Ir para conteúdo

Parque Nacional da Serra do Cipó e arredores

denimor

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Olá a todos, já fiz duas passagens pela região da Serra do Cipó, mas a falta de tempo em ambas não permitiu aproveitar tão bem quanto gostaria.

Uma de bike, indo e voltando de BH no mesmo dia, que acabamos a galera do pedal e eu na Cachoeira Grande.

Outra, bem recente, eu e minha namorada, de carro, fomos a Cardeal Mota, almoçamos, e de lá fomos até o Juquinha, mas parando onde era possível na estrada, pois o visual não passa despercebido.

Gostaria de perguntar a quem já fez, sobre algum roteiro pra se fazer em quatro ou cinco dias, ida e volta a partir de Cardeal Mota, usando camping, não muito difícil de fazer (sou iniciante em cicloturismo e pré-iniciante em caminhada e ela sem experiencia nenhuma em ambas as atividades).

• Respostas 250
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

• Colaboradores
Postado

E aí André, tudo bom?

Pois então, sobre camping segue duas opções que conheço:

ACM Minas Gerais: É o camping mais estruturado da Serra do Cipó, fica dentro da área da cachoeira Véu da Noiva, a qual se localiza dentro do camping. A infraestrutura é impecável, o que também faz com que seja o camping mais caro.

http://www.acmmg.org/veudanoiva.html

Grande Pedreira: É um camping bem interessante para quem vai utilizar o camping apenas para dormir e não quer gastar muito. Na expedição que fiz em setembro de 2010, como era feriado, foi a melhor opção custo X benefício que encontrei. Fica em frente ao camping da ACM e próximo a APA Morro da Pedreira, com várias opções de escalada.

http://www.pousadagrandepedreira.com.br

Na Serra do Cipó tem várias de cachoeiras, trillhas e vias de escalada.

Para as cachoeiras é preciso ficar atento, pois as cachoeiras mais acessíveis, com 5 min de caminhada, tipo Véu da Noiva e Cachoeira Grande, existe cobrança (cara) para visitá-las.

Segue uma dica extra-oficial: Nada que caminhar um pouco mais, pegando o curso do rio um pouco mais embaixo (fora das propriedades) e caminhar pelas margens do mesmo até chegar nestas atrações (de forma 0800). Para isso, o GoogleMaps ajuda bastante!

Se você vai de bike ou gosta de caminhar bastante, vale muito a pena conhecer o Parque Nacional da Serra do Cipó. A portaria do parque é um pouco afastado da cidade e dos campings que citei, mas de bike ou de carro se chega facilmente.

Lá existem diversas trilhas ótimas, que chegam em cachoeiras muito maiores e mais radicais do que as que comentei anteriormente, como a cachoeira da Farofa e o canyon das Bandeirinhas.

Quando fui ao parque, fiz as trilhas caminhando e foi bem tranquilo. Na entrada você recebe um mapa com as atrações do parque e das trilhas, que são bem definidas. É interessante pegar a trilha da portaria e ir direto ao canyon (12 km), aproveitando a parte da manhã. Na volta, passe na cachoeira da Farofa.

Este roteiro do parque é para um dia todo. Se for ficar mais dias, vale a pena conhecer as partes altas do parque.

Um roteiro que ainda não fiz, mas está nos meus planos para este ano é a travessia Lapinha-Tabuleiro, um roteiro bem legal!

Se tiver mais alguma dúvida, pode me avisar!

• 2 semanas depois...
  • Membros
Postado
E aí André, tudo bom?

Pois então, sobre camping segue duas opções que conheço:

ACM Minas Gerais: É o camping mais estruturado da Serra do Cipó, fica dentro da área da cachoeira Véu da Noiva, a qual se localiza dentro do camping. A infraestrutura é impecável, o que também faz com que seja o camping mais caro.

http://www.acmmg.org/veudanoiva.html

Grande Pedreira: É um camping bem interessante para quem vai utilizar o camping apenas para dormir e não quer gastar muito. Na expedição que fiz em setembro de 2010, como era feriado, foi a melhor opção custo X benefício que encontrei. Fica em frente ao camping da ACM e próximo a APA Morro da Pedreira, com várias opções de escalada.

http://www.pousadagrandepedreira.com.br

Na Serra do Cipó tem várias de cachoeiras, trillhas e vias de escalada....

Se tiver mais alguma dúvida, pode me avisar!

Obrigado, e dúvidas ainda tenho, visitei a região recentemente com a minha namorada, de carro, mas sem muito tempo, e fomos pra parte alta da MG-010, até pouco depois do Juquinha, e vou te perguntar se nos arredores do Juquinha existe alguma área de camping ou local em que seja permitido (bem perto do Juquinha tinha uma placa proibitiva)

• Colaboradores
Postado

Oi André!

Estes dois campings que te passei ficam a cerca de 18 km da estátua do Juquinha.

Não conheço nenhum camping estruturado nesta parte alta, a única opção seria fazer um camping selvagem nas redondezas.

De toda forma vai depender muito se você vai estar a pé ou de carro, e se você quer um camping com estrutura ou se procura um camping mais radical. ::otemo::

• Colaboradores
Postado

Antes do Juquinha vc pode acampar na Serra Morena na subida da serra saindo do Véu da Noiva na AABB indo em direção a Conceição. Ali tem campings. Não sei os nomes, mas que tem tem....

Abrs

• 1 mês depois...
  • Colaboradores
Postado

Bacana Amormino teu relato...hehehehe

Vai ao Caparaó mano?? Pico da Bandeira??

Show lá velho, e agora é uma época muito boa de ir no pico.... Se for ficar por ali, indico hospedar-se em Espera Feliz, cidadezinha boa e tem muitas cachoeiras legais de ir.... duas em especial no lado de MG, Cachoeira do Chiador que eh um escorregador natural imenso onde podemos escorregar pela pedra e cair na água e a Cachoeira do Vale a Pena, além da Cachoeira das Andorinhas que está no Caparaó. Hotéis na região com preços bons. Em Espera Feliz tem o Pico da Bandeira e o Monte Verde em frente a Rodoviária(Procurar o Felipe, dono do Hotel e fala com ele que eh meu amigo - Angelo do LUZ p/ TODOS que ficou lá por muito tempo).

Abração aê velho!!!

• Colaboradores
Postado

Obrigado Angelo pelas dicas!

Vou para o Caparaó em Julho deste ano entre os dias 22-24. A idéia é fazer no mínimo os três picos principais (Bandeira, Calçado e Cristal).

Fiz reserva no camping do Terreirão, dentro do parque, a idéia é ficar duas noites por lá mesmo.

Vou adicionar na programação as cachoeiras que você citou, são bem legais!

• Membros de Honra
Postado

Hola,

Yo visitè Cardenal Mota varias veces, adorè Paloca da Serra (de Pepè y Eliane), la primera vez fui x 2 dìas y fiquè 7.

Retornè varias veces.

Hice todos los paseos a las cachoeiras, como no tenìa carro contrataba mototaxi hasta la entrada de la trilha y pedìa me viniesen a buscar a las 5 de la tarde.

De Cardenal Mota a la entrada del Parque pedì carona, en esa zona no hallè problemas, al retorno pedì carona a los empleados del parque.(de todas formas es posible pegar el bus y decer pròx. a la entrada). Recorrì la trilha al Cannyon, pero al llegar comenzò a llover x lo que no ingresè, la segunda vez fui de cavalho.

Hay paseos muy bonitos en la zona, adorè la caminata a Travesao, cachoeira capivarì, farofa.

Perla

PD: Lapinha Tabuleiro : adorè!!!!!

• Membros
Postado

e ai galera sou novo por aki e estou querendo ir para a serra do cipo fazer uma trilha de 4 dias.

gostaria de algumas informaçoes tipo: como funciona para entra, se pode acampar sem os guardas encher o saco, e oq mais tiver ai pra falar!!

vlw!!

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...