Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros de Honra
Postado

o egito nao eh tao barato qto a india, mas eh bem barato mesmo para padroes brasileiros. Vc vai gastar menos do q gasta aqui.

• Membros de Honra
Postado

A finalidade do site é unicamente para troca de informações, e se vc ainda der uma pesquisada nos outros tópicos deste fórum e no fórum Relatos de Viagem por certo encontrará outras respostas. Conte com a gente e se puder coloque no fórum da Índia alguma dica ::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'>

A grande maioria vem aqui pede informação e tchau. tchau. ::otemo::

• 2 semanas depois...
  • Membros
Postado

Pessoal, recebi uma pergunta sobre custo de viagem no egito, pela mensagem privada do site, já respondi e também vou postar aqui, pois pode servir para mais gente.

Olá zenjr.

Quando eu fui, foi em setembro de 2008 e não estou bem lembrado do custo, mas vamos tentar lembrar. Quando falar em pounds, estou me referindo a libra egípcia e não a esterlina que deus me livre. A moeda de lá é bem desvalorizada em relação ao real, é bom dá uma olhada no site do banco central para vc ter uma idéia da cotação.

Well, vamos lá

Quando cheguei no Egito fui atrás de um táxi para a estação central de trem porque queria ir direto para luxor. (o trem sai, acho que 19:00 18:00 e até 22:00) esses horários eu nem sabia, quando cheguei pensei: se conseguir trem vou para luxor se não fico em algum albergue no cairo. O preço do táxi começou nas alturas, mas depois de muita conversa e ameaça de que vai pegar outro táxi e etc... Consegui reduzir. Ele cobrou 100 pounds e consegui abaixar para 25, mas o correto ainda é menos que isso. Já vai se acustumando no Egito é tudo negociação e os preços sempre começam 4 a 5 vezes a mais. O importante é sempre perguntar para uma pessoa local qual é o preço correto e assim vc vai ficando mais esperto. Táxi pago ( é bom pagar antecipado para evitar surpressas) fui à estação de trem. Comi uma espécie de miojo que foi bem barato acho que 5 pounds.

Comprei a passagem de trem em uma cabine convecional e não lembro o valor mais sei que na época achei barato. Só para vc ter uma idéia na volta eu peguei o trem mais caro que todo mundo diz que é um absurdo de caro, mas já estava no final da viaje e resolvi gastar mais para ter mais conforto e chegar sem atraso na cidade do cairo. Paguei 100 dolares nesse super caro. Nada de tão absurdo para a distância que dura uma noite inteira saindo às 19:00. (é como uma passagem de ônibus no brasil para uma mesma distância)

Cheguei em Luxor e já na estação consegui um albergue que era bom e superbarato. Algo em torno de 30p e tinha ar condicionado banheiro no quarto e ainda acabei ficando sozinho no quarto pq não tinha muita gente. Em Luxor a oferta de albergue e hotel é enorme e vc sempre consegue coisa boa e barata. Os demais gastos foram com passeios, nada de mais. Também não lembro mais os valores, mas lembro que fazia o câmbio na cabeça e sempre via que dava em torno de 80 reais. Preço de um bom passeio no Brasil. Fiz apenas um muito bom para o vale dos reis, mas lá tem muitas outras opções. Depois fui para o templo de Karnak que vc pode ir a pé ou de táxi e fiquei um dia inteiro lá. O ingresso não é caro e vale a pena.

Comida, não é cara, eu sempre pedia alguns pratos que tivessem carne. Todos os pratos vinham com pão árabe na entrada e só isso com a carne já fazia uma refeição. Acho que se vc pensar em gastar 10 a 15 reais com comida já vai comer muito bem, mas eu não sou enxoado com comida, então para mim qualquer coisa tá boa, assim paguei mais barato ainda, mas, no egito, é bom também tomar cuidado para não ir em qualquer restaurante para não comer comida que possa te fazer mal. Aí sim vc perder a viaje e vai ser um prejuízo grande. Quando eu queria economizar e não confiava no restaurante eu pedia o miojão deles que, não sei o nome, mas parece um miojo, lembro que apenas apontava e eles me davam em uma cuia.

Depois de Luxor fui para o Cairo no trem caro que te falei, na verdade, só peguei esse trem porque so teria mais dois dias no cairo e não queria perder tempo. Quando fui do Cairo para Luxor no trem convencional , cheguei em Luxor quase quatro horas da tarde pq toda hora o trem parava. Já nesse outro consegui chegar no Cairo às 07:00 da manhã em ponto e foi ótimo o conforto. Aliás eu gostei dos trens do egito. A cabine é espaçosa e somente o banheiro é bem sujo, mas a minha viagem de trem no egito foi muito melhor do que a viagem que fiz de venesa para Roma. Os trens da itália eu detestei. cabine apertada, nem conseguia me mexer, muito menos dormir. No egito foi legal e interessante. O guinche para compra é uma bagunça e parece aqueles filmes de idiana jones, depois quando entrei no trem a minha poltrona já tinha sido vendida para outro cara e aí eu fui para outra cabine onde encontrei uns egípcios simpáticos e fomos conversando até luxor. Isso foi bom.

Voltando ao assunto. Cheguei no cairo e peguei o metro para o centro da cidade perto do museu. O metro é bem barato, acho que se fizesse o câmbio daria um real. No centro procurei um albergue que me deu um trabalho danado, mas achei um alberque chamado brothers, ou alguma coisa assim. Paguei bem barato também (vc pode ver os preços no hostelworld para ter uma idéia) Olha no egito eles são meio malandros. O dono do albergue consegui pegar minha senha do hostelworld e postou um monte de boas recomendações do albergue no site em meu nome rsrsrs. paciência, o bom foi que o hostel era legal e dei sorte. Fiquei sozinho em um quarto com cama de casal enorme, varanda, ar condicionado. Para falar a verdade, tive a melhor noite da viaje, estava me sentindo um faraó rsrsrs. Foi bem legal, embora tenham falado por mim no hostelworld. :D

Bem, como estava no centro fui para o museu a pé, fiquei algum tempo lá dentro, mas não o dia todo como ficava nos museus da europa. Tem muita coisa no museu, mas boa parte já tinha visto no museu britânico e no louvre, por isso, não perdi muito tempo com múmias e etc... Fui logo na sala do tutankamo onde, ali sim, é bem interessante. A máscara de ouro e outros objetos encontrados na tumba são bem legais. Sai do museu e ainda peguei um táxi para a cidade velha., Onde tem a maior mesquita do egito. Nem sei direito como chequei lá. O táxi foi bem barato e esse lugar fica longe do centro. Como todo mundo já disse, no forum, o egito é muito bom para andar de táxi,só precisa negociar, se não vc vai pagar caro.

Nesse lugar tem uma muralha antiga, museu do exercito e monte de coisas. Gostei do conjunto arquitetônico com aquelas muralhas antigas de frente para o deserto e a cidade atrás que vc ver do alto além da mesquita. Bem legal. Dali tentei ir a pé até o mercado que esqueci o nome, mas é super famoso. O mais famoso de lá e maior. A minha tentativa de ir a pé foi até cruzar duas ruas e pegar um táxi. Na verdade, é longe e complicado de se chegar. Cheguei no mercado a noite e fiquei por lá ate umas 21:00. Comi bem na feira e paguei apenas uns 20 pounds egípcios. Prato de entrada e tudo que tinha direito e mesmo assim foi super barato. Dali peguei mais um táxi e fui para o hostel. O impressionante desse dia é que tinha acabado o hamadam ( o jejum deles) e estavam todos em festas, as ruas todas lotadas, as pessoas vendendo tecido, música, buzina... Foi incrível nunca vi nada igual e nem vou esquecer a cidade toda em festa.

Acordei cedo e nesse meu último dia fiz o checkout do hostel e fui para as piramides, meu vôo só iria sair às três da manhã. Peguei um táxi e comecei a me dá mal. Entrou um cara no táxi e começou a me enrolar. Disse que sabia um jeito de pagar mais barato para entrar nas piramides e etc.. e eu de burro cai na lábia do cara. Cai direitinho. Ele me disse que na entrada principal só tinha americano e que lá o preço era de turista e ele iria me passar como um local e etc. e etc... Resultado: fui para um lugar que era uma agência vagabunda de um amigo dele que me cobrou uma fortunua para entrar no parque. A promesa era de que eu iria ficar mais tempo que os outros turistas e todo esse papo. Paguei uns 500 pounds (pode chamar de burro) foi a coisa mais cara que paguei no egito, na verdade a única coisa que fez essa viagem ficar cara. Mas olha só o que aconteceu ainda. Algumas vezes, o pior de ser enganado é descobrir que está sendo enganado. Fiquei na agencia esperando o cara vir com os ingressos e nesse tempo cai na real. Se ele comprou os ingressos, porque não eu? O cara chegou e nos ingressos tinha o valor. Não lembro direito, mas sei que era muito barato. Daí fiquei puto da vida. Pedi meu dinheiro de volta, briguei, disse que iria chamar a polícia e nada de dinheiro de volta e, ainda, o parque já estava fechando. Daí resolvi assumir o prejuízo e entrar logo. Entrei com um guia da agência e um camêlo. Senti-me um turistão aposentado americano com aquele camêlo. Eu não queria camêlo e nem guia para ficar me enchendo. Queria somente apreciar as piramides e ficar na minha. No entanto, fiquei com um guia que a única coisa que ele falava era pedir gorjeta. Toda hora. No fim foi isso, prejuízo financeiro e uma baita raiva. A única coisa boa, e isso eu recomendo, foi que no final da tarde ele me levou em uma duna para ver o pôr do sol no deserto com as piramides na frente. Isso foi demais e poucos turistas fazem. Se quiser, não precisa contratar a agência picareta, é só seguir os muros do parque que no final ele acaba no deserto e aí vc tem um monte de dunas a sua disposição é só escolher uma, mas não se assuste, enquanto vc estiver seguindo os muros passará em lugares que parece favela, vielas estreitas, esgoto a céu aberto e etc... Nada que uma favela no Brasil não tenha, mas com um diferencial importante, lá não é perigoso, não vai encontrar ninguém com um fuzil na mão gritanto: perdeu, perdeu mané!!!! É tranquilo. Para ser preciso , o caminho é: olhando para as piramides, do portão principal, para sua esquerda. É um longo caminho e nem sempre o muro estará perto de vc, mas eu achei que valeu a pena.

Só quero falar somente mais uma coisa importante. Depois que fui enganado fiquei com muita raiva dos egípcios, puto mesmo, logo eu que gosto tanto de conhecer novas culturas e das pessoas que encontro em minhas viagens. Eu não estava nem me reconhecendo, mas foi só entrar no avião para esquecer tudo e ver o tão especial foi minha viagem e que privilégio eu tive em ir para aquele lugar. Cultura extremalmente diferente e no fim foi tudo muito legal. O que eu quero dizer é que não fique chateado se tudo vc tem que negociar, ou se foi enganado aqui ou ali, a viagem de uma forma global é muito maior que essas pequenas coisas. Pessoas boas e ruins vc encontra em todo lugar e vale mais a pena guardar na memória as boas. Como as do trem do egito e muitas outras que me ajudaram no caminho. Aproveite a viagem, curta muito, pois cada segundo de uma viagem é muito especial, principalmente em uma como a que vc quer fazer. E não se preocupe muito com grana no egito porque lá tudo é muito barato. Acho que no final das contas, gastei em torno de 600 reais no egito (isso contanto, passeios, hospedagem, táxi, passagens de trem e ainda a roubada das piramides). Não é caro. Não se preocupe com o egito e sim com a europa, essa sim é terrível, e para os preços atualizados de hospedagem, eu recomendo o hostelworld.com

hasta luego.

• Amei! 1
  • 3 meses depois...
  • Membros
Postado

enfim.. agora venho em prol dos próximos viajantes com uma dica de ouro que eu gostaria de ter conhecido antes da minha viagem ao Egito.

Fui em família e tivemos a enorme felicidade de conhecermos o guia Sherif El-Naggar, egípcio, que fala perfeitamente portugues e espanhol. A nossa viagem foi completamente diferente depois de o termos conhecido no Cairo, infelizmente o conhecemos apenas no finalzinho... Nossa ele é um cara mto legal mesmo, sabe mto de história antiga e é aquele tipo de guia que está sempre disposto, colocando o pessoal pra cima.

O Sherif está tentando abrir uma empresa de turismo com um sócio amigo, mas a burocracia é grande no Egito para isso, enquanto isso ele trabalha como guia em agências...

De qualquer forma, ele nos deixou o seu contato para voltarmos e conhecermos jordania, arredores e, principalmente, o Mar Vermelho, que infelizmente não tivemos tempo de conhecer dessa vez.

Deixo aqui o contato desse cara show para quem estiver interessado,

se quiserem mandar um email com os lugares que pretendem conhecer, ele pode fazer um roteiro com uma estimativa de preços etc. e vcs podem combinar uma viagem particular com ele. Num futuro próximo, se Deus quiser, eu volto para lá e farei um tour do início ao fim com ele, certamente. Recomendo de verdade, pois eu e toda a família gostamos muito.

O Egito é um país riquíssimo em história pra se fazer sem um guia... A não ser que vc seja já um gênio sobre o assunto, eu recomendo mto um guia. E olha que eu sou daquelas viajantes que prefere não gastar um centavo em nada, e ir me enfiando em tudo quanto é canto sozinha.

Segue o e-mail: aburegila2002@yahoo.com

E boas viagens!!!!!!!! =)

• 3 meses depois...
  • Membros
Postado

Bom dia Mauro,

Primeiramente parabens pelas postagens, estao me ajudando muito pra montar meu plano

Estou planehjando ficar uns 25 dias pra fazer marrocos e egito em fev´11.

Vi que vc foi para ambos e queria algumas dicas.

1) Quantos dias vc recomendaria em cad lugar??

2) Estou indo sozinho e gostaria de saber se no Egito é meio perigoso sozinho(ouvi histórias) e se se consegue se vira bem com inglês. Acredito que espanhol ninguém usa né

3) To calculando os preços pra definir se vou pro egito ainda. Você tem alguma ideia de custos la?

Vc conhee alguma agencia que pode indicar?

Se possível gostaria de saber quanto vc gastou e ter uma idéia de mais ou menosquanto eu vou gastar. se tiver alguma agencia para indicar também ficaria agradecido.

4) Como vc se locomoveu do Cairo pra Luxor?

Sei que e longe pacas e queria saber como vc foi, quanto tempo de viagem e quanto custa a passagem

Desculpas pelo montao de perguntas mas ficaria muito grato se me ajudasse.

• Membros de Honra
Postado

1) Quantos dias vc recomendaria em cad lugar?? 3 DIAS CAIRO - 2 DIAS 2)

Estou indo sozinho e gostaria de saber se no Egito é meio perigoso sozinho(ouvi histórias) e se se consegue se vira bem com inglês. Acredito que espanhol ninguém usa né É TRANQUÍLO EU ANDAVA PELO POVÃO NÃO CONHEÇO HISTÓRIA DE ASSALTO, SÓ TEM QUE NEGOCIAR SE VC CONSEGUIR UM DESCONTO DE 50% VC ESTARÁ QUASE EMPATANDO, COM INGLÊS VC VAI LONGE. 3)

To calculando os preços pra definir se vou pro egito ainda. Você tem alguma ideia de custos la? É BARATO. TAXI SUPER BARATO, US 6O VC PASSA COM PASSEIOS ETC Vc conhee alguma agencia que pode indicar? EU ACONSELHO VC COMPRAR VIA AGÊNCIA DE VIAGEMSe possível gostaria de saber quanto vc gastou e ter uma idéia de mais ou menosquanto eu vou gastar. se tiver alguma agencia para indicar também ficaria agradecido.

4) Como vc se locomoveu do Cairo pra Luxor? EU FUI DE AVIÃO COMPREI EM AGÊNCIA AQUI EM CURITIBA, MAS A OPÇÃO DE TREM É UMA BOA SE VC TIVER TEMPO

Sei que e longe pacas e queria saber como vc foi, quanto tempo de viagem e quanto custa a passagem

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...