Ir para conteúdo

Serra Geral - Travessia Morro da Igreja - Cânion Laranjeiras

Posts Recomendados

• Membros

Olá Getúlio/Otávio:

Já entrei em contato com o Sérgio, da Guaxaim, mas ele me disse que não opera a Travessia Urubici - Bom Jardim da Serra tendo em vista, segundo ele, as dificuldades em obter autorização dos proprietários de terras privadas, já que o trekking passa também por essas áreas.

Encontrei, também, em buscas no google, a empresa ADVENTURE APARADOS, com sede em Aparados da Serra, e me propuseram um roteiro que eu achei bastante interessante [11 dias] - http://adventure.guiaaparadosdaserra.com.br/pacotes/22/de-sul-a-norte-aos-aparados-da-serra-11-dias-10-noites-ecoturismo-e-aventura-trekking.html. Segue o dia a dia:

Primeiro dia:

Servirá para a chegada na Região ao Sul dos Aparados da Serra Geral (Cambará do Sul – RS). Checki - in na Agência,

Segundo dia:

Canyon Itaimbézinho – Saída as 09:00h. 36km de deslocamento de veiculo. 9km de trilhas (trekking nível leve). São 05hs de tempo utilizado para realizar o passeio.

Terceiro dia:

Trilha do Rio do Boi – Saída as 07:30h. 98km de deslocamento de veiculo. 14km de trilhas (trekking nível intenso a radical). São 10hs de tempo utilizado para realizar o passeio \ aventura.

Quarto dia:

Canyon Fortaleza – Saída as 08:00h. 46km de deslocamento de veiculo. 7km de trilhas (trekking nível leve). São 05hs de tempo utilizado para realizar o passeio. Na meia tarde deslocamento para área central da Montanha (100km até a Pousada Fazenda Aparados da Serra).

Quinto dia:

Canyon da Encerra e Realengo – Saída as 08:00h. 55km de deslocamento de veiculo. 15km de trilhas (trekking nível Intenso). São 07hs de tempo utilizado para realizar o passeio.

Sexto dia:

Canyon da Coxilia e Monte Negro – Saída as 08:00h. 20km de trilhas (trekking nível Intenso). São 07hs de tempo utilizado para realizar o passeio.

Sétimo dia:

Deslocamento para o Norte dos Aparados da Serra Geral.

Serra do Rio do Rastro e Canyon do Funil - Saída as 08:00h. 60km de deslocamento de veiculo. 9km de trilhas (trekking nível leve). São 06hs de tempo utilizado para realizar o passeio. Pernoite em Urubici – SC, na Fazenda Rural Nossa Senhora das Graças (80km).

Oitavo dia:

Pico Morro da Igreja e Trilha da Pedra Furada - Saída as 08:00h. 50km de deslocamento de veiculo. 9km de trilhas (trekking nível Intenso). São 05hs de tempo utilizado para realizar o passeio.

Nono dia:

Canyon do Espraiado - Saída as 08:00h. 50km de deslocamento de veiculo. 22km de trilhas (trekking nível Radical). São 6hs de tempo utilizado para realizar o passeio.

Décimo dia:

Serra do Corvo Branco - Saída as 08:00h. 50km de deslocamento de veiculo. 12km de trilhas (trekking nível Intenso). São 6hs de tempo utilizado para realizar o passeio.

Décimo Primeiro dia:

Fim do Roteiro – Retorno a Cambará do Sul, onde iniciamos o Roteiro.

Acredito que, pela particularidade do roteiro, devo conseguir, no máximo, mais uma pessoa para fazer comigo.

O que vcs acham desse roteiro? O que tirariam? O que acrescetariam?

Agradeço demais a ajuda preciosa de vcs que são profundos conhecedores desta belíssima região do Brasil.

Abração

Marcos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Respostas 60
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

• Membros
Já entrei em contato com o Sérgio, da Guaxaim, mas ele me disse que não opera a Travessia Urubici - Bom Jardim da Serra tendo em vista, segundo ele, as dificuldades em obter autorização dos proprietários de terras privadas, já que o trekking passa também por essas áreas.

Olá Marcos e demais mochileiros.

Gostaria de esclarecer, que como uma empresa eu preciso das autorizações dos proprietários das fazendas que estão na rota da travessia Morro da Igreja - Cânion das Laranjeiras - Serra do Rio do Rastro. Mesmo a primenra parte que é até o cânion das laranjeiras ser inteiramente dentro do PARNA, boa parte deste percurso é por propriedades que ainda não tiveram a sua situação regularizada junto a esta Unidade de Conservação. Inclusive é uma solicitação da chefia do parque para que (nós condutores) façamos apenas a travessia em áreas já regularizadas. O mesmo ocorre com a autorização que é dada para os montanhistas que desejam fazer sem guia. Esta autorização é somente para as áreas já regularizadas. Fora dela ou consegue a autorização do proprietário ou vai por conta e risco. ::toma::

Acredito que logo teremos todo este percurso até o cânon das laranjeiras regularizado, mas não depende apenas da chefia do Parna, haja visto que a verba para as indenizações são liberadas via capital federal.

A travessia que realizamos é entre o Morro da Igreja e a região de Vacas Gordas ou vice-versa. (3 dias)

Dito isto, achei o roteiro sugerido bastante interessante. Mas alerto para o seguinte:

- A trilha para dentro da Pedra Furada por estar dentro de uma área militar (aeronáutica) há sim a obrigatoriedade de contratar um condutor de visitantes do PARNA de São Joaquim. Exigência do comando do destacamento do CINDACTA II - Morro da Igreja. Verifique se o guia desta empresa é registrado nesta unidade.

- Tanto a trilha do cânion Espraiado como a da Serra do Corvo Branco são em propriedades particulares e requerem autorização do proprietário para serem feitas. Inclusive na trilha para o cânion Espraiado é cobrado um ingresso por pessoa que deve ser acertado com o proprietário.

Se tudo isto estiver ok, manda brasa e depois coloca as fotos. ::otemo::

E quando estiver aqui por Urubici dê uma passada aqui na agência para tomar um mate.

Abraços

Link para o comentário

• Membros de Honra

Marcos, vou falar sobre Urubici e Bom Jardim da Serra, que é o que conheço. O Getúlio depois pode te ajudar melhor, já que ele conhece tudo isso aí.

Canion do Funil só vi fotos e estudei pra passar por lá na travessia, mas não chegamos até lá, abortamos antes, no canion Laranjeiras. Vi umas fotos do Sergio no FB inclusive, e pelo relato do Mioto é muito legal, vale a pena.

Morro da Igreja e Pedra Furada eu faria diferente, ao invés de ir até a Pedra Furada faria a descida até a nascente do Pelotas, que começa ali do lado. É a primeira parte desta travessia. Ou fazer o caminho sugerido pelo Sergio, Vacas Gordas - Morro da Igreja, que passa por lá. vai dar pra caminhar pelos campos e pegar as bordas dos penhascos.

Espraiado e Corvo Branco não fomos, mas dizem que é bem legal também.

O canion do Laranjeiras tinha gente fazendo de ataque também, com uma agência que não lembro o nome. Foram de troller até a fazenda Santa Cândida e de lá pro canion, que é pertinho. Um dia inteiro dá pra visitar os dois lados, como fizemos. Você não consegue essa Sergio? Acho o Laranjeiras mais espetacular do que o Funil, o Laranjeiras é um canion em forma de estrela, com uma bela cachoeira.

Link para o comentário

• Membros
Um dia inteiro dá pra visitar os dois lados, como fizemos. Você não consegue essa Sergio? Acho o Laranjeiras mais espetacular do que o Funil, o Laranjeiras é um canion em forma de estrela, com uma bela cachoeira.

Otávio, o lado direito ou sul do cãnion das Laranjeiras tem uma das paisagens mais lindas que eu já vi. O funil tem aquelas torres que são show, mas o Laranjeiras tem um visual de cânion mais bonito na minha opinião.

E no verão tem altos banhos nos poços dos arroios que correm por lá.

598da0e04773d_C.Laranjeiras20(Small).jpg.17a56ff70b935cb2a280c69f438bb781.jpg

Link para o comentário

• Membros de Honra

Olá Marcos!

Conheço o pessoal da Adventure Aparados apesar de nunca ter feito nada com eles. É uma ótima agência, se não me engano a única que atende toda (ou quase toda) a extensão dos Aparados da Serra.

Este roteiro que te sugeriram é bem completo e percorre boas porções de toda a região denominada "Aparados da Serra", que se estende por cerca de 280 Km (e o tal roteiro deve custar uma cacetadinha também... ::ahhhh:: ). Em termos de conhecer a região, não tenha dúvida que o fará de forma muito mais ampla do que numa travessia, caminhando, como fizemos. Nós cobrimos uma pequena extensão caminhando (cerca de 40 km). Obviamente a vivência é mais intensa ao andar por conta própria e ter que planejar seu roteiro, estudar o terreno e suas opções e carregar todo o seu material nas costas, dormindo em barraca e sentindo na pele a força da natureza. Porém, é plenamente válido e acho que, podendo, deve mesmo fazê-lo.

Para não desvirtuar muito o tópico, se quiser, pode me contactar por MP, ok!?

Abraço!

Link para o comentário

• Membros

...

Dito isto, achei o roteiro sugerido bastante interessante. Mas alerto para o seguinte:

- A trilha para dentro da Pedra Furada por estar dentro de uma área militar (aeronáutica) há sim a obrigatoriedade de contratar um condutor de visitantes do PARNA de São Joaquim. Exigência do comando do destacamento do CINDACTA II - Morro da Igreja. Verifique se o guia desta empresa é registrado nesta unidade.

- Tanto a trilha do cânion Espraiado como a da Serra do Corvo Branco são em propriedades particulares e requerem autorização do proprietário para serem feitas. Inclusive na trilha para o cânion Espraiado é cobrado um ingresso por pessoa que deve ser acertado com o proprietário.

Se tudo isto estiver ok, manda brasa e depois coloca as fotos. ::otemo::

E quando estiver aqui por Urubici dê uma passada aqui na agência para tomar um mate.

Abraços

Sérgio:

muitíssimo obrigado pelas orientações. Seguirei com cuidados.

Sds,

Marcos

Link para o comentário

• Membros
Olá Marcos!

Conheço o pessoal da Adventure Aparados apesar de nunca ter feito nada com eles. É uma ótima agência, se não me engano a única que atende toda (ou quase toda) a extensão dos Aparados da Serra.

Este roteiro que te sugeriram é bem completo e percorre boas porções de toda a região denominada "Aparados da Serra", que se estende por cerca de 280 Km (e o tal roteiro deve custar uma cacetadinha também... ::ahhhh:: ). Em termos de conhecer a região, não tenha dúvida que o fará de forma muito mais ampla do que numa travessia, caminhando, como fizemos. Nós cobrimos uma pequena extensão caminhando (cerca de 40 km). Obviamente a vivência é mais intensa ao andar por conta própria e ter que planejar seu roteiro, estudar o terreno e suas opções e carregar todo o seu material nas costas, dormindo em barraca e sentindo na pele a força da natureza. Porém, é plenamente válido e acho que, podendo, deve mesmo fazê-lo.

Para não desvirtuar muito o tópico, se quiser, pode me contactar por MP, ok!?

Abraço!

Olá Getúlio:

na verdade, estou iniciando o planejamento de uma viagem que se dará no inverno do próximo ano e, com certeza, com a ajuda de vcs e de outros colegas do fórum, escolherei um roteiro que se mostre interessante para mim. Também curto carregar a minha cargueira, montar a barraca, preparar a comida etc. Isto sem dúvida faz com que o sabor da conquista seja potencializado, mas, infelizmente, nem sempre é possível esta alternativa, por "n" motivos: regras dos parques, dificuldade para formar um grupo de amigos para uma travessia etc... Pensando nestes aspectos e levando em consideração que moro em Salvador [longe pra caramba], tenho de otimizar o tempo e fazer algo intermediário entre um trekking e o bate e volta. Vejo esta alternativa da Agêcia bastante razoável, pois a pernada soma mais de 100km nos 11 dias. De qualquer forma, tentarei propor o meu roteiro após entender toda a logística da região e tentar fazer algo que também me permita acampar, porque, para mim, dormir no mato e acordar no mato para poder contemplar os espetáculos do nascer e do por do sol não têm preço [rsrsrsr]

As próximas mensagem serão enviadas via MP.

Obrigadíssimo por tudo.

Abração

Marcos.

PS.: Já viu o meu último relato? Parque Estadual da Pedra da Boca, na Paraíba [lugar pouco conhecido e pouco divulgado aqui no fórum]

Link para o comentário

• Membros
Marcos, vou falar sobre Urubici e Bom Jardim da Serra, que é o que conheço. O Getúlio depois pode te ajudar melhor, já que ele conhece tudo isso aí.

Canion do Funil só vi fotos e estudei pra passar por lá na travessia, mas não chegamos até lá, abortamos antes, no canion Laranjeiras. Vi umas fotos do Sergio no FB inclusive, e pelo relato do Mioto é muito legal, vale a pena.

Morro da Igreja e Pedra Furada eu faria diferente, ao invés de ir até a Pedra Furada faria a descida até a nascente do Pelotas, que começa ali do lado. É a primeira parte desta travessia. Ou fazer o caminho sugerido pelo Sergio, Vacas Gordas - Morro da Igreja, que passa por lá. vai dar pra caminhar pelos campos e pegar as bordas dos penhascos.

Espraiado e Corvo Branco não fomos, mas dizem que é bem legal também.

O canion do Laranjeiras tinha gente fazendo de ataque também, com uma agência que não lembro o nome. Foram de troller até a fazenda Santa Cândida e de lá pro canion, que é pertinho. Um dia inteiro dá pra visitar os dois lados, como fizemos. Você não consegue essa Sergio? Acho o Laranjeiras mais espetacular do que o Funil, o Laranjeiras é um canion em forma de estrela, com uma bela cachoeira.

Olá Otávio:

Muito obrigado também pelas dicas. Com certeza serão levadas em consideração.

Abração

Marcos.

Link para o comentário

• 2 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...