Membros de Honra LeoRJ Postado Maio 9, 2009 Membros de Honra Postado Maio 9, 2009 Complexo B não ajuda em nada !!! O Citoneurin 5000 possui Vitamina B12 (cianocobalamina) 5000mcg Dela que vc precisa. E não adianta comprar Complexo B comum, pois a dosagem de vitamina seria quase nula, perto da capacidade desse medicamento (suplemento). Abraço, Leo Citar
Membros washington miguel Postado Maio 10, 2009 Membros Postado Maio 10, 2009 Léo! Gostaria de saber a temperatura média depois do segundo acampamento de Huayna Potosi, pois vi em alguns depoimentos que pode chegar a -20 ; pois estarei escalando no final de junho, e se as agências estão preparadas para uma eventual emergência, como ex: oxigênio, ou medicamentos, ou devo levar alguns medicamentos, além do Citoneurin 5000. Existe outra fontes de informação sobre a escalada de Huyana Potosi, que poderia busca, pois apesar das excelentes informações que obtive no mochileiros sobre diversos assuntos, e também sobre Huyana Potosi, gostaria obter mais informações, para que não possa ter surpresas desagradáveis. obrigado. Citar
Colaboradores Rodrigo e Gí Postado Maio 10, 2009 Colaboradores Postado Maio 10, 2009 Léo Tb existe um medicamento, chamado Rubranova (cianocobalamina)5000 ou 15000, injetável. Se eu tomar uma dose dessas 1 mês antes e continuar tomando via oral o citoneurim será que seria legal ? abraços Citar
Membros de Honra LeoRJ Postado Maio 10, 2009 Membros de Honra Postado Maio 10, 2009 Tanto faz... A injetada a absorção é bem maior que em comprimidos, mas não precisa chegar a esse extremo. Compra em comprimidos e vai tomando 15 dias antes da viajem. Citoneurin 5000 tem injetável também, mas eu acabo tomando comprimidos, pois teria que tomar uma injeção ao dia. Iria acabar virando peneira !! Abraço, Leo Citar
Membros Roberto_Ribeiro Postado Maio 14, 2009 Membros Postado Maio 14, 2009 Em termos de preparo físico, o que mais pega ao escalar uma montanha com o Huayna Potosí? Seria fôlego, perna ou resistência (para o caso de ficar 6-7h subindo sem parar)? Citar
Membros de Honra LeoRJ Postado Maio 14, 2009 Membros de Honra Postado Maio 14, 2009 Com certeza aclimatação, fator psicológico e só depois vem o preparo físico. O mistura da má aclimatação ao mau condicionamento físico, pode levar a exaustão. E quando se chega a esse ponto, ou vc arruma forças pra descer, ou até morre (no caso de estar sozinho). Citar
Membros de Honra PauloMotta Postado Maio 15, 2009 Membros de Honra Postado Maio 15, 2009 Pra mim o maior sucesso em uma montanha não é fazer cume e sim voltar vivo, sendo assim acho que o principal é estar mentalmente preparado, porque mesmo sem o preparo e a aclimatação ideais uma pessoa com bom senso sabe ate onde deve ir, mas uma pessoa bem aclimatada e preparada fisicamente se nao tiver bom senso corre serios risco de não voltar. Mas respondendo a pergunta acho que o principal é o folego, que está diretamente ligado à aclimatação e que quanto menor a capacidade respiratoria menor sera o desempenho dos membros do corpo. Portanto o principal é respirar bem e pra respirar bem tem que estar bem aclimatado (isso pra nao citar o mal da motanha). Fazendo uma comparação meio nada haver penso que é mais ou menos comparar um carro 1.0 com boa gasolina com um 2.0 com gasolina adulterada, de nada adianta potencia se não tiver combustivel pra botar a maquina pra funcionar. Citar
Membros AlexBD Postado Junho 15, 2009 Membros Postado Junho 15, 2009 Boa tarde galera, Eu estou indo para uma viagem agora em julho passando por peru (salkantay e outras trilhas), bolivia(chacaltaya, potosi e outras..) e chile (outras.. hehe). Um dos meus pontos de verificação será o huayana potosí, o plano de 3 dias com o treinamento no primeiro e o cume no terceiro dia, nunca escalei montanha de gelo, mas já tive alguma experiência com rapel, escalada em pedra e trekking em geral. Sou militar a 6 anos e tenho alguma experiência em sobrevivência também e passar por perrengue! hehehe Enfim, minha pergunta é básicamente a dificuldade que vou ter em escalar no gelo? E Vi que o equipamento consigo alugar na agência, mas agora minha duvida é quanto a alimentação e relação à primeiros socorros, o que vocês recomendariam? No mais fica meu agradecimento e um abraço. Se acharem que devo saber de alguma outra coisa fico no aguardo de suas sugestões. Alex Duarte, brasileiro. Citar
Membros de Honra PauloMotta Postado Junho 16, 2009 Membros de Honra Postado Junho 16, 2009 Alex, é aquilo, o Huayna Potosi não é uma montanha tecnica, portanto é praticamente um trekking no gelo, mas nem por isso pense que vai ser facil. 1o o mental, não é facil pular uma greta e caminhar com um penhasco ao seu lado, felizmente a adrenalina ajudou muito no meu caso e so quando voltei da montanha que caiu a ficha dos riscos. e 2o o fisico, uma boa aclimatção é indispensavel, mas um bom preparo ajuda bastante. Se voce tiver com o corpo e a mente bem preparados e bem aclimatado é quase certeza de sucesso. Todas as outras coisas como alimentação, riscos, primeiros socorros, euquipamentos e etc contrata uma agencia confiavel e vai tranquilo. Citar
Membros de Honra LeoRJ Postado Junho 16, 2009 Membros de Honra Postado Junho 16, 2009 AlexBD Quem não tem experiência e equipamento, melhor procurar uma boa agencia mesmo. Eles vão te orientar bem sobre alimentos, equipamentos e tudo mais. O certo seria levar Duo-Decadron e Diamox pra qualquer emergência, mas se não tiver alguém capacitado a aplicar e distinguir quando realmente se necessita desse medicamento altamente emergencial... Fica difícil !! Eu tive edema cerebral e nenhum dos guias sabia o que era Dexametasona. Por fim, queriam me aplicar intravenoso, o que com certeza me mataria. A sorte é que eu tinha alguns lapsos de consciência e não deixei rolar. Quanto a montanha ser fácil... Não é mesmo !! Tenha muito respeito e prudência do Campo Rocas (campo avançado) pra cima. Se não estiver entendendo o que eu estou falando, dá uma pesquisada no google, pois eu falo meio enrolado pra que não conhece a área mesmo. No mais, pelo histórico que descreveu de si mesmo, vale a pena tentar subir a montanha. Só não fique de olho grande no cume, pois o cume é só um pequeno pedaço da montanha. Ninguém deixa de ser vencedor, por não ter chegado até lá. Abraço, Leo Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.