Membros marcosmm Postado Setembro 21, 2012 Membros Postado Setembro 21, 2012 Mochileiros, na minha segunda trilha (só fiz duas até agora) fiz um escaldado de fubá (um tipo de mingau enriquecido com carne e legumes) e ficou bem gostoso. Como basicamente é farinha (o fubá é uma farinha) e água é bem fácil de transportar. Nem vou por uma receita aqui porque tem aos milhares na web e no fundo cada um acaba usando os ingredientes que mais gosta. Saudações, Citar
Membros de Honra Raffa Postado Junho 19, 2013 Membros de Honra Postado Junho 19, 2013 Hoje li um post no trekkingbrasil com um arquivo de receitas feito por um escoteiro e que complementa nossas receitas por aqui cozinha_escoteira_acampamento.pdf Citar
Membros lwatase Postado Janeiro 12, 2014 Membros Postado Janeiro 12, 2014 Pessoall, Feliz 2014 a todos!! Segue receita que fiz neste reveillon num acampamento na praia do caixa d'aço em Trindade-Paraty. Esta receita vale para quem estiver acampado, quieto num lugar, nao recomendo se estiver sempre em movimento pelo tempo de dessalgue do dito cujo. Prefiro comer peixes a carne vermelha, um bom substituto a carne seca e linguicas é o bacalhau salgado, apesar de nao ser a melhor relacao peso X calorias. Para uma viagem de 7 dias, com algum acesso a comida local, levamos aproximadamente 1,5 kg de bacalhau do porto, que custou 59,00 em oferta no pao de acucar. Cortei o bacalhau em 6 pedacos (3 porcoes p/2), e dividi entre nossa bagagem, embale bem com plastico por que tem um cheiro forte. Ingredientes: - Bacalhau uns 150 a 200g/pessoa, mas pode ser feito com qualquer outro peixe, mariscos, camaroes ou mesmo carne,frango, proteina de soja.. o que preferir... - 1 ou 2 batatas por pessoa, depende do tamanho da fome e da panela, o bacalhau espalha seu sabor pela comida toda, e fica delicioso. - Cebola e alho a gosto. - Tomate ou molho pronto em sachet. - Azeite e temperinhos a gosto. Opcionais: Ovos,cenoura, ou qualquer outro legume. Utensilios: Panela media Bacalhoada: Uma noite antes de preparar, coloque o bacalhau de molho em agua limpa, na primeira vez coloquei na propria panela e deixei la no avanco da barraca, troque a agua no minimo umas 2 vezes para tirar bem o sal, o peixe praticamente dobra de tamanho. Refogue cebola e alho em um pouco de azeite, acrescente o bacalhau escorrido em pedacos e deixe cozinhar um pouco, Acrescente tomate picado ou o molho. Acrescente as batatas em rodelas, cubra com agua, tampe a panela para aproveitar bem a energia do fogareiro, e deixe ferver por uns 10 minutos, quando as batatas estiverem ao seu gosto, esta pronto, nesta etapa, adicione ovos com casca mesmo( mas vao ficar melecados) ou quebre ovos e coloque com cuidado nos espacos na panela, cozinhe um pouco mais ate que estejam cozidos, uns 4 ou 5 minutos. Verifique o sal e desfrute. Dicas: Pode usar o caldo que sobrou para fazer um arroz para a proxima refeicao Pode engrossar o caldo que sobrou com farinha de mandioca e transforma-lo num delicioso pirao. Abracos, Luciano www.facebook.com/luckywaths Citar
Membros Vivi Mar Postado Janeiro 13, 2014 Membros Postado Janeiro 13, 2014 Ahhh, eu sempre faço bacalhau tambem !!! Mas como geralmente estou em trilha/travessia/em movimento, opto por levar o bacalhau em lascas, daquelas bandejinhas. Coloco as lascas numa garrafa pet e deixo na mochila. Troco a agua 3 vezes durante o dia, e a noite prepado do mesmo jeito que vc. Adoroooo. Refeição pratica, saborosa, e barata Afinal, cada latinha de atum tá mais de 3.00, compensa muito mais levar um bacalhau, kkkkk Citar
Membros viajandu Postado Janeiro 13, 2014 Membros Postado Janeiro 13, 2014 o colega acima citou que agua eh muitofacil de carregar..... eu discordo, cada litro de agua pesa 1kilogramas.... Entao imagine a quantidade de agua necessaria para manter uma pessoa durante 1 dia..... O ideial seria montar acampamento perto de fonte de agua potavel... Citar
Membros Vivi Mar Postado Janeiro 14, 2014 Membros Postado Janeiro 14, 2014 Ah, eu acho que tudo precisa ser avaliado né. Não acho necessário ficar acampado perto da agua não. Na minha opinião a receita de bacalhau é super pratica e saborosa, mas desde que você esteja numa trilha/travessia de nível de dificuldade baixo e com fácil acesso a agua durante o percurso, e claro, desde que esteja acostumado a andar com cargueira. Como por exemplo, já fiz esta receita de bacalhau na travessia Ponta da Joatinga, já fiz tambem na travessia Aiuruoca x Baependi ... mas clarooo que não faria e nem carregaria tanta agua em vão na travessia da Serra Fina, Marins Itaguaré, etc. Olha ai ... no inicio do album postei algumas fotos de quando estou dessalgando o bacalhau, e depois ele vai na mochila, durante o dia todo...rsrsrs https://picasaweb.google.com/108071881949914249746/TravessiaPontaDaJoatingaMaisUmaVez Citar
Membros marcosmm Postado Janeiro 24, 2014 Membros Postado Janeiro 24, 2014 Minha próxima saída será com uma mudança substancial na minha alimentação, cortei completamente carboidratos e açúcar, e quase completamente os industrializados. Pensando aqui nas opções... 1 Citar
Membros Luis Carlos Duarte Postado Fevereiro 4, 2014 Membros Postado Fevereiro 4, 2014 Alho Francês ou alho Porro Quanto ao queijo, como é parmesão (ultra mega seco), dificilmente há problemas com clima seco, no entanto eu queria ver se evitava levar um ralador, para poupar umas gramas, visto que o peso vai ser imenso. De qualquer forma não é grave. Obrigado pela ajuda (ou valeu, como vocês dizem ) sovesky, pica em rodelas o alho e coloca num pote bem fechado e enche com azeite de oliva...dura o quanto vc quiser... abraço Luis Citar
Membros Nilton Martz Postado Junho 28, 2014 Membros Postado Junho 28, 2014 Bom mesmo é levar arroz, feijão, tempero em cubo (knnor, magi, oitras marcas), café em pó tradicional ou solúvel, pão (francês/italiano/português). * Panela para o arroz Panela de pressão, capacidade: 2/5 litro. * Bule e leiteira/caneco (para esquentar água para fazer café), ou: * Cafeteira tipo italiana (faz café expresso), em fogareiro à fogo baixo ou em braseiro. *Prato(s), talheres. O pão dura alguns dias. Pode-se compactar (amassar) os pães para ocupar pouco espaço na mochila. *Margarina, e/ou patê. Citar
Colaboradores Davi_arrebola Postado Fevereiro 25, 2015 Colaboradores Postado Fevereiro 25, 2015 Parece até uma receita boba, mais eu sempre faço Bruscheta! Coloque um dente de alho em um potinho e alguns tomates cereja. Umas lascas de parmesão (que é bem seco, então é rlx pra levar) e umas folhinhas de manjericão. Sabe aqueles vidrinhos de baunilha que a mãe usa pra fazer bolo? Eu lavo com água fervente e uso pra levar azeite, fica bem vedado e não vaza. Pra fazer Brusqueta Uso Pão velho, de 2 ou 3 dias. É bem simples, só torrar o pão no fogareiro, "esfregar" o dente de alho no pão, colocar o parmesão, os tomates, o manjericão e regar com azeite... Nem preciso dizer que fica uma delicia! 1 Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.