Ir para conteúdo

Receitas Mochileiras


Posts Recomendados

  • Membros

É isto aí Fala-sério!!!

 

Nada de fazermos fogeira ou enterrarmos lixo por aí ( fiquei assustado com que o Aznegrao tinha dito)!!

 

A minha dica é para queijos e carne picada.

 

Quanto aos queijos, levando Polenginho não precisa de geladeira e é queijo mole.

Os queijos duros aguentam um bom tempo sem estragar. Levando provolone, podemos utilizar a serra do canivete para fazer queijo ralado enquanto esquenta a água do macarrão.

 

A carne desfiada (do arroz carreteiro por exemplo) pode ser improvizada utilizando Jack-sticks picados ou picotando em tiras algumas fatias de salame(este não experimentei).

 

Braços,

Heredie

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros de Honra

sem querer ofender ninguem, nem criar qualquer seleuma, SOU COMPLETAMENTE CONTRA ACENDER FOGUEIRAS.

Somente em último caso, es decir: emergencias- estar congelando, acabou o combustível, secar um saco de dormir molhado, secar roupas da que dependem nosssa sobrevivencia, etc, etc, etc...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Ae pessoal,

 

Acreditem se quiser mas eu já fiz um estrogonofe numa espiriteira...rs....rs... aaaeeee!!!! muito bom...rs... Levei uma caixa de creme de leite e massa de tomate, arroz em saquinho e batata frita palha, o frango comprei no local..... Mas o ideal mesmo é levar latas de atum, sardinha e fazer um saladão com jardineira(cenora, batata), milho e ervilha em lata, tomate, e um arrozinho de saquinho.Hummmm.... Gostei da ideia de arroz carreteiro em saquinho e da carne seca pra fazer com macarrão e provolone...

 

abraços pra todo, peninhageo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Aí galera, eu gosto muito de levar aquele purê em pó que é muito bom, arroz e fazer cenoura e cebola com molho shoyo é muito bom. Ah outra dica é de um pão indiano chamado Shapat que é muito simples é só farinha de trigo integral, um pouco de farinha de trigo branca e água aí é só fazer a mistura até ficar consistente. Aí vc pega um bolinho e estica até ficar com aspecto de um pão árabe, coloca um pouco de manteiga na panela e pronto o recheio é da imaginação de cada um.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Bem vindo, Teresópolis!!

 

Pure em pó??

Arroz, fazer cenoura e cebola; isto são os ingredientes? Qual é a receita?

 

Você leva farinha de trigo para a trilha, ou o pão dura vários dias? Eu frito ele?

 

Gente, vamos colocar umas receitas aqui!!!

Depois do estrogonofe e tutu de feijão em saquinho, vi que é possível fazer belos pratos... fome zero na trilha também!!

 

Abraços,

Heredie

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Membros de Honra

Concordo plenamente,sou montanhista e frequento muito o Parque de Itatiaia ,aquele incendio começou com uma "fogueirinha" que dois imbecis acenderam na trilha.Por mim ,deveriam ter virado carvão junto com o que foi queimado por lá.

Quanto a comida de trilha ,o ideal é ter um bom fogareiro com proteção contra vento e levar as comidas semi prontas que se encontra em mercado.Tem um bom da Aji-no-moto que se chama Prato Predileto ,já vem pronto,rende uma porção e é só esquentar no fogo alguns minutos(Strogonoff de frango ou carne,Feijão)antes disso ferva o arroz em saquinhos do Uncle Ben e na mesma água após ,coloque essa mistura que vem num envelope aluminizado e pronto!Uma bela refeição quente.

 

Abraços

 

Nilton

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Colaboradores

Ae, uma boa opção p/ se comer, fácil de fazer e rápido, é feijoada enlatada ... muito saborosa, com pedações de carne e linguiça no meio, aí é só fazer um "arroizinho" e farofa yoki e por pra dentro o rango ... !!! fica uma delícia ... !!!

Sempre q vou acampar, levo umas 2 ou 3 latas comigo ... !!!

 

Falows

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá chefs-mochileiros,

 

não sou assim uma expert culinária mas...

 

Carne seca - além de salgadona ela precisa de uma pressão pra amolecer. Sugestão: ainda em casa corte em pedacinhos (ou pedaços) coloque na panela pressão por 30 minutos (para 1Kg de carne). Pode parecer muita carne mas após o cozimento reduz pra caramba de tamanho.

Bacon - pra gordurinha do bacon soltar e não queimar de imediato, colocamos as fatias de bacon com um dedo de água. A água esquenta (até ferver),ajuda a derreter a gordura depois seca e o bancon começa a fritar na gordurinha.

Comida desidratada (ou semi-pronta)- sem fazer propaganda mas tendo que mencionar marcas...a Panco tem feijão pronto que dá pra uma pessoa comilona ou duas pessoas "normais". O arroz em saquinhos Tio João não necessita de nada (manteiga, por exemplo) além de água, sal e alho .O arroz à grega tem até passas. Quem gosta de angú (ou polenta,que não é exatamente a mesma coisa mas as pessoas geralmente preferem esse termo mais europeu) pode levar a polenta pronta Yoky. É um tijolo de 1Kg e pode ser frito aos pedaços ou "dissolvido" em um pouco dágua pra ficar molinho. Tomates secos, cebola e alho desidratado, óregano, são temperinhos saborosos e fáceis de carregar.

Pão - existe um tipo de pão alemão que é fininho mas quando ingerido "incha" no estômago. Além disso é feito com trigo integral, às vezes é chamado de "pão preto" por alguns. A Wikbold fabrica esse pão, são oito fatias e custa R$9,00 (na Sendas). Tem um detalhe esse pão é amarguinho.

 

Meninos saradões ,hein? Nunca consegui levar latarias.Além do peso da lata tem o peso da água dentro dela.

 

Muitas vibrações positivas,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros

aí, só uma curiosidade sobre a carne seca: os cangaceiros (basicamente os primeiros mochileiros do nordeste... hehehehe) andavam com um pedação de carne seca exposta na sela do cavalo ou no máximo guardada em um bornó (tipo de sacola), pois as vezes passavam muito tempo sem poder erguer acampamento por causa das volantes, assim eles tinham alimento sempre a disposição sem precisar parar!! então isso mostra q a carne seca pode ser comida crua mesmo e sem mais preparos, a diferença é q hoje não somos perseguidos por volante nenhuma... hehehe

 

 

sobre a polêmica da fogueira, acho q o radicalismo não pode ser hegemônico e o banalismo uma ação. tipo, só fazer fogueira qd realmente for necessário e mesmo assim nunca tirar olho dela e só fazer se sabe também apagar e manter a segurança a sua volta.

 

certa vez fui acampar em Gurinhém - PB com um grupo organizado e um cara q se dizia do exercito e "o tal" em se falando de fogueiras, no início foi tranquilo, mas depois ele saiu e deixou a fogueira com uma turma q n entendia e começaram a pôr muita lenha. aconteceu q a fogueira soltou uma faisca q quase cuminou em um incêndio!!! se n fosse a p... do meu pé p apagar o foco e se queimar todo....

 

Minha dica de alimento é soja frita com pão assado e verduras, então assim temos carboidratos, proteínas, gordura, vitaminas e sais minerais em uma só refeição!

 

Como complemento nutricional tem uma mistura que, se n me engano, leva: levedo de serveja, leite em pó, castanha/amendoim triturados, neston, pó de arroz e amigo de milho; tudo misturado! pode-se pôr uma ou duas colheres em suco, mingau ou simplesmente misturar com água com uma bebida (n aconselho pois é muito forte e pode causar azia). mas isso foi baseado em um estudo feito por um professor meu da facul e uma nutricionista.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...