Ir para conteúdo

Estudante brasileira morre após cair em abismo no Peru


Notícias

Posts Recomendados

  • Colaboradores

Fonte: UOL

http://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2012/07/23/estudante-brasileira-morre-apos-cair-em-abismo-no-peru.htm

 

Uma estudante brasileira morreu após cair de um abismo no vale de Colca, região da Cordilheira dos Andes, no sul do Peru, na manhã desse domingo (22). Segundo a imprensa local, a estudante tinha 24 anos.

 

O Itamaraty confirmou a morte, mas não informou o nome da turista. Segundo a assessoria de imprensa da pasta, o órgão foi avisado da morte pela Embaixada do Brasil em Lima e está prestando auxílio à família.

 

De acordo com informações da imprensa peruana, a turista montava uma mula quando caiu em um abismo de aproximadamente 200 metros de altura. A queda ocorreu na região de Sangay, conhecida também como “El Oásis”, que pertence ao município de Cabanaconde.

 

A estudante foi resgatada por homens da Polícia Nacional e trabalhadores do município, na madrugada de hoje (23). O corpo da jovem foi levado para o município de Chivay e será transportado ao Brasil assim que houver autorização.

Link para o comentário
  • Respostas 36
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Editores

Mais informações sobre:

Fonte: Folha de S.Paulo

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1124816-brasileira-cai-de-trilha-e-morre-no-peru.shtml

 

Por Thais Bilenky

A estudante de medicina Paula Sibov, 24, morreu após cair de um penhasco no vale do Colca, próximo a Arequipa, região sul do Peru, por volta das 8h do último domingo (22).

Paula fazia uma trilha montada em uma mula e estava numa estrada de pedras com largura para três pessoas no momento do acidente.

Segundo o casal de brasileiros que viajava com ela, Rafael Magnani, 25, estudante de engenharia, e Lilian Marçal, 25, estudante de medicina, os guias informaram que o animal escorregou e caiu na ribanceira.

A estudante rolou entre 50 e 100 metros e caiu num penhasco. A altura da queda, segundo os guias turísticos, pode variar de 20 a 70 metros.

O trio contratou a agência South American Explorers para fazer o passeio. Eles saíram de Arequipa no sábado e foram de van até uma cidade no topo do vale do Colca. De lá, eles desceram uma trilha de cerca de três horas para pernoitar numa cabana. No domingo, às 6h, retornaram pelo mesmo caminho.

O acidente ocorreu no topo do vale do Colca.

 

Os amigos de Paula contam que ela tinha asma e estava cansada após o percurso da noite anterior. "A trilha é muito cansativa e ninguém avisou", afirma Rafael.

Lilian e Rafael esperavam Paula no fim da caminhada, quando um dos guias veio comunicar o acidente.

"Eles escondem as informações. Falaram que a mula tinha caído do abismo e a Paulinha tinha rolado. Eu achei que ela tinha quebrado uma perna", conta Lilian.

"Comecei a olhar em volta e duas francesas estavam desesperadas. Aí que a gente se desesperou. Não tinha com quem falar. Eu nem lembro mais o que aconteceu depois", completa.

Paula era estudante de medicina na PUC-Campinas. "Ela não era aventureira, mas não imaginava que seria tão perigoso assim", diz Jullyana Sant'Anna, amiga da jovem.

O guia responsável pelo passeio, Sabino Cudipa, 24, conta que Paula fez o percurso mais curto (de cerca de quatro horas) e não avisou que tinha asma. No momento do acidente, ele diz que estava com Rafael mais adiante na trilha.

 

RESGATE

A polícia precisou chamar um praticante de rapel para resgatar o corpo, que só foi levado no domingo à tarde à cidade de Chivay. A autópsia e a documentação só começaram a ser feitas ontem.

O corpo da jovem foi transportado para Arequipa ontem durante a tarde e de lá irá para Lima. A previsão é que chegue em São Paulo a partir desta quinta-feira.

Segundo Cudipa, nunca houve antes um acidente com mula no local, mas há dois meses um turista desacompanhado desapareceu.

O guia diz que o destino não é muito procurado por brasileiros.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Sim, triste e lamentável.

A questão é que realmente pode ter sido uma fatalidade; existe um limite onde até onde alguém pode te oferecer segurança, mas ninguém pode garantir que você não vá se acidentar. E acidentes em regiões montanhosas quando não matam geralmente deixam traumas pro resto da vida.

De acordo com o jornal peruano Diario Correo: “Paula estava viajando até a cidade de Cabanaconde em cima de uma mula quando o animal se chocou com outro, que o empurrou e derrubou a brasileira.”

Segundo matéria da Folha de São Paulo: “Os amigos de Paula contam que ela tinha asma e estava cansada após o percurso da noite anterior. "A trilha é muito cansativa e ninguém avisou", afirma Rafael".

Ninguém avisou... Ta bom senhor desavisado e eu sou o Bozo.

Ninguém percorre as encostas do Cânion sem ter se deslumbrado antes com as fotos ou ter lido a respeito do percurso e outra, uma pessoa com asma ir fazer trilha nos Andes é no mínimo imprudente, para não dizer outra coisa em respeito a vítima.

 

Para uma noção melhor do local deixo algumas fotos que tirei de um dos pontos mais expostos para as mulas na subida para Cabanaconde.

 

297-Arequipa.JPG?et=PahQLBv66orDiPWuWZMciQ&nmid=492765480

 

299-Arequipa.JPG?et=eKxWaxt30QMHaemgjVrS1Q&nmid=492765480

 

Arriero (condutor de mulas) usando colete.

302-Arequipa.JPG?et=Y96ZdUV1DUsQ1JKROUlRkw&nmid=492765480

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Sando,

 

Tenho a mesma opinião.

 

Infelizmente isso acontece com quem vai fazer essas tilhas e não esta preparado física e até mentalmente, só porque esta na moda, sem antes se informar os prós e contras do local.

 

Em setembro estarei nesse mesmo local e sei de minhas condições físicas para fazer as trilhas e do perigo que posso encontrar pela frente.

 

Maria Emília

 

 

Notícias do El Comercio / Peru

:arrow: El Comercio

http://elcomercio.pe/actualidad/1445875/noticia-turista-brasilena-murio-al-caer-barranco-valle-colca

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Membros

Uma pena mesmo, esse acidente. Não há nada mesmo que a gente possa dizer que vá confortar a família. É preciso investigar, ver se foi realmente uma fatalidade ou a irresponsabilidade de alguém.

 

Mas dúvidas:

- o que cargas d'água tem a ver a asma da garota com a queda da mula? Acho que tem a ver com o risco do passeio, mas não com a queda do animal. Podia ter acontecido com qualquer um dos turistas, acho.

- Sandro, nesse tipo de passeio tem a opção de ir a pé ou de mula? Acho que eu não ia de mula nem me pagando, ia tremer de medo!

- concordo com o Sandro, esse negócio de turista desavisado pra esse tipo de passeio não cola. Você pode até dizer 'não achei que seria tão difícil'; aí sim. Mas estar completamente desavisado em relação a um passeio como esse, por favor. Isso não é Miami, isso não é São Paulo; eles não estavam indo pra cidade grande. Quem faz esse tipo de passeio pesquisa, vê fotos, lê antes de ir. Acho difícil ela não ter noção dos riscos, especialmente considerando que era estudante de medicina.

Link para o comentário
  • Membros de Honra
- Sandro, nesse tipo de passeio tem a opção de ir a pé ou de mula? Acho que eu não ia de mula nem me pagando, ia tremer de medo!

 

Vou responder : Sim, tem opção de ir a pé ou de mula e sou como você, ou faço toda a trilha a pé ou não faço de forma alguma.

 

Maria Emilia

Link para o comentário
  • Membros de Honra
Uma pena mesmo, esse acidente. Não há nada mesmo que a gente possa dizer que vá confortar a família. É preciso investigar, ver se foi realmente uma fatalidade ou a irresponsabilidade de alguém.

 

Mas dúvidas:

- o que cargas d'água tem a ver a asma da garota com a queda da mula? Acho que tem a ver com o risco do passeio, mas não com a queda do animal. Podia ter acontecido com qualquer um dos turistas, acho.

Pode não ter nada a ver com a queda da mula, em nenhum momento fiz uma constatação direta. Minha colocação de que uma pessoa com problema de Asma ir fazer trilha em um local onde a maioria dos turistas de países de baixa altitude mesmo com pleno vigor da saúde passam mal até se aclimatarem foi pra dizer que ela não foi de inocente, pode até ter sido ingênua, mas certamente assumiu os riscos quando chegou na borda do cânion antes de descer no primeiro dia.

E realmente poderia acontecer com qualquer um inclusive com muitos que ficam na borda do cânion dando passagem para aqueles que sobem nas mulas como você pode ver nas fotos. Eu mesmo fiquei nesta situação e tratei de redobrar a atenção caso acontecesse alguma coisa, inclusive tirando o flash da câmera para não correr o risco de assustar os animais.

Essas mulas usam ferraduras e sempre que pisam sobre as placas de pedra elas patinam e perdem o equilíbrio, vemos isto acontecendo o tempo todo, até aqui no Brasil, lamentavelmente.

 

- Sandro, nesse tipo de passeio tem a opção de ir a pé ou de mula? Acho que eu não ia de mula nem me pagando, ia tremer de medo!

A mula representa o conforto que o dinheiro pode pagar Bruna e só os turistas pagam por esse conforto, você não vê um morador subindo as encostas em uma a não ser os muito idosos ou doentes.

 

Abraços.

Link para o comentário
  • Membros
Uma pena mesmo, esse acidente. Não há nada mesmo que a gente possa dizer que vá confortar a família. É preciso investigar, ver se foi realmente uma fatalidade ou a irresponsabilidade de alguém.

 

Mas dúvidas:

- o que cargas d'água tem a ver a asma da garota com a queda da mula? Acho que tem a ver com o risco do passeio, mas não com a queda do animal. Podia ter acontecido com qualquer um dos turistas, acho.

Pode não ter nada a ver com a queda da mula, em nenhum momento fiz uma constatação direta. Minha colocação de que uma pessoa com problema de Asma ir fazer trilha em um local onde a maioria dos turistas de países de baixa altitude mesmo com pleno vigor da saúde passam mal até se aclimatarem foi pra dizer que ela não foi de inocente, pode até ter sido ingênua, mas certamente assumiu os riscos quando chegou na borda do cânion antes de descer no primeiro dia.

E realmente poderia acontecer com qualquer um inclusive com muitos que ficam na borda do cânion dando passagem para aqueles que sobem nas mulas como você pode ver nas fotos. Eu mesmo fiquei nesta situação e tratei de redobrar a atenção caso acontecesse alguma coisa, inclusive tirando o flash da câmera para não correr o risco de assustar os animais.

Essas mulas usam ferraduras e sempre que pisam sobre as placas de pedra elas patinam e perdem o equilíbrio, vemos isto acontecendo o tempo todo, até aqui no Brasil, lamentavelmente.

 

Abraços.

 

Não foi o que você disse, Sandro, eu estava me referindo à declaração do colega da vítima. Não entendi ele levantar essa questão da asma como se tivesse alguma coisa a ver, já que a informação é que o animal se desequilibrou, caiu e levou a garota junto. Mas pensando bem, essa fala dele pode ter sido um comentário de passagem que foi tirado do contexto, também tem isso.

 

Acho que deve ser bastante comum as pessoas acharem que podem fazer trekking nos Andes porque 'estão em forma'. Elas não pensam que ao nível do mar as coisas são diferentes... tive um colega de faculdade que foi à Machu Pichu e voltou dizendo que nunca mais reclama de jogador de futebol que não quer jogar na altitude, porque ele mal conseguia subir um lance de escadas.

Link para o comentário
  • Colaboradores

"A CULPA FOI DA MULA" SANDRO E MARIA EMÍLIA CONCORDO EM GÊNERO GRAU! ::otemo::::otemo::::otemo:: A ASMA SE NÃO FOR REVERSÍVEL É CONSIDERADA UMA DPOC. DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA. PESSOAS COM ASMA SOFREM COM CRISES DE BRONCOESPASMO PRINCIPALMENTE EM TEMPERATURAS FRIAS. O PERU É UM PAÍS COM BAIXAS TEMPERATURAS PRINCIPALMENTE NAS REGIÕES DE MONTANHA. MUITO ME ADMIRA UMA JOVEM DE 24 ANOS E ESTUDANTE DE MEDICINA SE AVENTURAR EM UM PAÍS COM ESSAS CARACTERÍSTICAS, E MAIS AINDA FICO PASMO COM SEUS "AMIGOS" QUE SABENDO DAS CONDIÇÕES DE SAÚDE PRECÁRIAS DA AMIGA NÃO SE PREOCUPARAM EM FICAR PRÓXIMOS A ELA E SÓ FORAM SABER DO OCORRIDO QUANDO O GUIA APARECEU RELATANDO O FATO. JÁ LI AQUI MESMO NO SITE UM RELATO DE UM JOVEM QUE TAMBÉM SOFRIA DE ASMA E SE AVENTUROU A FAZER TRILHA INKA , O MESMO RELATOU QUE PASSOU MUITO MAL E QUE TEVE VÁRIAS CRISES COM SANGRAMENTO NASAL. E COMO DISSE O SANDRO AS PESSOAS SE AVENTURAM SEM PESQUISAR E SEM CONDIÇÕES DE SAÚDE PARA REALIZAR DETERMINADAS ATIVIDADES, QUE EM MUITOS CASOS ALÉM DE UMA BOA SAÚDE EXIGEM TAMBÉM PREPARO FÍSICO. EM 2010 EU PRESENCIEI UMA AMERICANA PASSAR MAL EM SEMUC CHAMPEY NA GUATEMALA AO SUBIR O MIRANTE , A MESMA FUMAVA HORRORES E POR VÁRIAS VEZES TEVE QUE PARAR PARA DESCANSAR E RECUPERAR O FÔLEGO. ASMA CAUSA BRONCOESPASMO E PODE MATAR. NÃO CREIO QUE A MULA ESCORREGOU. AO MEU VER ELA TEVE SEU QUADRO AGRAVADO E DEVE TER CAÍDO POR CONTA DISSO. MAS É MAIS FÁCIL CULPAR A MULA. SE O IML DO PERU FOR SÉRIO E FIZER UMA BOA AUTOPSIA, O LAUDO VAI SER CONCLUSIVO OU NÃO. ::otemo::::otemo::::otemo::

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...