Ir para conteúdo

Receitas Mochileiras


Posts Recomendados

  • Membros de Honra
Pior que miojo só cup noodles. Tenho um amigo que viajou pelo mundo todo e disse ja ter preparado um com agua do chuveiro hahah pois o albergue não tinha cozinha

 

Marcos,

 

Morei por bastante tempo no exterior estudando. Principalmente nos primeiros meses eu vivia apertado de grana, segurando os gastos.

 

Quando estava morando na faculdade comia miojo a rodo. Preparava com a água da torneira (saia fervendo), colocava num tupeware com o miojo, fechava e deixava um minutos. Não rolava nem mesmo um reforço, era só o tempero do saquinho.

 

Não tenho nenhum problema em traçar um miojo, só que dou uma "sustância" legal com o que tiver na geladeira ou na mochila e como muito feliz. :)

 

Paulo apesar de não gostar de miojo eu como sempre...rs.. aliás to me preparando pra viver por 10 dias a base dele em TDP hahaha tbm dou uma turbinada nele, tem um atum que vem com molho de tomate, próprio pra macarrão, eu jogo fora a agua e pozinho de sabor artificial e misturo o atum com esse molho e mto queijo ralado fica até bom!

 

As vezes incremento com salame e queijo tbm.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Então vou te passar o último que fiz - na travessia do carnaval.

 

Com o miojo "al dente" na marmita, adicionei azeitona preta (chilena) já fatiada, tomates de salada (alguns chamam de japonês - não é o cereja) e sardinha em azeite, dei uma mexida tirei da espiriteira e raspei um parmesão por cima. Ficou campeão!

 

Claro que prefiro espagheti (gosto demais!), mas com a facilidade do miojo numa trilha, eu traço ele numa boa...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Adoro acampar, mas na hora do rango o desafio comeca...... Vamos postar coisas faceis e boas pra se preparar no camping..... Improvisar um churrasco ou um macarrao.... O que vcs costumam preparar..... No ultimo camping meu macarrao fez sucesso peguei uma receita facil que todo mundo gosta http://www.receitassimples.com.br/Receita.php?ESPAGUETE-A-CARBONARA.....

 

9fatias de toucinho defumado;

50g de espaguete;

2ovos batidos;

Sal

pimenta do reino a gosto;

meia xícara de ervilhas escorridas;

1colher (sopa) cebolinha verde picada;

3colheres (sopa) de queijo parmesão ralado;

1colher (sopa) de salsa picada;

3colheres (sopa) de manteiga.

Valeu ::hein:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Membros de Honra

Caldo Verde

 

# 3 batatas médias ~ 600 gr

# 1 tablete de caldo de galinha

# 2 colher (sopa) de óleo ou a gosto... mas prefiro azeite para refogar

# 1 colher ( sopa ) rasa de sal ou a gosto

# 6 xícaras (chá) de água

# 2 xícara (chá) de couve manteiga cortada em tiras

# 1/2 unidade(s) de cebola

# 1 ou 2 dente(s) de alho picado(s)

# quijo parmesão a gosto

# 1 lingüiça calabresa defumada cortada em rodelas

# 100 gr de paio em rodelas

# 100 gr de lingüiça portuguesa em rodelas

 

Primeiro passo:

01) Descascar as batatas e cortar em pedaços pequenos...

02) Picar o alho em pedaços pequenos...

03) Cortar a Cebola em pedaços pequenos...

04) Picar a Couve em tiras...

 

Segundo passo:

05) Refogar a cebola no azeite...

06) Adicione o alho picadinho junto a cebola refogada...

 

Terceiro passo:

07) Na panela de pressão, coloque a batata, caldo de galinha, óleo, água e sal...

08) Cozinhe por cerca de 10 minutos, começar a contar o tempo depois que a panela começar a chiar, até a batata desmanchar...

09) Em seguida, bata tudo no liquidificador...

10) Acrescente as rodelas de calabresa e ferva...

11) Desligue o fogo e adicione a couve manteiga...

12) Acrescente o refogado de cebola, alho picadinho...

 

Quarto passo:

13) Prove de sal e, se necessário, acerte a seu gosto...

14) Na hora de servir, coloque um fio de azeite...

15) Somente na hora de servir é que você adiciona o parmesao...

 

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

mas pois é...

 

acho que quando se prepara toda a comida no próprio acampamento, o encanto e até o sabor é outro... as limitações do peso e utensílios se tornam um desafio e até um miojo fica com cara de prato francês! Tudo é uma questão de criatividade.

Agora é verdade que opções de alimentação para aventureiros são muito limitadas, apesar de paulatinamente encontrar-se comidas semi-prontas em sachets hoje em dia (procure pela marca Swift). Ví recentemente batatas semi-cozidas, feijão e até canjica que ficam prontos de 3 a 5 minutos.

Tem até um video podcast (vidcast) de uma senhora que ensina várias receitas para acampamentos. Ela prepara tudo no seu fogareirozinho. Cuzcuz marroquino, pastas, sopas, etc.

 

boas aventuras

siltka

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Uma idéia legal para um café da manhã reforçado, e, para não ficar só no miojo dia e noite, é fazer um pouco de tapioca! Além da farinha, você precisará incluir em seu Kit de cozinha uma peneira para preparar a farinha (o que não aumenta em nada o volume do kit e pode ser útil para outras coisas).

Para não perder tempo, o ideal seria deixar a farinha para tapioca (ou beiju, em algumas regiões) hidratando durante a noite, para, logo pela manhã, já estar pronta para o preparo.

Para fazer a tapioca, siga o roteiro abaixo:

 

Coloque a farinha em uma tigela grande e coloque água até cobrir e ficar pelo menos dois dedos acima da massa.

Deixe de um dia para o outro em repouso para dissolver bem.

Depois seque com a ajuda de um pano limpo sem deixar excesso de água.

Esfarele essa massa com as mãos e passe pela peneira e acrescente um pouco de sal.

Em uma frigideira anti-aderente, espalhe a farinha e modele a tapioca como uma panqueca no fundo da frigideira.

O segredo é deixar a frigideira ficar bem quente antes de colocar a massa.

O ponto é bastante rápido, assim que desgrudar o fundo da frigideira, vire-a por alguns segundos e estará pronta. Basicamente a massa tem que secar na frigideira, não fritar.

Não deixe escurecer nem endurecer.

Recheie a gosto com goiabada, doce de leite, carne seca, ou simplesmente com manteiga. Geléia também combina muito bem com a tapioca.

 

Boas paneladas pra vocês!! :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
mas pois é...

 

acho que quando se prepara toda a comida no próprio acampamento, o encanto e até o sabor é outro... as limitações do peso e utensílios se tornam um desafio e até um miojo fica com cara de prato francês! Tudo é uma questão de criatividade.

Agora é verdade que opções de alimentação para aventureiros são muito limitadas, apesar de paulatinamente encontrar-se comidas semi-prontas em sachets hoje em dia (procure pela marca Swift). Ví recentemente batatas semi-cozidas, feijão e até canjica que ficam prontos de 3 a 5 minutos.

Tem até um video podcast (vidcast) de uma senhora que ensina várias receitas para acampamentos. Ela prepara tudo no seu fogareirozinho. Cuzcuz marroquino, pastas, sopas, etc.

 

boas aventuras

siltka

 

Podias arranjar-me o link do podcast sff?

 

obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros de Honra

Bom, acho q a praticidade e o preco sao os quesitos fundamentais qdo vc mochila.

 

Mas a minha ideia eh falar de rango mesmo. Bolacha e miojo nao vale! :)

 

Deiixe as suas dicas boas com relacao a preco e facilidade de fazer.

 

Macarrao eh o meu campeao. Compra uns tomates, cebola, alho, temperinho se tiver - mas so o alho ja quebra um galho animal - adiciona uns vegeta - pq eh mais barato q carne e da menos trampo pra fazer - e ja era. Fica irado adicionar cenoura, berinjela, brocoli (campeao) cogumelos (se for do loco, melhor ainda, haha), enfim, ao gosto do fregues.

 

Fritar uns filezinhos de frango eh rapidissimo tb.

 

Queijo dura muito, salame eh irado pq alem de durar eh super seco e tem pouca agua - pois qto mais desidratado o rango melhor o custo beneficio do peso/nutricao

 

Uma salada massa com um temperinho de limao, shoyo, tipo com atum, tomate, cenoura, beterraba, enfim. Funciona legal. Um pouquinho de cebola eh legal, mas nao muito, ainda mais se vc estiver de olho naquela gatinha :) ou entao tem q fazer ela comer tb, haha.

 

Em albergue q sempre tem panela rola legal fazer multi pratos - ate pq cada um ajuda em preparar uma coisa e no fim tem um banquetinho pra todo mundo bem variado. Essa eh uma otima forma de fazer mais amizades inclusive.

 

Se vc tiver uma panela so - acampando por ex. o esquema eh fazer tipo uma lentilha e ir tacando tudo q eh vegeta dentro, fica show. Ou cozinhar o molho primeiro, colocar no prato e depois cozinhar o macarrao, o problema eh q qdo acampo minha panela ja eh meu prato tb!

 

Ter uns temperinhos na mao eh fundamental.

 

Ovo cozido dura um tempo razoavel.

 

E ter sempre uma faca de cozinha de aproximadamente um palmo e leve (recomendo faca de cozinha mesmo, nao faca do rambo) e bem afiada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...