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21/06/2012 Vigésimo oitavo dia:

Casanova > Ribadiso

 

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Hoje acordamos todos tarde para poder almoçar em Mélide. Saímos quase expulsos pela hospitaleira, por volta das 8h.

 

De manhã o tempo estava feio mas não choveu. Eu comentei com o pessoal que ficaria em Ribadiso de Baixo, pois o José, o peregrino espanhol que conheci dias atrás e já tinha feito o camino, me recomendou. Eles na hora não curtiram. reservaram o albergue em Arzua.

 

Os 10km até Mélide foram tranquilos, sem nenhuma grande subida ou descida, alias acho que você vai ficando acostumado em caminhar e nem percebe mais as dificuldades. Nesse trecho o numero de pessoas assusta. Poucas vezes você fica sozinho, complica até na hora de fazer o pipi no mato.

 

Encontrei com os espanhois em Mélide, comi minha tortilla e segui. Eles ficaram para enrolar mais e comer o pulpo. Eu fui ao supermercado, comprei pao e vinho e segui.

 

O Sol foi ficando forte, caminho com bastante verde e pessoas.

Quando cheguei em Ribadiso o albergue estava abrindo. Quando olhei aquele rio passando por dentro do Albergue, não resisti. Fiquei na fila, conheci portugueses e na sequencia chegaram os brasileiros que venho trombando nos ultimos dias.

 

Tomei banho, me arrumei e fui sentar com os pés na agua. Sol quente, agua geladinha, vinho.... combinação perfeita. Eu sei que fiz muitos peregrinos morrerem de inveja e ficar naquele albergue, Inclusive os meus amigos espanhois ficaram revoltados por terem reservado o albergue em Arzua.Alem do rio, a construção do albergue é muito bonita.

 

Depois ainda jantei no restaurante que tem ao lado com um casal de brasileiros de campinas.

 

Gastos

Desayuno 4euros

Albergue 5euros

Mercado 5euros

Menu peregrino 9euros

Internet 2euros

 

ObservaçÕes by Raffa: Não tenha dúvida que o albergue de Ribadiso é muito gostoso de ficar. Arzua é só ruas, não pense duas vezes.

 

Casanova > Ribadiso = 20,5km

Detalhes da etapa by Manoel de brasilia

 

Trecho apresenta uma grande quantidade de aclives e declives de pequenas distâncias. É uma etapa de muito desgaste físico pela topografia do terreno. Os pontos relevantes da etapa são as áreas de bosques de Leboreiro, Furelos, Boente e Ribadiso de Baixo. O albergue de Ribadiso de Baixo é considerado um dos mais cativantes do caminho pela sua praia de rio. É muito procurado pela dificuldade da etapa e pela beleza. Não recomendável na época de chuvas e no inverno. Existe a possibilidade de dividir a etapa com uma parada em Melide.

 

Fotos desse dia: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10151038311039812.456416.576754811&type=3

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22/06/2012 Vigésimo nono dia:

Ribadiso > Pedrouzo (arca do pino)

 

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Hoje sai cedo de Ribadiso, pois fiquei sabendo que o albergue municipal de Arzua estava lotado, não queria me preocupar em Pedrouzo. Muita gente nesse trecho. Saí umas 6h, em meia hora estava em Árzua e fiz o primeiro desayuno. Encontrei com as meninas e viemos juntos até pararmos no segundo desayuno. Estava com fome.

 

Caminho tranquilo, sem grandes subidas, como sai cedo, o sol não foi um desgaste. Grande parte do caminho é pela estrada.

 

Eu e o Fernando chegamos em Pedrouzo antes das 13h. o Albergue estava fechado. Já tinha gente na fila. Muitos caminham até o Monte do Gozo. Ficamos ali numa mesa, ao lado tem um supermercado aonde compramos cerveja e salgados.

 

Em Pedrouzo, conheci outro casal de espanhóis de Barcelona, Alex, amante do futebol lembro de quando o time dele perdeu para o meu em 1992.

 

Depois de instalados no albergue, fomos jantar. Uma mesa com uns 15 espanhóis e eu de brasileiro. Comida muito farta e boa. Foram umas 10 garrafas de vinhos. Depois paramos no bar para assistir futebol e tomar mais umas. No final, todos borrachos, pulamos a janela do albergue, pois já estava fechado. Dormi era uma da manhã.

 

Gastos

Albergue 5euros

Almoço 16euros

Desayunos 7euros

Bebidas 12euros

 

Ribadiso > Arca do Pino ou Pedrouzo = 22km

 

Detalhes da etapa By Manoel de Brasilia

Os trechos de aclives e declives não apresentam dificuldades. Os pontos relevantes da etapa são muitas áreas de bosques ao longo dos povoados Calzada, Calle, Salceda e Empalme.

 

Fotos desse dia: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10151038334799812.456418.576754811&type=3

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23/06/2012 trigésimo dia:

Pedrouzo (Arca do Pino) > Santiago

 

 

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Hoje é o grande dia !

 

Todos ansiosos, muita gente acordando cedo, eu pedi para a Ixi me acordar, senão com certeza não iria acordar. Acordei do mesmo jeito que fui dormir, borracho.

 

Não consegui tomar café e fui morrendo para caminhar e me xingando por boa parte do trecho. Aliás, o trecho não era muito difícil, mas de ressaca, complica, parecia vários Pirineus. Só fui melhorar por volta das 10am, quando parei e comi um chocolate.

 

Hoje o trecho foi mais por estradas e ruas. Muita muita e muita gente. Cheguei ao Monte do Gozo as 10:30. Encontrei com as meninas e saímos rapidamente para poder assistir a missa meio dia em Santiago. Uma pena, podia ter ficado mais uns 20 minutos e tirar mais fotos. Mas tambem estava ansioso para chegar.

 

Do Monte do Gozo a Santiago é bem rápido, praticamente uma descida por ruas asfaltadas. Logo estavámos na entrada de Santiago.

 

Em Santiago, o trecho urbano até a Catedral deve ser uns 3/4km. Quando vi as torres da Catedral, começa a passar um filme na sua cabeça, desde o começo lá em Saint Jean... inexplicável.

 

Quando cheguei na Plaza da Catedral, parecia que todos os amigos que fiz durante o Camino estavam ali, quase todos. Que ótima recepção. Abracei todos, quase não curti a vista da Catedral. Fotos para lá, para cá...Muita emoção. Depois me separei da turma e fui assistir a missa com direito a mochila e tudo. A Catedral é maravilhosa, a freira que começa a missa tem uma voz que acalma qualquer coração disparado.

 

Nesse dia tinha um brasileiro que fez a primeira comunhão dele, veio sendo catequisado desde o Fátima em Portugal. Todos aplaudiram. Tambem vi o Padre peregrino Agostinho, estava lá no altar.

 

Depois da missa fui abraçar a imagem de Santiago, depois desci para ver a cripta com seus ossos.

 

Quase tres horas depois de chegar em Santiago, fui a oficina que entrega as compostelanas, um pouco de fila, mas nem liguei. estava em Alfa.

 

Depois com a Compostelana em mãos, segui cansado até o Albergue Acuário, tinha me perdido do povo. fica a 2km da Catedral. Bom albergue. Tomei banho e voltei para comer na cidade.

 

Depois voltei para a Plaza e fiquei um bom tempo de frente a Catedral, admirando tudo aquilo e pensando muito.

 

Encontrei muitos amigos peregrinos, vi outros chegando e realizando seus sonhos ou promessas. Sensação muito boa.

 

A noite por coincidência, era festa de SAN XOAN (São João), muitas fogueiras, gente pulando e sardinhas de graça pelas ruas de Santiago. Muita gente, música e cerveja, Uma linda festa.

 

Albergue 10euros

Almoço 11euros

Bebidas 15euros

Bocadilhos 5euros

Lanches 5euros

Canudo compostelana 1euro

 

Observações By Raffa:

Gostei do albergue Acuario, porem é 2km do centro, uma boa caminhada. Santiago tem muitos restaurantes, lojas, supermercados, comércio e bancos. Dois dias ali é pouco. Ficar na plaza da Catedral e observar os peregrinos chegar tambem é não tem preço. Tem várias missas no dia, a do peregrino é o meio dia, as missas são diferentes, eu gostei mais do segundo dia. Na entrada da igreja a direita tem uma escadaria com uma exposição muito bonita de trabalhos em papel.

 

Pedrouzo a Santiago: 20km

 

Detalhes da etapa By Manoel de Brasilia

Os trechos de aclives são de alguma dificuldade pelo acúmulo do cansaço e a ânsia de chegar. As subidas da última etapa estão na região de Amenal até Cimadevilla, e da região de Labacolla a Villamayor. Os trechos de declives não apresentam grandes dificuldades. Os pontos relevantes da etapa final a Santiago de Compostela são os grandes bosques de eucaliptos nas regiões de San Antón, Cimadevilla e San Paio. Depois de Lavacolla começam as estradas secundárias até o centro urbano de San Marcos com destaque para o monumento San Francisco peregrino, e o albergue Monte Del Gozo. Uma pequena descida, e as últimas escadas que dão acesso ao cruzamento da auto-estrada A-9. Mais a frente seguindo a sinalização moderna da cidade dobramos à esquerda na Avenida dos Concheiros. Seguindo a sinalização ao longo da Calle San Pedro logo o peregrino chega a Puerta Del Camino. A partir daí faltam 500 metros para chegar a Catedral de Santiago de Compostela. E aí é partir para o abraço ao SANTO!

 

Fotos desse dia: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10151038345679812.456424.576754811&type=3

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24/06/2012

Santiago de Compostela

 

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Acordei as 8h da manhã. Tinha até esquecido como era, alguns peregrinos saíram mais cedo. Tomei um banho, fiz o desayuno e depois de caminhar uns 30 minutos cheguei na Catedral

 

Encontrei vários peregrinos chegando a Catedral, o padra de hoje foi diferente, pelo menos falava melhor que o do dia anterior. Tambem houve um coral de uma escola e de portugueses. Tambem na missa de hoje houve o botafumeiro, muito bonito.

 

 

Depois dei outro abraço em Santiago e fiquei andando um bom tempo com o Padre Peregrino Agostinho, ele é americano, desde os 20 era Franciscano e com 28 entrou na Católica, ele tem 30 anos.

 

Depois sentei no chão da Plaza e fiquei observando os peregrinos chegarem. Encontrei o Fernando, fiquei um bom tempo com ele. Almocei com o casal de brasileiros de Campinas. Tambem conheci a mexicana Beta. Super simpática. Jantamos ela, eu e o Fernando.

 

Fui dormir perto das 11h. Amanhã parto para Finisterra na caminhada.

 

Gastos

ALbergue 10euros

Almoço 10euros

Desayuno 5euros

Jantar 15euros

 

Fotos desse dia: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10151038383094812.456428.576754811&type=3

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25/06/2012 De Santiago a Finisterre Primeiro dia:

Santiago > Negreira

 

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Hoje acordei com sono, enrolei na cama, mas não teve jeito. Caminhar e caminhar...

 

Sai do albergue as 9am. O sol já estavaalto.

 

A trilha até Finisterra também é sinalizada com flechas amarelas e totens. Esse trecho é bem arborizado, tem pequenos corrégos, vários sobes e desce. A maior dificuldade disparada, foi o sol. Caminhei 23km, foi o mais puxado dos últimos 4 dias do Camino.

 

Os albergues são pequenos e muitos peregrinos fazem trechos curtos, então quem caminha mais que 20km, com certeza só vai ficar em albergue privado. a diferença é pouco, então nem se preocupe.

 

Fiquei no albergue da Lua, pequeno, proximo ao supermercado, sem cozinha, mas comi bastante lanches. Fiquei na porta do albergue com um casal, tomei vinho e petisquei queijo de cabra, cerejas. Novos amigos :)

 

Gastos

Albergue 10euros

Compras 10euros

Lanches/Agua: 10euros

 

Santiago > Negreira 23km

Trecho detalhado: http://www.walterjorge.com/novo/pages/01-96-santiago-a-negreira.php

 

Fotos desse dia: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10151038410169812.456432.576754811&type=3

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26/06/2012 De Santiago a Finisterre Segundo dia:

Negreira > Ponte Olveiroa

 

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Hoje quis sair cedo para evitar o sol, as 6:30 já estava caminhando. O trecho é parecido com o de ontem, sobe e desce, muitas arvores, povos pequenos e encontrei com a excursão novamente. São uns 50, caminham um pouco e logo o bus os pega.

 

Fiz meu desayuno depois de caminhar 10km. Conheci a Alemã Silvana. Minha companheira de caminhada nos próximos dias.

 

Depois o sol começou a castigar novamente. Quando passei por uma ponte sob o rio não resisti, parei e me joguei dentro dele, alguns peregrinos pararam outros fizeram cara de frio e seguiram.

 

Fiquei uma hora dentro do rio com agua gelada. QUanto mais tempo na agua, o sol ficava mais forte. Foi o dia mais quente de todo o Camino, foi como andar no forno, sem sombra nenhuma, tanto que me hospedei 2km antes do destino, em Ponte Olveroa

 

Ponte Olveroa é um povoado muito legal, tem um rio na entrada da cidade que voce pode nadar. Fiquei no albergue que parece um caixote, mas tem ar condicionado. Depois fiquei no local, onde tem um restaurante e tomei umas cervejas. Conheci outro brasileiro, Osvaldo, tem 63 anos e depois de caminhar o camino, comprou uma bike para fazer o camino até finisterra.

 

Agora são 20h e ainda está fervendo de calor. Eu estou tomando uma cerveja e sinto pena dos peregrinos que passam na estrada sentido Olveroa.

 

Gastos

Albergue 10euros

Coca/Agua 6euros

Cervas/Porções 10euros

Jantar 10euros

 

Negreia > Ponte Olveiroa 34km

 

Trecho detalhado:

http://www.walterjorge.com/novo/pages/02-96-negreira-a-olveiroa.php

 

Fotos desse dia: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10151038435759812.456435.576754811&type=3

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27/06/2012 De Santiago a Finisterre Terceiro Dia;

Ponte Olveiroa > Finisterre

 

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Hoje acordei bem cedo para não sofrer no sol. O albergue é igual um caixote, senão fosse o ar condicionado, impossível.

 

Bom, o sol demorou para sair. Deu para adiantar bastante o caminho. Alguns ficam em Concubión. EU resolvi esticar até Finisterra. Ainda mais depois que avistei o mar.

 

Depois que se avista o mar, a caminhada ainda é longa.

 

Parei e comi em CEE.

 

Caminhar avistando o mar é bom, pois o trecho é muito longo e cansa um pouco. Cheguei em Finisterra, fui pela praia, ventava frio, mas relaxante. DIficil resistir e nao pisar no mar

 

Avistei alguns peregrinos que conheci antes de chegar em Santiago.

Fui direto ao Albergue municipal, já tinha uma fila de peregrinos. é ao lado de um supermercado. Apesar da comodidade e localização, não curti muito. Ah, o certificado que prova que você caminhou até Finisterra, retira no albergue municipal.

 

Depois fui ao farol, não tive sorte, tudo fechado com neblina. Não curti. Tambem passei pelas praias. mas nenhuma vontade de ficar com esse tempo.

 

A noite caiu uma chuva forte o que me fez ficar com uma dúvida de seguir no dia seguinte para Muxia.

 

Ponte Olveiroa > Finisterra 32km

 

Trecho detalhado: http://www.walterjorge.com/novo/pages/03-96-olveiroa-a-finisterra.php

 

Fotos desse dia: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10151038454104812.456437.576754811&type=3

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28/06/2012

Finisterra

 

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Hoje resolvi ficar em Finisterra.

 

Dei sorte :)

O dia amanheceu chovendo e como ontem não vi nada no farol, achei melhor ficar mais um dia por aqui.

 

E não é que o sol apareceu e foi um dia lindo ?

Sai do albergue municipal e fui para o Albergue da Paz.

Encontrei a Silvana e aproveitamos, fizemos uma compra no supermercado e fomos para a praia aproveitar o sol.

 

Depois de muito sol, vinho, cerejas e um mergulho nas aguas geladas do Atlantico. Fomos para o Farol.

 

Lá em cima estava calor e sol. Bem diferente do dia anterior.

 

Tívemos uma idéia, escrevemos uma mensagem, colocamos na garrafa de vinho que tínhamos bebido e minha missão era joga la ao mar. Lá de cima seria dificil jogar, muito alto. Então resolvi desci aquele morro cheio de pedras até o nível do mar.

 

No caminho encontrei uma haste esperando a minha bandeira do Brasil com os nomes dos meus amigos que tenho e que fiz durante o Camino. Feito. Coloquei a bandeira e joguei a garrafa.

 

Voltei para o topo do farol, aproveitei e queimei uma parte da minha roupa.

 

Aproveitei bem o resto do dia. Almocei na Plaza em frente ao cais.

 

Fotos desse dia: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10151038490129812.456442.576754811&type=3

 

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Estou de volta !

 

Acho que fisicamente, mentalmente continuo caminhando pelos campos do Camino...

 

O Camino para muitas pessoas é uma forma de passeio turistico, para outros significa fé e tambem tem espaço para os místicos. Não importa, ele está lá a mais de mil anos, fonte de energia, fé e misticismo. Talvez esteja tudo interligado e para cada um tem um significado que no final é a mesma coisa.

 

Existem muitas coincidências, várias coisas aconteceram até que eu conseguisse fazer o Camino. Ao escutar outras pessoas, reparei que não foi só comigo. Como disse uma pessoa que conheci e está ligado ao Camino por 9 anos, todos que estão naquele momento, ouviram o sinal e estão ali, talvez em uma vida passada estivemos em contato, eu concordo, pois fazemos amizades e ajudamos uns aos outros facilmente, desde o primeiro passo. Victor, o portugues que o diga, não é meu camarada ?

 

Tambem dizem que o Caminho está entre a Via Lactéa e um rio que corre por baixo. Seria o único local na Terra que você está muito próximo de uma outra dimensão. Será ?

 

E para completar, já foi caminho de templários, exércitos, Santos e pessoas com fé.

 

O que atrai tudo isso ? Que força te impulsiona durante o Caminho ? Porque você assim que termina, quer voltar ?Desculpem mas ainda não sei a resposta. Talvez nunca saiba.

 

Fui ao Caminho para realizar um sonho que um dia um jovem de 15 anos teve, e realizei, com muita alegria e emoção. Não foi fácil, senti dores, fui roubado, me senti insignificante por um simples problema de saúde e que com meus pedidos, coisa que não fazia há muito tempo, foram atendidos.

 

Não voltei e nem fui Santo, não assisti muitas missas, mas sempre rezava e agradecia por mais um dia e aos novos e velhos amigos. Não fui um cavaleiro templário, aliás, fui, mas minha armadura e minhas armas foram as minhas botas e minha mochila, não conquistei nenhum castelo, mas várias amizades e muitas Terras com paisagens fantásticas que por um instante foram minhas, conheci várias princesas e damas, o que me fez recordar de outras e que as enterrei em campos calmos e bonitos com o céu azul de testemunha, segui feliz e contente o Camino, vi nasceres do sol inesqueciveis, bebi vinhos sagrados a beira de rios gelados, em alguns até pulei, subi e desci montanhas, ouvi histórias de outros cavaleiros no final de cada dia, uma lição de vida que não se aprende em nenhuma faculdade do mundo.

 

Agora, depois de sentir essa experiência que foi o Camino, vou ser capaz de ser o mesmo que fui durante 40 dias, seguir com passos firmes e com fé, no maior de todos os nossos desafios, que é a nossa Vida, dia após dia.

 

ahh, O Camino não acabou em Finisterre

 

Ele continua :)

 

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Rafael Gonçalves - Maio/Junho/Julho de 2012

http://www.raffasp.multiply.com

 

Dedico a todos meus familiares, amigos e em especial aqueles que já partiram e estavam caminhando comigo o tempo todo: Camys, Miltão, Minduim e Diogo :)

 

FIM

  • 3 semanas depois...

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