Membros mezabarbabh Postado Março 31, 2011 Membros Postado Março 31, 2011 Olá a todos, já fiz duas passagens pela região da Serra do Cipó, mas a falta de tempo em ambas não permitiu aproveitar tão bem quanto gostaria. Uma de bike, indo e voltando de BH no mesmo dia, que acabamos a galera do pedal e eu na Cachoeira Grande. Outra, bem recente, eu e minha namorada, de carro, fomos a Cardeal Mota, almoçamos, e de lá fomos até o Juquinha, mas parando onde era possível na estrada, pois o visual não passa despercebido. Gostaria de perguntar a quem já fez, sobre algum roteiro pra se fazer em quatro ou cinco dias, ida e volta a partir de Cardeal Mota, usando camping, não muito difícil de fazer (sou iniciante em cicloturismo e pré-iniciante em caminhada e ela sem experiencia nenhuma em ambas as atividades). Citar
Membros mezabarbabh Postado Abril 1, 2011 Membros Postado Abril 1, 2011 ...Se alguém quiser alguma dica sobre camping, atrações e trilhas é só me avisar. Então já pode passar algumas! Citar
Colaboradores amorminofonseca Postado Abril 1, 2011 Colaboradores Postado Abril 1, 2011 E aí André, tudo bom? Pois então, sobre camping segue duas opções que conheço: ACM Minas Gerais: É o camping mais estruturado da Serra do Cipó, fica dentro da área da cachoeira Véu da Noiva, a qual se localiza dentro do camping. A infraestrutura é impecável, o que também faz com que seja o camping mais caro. http://www.acmmg.org/veudanoiva.html Grande Pedreira: É um camping bem interessante para quem vai utilizar o camping apenas para dormir e não quer gastar muito. Na expedição que fiz em setembro de 2010, como era feriado, foi a melhor opção custo X benefício que encontrei. Fica em frente ao camping da ACM e próximo a APA Morro da Pedreira, com várias opções de escalada. http://www.pousadagrandepedreira.com.br Na Serra do Cipó tem várias de cachoeiras, trillhas e vias de escalada. Para as cachoeiras é preciso ficar atento, pois as cachoeiras mais acessíveis, com 5 min de caminhada, tipo Véu da Noiva e Cachoeira Grande, existe cobrança (cara) para visitá-las. Segue uma dica extra-oficial: Nada que caminhar um pouco mais, pegando o curso do rio um pouco mais embaixo (fora das propriedades) e caminhar pelas margens do mesmo até chegar nestas atrações (de forma 0800). Para isso, o GoogleMaps ajuda bastante! Se você vai de bike ou gosta de caminhar bastante, vale muito a pena conhecer o Parque Nacional da Serra do Cipó. A portaria do parque é um pouco afastado da cidade e dos campings que citei, mas de bike ou de carro se chega facilmente. Lá existem diversas trilhas ótimas, que chegam em cachoeiras muito maiores e mais radicais do que as que comentei anteriormente, como a cachoeira da Farofa e o canyon das Bandeirinhas. Quando fui ao parque, fiz as trilhas caminhando e foi bem tranquilo. Na entrada você recebe um mapa com as atrações do parque e das trilhas, que são bem definidas. É interessante pegar a trilha da portaria e ir direto ao canyon (12 km), aproveitando a parte da manhã. Na volta, passe na cachoeira da Farofa. Este roteiro do parque é para um dia todo. Se for ficar mais dias, vale a pena conhecer as partes altas do parque. Um roteiro que ainda não fiz, mas está nos meus planos para este ano é a travessia Lapinha-Tabuleiro, um roteiro bem legal! Se tiver mais alguma dúvida, pode me avisar! Citar
Membros mezabarbabh Postado Abril 14, 2011 Membros Postado Abril 14, 2011 E aí André, tudo bom? Pois então, sobre camping segue duas opções que conheço: ACM Minas Gerais: É o camping mais estruturado da Serra do Cipó, fica dentro da área da cachoeira Véu da Noiva, a qual se localiza dentro do camping. A infraestrutura é impecável, o que também faz com que seja o camping mais caro. http://www.acmmg.org/veudanoiva.html Grande Pedreira: É um camping bem interessante para quem vai utilizar o camping apenas para dormir e não quer gastar muito. Na expedição que fiz em setembro de 2010, como era feriado, foi a melhor opção custo X benefício que encontrei. Fica em frente ao camping da ACM e próximo a APA Morro da Pedreira, com várias opções de escalada. http://www.pousadagrandepedreira.com.br Na Serra do Cipó tem várias de cachoeiras, trillhas e vias de escalada.... Se tiver mais alguma dúvida, pode me avisar! Obrigado, e dúvidas ainda tenho, visitei a região recentemente com a minha namorada, de carro, mas sem muito tempo, e fomos pra parte alta da MG-010, até pouco depois do Juquinha, e vou te perguntar se nos arredores do Juquinha existe alguma área de camping ou local em que seja permitido (bem perto do Juquinha tinha uma placa proibitiva) Citar
Colaboradores amorminofonseca Postado Abril 14, 2011 Colaboradores Postado Abril 14, 2011 Oi André! Estes dois campings que te passei ficam a cerca de 18 km da estátua do Juquinha. Não conheço nenhum camping estruturado nesta parte alta, a única opção seria fazer um camping selvagem nas redondezas. De toda forma vai depender muito se você vai estar a pé ou de carro, e se você quer um camping com estrutura ou se procura um camping mais radical. Citar
Colaboradores FIVETECH BRASIL Postado Abril 15, 2011 Colaboradores Postado Abril 15, 2011 Antes do Juquinha vc pode acampar na Serra Morena na subida da serra saindo do Véu da Noiva na AABB indo em direção a Conceição. Ali tem campings. Não sei os nomes, mas que tem tem.... Abrs Citar
Colaboradores FIVETECH BRASIL Postado Maio 19, 2011 Colaboradores Postado Maio 19, 2011 Bacana Amormino teu relato...hehehehe Vai ao Caparaó mano?? Pico da Bandeira?? Show lá velho, e agora é uma época muito boa de ir no pico.... Se for ficar por ali, indico hospedar-se em Espera Feliz, cidadezinha boa e tem muitas cachoeiras legais de ir.... duas em especial no lado de MG, Cachoeira do Chiador que eh um escorregador natural imenso onde podemos escorregar pela pedra e cair na água e a Cachoeira do Vale a Pena, além da Cachoeira das Andorinhas que está no Caparaó. Hotéis na região com preços bons. Em Espera Feliz tem o Pico da Bandeira e o Monte Verde em frente a Rodoviária(Procurar o Felipe, dono do Hotel e fala com ele que eh meu amigo - Angelo do LUZ p/ TODOS que ficou lá por muito tempo). Abração aê velho!!! Citar
Colaboradores amorminofonseca Postado Maio 19, 2011 Colaboradores Postado Maio 19, 2011 Obrigado Angelo pelas dicas! Vou para o Caparaó em Julho deste ano entre os dias 22-24. A idéia é fazer no mínimo os três picos principais (Bandeira, Calçado e Cristal). Fiz reserva no camping do Terreirão, dentro do parque, a idéia é ficar duas noites por lá mesmo. Vou adicionar na programação as cachoeiras que você citou, são bem legais! Citar
Membros de Honra perlamundo Postado Maio 20, 2011 Membros de Honra Postado Maio 20, 2011 Hola, Yo visitè Cardenal Mota varias veces, adorè Paloca da Serra (de Pepè y Eliane), la primera vez fui x 2 dìas y fiquè 7. Retornè varias veces. Hice todos los paseos a las cachoeiras, como no tenìa carro contrataba mototaxi hasta la entrada de la trilha y pedìa me viniesen a buscar a las 5 de la tarde. De Cardenal Mota a la entrada del Parque pedì carona, en esa zona no hallè problemas, al retorno pedì carona a los empleados del parque.(de todas formas es posible pegar el bus y decer pròx. a la entrada). Recorrì la trilha al Cannyon, pero al llegar comenzò a llover x lo que no ingresè, la segunda vez fui de cavalho. Hay paseos muy bonitos en la zona, adorè la caminata a Travesao, cachoeira capivarì, farofa. Perla PD: Lapinha Tabuleiro : adorè!!!!! Citar
Membros imprimatur Postado Maio 20, 2011 Membros Postado Maio 20, 2011 e ai galera sou novo por aki e estou querendo ir para a serra do cipo fazer uma trilha de 4 dias. gostaria de algumas informaçoes tipo: como funciona para entra, se pode acampar sem os guardas encher o saco, e oq mais tiver ai pra falar!! vlw!! Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.