Ir para conteúdo

Estudante brasileira morre após cair em abismo no Peru


Notícias

Posts Recomendados

  • Respostas 36
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

dae galera, fiquei muito triste com esta noticia que eu recebi ainda no aeroporto quando estava retornando para o BR ontem (24/7).

Fiz a trilha Salkantay entre os dias 10 e 14 deste mes e apesar de não ser a mesma trilha da falecida, também tinha a opção de ir de mula pagando a parte.

O que tenho pra dizer desta opção é que as mulas são levadas ao extremo... não precisa ser veterinario ou expert no assunto pra perceber que as mulas eram submetidas alem do esforço fisico maximo que elas suportam... varias vezes elas empacavam por estar sem folego (vale lembrar que são 60-70 kg de carga a altitudes que ultrapassam os 4000m). O cara local responsavel por tocar a tropa de mulas, não dava trégua e batia nelas com a varinha pra que elas desempacasse.. era foda de ver... dava maior dó das mulas... a respiração delas estava muito forte... só vendo mesmo... por isso tudo acredito que o que ocorreu foi a exaustão física da mula e um consequente tropeço que veio a culminar no deslizamento da falecida.

 

uma pena a morte da menina que tinha um bom futuro... muita dor para a familia...

 

abraço a todos.

Link para o comentário
  • Membros
Eu até agora não entendi o que tem a ver a tal da asma com duas mulas se chocarem numa montanha :S

 

 

pelo que andei lendo a asma tem a ver com a mula, pq depois de 4 horas de caminhada a garota, que tinha asma, estava muito cansada e lhe foi oferecido subir a trilha em cima da mula.

 

ai esta a relação, o fato dela ser asmatica, pode ter potencializado o cansado, a falta de ar, caracteristica em quem faz atividade fisica em lugares com altas altitudes.

Link para o comentário
  • Membros de Honra
Gente pelamordedeus, estão falando como se a garota fosse uma incapaz de fazer qualquer coisa porque tem asma!

Também sou médica, também tenho asma e também faço trilha, inclusive também fiz trilha na altitude do Peru (apesar de não especificamente esta).

Foi uma fatalidade, podia ter acontecido com qualquer um, não foi culpa dela, nem culpa da agência e nem da pobre da mula que imagino que também tenha morrido

 

Sim, uma fatalidade.

 

Situação semelhante pode acontecer na subida do Monte Sinai. Os Camelos quando passam praticamente impede a passagem de quem ta caminhando. Ou quem ta no camelo se expõe ou quem ta fazendo a trilha a pé.

 

Eu já passei com um grupo de amigos daqui dos mochileiros um aperto terrivel. Nem gosto de comentar isso éramos mais de 10 e de repente o inesperado nos apanhou. Também uma coisa é certa antes de fazermos qualquer coisa devemos ler bastante sobre o local e atentar para as placas de indicação.

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Colaboradores

PAULERA CREIO Q NÃO. AGORA O QUE EU FICO ADMIRADO COM NOSSOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO É O FATO DE NÃO TEREM DIVULGADO OUTRAS INFORMAÇÕES. OU SEJA: QUANDO O CORPO CHEGOU ? EM QUAIS CONDIÇÕES A ENCONTRARAM DEPOIS DO RESGATE ? E SEUS PERTENCES E DOCUMENTOS ? E O CONSULADO DO BRASIL NO PERU QUE PROVIDÊNCIAS ESTA TOMANDO EM RELAÇÃO AO OCORRIDO ? E A AG. QUE FOI RESPONSÁVEL PELA TRILHA, DE QUE FORMA SE MANIFESTOU ? OU SEJA NÃO TIVEMOS NENHUMA OUTRA INFORMAÇÃO. ISSO AO MEU VER É DESCASO COM UM FATO QUE LEVOU UM PESSOA A MORTE!!! E CONTINUO ESCREVENDO COM MAIÚSCULAS ::hahaha::::hahaha::::hahaha::::hahaha::::hahaha:: SAMANTINHA BEIJOS LINDA ::kiss::::kiss::::kiss::::kiss::::kiss:: AINDA VOU FAZER UM MOCHILÃO COM VC EM ALTA MONTANHA E SE VC TIVER CRISE DE ASMA EU FAÇO UM PEEP, CPAP, BIPAP E ETC. O IMPORTANTE É MANTER VC VIVA ::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::::kiss::::kiss::::kiss::::kiss::::kiss:: VAMOS FAZER AS PAZES ?????? ::prestessao::::prestessao::::prestessao::::prestessao::::prestessao::::prestessao::::Ksimno::::Ksimno::::Ksimno::::Ksimno::::Ksimno::::Ksimno::

Link para o comentário
  • Membros

Oi Gente,

 

Li os posts sobre o acidente, e gostaria de dar o o meu depoimento sobre a trilha, que realizei com dois amigos em 2009. Pelo o que eu vi e vivi lá, embora aposte mais na fatalidade, se podemos apontar a responsabilidade de alguém, creio que a menor é a da garota...

- Por mais que vc pesquise sobre a viagem, altitude, trilhas, enfim, o seu limite vc só conhece qdo chega lá. De resto, é tudo teoria. Eu pesquisei a viagem por quase 1 ano, inclusive tb aqui no Mochileiros, tinha preparo físico, estou acostumada a trilhas em região montanhosa, pois vou frequentemente à Chapada Diamantina, estava aclimatada (tinha vindo da Bolívia- Salar) e senti dificuldade... O terreno é pedregoso, escorregadio, subidas e descidas íngremes e somado à tudo isso a altitude...

- Não vou generalizar, mas, pelo menos a agência que contratei, foi extremamente irresponsável, desde o momento da contratação (mentiram dizendo que a trilha era fácil e que a ida era só de descida, possivelmente na ânsia de vender pacote para 3 pessoas - o que é um engodo, pq, apesar de ser a descida de um caniôn, tem subidas super íngremes, que exigem esforço com a altitude), até o percurso da trilha (os guias andam extremamente rápido, pq logicamente não sentem a altitude como a gente; não deixam um guia de apoio para os retardatários, que sempre existem - um amigo, por exemplo, teve um problema com o tênis e precisou andar devagar); A agência, e guias, no momento em que estão recebendo dinheiro pelo serviço, têm obrigação, sim, de dar suporte e apoio para quem os contratou (até pq, para o turista que acha que não necessita de nenhum tipo de suporte para descer um caniôn, é melhor nem gastar dinheiro com agência). E não me refiro a conforto, estou falando de uma supervisão e segurança mínimas... Na minha experiência desta trilha, eles foram super negligentes.

- N acredito que as mulas tenham a função, APENAS, de oferecer conforto para os que podem pagar... Elas são tb um recurso, para os que, por algum motivo, não possam completar o percurso à pé. E os motivos podem ser diversos: de uma crise de asma, ao mal da altitude (que, diga-se de passagem, é imprevisível, pq existem pessoas que viajam 20 vezes a lugares de altitude e não apresentam nada e na vigésima primeira vai apresentar...), a uma torção... Enfim, possibilidades que têm que estar dentro de um esquema de uma trilha de qualquer porte.

- A lida dos guias com as mulas, por sinal, é outro ponto de extrema irresponsabilidade: elas sobem dando coices umas nas outras, literalmente na beira do abismo, e eles não se preocupam em separá-las e muito menos em dar uma distância que dê segurança a quem está passando à pé... Eles levam as pessoas nos animais, como se estivessem levando mantimentos. Provavelmente, de vez em qdo deve rolar uma mula com panelas em cima, mas dessa vez, "por infortúnio", foi um turista...

 

Faço questão de colocar tudo isso, para a gente não correr o risco de romantizar um estilo de se lidar com o turismo/turista, que acaba potencializando os riscos que já são inerentes ao turismo de aventura... E que tb n seja interpretado como uma campanha contra a descida do Caniôn del Colca, ou guias peruanos. Amei minha trip, que, diga-se de passagem, foi a melhor da minha vida, e por isso mesmo merece repeteco!

 

Beijo de paz, rs,

 

Claudinha.

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...