Membros juarruda Postado Outubro 16, 2009 Membros Postado Outubro 16, 2009 Olá pessoal! Em janeiro/2010 irei fazer um mochilão Bolívia/Perú com mais dois amigos e, após ler algumas coisas sobre Huayana Potosi/Condoriri/Illimani, pensei em incluir a subida de uma delas no meu roteiro. Muitos disseram que a melhor época para isso é no meio do ano! Contudo, como já vou estar por lá, gostaria de informações sobre a subida nessa época do ano (janeiro) e qual a real dimensão do perigo da neve não estar "tão firme". Também gostaria de informações de quem já foi nessa época, sobre a paisagem e as condições climáticas. Pois se não houver neve, prefiro esperar uma próxima oportunidade. Tenho certa experiência em rapel e preparo físico para caminhadas/corridas e subidas longas, no entanto, não domino técnicas de escalada e montanhismo. Pelo que li no site, o indicado seria subir a Huayana Potosi ou alguma no Condoriri, correto? E com guia, é claro. Acho que é isso. Obrigada! Abraços, Citar
Membros de Honra PauloMotta Postado Outubro 16, 2009 Membros de Honra Postado Outubro 16, 2009 Ju, acho que no seu caso o Huayna Potosí é uma ótima de pedida. Apesar de não exigir muito da técnica ela está longe de ser uma montanha fácil, e pode crer que você vai gostar muito. Como já foi falado aqui essa realmente não é a melhor época, mas fui em meados de dezembro e não tive grandes problemas. Não posso avaliar o quanto mais arriscado se tornou por ter sido minha unica experiencia, mas tinha muita gente subindo e quase todos foram bem sucedidos. O visual também estava sensacional, tirei muitas fotos boas e com quase nada de nuvens. Vai fundo!! Citar
Membros juarruda Postado Outubro 21, 2009 Membros Postado Outubro 21, 2009 Obrigada Paulo! Estou reformulando meu roteiro inteiro... difícil deixar algumas coisas de fora! Uma viagem que era pra ser de apenas 15 dias virou uma de 30... hehehe Beijos, Citar
Membros JoaoFortaleza-CE Postado Outubro 31, 2009 Membros Postado Outubro 31, 2009 Não vejo a hora de escalar esse montinho,rssss..... Citar
Membros PmCimini Postado Novembro 22, 2009 Membros Postado Novembro 22, 2009 Nossa Ju, Acabei de me cadastrar justamente pra pergutar a mesma coisa que você quis. Estou indo com um amigo pra Bolívia em Janeiro também, e por volta do fim de Janeiro nós estaremos em La Paz, e eu estou muito ansioso pra fazer essa subida. Já mandei uns e-mails pra agências de La Paz pra saber como que seria o esquema com o guia nessa data, e ainda espero as respostas. Não sei se sai mais barato porque é fora de época ou mais caro por causa do perigo, mas estou desanimado porque vou acabar subindo sozinho (amigo = fumante), então, depois que você planejar direitinho, se precisar de companhia pra dividir um guia, eu animo, ok? - Pedro Citar
Membros PmCimini Postado Novembro 22, 2009 Membros Postado Novembro 22, 2009 E outra pergunta que eu tenho, é que também vou fazer a estrada da morte de bicicleta. Sei que o clima nessa época é tenso e com chuvas torrenciais quase todo dia (+ equatorial), mas enfim, gostaria de saber como é a visibilidade antes e depois da chuva, no geral. Se for um esquema tropical de altitude, onde as nuvens ou neblinas são escassas mas passageiras, iria ser melhor pra mim, porque chegar ao cume do Huayna Potosi e não poder tirar uma foto boa é sacanagem... Obrigado denovo, - Pedro Citar
Membros JoaoFortaleza-CE Postado Novembro 22, 2009 Membros Postado Novembro 22, 2009 Nossa Ju,Acabei de me cadastrar justamente pra pergutar a mesma coisa que você quis. Estou indo com um amigo pra Bolívia em Janeiro também, e por volta do fim de Janeiro nós estaremos em La Paz, e eu estou muito ansioso pra fazer essa subida. Já mandei uns e-mails pra agências de La Paz pra saber como que seria o esquema com o guia nessa data, e ainda espero as respostas. Não sei se sai mais barato porque é fora de época ou mais caro por causa do perigo, mas estou desanimado porque vou acabar subindo sozinho (amigo = fumante), então, depois que você planejar direitinho, se precisar de companhia pra dividir um guia, eu animo, ok? - Pedro Pedro, também vou estar em La Paz no final de janeiro e também pretendo subir o Huayana Potosi, inclusive ja providenciei um abrigo da TNF. Se puder me adiciona no MSN pra trocarmos umas ideias. joaoadmn@hotmail.com Abraço. Citar
Membros de Honra LeoRJ Postado Novembro 23, 2009 Membros de Honra Postado Novembro 23, 2009 Pessoal Janeiro é o pior mês pra se escalar montanhas em La Paz. Muito cuidado quem não tiver experiência e muito cuidado com o simplismo e descaso das agencias, que levam iniciantes nessa época. Tanto o complexo do Condoriri e a Huayna Potosí, estão longe de serem fáceis. Isso é linguagem entre montanhistas experientes, não para quem nunca teve contato com alta montanha. Alta montanha não é excursão, mas uma expedição séria, que envolve vários risco e fatores extremos. Muitos montanhistas experientes já tiveram problemas lá. Eu mesmo já tive edema cerebral e se não tivesse sido ajudado, teria morrido lá. Quem quiser fazer alguma expedição desse porte, mesmo que seja na época menos recomendada do ano, que pelo menos leve isso a sério, assuma o risco de se acidentar ou até morrer e não se entregue na mão de pessoas desqualificadas, que só visão o lucro em cima de turismo em alta montanha. Procurem a agencia com os melhores equipamentos e com guias que realmente te passem segurança. Pesquisem muito bem, antes de entrar em uma coisa que não conhecem :'> :'> :'> Citar
Membros PmCimini Postado Novembro 23, 2009 Membros Postado Novembro 23, 2009 Muito obrigado pelo insight, Leo. Estou ciente de tais problemas, e, mesmo nunca tendo feito nenhuma atividade à essas alturas, já pratiquei bouldering e rock climbing em lugares onde a falta de oxigênio me afetava, tão como hiking em lugares de maior altitude/com neve e gelo. Decidi então tomar mais um passo, e, devido à localização, pensei que seria uma boa oportunidade para fazer isso. Só essa idéia do mês de Janeiro não ser muito propício que está me encomodando. Há alguma agência que você recomenda? Consegui o telefone de 4 agências, e mandei e-mail pra 3 delas, mas ainda não recebi respostas. - Pedro Citar
Membros de Honra PauloMotta Postado Novembro 23, 2009 Membros de Honra Postado Novembro 23, 2009 Muito obrigado pelo insight, Leo.Estou ciente de tais problemas, e, mesmo nunca tendo feito nenhuma atividade à essas alturas, já pratiquei bouldering e rock climbing em lugares onde a falta de oxigênio me afetava, tão como hiking em lugares de maior altitude/com neve e gelo. Decidi então tomar mais um passo, e, devido à localização, pensei que seria uma boa oportunidade para fazer isso. Só essa idéia do mês de Janeiro não ser muito propício que está me encomodando. Há alguma agência que você recomenda? Consegui o telefone de 4 agências, e mandei e-mail pra 3 delas, mas ainda não recebi respostas. - Pedro Cara, tenta dar uma lida no topico, o Leo ja recomendeu uma agencia como sendo a mais confiavel de lá algumas vezes. Tem o depoimento de pessoas que foram por outras (meu caso) assim como de gente que foi nessa época (também foi meu caso). Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.