão nele. Então a vítima, digo, o novato, era levado até o chafariz e jogado dentro. BATIZADO!!!!!!!!!!!!!!!

E o engraçado era que muita gente conhecia a história. Fui batizado (só não conseguiram me jogar dentro, mas me molharam), batizei alguns e vi muita gente ser levada pra conhecer o jacaré.

Em tempo: pra quem não conhece RFFSA era a Rede Ferroviária Federal S.A., empresa estatal que mantinha as linhas de trem. Depois foi privatizado p/ a ALL, que automatizou os desvios, mandou embora os funcionários que moravam nas estações e abandonou tudo.

 

Olá pessoal!

 

Estava relendo o relato do colega (reproduzido acima). Não sou assim tão "velho" como afirma o colega mas ainda lembro desses tempos de ouro, dos acampamentos no Véu de Noiva, na área da represa e em outros pontos, inclusive no mirante citado por outro colega. Lembro ainda da casa do Ipiranga quando ainda estava inteira. Infelizmente hoje o entorno da estrada de ferro é puro abandono.

 

Falta mais decência aos nossos governantes para promoverem maiores investimentos em preservação cultural e ambiental. Com a revitalização do Caminho do Itupava pensei que algo melhoraria, por extensão, nas imediações do trajeto, o que infelizmente não ocorreu. Na época da privatização do trecho da estrada de ferro, em 1996, lembro-me que foi suscitada uma discussão em torno de obrigações a serem impostas à empresa que assumiria o trecho da ferrovia, a fim de fazer a manutenção das edificações históricas (assumida pela ALL - América Latina Logística), mas parece que isso não vingou e tudo ficou no abandono, como infelizmente vemos atualmente. Aliás até mesmo a própria ferrovia Curitiba - Paranaguá não tem uma manutenção das mais caprichadas, basta se notar pelo estado de deterioração dos trilhos em alguns pontos (sim, eu caminho pelos trilhos também).

 

Abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...